CEM SONETOS DE AMOR

CEM SONETOS DE AMOR PABLO NERUDA

Resenhas - CEM SONETOS DE AMOR

femdrs 27/08/2023

Te amé sin verte y tal vez sin recuerdo
Foi através deste livro que tive meus primeiros contatos com a poesia de Pablo Neruda, e fiquei bem surpresa com o estilo (bem característico) dele de escrita e principalmente de temas, porque tive a impressão de que, sendo esta uma coletânea de sonetos para a sua amada, ele associa-a muito à terra, ao solo, a tudo que germina nele, e à natureza, em diversas menções que ele faz sobre como ele encontra nela não só um refúgio para a natureza mas como ela "é" a natureza em si.

O soneto mais lindo pra mim é o 22, onde ele diz que, mesmo antes de conhecê-la, de sequer ter conhecimento da sua existência, ele já a "encontrava" nos momentos especiais de sua vida, como nas memórias dos aromas dos cereais que ama ou nas viagens, lugares, e hábitos: "ou era tu a cintura daquela guitarra que toquei nas trevas e ressoou como o mar desmedido?"; como se, de tanto conforto que ele encontrava nela, ele era capaz de enxergar nela tudo o que ele já havia vivido, dando essa impressão de que ela fora onipresente em sua vida.

Não sou muito chegada em poesia mas Neruda me surpreendeu positivamente! Estou louca para ler outras obras suas. :)

Deskvice 17/08/2023

Eu esperava muito mais!
Primeiro irei explicar porque uma avaliação tão baixa do esperado para este autor tão renomado.

De tantas, 1 por cento me toca, nunca fiquei tão entediado em uma leitura quanto fique lendo esse livro. Foi a coisa mais maçante que já li! Me agoniza ter que ler duas vezes a mesma poesia, uma em espanhol e outra em português, e podem falar que eu não preciso, mas sim! Eu preciso, eu estou dizendo que preciso, e preciso porque preciso. Pode ser o momento, pode ser a falta de compreensão, pode ser muitas coisas, mas não tira o fato, de que foi a minha pior leitura do ano até o momento. Eu esperava muito mais.

Acredito que o que salvou ainda com duas estrelas este livro, foi as poesias da NOITE, hiperbólicas e com suas profundidades que consegui entender, conseguiu me prender um pouco a atenção. Inclusive tem algumas realmente fantásticas ao meu ver, mas estas poucas não salva o livro, mas ajudaram a não avaliar pior do que já estou avaliando, acredito que foi de uma hipérbole muito exagerada, com metáforas demasiadamente sem sentidos ao meu ver, eu precisaria estar muito apaixonado talvez para entender a profundidade ou ao menos um pouco dela, e para que ela fizesse sentido maior para eu, que não foi o que aconteceu, para eu, não funcionou.

Jahyne 21/01/2023

Lindo!
Leitura rápida, mas profunda. Incrível a forma como a poesia de Pablo Neruda consegue retratar seus sentimentos por Matilde.

Recomendo muito!

Marina 31/12/2022

Top 100 melhores poemas de amor
Simplesmente o maioral.
Não tem como achar um único poema ruim nesse livro, inacreditável. Também não tem como escolher favoritos, pois seriam muitos, mas de cabeça eu diria que os mais memoráveis foram o XVII, o XLVIII, o LXXX e o LXXXI.
Leitura recomendadíssima.