A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras

A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras Neil Gaiman

Resenhas - A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras

1 | 2 | 3 | 4

@bibliotecagrimoria 25/02/2020

Belamente ilustrado por Eddie Campbell (Do Inferno, em parceria com Alan Moore) e com roteiro de Neil Gaiman, o livro aborda temas complexos como cobiça, perdão e vingança. Vale dar destaque para a forma utilizada pelos autores para narrar a obra, muito da história é narrada em forma de quadrinhos, mesclando-os com o texto da obra em si. Isso torna o conto mais interessantes de ler. Cada cena é muito bem ilustrada, o que deixa pouco espaço para divagações sobre como seriam os cenários descritos, ajudando o leitor que apresenta certas dificuldades imaginativas a se localizar nas cenas descritas.

Nathália 22/03/2015

A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras
O livro conta a história de um homem,o anão,que tem uma mágoa do passado em relação a sua filha chamada Flora,que desapareceu,ele havia pensado que ela teria fugido e por isso sentia raiva por ter pensado nessa hipótese.Ele procura um homem chamado Calum MacInnes para que fosse o seu guia até a Caverna nas Montanhas Negras,ele tinha o objetivo de levar o ouro até um rei para que ele pudesse comprar navios pra tomar seu antigo reino,durante a caminhada até a caverna eles passam por dificuldades em relação ao clima chuvoso e pela nevoa que se encontrava no caminho.Neil Gaiman sabe exatamente como prender o leitor no seu livro,ele coloca uma ponta de mistério em relação aos personagens e também ao que há dentro da Caverna e o que acontece com as pessoas que saem de lá.Quem já leu algum livro do Neil Gaiman sabe como a escrita dele é envolvente e essa leitura é com certeza válida,não só pela escrita,mas também pela ilustração de Eddie Campbell que torna o livro ainda mais interessante,ilustrando a história muito bem.

Ramon 27/05/2023

...
"A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras. Há somente um caminho até lá, e um caminho apenas [...] E, se seguir na direção errada, vai morrer sozinho na montanha" - Calum McInnes

pedro 17/08/2020

infelizmente me decepcionou
Acho que algo crucial pra eu não gostar desse livro foi pegar achando que ia ser um livro infatil (até mesmo estilo conto de fadas) kkk não que o livro seja vendido como tal mas eu peguei achando que era que nem Os lobos dentro das paredes e eu tava numa vibe querendo ler algo assim pra sair da ressaca literária. Talvez um dia eu releia esse livro e veja a glória da história e tal especialmente porque eu acho esse título incrível mas no momento achei chatinho (inclusive sendo bem sincero eu peguei no sono literalmente 3 vezes lendo ele).

Renata (@renatac.arruda) 19/04/2015

Com A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras, Neil Gaiman criou uma fábula obscura, com ares de lenda oral, que vai se revelando lentamente, enquanto vamos conhecendo aos poucos a história e as motivações do anão e do salteador Calum McInnes, a quem aquele contrata como guia para levá-lo a uma caverna repleta de ouro. Ouro este que para os habitantes locais é impuro e traz mau agouro -- ele seria capaz de drenar um pouco da humanidade dos que o levam, deixando escuridão em seu lugar. Logo no início percebemos que tanto um quanto o outro são homens astutos, perigosos e pouco confiáveis, e Gaiman mantém o clima de suspense de maneira tal que não é possível que o leitor tenha tanta certeza se deve confiar ou até mesmo gostar de um dos personagens. O que não significa que sejam inexpressivos ou mal construídos, pelo contrário: intuímos o tempo inteiro que ambos sabem mais do que demonstram e que podem tanto estar sendo sinceros quanto tramando algo terrível. É impossível ter certeza.

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2015/03/a-verdade-e-uma-caverna-nas-montanhas.html

Pedro 21/07/2015

Surpreendente
Um livro que você julga pela capa, mas que se revela surpreendedor.

O livro narra sobre um anão que vai em busca de um homem para alcançar uma caverna em que esconde muito ouro, mas em compensação, te deixa um pouco mais maligno.

