Pensamento feminista negro

Pensamento feminista negro Patricia Hill Collins

Resenhas - Black Feminist Thought

Roana 04/08/2020

O que a Collins faz nesse livro é de uma sensibilidade e robustez invejável. Mais do que um postulado impecável e cuidadoso, assentado num ótimo arcabouço teórico - por si só trabalhoso -, ela faz um trabalho que, pra mim, demonstra na prática seu "individualismo socialmente responsável" (como bem teoriza), que é o de tradução. Conseguir romper com a barreira hermética da academia sem perder a consistência do seu conteúdo. Por isso, digo e repito: qualquer departamento de sociologia e antropologia que se preze, deveria ter uma socióloga do seu calibre na sua grade curricular obrigatória. Leiam Collins!

Biblioteca Álvaro Guerra 27/10/2021

Pensamento Feminista Negro
Nesta obra monumental, Patricia Hill Collins faz um importante convite a todas que fomos historicamente silenciadas: recuperar nossa voz. Para isso, enfatiza a necessidade da autodefinição para as mulheres negras: precisamos entender como as opressões construíam lugares sociais de exclusão para nós sem incorrer na lógica do pensamento único e na desumanização. Ao apresentar obras, ideias e depoimentos de mulheres negras - os quais os homens brancos ocidentais tentaram suprimir da história -, Collins revela de que forma a relação dialética entre opressão e ativismo faz surgir a potência para a emancipação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575597071

site: site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575597071

falamariasilva 11/04/2024

Um livro necessário
Um livro denso, necessário e muito importante. Mesmo falando do cenário das mulheres negras estadunidenses, a autora aponta eventos e pontuações bem relevantes daqui do Brasil. Além de ter inúmeras referências de mulheres negras importantes nessa jornada de pensamento.

Não há como pensar no feminismo sem pensar nos recortes necessários. Sem enxergar as lacunas a serem preenchidas e caminhos que ainda precisamos percorrer.

karine.viana.3762 20/06/2021

Recheado e completo
Primeira vez que leio algo da autora e realmente fiquei muito feliz com a quantidade de informações relevantes que aprendi lendo. Não é um livro de palavras difíceis, mas é importante prestar atenção nas frases que compreendem muitos conceitos de uma vez só. Gostei que Collins deixa o livro bem completo, deixando bem ciente que é sobre as negras estadunidenses especificamente. Ela aborda coisas como o racismo até nos estereótipos e objetifcacao dos corpos, mas também fala sobre as formas de resistência que as mulheres pretas foram construindo ao decorrer da vida. Ou seja, não fala apenas da dor e achei isso bem importante! Também pude perceber como ela liga os mecanismos de opressão de forma interseccional, que até pude entender outras coisas sobre outras violências que não o machismo ou o racismo no decorrer da leitura. Livro que vou levar pra vida toda.

Thainá Almeida 25/12/2023

Robusto como o tema, este livro nos leva a pensar tantas imagens e situações envolvendo mulheres negras, não podendo as esgotar - afinal, as opressões se reinventam, reintegram, repaginam. É uma excelente literatura para começar a entender o espaço que mulheres pretas ocupam na sociedade e, apesar de seu grande foco nos EUA, pode ser levado como forma de reflexão ao papel de todas nós mulheres pretas ao redor do mundo. Essencial.