O Imortal

O Imortal Machado de Assis

Resenhas - O Imortal

min 05/09/2022

oq dizer disso daqui?
li pra aula de literatura e plmds, n vai gente, n consigo com essas coisas chiques, só sei que achei chato, mas como é curtinho ganhou uns pontos
Joka4 31/08/2023minha estante
Mais forte leitor do booktok ??

min 31/08/2023minha estante
KkkkKkkkKkkk

palmares 05/09/2020

Envolvente...
Uma escrita por demais de envolvente, mesmo sendo um conto, não consegui largar até terminar. Traz uma relevante reflexão sobre a morte e a vida, sob uma perspectiva bastante empolgante.
sabren 05/09/2020minha estante
esse conto é incrível ?

Deéh 23/11/2021

É um texto que te faz pensar na vida.
No texto de Machado de Assis é contado a história de Rui Leão. Nessa história, o protagonista recebe uma dádiva de seu sogro, um homem indígena. Pelo título você já imagina o que deve ser.
Porém o decorrer da vida dele após o recebimento desse presente é o interessante, nos faz pensar em nós mesmos.
Quem aí nunca reclamou de não possuir tempo? De não conseguir as coisas que quer? Bom, para você que assim como eu as vezes pensa nessas coisas, leia esse texto não vai se arrepender.
Katia Rodrigues 23/11/2021minha estante
Vai ser minha próxima leitura ?

Thiers 03/04/2015

Um belo conto.
Um belo conto onde o Dr. Leão conta para o coronel e o tabelião como seu pai se tornou imortal.

Ro 09/02/2020

Ele não morre no final?
Adorei a experiência de ler este conto. Parece aqueles "causos" que contam para a gente nas viagens à roça. Um tanto folclórico e/ou mitológico, podemos vislumbrar um pouco da recepção das outras personagens frente ao que a personagem-narrador está a contar. A leitura, aqui, é também um exercício de escrita e de apresentação de emoções.

Cris 25/06/2020

Muito interessante
“A ciência de um século não sabia tudo; outro século vem e passa adiante. Quem sabe, dizia ele consigo, se os homens não descobrirão um dia a imortalidade, e se o elixir científico não será esta mesma droga selvática? O primeiro que curou a febre maligna fez um prodígio. Tudo é incrível antes de divulgado.”

Toda vez que eu leio algo de Machado de Assis, eu me pergunto por que demoro tanto pra escolher ler um livro dele entre minhas leituras.

Neste conto temos o Dr. Leão, um médico homeopata que é o narrador desta história. Ele conta a dois amigos a história impressionante de seu pai, que, de acordo com ele, viveu mais de 250 anos.

O pai de Leão recebeu um elixir de um chefe de tribo indígena, que prometia dar a vida eterna a quem o bebesse. Este homem guarda o líquido até que um dia, quando ele fica gravemente doente, surge a oportunidade de beber.

A partir daí, ele é curado e passa a viver seus dias sendo idoso mas com a aparência de jovem.

Este conto é bem curtinho, possui uma narrativa envolvente, com um toque de realismo e sarcasmo que só Machado sabia usar. Eu adorei a história, fiquei presa até o fim pra saber o que aconteceria.

Apesar do toque de fantasia da história, o conto nos traz uma reflexão sobre vida e morte e também sobre outros assuntos que me deixou bem imersa no livro, mas teve um final que eu tive que parar um pouco pra absorver.

Os livros do Machado já estão todos em Domínio Público e são bem fáceis de se achar online, mas existem várias publicações físicas com compilado de sua obra.
Eu ainda quero ler toda a obra do autor pela ordem cronológica, porque as histórias dele são boas demais.

“Outros atribuíram-lhe o intuito de tirar ao coronel e ao tabelião o desgosto manifestado por ambos de não poderem viver eternamente, mostrando-lhes que a morte é, enfim um benefício.”

site: http://instagram.com/li_numlivro

Charles 26/06/2020

Como seria a imortalidade
É um conto muito rápido e com poucos detalhes, mas que me fez ter uma reflexão legal sobre como seriamos e o que passaríamos experimentando a imortalidade, onde todos os outros são mortais.

Mp28Rangel 09/08/2020

Um bom conto!
Particularmente, gostei de praticamente todas as leituras que já fiz de Machado de Assis. Este é um deles. Um conto interessante, com uma pegada de ficção científica. É uma boa leitura para um fim de semana. :)

Airton 22/09/2020

Conto muito profundo
Li Machado de Assis pro colégio. Não lembro qual, mas ao comprar O alienista e ler outras obras passei a admirar profundamente o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. O conto fala sobre vida eterna e o jeito peculiar de contar a história passando por diversos países e momentos me fez admirar sua obra cada vez mais.

Jessica Dias 29/12/2020

O Imortal
Incrível como Machado de Assis conquista o leitor logo na primeira frase e aqui ele não fez diferente: "Meu pai nasceu em 1600... Perdão, em 1800, naturalmente...". Um conto muito interessante. Recomendo!

@carlatunes 31/12/2020

Versátil
A versatilidade de Machado é interessantíssima. Usando sempre do suspense em seus contos que obriga a gente a ler até o final pra saber o desfecho das coisas....