Não esperei muito, mas algumas revelações e ponto-chaves fazem você ficar muito instigado!

Leiam! Leiam e logo após o término retornem à primeira página. Tudo vai fazer sentido.

Marcus 28/03/2015

A verdade no fundo da caverna
Um pai à procura da filha desaparecida há mais de dez anos, um ladrão e um tesouro oculto numa caverna misteriosa. Esses são os elementos quase simples que Neil Gaiman - autor inglês de romances e quadrinhos mais conhecido por Sandman - usou para compor A verdade é uma caverna nas montanhas negras. O conto, publicado em 2010 na antologia Stories, ganhou edição própria ilustrada por Eddie Campbell, artista consagrado por seu trabalho em From Hell, de Alan Moore.

A história se passa nas Black Cuillins, Ilha de Syke, paisagem que o escocês Campbell conhece muito bem e fascinou Gaiman. A obra é um misto de graphic novel e livro ilustrado, em que texto e imagens conversam muito bem para criar o clima sombrio da narrativa.

O pai é um anão que contrata um ladrão como guia até a caverna onde espera encontrar a verdade sobre o desaparecimento da filha. Por não encontrar equivalente em português, Augusto Calil, tradutor do texto, optou por manter a expressão border reaver em inglês para o personagem que, há séculos, assaltava indistintamente ingleses e escoceses nas fronteiras entre os dois países.

A viagem é úmida, sombria e perigosa. A relação entre os dois homens é tensa e desconfiada: um não está certo das respostas que vai encontrar, outro pensa no ouro guardado na caverna. Aqui Gaiman se apropria do modelo de jornada por territórios pouco conhecidos, envoltos em névoas e nuvens, reunindo uma dupla improvável de um anão cheio de segredos e um ladrão movido pela ambição.

O desfecho me lembrou o enredo das pulp fictions dos anos 1940 e 1950, reproduzidas em revistas como Weird Tales e Cripta, no Brasil. Mas a narrativa é boa, tanto o texto de Gaiman quanto o visual das ilustrações de Campbell. Vale a leitura.

Valeria mais ainda assistir a performance de Gaiman. Ele tem feito leituras do conto em teatros com projeção das ilustrações de Campbell (as do livro e outras inéditas), ao som do quarteto de cordas australiano FourPlay, que conta em seu repertório com o tema do seriado Doctor Who. Gaiman é um excelente narrador, como pude conferir em sua leitura de O oceano no fim do caminho.

A verdade é uma caverna nas montanhas negras foi lançado no Brasil pela Intrínseca em uma bem cuidada edição de 80 páginas com capa dura. Custa R$ 34,90 na versão impressa e R$ 19,90 na eletrônica.

site: blogbeatnik.blogspot.com

DiegoDeLarge 10/11/2015

Dois livros em um só
A minha primeira leitura de A Verdade foi meio sem graça - a história parecia meio simplória demais (eu esperava muito mais de Neil Gaiman) e algumas frases pareciam meio fora de contexto ou até totalmente sem sentido, de acordo com o meu conhecimento parcial da história.

Mas a última página é o final desse primeiro livro. Então tudo se encaixa. E daí você abre o livro de novo, e a história não é mais a mesma.

renattomd 11/01/2024

Bela história em um formato muito criativo
História interessante, com personagens, cenário e temática cativantes. O formato que mistura prosa ilustrada com história em quadrinhos dá um dinamismo bem legal.

Tamires 28/12/2016

Convidativo já pelo título!
A Verdade é uma caverna nas montanhas negras, é um conto de Neil Gaiman, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2015. É uma história densa sobre família, a busca por um tesouro escondido, vingança e a descoberta de um mundo invisível. O livro é fruto do trabalho de Gaiman e do ilustrador Eddie Campbell, que transformou a história em um misto de graphic novel e prosa ilustrada.

