Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Laura3411 24/04/2024

Perfeição
Um livro que faz doer o coração, mas é incrível a escrita é sensacional e a história mais ainda.
Meu conto predileto foi o da ?Maria?, apesar de ser extremamente triste é muito tocante

Dan Carvalho 24/04/2024

Maravilhoso! Na minha opinião, a leitura de contos é sempre uma ótima experiência. E o que falar desse livro? Não são contos pra passar batido não? São textos de tirarem o fôlego! livro disponível no aplicativo Aya Books (possuo descontos por ser cliente Tim)

Thah.Oliveira 23/04/2024

Olhos d'água é a umidade de quem lê
Um livro que li pela escola e não imaginava a proporção que ele teria na minha vida, entre 15 contos, há aqueles de maior destaque para mim. Sendo eles:
Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos
O Cooper de Cida
Olhos d'água
Quantos filhos natalina teve
O da menina da esperança (não lembro o nome exato)
E esses são os que mais gostei e senti no coração.
Acredito que é un livro que faz com que você entenda uma realidade vista de um microscópio. O julgamento só existe por que as pessoal não amam e isso fica claro pra mim.

heloisa61 23/04/2024

Para UNICAMP
Acabeiii!!!! Gostei muito do livro, toda história trouxe uma enorme angústia e dor que, infelizmente, reflete o cotidiano de muitos brasileiros. Uma boa escolha para um vestibular, e um bom repertório para a vida

Andre 23/04/2024

A vida do povo brasileiro como ela é
Já havia visto falas e palestras da Conceição Evaristo em vários momentos, mas ainda não tinha lido nenhum de seus livros. Sabia da sua imensa capacidade de retratar a vida do povo brasileiro, mas não aquele povo das novelas do Manoel Carlos, que vive na Zona Sul do Rio de Janeiro e que até os pobres, como empregadas domésticas e porteiros, vivem uma vida fora da realidade.
Ler Olhos D'água foi como levar um soco no estômago, mesmo que eu tenha vindo da pobreza e tenha visto como sofre o nosso povo. Mas Conceição Evaristo mostra, com palavras brincadas e espremidas, às vezes amargas, a vida sofrida e dura do povo preto e pobre de nosso país.
Recomendo, fortemente, que todos leiam Olhos D'água. Sua leitura pode mudar os paradigmas sobre a realidade que muitos de nós guardam em seus corações e mentes.

brunascmento 23/04/2024

Hoje pude vir atualizar as leituras, apesar de ter finalizado há dias. Aqui vai algumas das narrativas que mais me tocaram desta linda e forte obra de Conceição: Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos; Quantos filhos Natalina teve?; Maria; Duzu-Querença; A gente combinamos de não morrer.

Michaela.Bertolli 23/04/2024

Ainda comprimida por essas palavras.
Senti a dor dessas pessoas, a densidade dos acontecimentos, lidos em uma tarde vivi tantas realidades distantes da minha.
Que escrita forte e quantas verdades expostas.
Eu não tinha expectativas nenhum sobre esse livro, mas diante disso me da liberdade para justamente sentir a história.
Agora me sinto na obrigação de ler tudo que essa mulher escreveu.
É amargo e encantador ao mesmo tempo.
Eu estou emergida pelos "olhos d'água."

Julia Manjko 22/04/2024

Uma boa surpresa
Essa foi a leitura do mês de um clube do livro que eu participei. Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas não sabia sobre o que se tratava e nem que era uma coletânea de contos, por isso fui totalmente sem espectativa.

Gostei bastante da escrita da autora e da forma como ela tratou dos assuntos difíceis que ela trouxe nessa obra. A maioria dos contos conseguiu conversar comigo de maneira muito profunda.

O único problema é q o livro é enjoativo, são contos muito curtos com assuntos muito pesados e crus, chega uma hora q vira tudo uma massa só na sua cabeça.

