O Capa-Branca

O Capa-Branca Walter Farias...

Resenhas - O capa-branca

Sabrina 06/12/2023

Livro pesado mas necessário
O que esse homem passou e nunca desistiu da propria vida é impressionante.

ELE foi trabalhar para realizar o sonho de ter uma cinquentinha e saiu de lá com traumas para a vida toda!!!

Maria.Batagin 18/08/2023

Relato
Um relato de um funcionário que de tanto viver no hospício e depois no manicômio se torna um paciente.
Entre tanto relatos do livro se destaca

Muita gente entra na loucura pelo medo de endoidecer, mas permanece nela por outro medo: o de abandoná-la.

Gabriela2993 17/03/2023

Comecei a ler esse livro por recomendação da faculdade, achei que seria só mais um livro chato, mas me surpreendi muito.
A história em si é bem triste, essa transição de funcionário pra assistente e o como a convivência por levar as pessoas a loucura.
Um livro muito bom.

Gi_caramaschi 26/01/2023

O cara ficou doidinho kk
Muito bom o livro. Interessantíssimo ver como as coisas funcionavam e como era absurdo as coisas que aconteciam. A gente nem faz ideia da situação que ficavam os internos e os funcionários desse e de vários outros hospitais psiquiátricos da época.
Coloca a gente pra refletir como a ciência evoluiu e quais foram os meios pra esse evolução também.

Bernardes 29/10/2022

Triste
É a história de mais uma pessoa engolida pelo saber médico higienista. É triste saber que isso aconteceu e continua acontecendo com tanta gente. Na minha visão, pessoas que não estão encarceradas em um manicômio, mas estão dopadas de psicotrópicos e vivendo como zumbis reféns de um diagnóstico de transtorno mental, passam pela mesma situação que o "capa branca". Recomendo. Dou 5 estrelas e desejo força, sabedoria e gratidão ao autor por ter tido a coragem de compartilhar sua história.

Jéssica 15/07/2022

É comovente
É tênue a linha entre a sanidade e a insanidade.
A história de Walter Farias nos conduz exatamente por esse trajeto. Uma coisa simples pode ser motivador de um gatilho que pode mudar toda a sua vida.
E foi o que aconteceu com o Capa Branca, que de funcionário passou a paciente.
Claro que devemos considerar os fatores externos, considerar o exercício da medicina e o cuidado dos enfermeiros aos pacientes dentro do manicomio.
O declínio da mente de uma pessoa e a profundidade do buraco onde ela vai se encontrar depois de todo esse processo a caminho da insanidade é torturante
Esse livro é muito bom, bastante detalhado e descritivo.
Vale muito a pena!

Marcelha.Leone 27/03/2021

Capa Branca foi um livro que particularmente mexeu muito comigo, acredito que não só como profissional da Saúde mental, mas principalmente por minha experiência em um hospital psiquiátrico, longe dos moldes do Juquery na década de 70 mas ainda assim uma instituição de tratamento psiquiátrico. Capa Branca além de denunciar um histórico de maus tratos e degradação, aliás nosso passado em Saúde mental não é nenhum motivo de orgulho, mostra principalmente a história de Walter, acima de tudo um ser humano, outrora do lado do cuidador, que diante de todo aquele contexto histórico e cultural também um agressor, para posteriormente o lado de cuidado, mantendo o mesmo contexto se tornando vítima de todo maus tratos e agressões.

eevee 04/07/2016

Comecei lendo "O Capa-Branca" por causa de amigos da faculdade que diziam que valia a pena, mas eu nunca havia tido um interesse muito grande por ele. Quando comecei, porém, fui envolvida pela história e pelas memórias de Seu Walter. Daniel nos envolve com sua escrita leve que descreve essas memórias. Leve, porém, fica apenas na escrita, pois depois que vemos o que acontece por trás de portões fechados, vemos que é, na verdade, mais ainda do que pesado. É desumano.