Neil Gaiman foi convidado para ler um conto em um festival no Sydney Opera House e indicou Campbell para fazer as ilustrações. Em agosto de 2010 a história foi apresentada para uma grande plateia, com o acompanhamento do Quarteto de Cordas FourPlay e foi um sucesso. A verdade é uma caverna nas montanhas negras, publicado originalmente na antologia Stories, recebeu os prêmios Locus e Shirley Jackson, ambos na categoria melhor conto.

“Pouco depois de me apaixonar pela ilha de Skye, descobri os livros da falecida Otta F. Swire, obras que contam lendas e a história das Hébridas Interiores e Exteriores. Esta história começou com uma frase de um dos livros da autora, e cresceu ao seu redor.” (Neil Gaiman)

Essa é uma história de leitura rápida não só por ser um conto, mas por ser um conto de Neil Gaiman, autor que consegue nos prender e nos encantar sejam em 10, 20 ou 500 páginas. Dificilmente uma pessoa conseguirá ler o início desta história e deixar o livro de lado:

“Indaga se sou capaz de me perdoar? Posso me perdoar por muitas coisas. Por onde o deixei. Por aquilo que fiz.” (p. 7)

Em A verdade é uma caverna nas montanhas negras, somos transportados para a nebulosa Escócia, onde um anão procura por Calum MacInnes para que este o acompanhe até a caverna na Ilha das Brumas. Chega sem se identificar, mas oferece um pagamento a Calum, que aceita prontamente.

A caverna era amaldiçoada e eles não tinham certeza se encontrariam a Ilha das Brumas, pois o lugar guardava certa magia em si. Os caminhos que os levariam até a caverna eram repletos de desconfianças e pequenas revelações sobre a vida e a personalidade de Colum e do anão.

“- Às vezes acho que a verdade é um lugar. Para mim, é como uma cidade: pode haver uma centena de estradas, uma centena de caminhos que, no fim, nos levarão ao mesmo lugar. Não importa de onde venhamos. Se seguirmos na direção da verdade, vamos alcançá-la, independentemente do rumo que tomarmos.

Calum MacInnes olhou para mim e nada disse. Então:

- Está enganado. A verdade é uma caverna nas montanhas negras. Há somente um caminho até lá, e um caminho apenas. Um caminho árduo e traiçoeiro. E, se seguir na direção errada, vai morrer sozinho na montanha.” (p. 27)

Gaiman nos envolve em sua história fazendo-nos acreditar que ela seguiria para um desfecho previsível, e quando estamos quase certos disso, uma grande revelação é feita, deixando-nos de queixo caído. O final desse conto é ótimo, um dos melhores que eu já li. E não perde a qualidade em uma releitura, muito pelo contrário. Recomendo!

“As montanhas negras são as Black Cuillins na ilha de Skye, também conhecida como ilha alada, ou talvez ilha das brumas. Dizem que há uma caverna cheia de ouro por lá, e que aqueles que a procuram para levar parte de seu ouro se tornam um pouco mais malignos...” (Neil Gaiman)

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-verdade-e-uma-caverna-nas-montanhas-negras/

Fabricio.Fracaro 26/07/2019

O Conto da Caverna
Falando do livro. É um livro muito bonito, com ilustrações bem artísticas e rusticas, muito bom de ler, a leitura flui de forma simples, em 1 hr terminei de ler.
A história. Uma história rápida sem rodeios, um pouco fantasiosa, mágica e até mesmo assustadora, me parece uma história que alguém conta numa roda de fogueira, gostei muito, vale a leitura.

Deborah 19/01/2017

Surpreendente
Trata-se de um conto sobre um anão que está em busca de uma caverna na qual dizem estar cheia de ouro. A história se passa na Escócia à alguns séculos atrás.
Nessa obra Gaiman emprega uma escrita cativante que prende o leitor do início ao fim, tanto pelos segredos dos personagens que são revelados aos pouco, quanto pelas reflexões destes mesmos personagens.
Há algo de sombrio na sua narrativa que é perfeitamente completada pelas ilustrações de Campbell.
Um conto fantástico, sombrio e incrível!

1 | 2 | 3 | 4