Fluent Forever

Fluent Forever Gabriel Wyner

Resenhas - Fluent Forever

Cassio Kendi 12/06/2021

Comecei a aprender alemão faz uns meses. Alguns pontos da gramática são um inferno. Alguns sons são meio estranhos de fazer, e eu sinto estar constantemente catarrando quando falo.

Este livro ajuda a tornar este processo de aprendizagem de qualquer língua mais eficiente e, por que não, divertido. Mais ou menos metade do livro é sobre as metodologias em si que ele sugere em uma ordem lógica, e a outra metade são apêndices de tópicos isolados.

Um resumo do que aprendi:

- Procure começar pelas pronúncias das vogais e consonantes que você não encontra na sua língua materna, ou em outras línguas que conhece. Assim, toda palavra nova que aprender já virá com a pronúncia correta, e escutar fica bem mais fácil.
- Ainda sobre os sons da língua, utilize pares mínimos para treinar diferenciar sons que são bem parecidos. Digitando 'minimal pair pronunciation' + 'língua' é possível achar bastante material. Exemplo em inglês: niece vs knees.
- Um dos métodos mais eficientes para armazenar informações na memória é utilizar um sistema de repetição espaçada, que te ajuda a fazer revisões em intervalos de tempo que são cada vez maiores conforme se relembra corretamente a informação. O mais popular é o Anki, e no livro há ideias bem detalhadas de como montar um sistema destes para sons, vocabulário e gramática.
- Comece aprendendo as 1000 palavras mais comuns da língua que quer aprender. Digitando '1000 most common words in ' + 'língua' também encontra bastante material gratuito.
- Depois que já dominar uma quantidade boa de palavras, utilize um dicionário monolinguístico ao invés do Google Translate. Isso te ajuda a lembrar de outras palavras que sabe ao mesmo tempo em que aprende uma nova.
- Um bom livro para ser o primeiro na nova língua é um de que você goste e que já tenha lido. Harry Potter ou Pequeno Príncipe, por exemplo, têm tradução em quase todas as línguas mais comuns. Utilize um audiolivro para acompanhar a leitura e se acostumar com o som e cadência das palavras.
- Idem para séries e filmes. Inicialmente, uma série dublada é melhor porque já se tem uma ideia do contexto e a dublagem costuma ser mais clara do que séries na língua nativa. Tente assistir sem legendas para se forçar a entender as falas.

Há várias outras dicas boas no livro, o que o torna uma ótima referência para revisitar conforme seus estudos avançam.

A resenha termina aqui, abaixo são outras dicas mais pessoais que acho úteis:

- Mude a linguagem do seu celular, browser e computador para a que quer aprender. Só decore como voltar de volta em casos de emergência.
- Se você tiver o hábito de escrever em diário, tente escrever na nova língua. No início, para não ser tão frustrante, escreva em português mesmo, e só substitua as palavras e expressões que conhece. Exemplo: Querido diário, Today foi legal.
- Se for usar Duolingo, e já souber inglês, tente usar a versão 'Inglês-língua' ao invés de 'Português-língua'. Três vantagens principais são: há mais aulas na versão em inglês para qualquer língua, boa parte das aulas vêm com uma explicação gramatical e há uma seção de Stories, que são pequenas conversas para escutar conversação em um contexto mais real.
- Um site muito bom para encontrar professores nativos é o iTalki, que é mencionado no livro. Dependendo da língua, é possível encontrar professores por valores relativamente baixos.
- Outro site muito bom para treinar conversação é o IhAprendi. É um site brasileiro em que você pode participar gratuitamente de conversas em grupo em várias línguas.

Se tiver alguma outra dica, fique à vontade para compartilhar.
Flávia Menezes 12/06/2021minha estante
Excelentes dicas. Obrigada por compartilhar ?

Laura Gariani 13/06/2021minha estante
Uau lindo, que ótimo texto. Arrasou como sempre, parabéns! ??

Agnes Lenz 13/06/2021minha estante
Muito boa a resenha. Vou deixar uma dica aqui que é o app HiNative, em que tu pode tirar dúvidas com nativos sobre qualquer coisa ;)

Paola 13/06/2021minha estante
Suas resenhas são incríveis!!!! Tenho vontade de aprender alemão (mas me dá um desânimo só de ver o tanto que parece difícil)

Cassio Kendi 14/06/2021minha estante
Laura, grazie mille amore mio! ?

Cassio Kendi 14/06/2021minha estante
Agnes, obrigado pela recomendação. Conhecia o app Tandem, cheguei a baixar mas nunca usei de fato. Vou dar uma olhada neste que vc recomendou

Cassio Kendi 14/06/2021minha estante
Flávia e Paola, obrigado! Sobre o alemão, realmente tem que ter motivação. Uma dica específica pro alemão se vc souber inglês é o canal EasyGerman no Youtube. Eles têm um conteúdo bem legal lá, e os vídeos que eu mais gosto são uns que eles entrevistam pessoas na rua, normalmente em Berlim. E os vídeos têm legendas simultâneas em alemão e inglês, o que ajuda muito a pegar vocabulário e se acostumar com os sons.

raissarang 01/08/2021minha estante
Amei! Deixo como dica os aplicativos HiNative e o Tandem. Outra coisa que me ajuda muito é ler o livro enquanto escuto o audiobook. No youtube tem bastante material assim

Cassio Kendi 09/08/2021minha estante
Legal, Raissa, obrigado! A ideia do audiobook + livro é muito boa também!

