O Fim de Todas as Coisas

O Fim de Todas as Coisas John Scalzi

Resenhas - The End of All Things

Mike Willian 13/02/2024

Uma conclusão satisfatória...
... Porém um tanto simplista.

Eu amei a leitura, acho a abordagem do autor acessível, aprecio bastante o arco evolutivo dos personagens e as características que os tornam individuais, tenho diversos favoritos inclusive, mas não achei ter atingido a máxima que esperei da coleção.

Não que o autor tenha trabalhado com conveniências pra dissuadir o leitor da conclusão da obra, mas muitos pormenores nem foram abordados nesse ultimo volume, como os consuls, os obins, e outras figuras que trariam maior complexidade pra essa ultima narrativa.

Senti bastante falta do John e da familia dele também. Quem poderia imaginar que na verdade o soldado das FCD mais explorado seria o tenente Wilson? indo além, que seria até mais divertido, embora o humor acido do John também fosse bastante aproveitado.

Fora toda essa ilustração prazerosa, todos os livros trazem consigo mensagens e reflexões interessantíssimas sobre quem ou o que somos, sobre finitude, sobre contexto histórico, sobre relações interpessoais. De maneiras sutis, mas tão claras quanto precisam ser.

Conclui a leitura contemplado com esse universo criado por John Scalzi. Recomendo fortemente a leitura e anseio por mais livros da saga.

davidplmatias 07/04/2021

Saudades
Mais um órfão da época Guerra do Velho. Vou sentir saudades. De todas as tranças políticas e diplomáticas as quais tiveram sua vez no fim da saga. Infelizmente a temática principal do idoso numa guerra ficou na história dos dois primeiros livros, foi esquecida... Mas tudo bem, a história tomou outros rumos, e continuou interessantíssima.

Não sei se é parte de meu luto achar que Foi muito pouco para um livro final... Ou se realmente foi rápido demais... Mas fechou a história, sou mais um órgão dessa magnífica história.

Julio.Oliveira 20/10/2023

Último livro da segunda trilogia, esperava mais de uma saga incrível, de um humor ácido e irreverente. De todos os livros até então foi o que menos gostei.

Will 30/08/2019

Acabou!
Finalmente, o fim dessa época saga.
Sinceramente, não sei exatamente o que sinto sobre o fim.

Primeiramente, o fim de não me agradou muito, não sei se foi a expectativa que aumentou a cada página, ou simplesmente não foi bom.

Gostei das diversas perspectivas entre os capítulos e trazendo pontos de inflexão sobre o mesmo contexto. Scalzi brilhou nisso.

Mas a saga como um todo foi fantástica, General Gau, meu segundo personagem favorito de as caras em momentos certeiros e brilhantes, e sua segunda em comando, que personagem foda, Hafte Sorvalh, personagem cresceu e soube lidar com as mudanças, caiu muito bem em todos os detalhes, fez o Conclave ser cada vez mais interessante, além de trazer a brilhante Oi.

Harry Wilson e Ode Abumwe sendo engenheiros do destino da Colonial Union com uma graça única. O começo com Daquim simplesmente brilhante.

Em resumo, valeu a pena essa saga épica, não vejo a hora disso vir para as telas (série ou filme, não importa, só venha hahah).

Agora, darei um tempo no sci-fi (não que irei aguentar) e desbravar ou rever outros mundos.
Diego 31/08/2019minha estante
Acho que já comentei com vc (ou queria ter feito isso... Rsrs), mas vai filme da Netflix! \o/

Thiago 02/01/2024

Um livro digno de desfecho. Como sempre, o Scalzi mantém uma excelente narrativa, com uma fluidez incrível, a história é muito empolgante, com uma boa dose de humor e boas críticas sociais. O mundo do Guerra do velho, é sem dúvida um dos que mais me agrada a leitura, tema e personagens. Recomendo não só o livro, como toda a saga.

Rodrigo 28/03/2024

Leitura obrigatória
Este é o último romance da série A Guerra do Velho. Foi um desfecho interessante para a história. Este volume acompanhamos a crescente ameaça representada pelo Equilibrium para a Terra, o Conclave e a União Colonial, forçando estas três entidades a chegar a um acordo que permita a elas sobreviver e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma de conviver. É um livro bem interessante com personagens que deixarão saudades para mim.

ffabriciooliveira 09/04/2024

O último da série, gostei bastante da experiência de ler a série inteira. Foi uma bela sequência com bastante coerência, mistérios e emoções.