Porém considerando todos os livros de contos que eu li, esse com certeza está entre os melhores.

hyril 22/04/2024

Nua e crua
Um livro tão curto, mas tão profundo. acho muito importante conhecer outras realidades que não a nossa, e conceição fez isso. dei três estrelas, achei bom, muito interessante, mas não é meu estilo. não só isso, de fato achei um pouco repetitivo, mas consigo entender que o ponto é reforçar a ideia, é cutucar, incomodar. achei que todo conto aqui teve seu valor! a verdade aqui é nua e crua, não tem conto de fadas, tem tiro, porrada e bomba, tem corte, tem mar, tem chão, fundo, raso, bonito e feio. vale a pena conhecer a autora! peguei pra ler porque semana que vem terá flip na minha cidade e quero pegar autógrafo. confesso que me pareceu uma obra repleta de contos autobiográficos, o que nos aproxima mais da escritora. adoro sua característica de criar palavras com hífen, mas em alguns momentos achei exagerado. gosto da lente de aumento diante de problemas tão profundos da realidade periférica, assim como isso provoca náuseas de tão dura realidade. apesar de também não amar o tanto que se fala de sexo nesse livro, se faz necessário porque é a vida de muita gente ali sendo contada. não sei se repito, mas valeu a experiência!
ps.: uma edição com revisão pavorosa, infelizmente. sacrificante.

Malau López 22/04/2024

Um espiral de morte e vida
“Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca.”
A complexidade de criar livros curtos com várias histórias passa muito pela disposição desses textos, e começar “Olhos D’água” com o conto que lhe dá nome foi uma escolha certeira. A poesia e a delicadeza desse texto, ainda que não te preparem para a dureza das coisas que podem vir a seguir, te colocam no estado emocional necessário para continuar a leitura.
Seguindo como um espelho da vida real, o livro retrata a morte de várias formas, inclusive na quase morte, fazendo e desfazendo o limite entre uma coisa e outra. Porém, uma fronteira mais importante do que essa é a que existe entre viver e sobreviver, e a lírica de Conceição Evaristo a atravessa, indo e vindo, muito bem.
Por fim, depois de tanto brincar entre a vida, a morte e o viver, a autora nos entrega o nascer, em todos os seus sentidos. Dobrando a lógica do tempo como o ditado iorubá que diz: Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje. O nascer vem antes da morte, mas também vem depois.

Mariany72 22/04/2024

?Ficamos plenos de esperança, mas não cegos diante de todas as nossas dificuldades. Sabíamos que tínhamos várias questões a enfrentar. A maior era a nossa dificuldade interior de acreditar novamente no valor da vida... Mas sempre inventamos a nossa sobrevivência.?

?E quando a dor vem encostar-se a nós, enquanto um olho chora, o outro espia o tempo procurando a solução.?

É o primeiro livro que leio da Conceição Evaristo e eu gostei demais da leitura. Demorei muito pra terminar esse livro, mas valeu a pena cada página lida. Apesar de ser um livro bem pequeno ele traz contos com temas extremamente dolorosos, pois em seus contos vemos o racismo, a desigualdade social e muitas outras coisas que a população preta brasileira sofre.

Natalie.Boscato 22/04/2024

Olhos D'agua Autora: Conceição Evaristo
Livro lindo
Emocionante
Retratando a vida de pessoas pretas e pobres de uma forma sensível e forte!
São várias lindas histórias de tocar e cortar o coração.
Me peguei chorando e pensando nas histórias por vários momentos durante o dia..
A que mais me tocou foi "Maria".

Maria4744 22/04/2024

Afiado
Contos que navegam entre desigualdades sociais, raciais, a pobreza e a violência que acomete a população preta brasileira. Leitura sensível, crua e necessária.

Inara30 21/04/2024

Necessário
Fazia tempo que um livro me tocava tanto quanto esse. Conceição consegue fazer arte com as palavras tratando de assuntos tão pesados e palpáveis da sociedade brasileira. Simplesmente necessário.