Gabi1568 05/11/2023

Nada extraordinário
É um livro legal, ele fala com detalhes o processo que usa para aprender idiomas, mas não achei nada extraordinário, apesar de algumas citações ótimas.

De qualquer modo, serve para o meu repertório de livros sobre o assunto.

Natalia.Goncalves 23/05/2015

Bom livro
O livro trás várias dicas de como melhorar as 4 formas de um idioma (escrita, leitura,fala, audição) . O livro ainda conta com materiais para complementação de estudos no site do autor. Apesar de ser direcionado para quem está começando a aprender, as dicas também são úteis para quem quer manter e aprimorar suas habilidades . No entanto, o livro é por vezes repetitivo. Poderia ser mais objetivo e com direcionamentos conforme o objetivo do leitor.

Camis 06/02/2021

um must para quem está aprendendo novos idiomas!
Me recomendaram esse livro como um ~must~ para quem está aprendendo um novo idioma mas eu não estava esperando muito; porém, agora, concordo totalmente com a pessoa que me recomendou.

Wyner dá diversas dicas e métodos para um melhor aprendizado de um idioma e como acelerar o processo. O que mais gostei, no entanto, é que enquanto ele dá exemplos de experiência própria, também apresenta respaldo científico de por que e como aquela vai ser a melhor forma de aprender. Eu sempre quis entender como cheguei na fluência do meu inglês sem ter realmente estudado o idioma (basicamente aprendi assistindo séries e lendo livros quando era mais nova) e agora entendi que, meio que indiretamente, foi por meio de uma das dicas de ouro do autor, o SRS (spaced repetition system), por isso meu inglês é avançado. Agora tudo faz sentido! kkkk

Outros pontos legais que notei foram que o autor apresenta dicas adaptadas para iniciantes e intermediários, então dá certo para todo mundo. Também, achei que o autor é pé no chão e dá dicas reais - como você, na sua casa, com seu estudo próprio, pode melhorar. Já li outros livros que ressaltavam de forma exagerada apenas coisas tipo couchsurfing, o que não é para todo mundo.

Enfim, o livro parece uma conversa com o autor, em que ele dá dicas úteis, respalda-as cientificamente, explica tim-tim por tim-tim e ainda dá exemplos de experiências próprias.

Rodrigo Celestino Menezes 07/03/2021

Extraordinário!
Superou todas as minhas excepctativas! Ao decidir pela leitura desta obra, imaginei que não faria mais que aprender algumas dicas sobre como melhorar o aprendizado de idiomas. Contudo, o livro vai muito além : de um lado se utiliza de estudos neurocientíficos para embasar os argumentos e, de outro, apresenta exemplos práticos com imagens sobre como criar os "flash cards" no aplicativo de repetição espaçada, cuja utilização é recomendada.
Impressiona também o fato de o autor não ter ser da área de letras, mas músico, e ter alcançado tamanho êxito no aprendizado de idiomas (fala 6 ou 7 fluentemente), provando que pessoas com formação em qualquer área estariam aptos a se valer das técnicas propostas.

jg4br1el 18/05/2021

Livro apresenta um método bastante útil e simples para aprender uma língua. Apesar de ainda não ter o utilizado para aprender uma nova língua do zero, usei o método ( com algumas adaptações ) para melhorar meu inglês, principalmente o vocabulário. Claro que ele sozinho não dá certo, você não vai deixar de gastar dinheiro para aprender, mas é bem válido o método e com certeza continuarei o utilizando no futuro. Recomendo ?

Maiza 04/06/2022

I have mixed feelings about this book. I think the author sounds abnouxious and pretentious when the subject is learning new languages, at the same time I think there are good tips for people who want to learn a new language.

Micaela 10/11/2022

Muito bom, principalmente pra quem vai começar o processo de aprendizagem de uma segunda língua. MUUUUIItas dicas.

Sinceramente não achei de tanta ajuda pra quem já aprendeu uma segunda ou até terceira língua. Porque depois que vc aprende uma língua estrangeira já desenvolve estratégias próprias e o conteúdo do livro acaba não trazendo tanta coisa boa.

De qualquer forma, tem muito conteúdo de recourses para aprendizagens, sites e apps. Isso é valioso demais! Alguns sites que eu descobri por via desse livro são um baú de tesouro de verdade.

Tirei 0,5 estrela porque achei que muitas partes se repartiram 3 ou até 4 vezes a mesma coisa.

Derlane Lima 28/12/2020

Um bom livro, com dicas valiosas de como estudar outro idioma.

Amanda 13/01/2023

Abriu portas
O livro traz uma metodologia desenvolvida pelo autor para aprendizagem de línguas.
O livro inclui várias dicas e ferramentas para aprendizado

Erick 11/11/2023

Eu li o livro imaginando que haveria alguma técnica diferente das que eu já conheço, mas, no fim, boa parte da obra está falando sobre flash cards (conceito que já uso).

Enfim, no geral, é bom.

Triz 13/01/2024

This book is almost obligatory to language learners, we have here almost everything you need to do when learning a new language, step by step.
Some informations is kinda old, example: He said about Lang.8 to take languages exchanges and I searched about it and is the most old website I see in a long time. Now we have a lot of variety websites and apps to take language exchange.
That's all of my opinion, I want to come back to this book every time I have a problem while learning a language.