O meu amante de domingo

O meu amante de domingo Alexandra Lucas Coelho

Resenhas - O Meu Amante de Domingo

Paula 16/02/2015

E a noite roda foi uma das boas surpresas de 2013 e eu estava ansiosa para ler o tão aclamado O meu amante de domingo. Foi bem diferente do que eu esperava, mas gostei bastante da leitura. A escrita da Alexandra Lucas Coelho tem vida, intensidade, desejo. Muitas vezes é como uma conversa que nos envolve e faz o tempo passar sem nos darmos conta. É uma escrita ousada e irreverente, sem papas na língua. Sim, há muitos palavrões que podem assustar os leitores mais sensíveis. Mas a leitura flui e ficamos quase sempre com um sorriso nos lábios. Gosto da força do texto de Alexandra, tem personalidade e coragem.
O meu amante de domingo é cheio de referências a outros livros e outros autores, algo que eu aprecio e que demonstra que, antes de ser uma grande escritora, ela é uma grande leitora. Terminei de ler com vontade de ler Nelson Rodrigues (claro que atenta ao sexismo do seu texto), Balzac e até, quem sabe, finalmente encarar o Ulysses de Joyce.
A protagonista da história, tão humana, tão mulher em suas dúvidas e pensamentos, que durante a narrativa planeja assassinar um dos seus amantes, aquele que a enganou, nos fala muito sobre o universo feminino dos dias atuais, sobre relacionamentos, traição, vingança, desejo, sexo, amor. E também sobre a escrita. E no fim a melhor vingança é aquela com que Alexandra nos presenteia: a literatura.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2015/01/o-meu-amante-de-domingo.html

Gabi Sagaz 29/11/2022

Demasiado humano
A traição dói, acho que pior que a física é a que rompe nossas ilusões. A narradora consegue ser extremamente realista em sua forma de pensar e traduzir os sentimentos e olhares de uma mulher de 50 anos.
A fixação com Nelson Rodrigues trás una ares de "autora prima" do autor. Como se os comentários para a escrita do outro fosse moldando seus pensamentos e sua escrita enquanto uma narradora escritora do livro.

Krishna 09/04/2023

Caralhos me fodam, que livro delicioso
“Fiquei hipnotizada. Espaços entre os pontos das reticências? Car*lho , a minha vida é rever gralhas. Aquilo não era uma gralha. Aquilo era a chamada da selva, onde a vida e a gramática podem enfim recomeçar.” Esse foi o trecho que uma amiga minha grifou e me mandou dizendo: esse livro me lembra muito o jeito que você escreve. Como mulher desbocada, redatora e naturalmente fiscal de ortografia, dei risada e fui descobrir o que mais essa narrativa portuguesa me reservava.

Aprendi muitas coisas, mas principalmente que a dor de cotovelo não tem idade; o que define a idade é como você lida com ela. E Alexandra nos presenteia com esse livro-folhetim-plano-de-vingança por um macho metido a caubói, típico homem de trinta e tantos pateticamente filosófico. Nos intervalos desse planejamento, quebra seu carro e se impressiona com as unhas limpas de um mecânico, visita um antigo amigo e futuro Nobel, conhece Apolo enquanto nada costas e, enfim, entende que a dor pode resvalar de outro jeito que não no próprio outro que machucou. Ligeiro, divertido e com requintes de crueldade, risos. Perfeito para ler num domingo sem amantes.

FláRocha 28/09/2022

Deliciosamente irônico
A narradora é abandonada pela pessoa com quem achava que teria um relacionamento duradouro só pensa em se vingar. Enquanto arquiteta sua vingança, arruma alguns amantes com quem só se encontra aos domingos. No meio do processo, resolve escrever um livro onde pode executar toda a vingança que deseja. Adoro histórias dentro de histórias. Devorei este livro em poucas horas. Ácido, irônico, delicioso!

Carol 22/02/2022

Meu amante de domingo
Um livro que pode-se ler em uma sentada ou ir aos poucos para poder digerir os sentimentos deixados pela personagem principal? De qualquer maneira, merece ser lido?