A Trilogia de Nova York

A Trilogia de Nova York Paul Auster

Resenhas - A Trilogia de Nova York

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Red Velvet Moon 29/02/2024

Cada caso é uma maluquice apenas. Confesso que quando terminei o primeiro parecia que eu encarava uma grande parede branca, não entendi nada. Fora uma alucinação? Ou realmente aconteceu? Ele era maluco ou só maluco?
O segundo conto não me fez sentido algum e o terceiro muito menos.
Tirando a parte de que não entendi nada, o livro é muito bom. Perfeito para quem gosta de um bom mistério, mesmo que confuso.

Higor 03/02/2024

Fui achando que encontraria histórias de mistério, policiais, momentos de tirar o fôlego, e me deparei com duas histórias entediantes e uma até que bem boa.

na primeira história, (cidade de vidro) temos um início promissor, com um escritor recebendo um telefonema errado e se fazendo passar por um investigador particular, mas ela logo se torna entediante, dando voltas numa escrita que não tira nada além de bocejos. a segunda história (fantasmas) se possui um ponto positivo é que em momento nenhum promete algo ao leitor. começa tediosa e termina igualmente chata. o grande destaque fica com a última novela (o quarto fechado), que traz uma trama mais interessante sobre um escritor que desaparece e seu amigo que ficou responsável por suas obras e enfrenta o dilema de publicá-las ou não, mas senti que, logo, o autor começa a dar voltas e mais voltas nos pensamentos e ações desse personagem.
não sei se entendi o conceito das histórias, e nem sei se tem conceito pra ser entendido.

acho interessante a forma como leitor e personagens vão se transformando em um só, já que as histórias possuem mais um viés psicológico centrado naqueles que são os investigadores, mas é de uma chatice que só. no fim, minha experiência não foi agradável, justamente por esperar algo e receber outro.

Ronan 21/01/2024

Nota média: 4.3 ⭐

~ Cidade de Vidro - 5⭐
~ Fantasmas - 4⭐
~ O Quarto Fechado - 4⭐

Lucas1429 20/11/2023

Confuso
Eu gosto muito do Paul Auster, acho um escritor sensacional da nova leva de americanos e, seu amor por Nova York, é algo comovente.

Contudo, dentre os vários livros dele já lido, esse é o segundo que não me agrada. Veja, a(s) história(s) têm uma narrativa incrível, te prende, mas o desabrochar, a forma de finalizar e dar um desfecho decente, parece que fugiu do autor.

São três histórias, que, com acasos e coincidências, de alguma forma se conectam. Achei que seria maior a conexão e fiquei, no mínimo, broxado com o resultado.

A arte da capa é de Art Spiegelmann, criador do MARAVILHOSO livro MAUS. Talvez seja das parcas coisas boas para falar deste livro, além de algumas discussões sobre identidade, literatura e da boa narrativa. Mas não vale as mais de trezentas páginas.

Não recomendo esta leitura. De Auster, existem livros melhores, também com o seu acaso de pano de fundo, e funcionando de forma muito mais completa.

(PS: Talvez eu não tenha entendido a obra e, portanto, a mesma seja uma obra de arte. Se alguém se dispuser a explicar e deixar evidente minha deficiência cognitiva e intelectual em compreendê-la, agradecerei)
Pedro.Gondim 21/11/2023minha estante
Estou com uma viagem marcada no final do ano para Nova York e queria muito pegar um livro em dezembro que se passasse na cidade. Tinha pensando nesse, mas agora fiquei meio inseguro. haha
Você recomenda algum outro do autor? Pelo que descreveu, ele é apaixonado por Nova York, né? Talvez tenha outros livros ambientados por lá.

Lucas1429 21/11/2023minha estante
Cara, primeiramente aproveite muito a viagem!

Tem muito livro em NY, o Auster mesmo sempre escreve sobre lá. Ele é quase que um patrimônio da cidade. Creio que Sunset Park vai ser uma leitura melhor do que essa.

Tem Praia de Manhattan da Jennifer Egan que tbm fala de NY, mas nos anos 40. De cabeça lembro desses!!

Cesar Garcia 03/11/2023

Uma construção interessante
A Trilogia de Nova York constrói histórias interessantes e cheias de referências, mistérios e um entrelaçamento entre as três partes que leva a uma grande reflexão.
Ainda digerindo tudo o que li, mas com certeza é uma obra incrível.

danriien 05/10/2023

Se vc espera investigação policial, história de detetive e afins, não é o que vai encontrar aqui, pelo menos, não de maneira tão satisfatória...
a história me interessou muito mais pelas discussões acerca de linguagem e literatura, afinal, todos os três contos acabam falando sobre esses temas.
ainda vou levar um tempinho pra digerir esse livro.
não é surpreendente, mas não chega a ser ruim

John.Schmitz 14/09/2023

A trilogia de Nova York
Gostei bastante, mas achei alguns dos monólogos muito cansativos.
De qualuqer forma, o plot das histórias é muito interessante e me intrigou muito.

Campos 10/07/2023

1 de 3
Das três histórias a única que me cativou foi a única, as outras tem lampejos interessantes, mas nenhuma construção que me desperta tanta atenção. É um livro interessante, porém arrastado

DêlaMartins 26/06/2023

Um livro diferente, difícil resumí-lo ou resenhá-lo. Li "Trilogia de NY" porque gostei muito de "4321" do mesmo autor e por se tratar de NY. Gostei da leitura e a nota 3,5 é por conta do quanto fiquei perdida, até entender que não se tratavam de contos independentes, mas tinham ligação. Isso só aconteceu no final do livro, de forma genial, entrelinhas...

São 3 histórias que abordam a busca ou vigia de alguém, uma coisa de detetive. Na 1ª, um escritor se passa por um detetive (que, estranhamente se chama Paul Auster) e fica"na cola" de um ex-professor e pesquisador, considerado uma ameaça. Na 2ª, Blue, um detetive, é contratado por White para seguir Black, sem saber o motivo. Uma confusão, nenhuma conexão entre as histórias e a solução do problema não é clara, fica "no ar", embora seja possível de entender a loucura de cada caso. Aos poucos, fica evidente que o foco não é a solução do caso.
Na 3ª, um escritor mediano é contatado pela esposa de um amigo de infância / adolescência que desapareceu para que ele cuide do acervo de textos deixado pelo desaparecido. Nesta última narrativa, alguns pontos das anteriores finalmente se encontram. Detalhar as histórias ou personagens não me parece necessário.

O ponto comum entre todas as histórias é a obsessão em desvendar o mistério levando o "detetive" envolvido à loucura de misturar quem é com aquele investiga, de entrar tão a fundo na busca e deixar de ser quem é. O que ficou é que nada é 100% certo, que não é difícil nos perdermos. Um livro doido, mas gostei.

bardo 04/02/2023

Composta por três contos: Cidade de Vidro (1982), Fantasmas (1983) e O Quarto Fechado (1984) o que dá para dizer dessa trilogia é que ela é no mínimo instigante. Chama a atenção rapidamente como a escrita do autor é envolvente, por mais que as coisas sejam estranhas e não pareçam fazer sentido, ainda assim o leitor é rapidamente capturado.
Feita essa observação vale dizer, entretanto, que para além de serem contos “policiais” pouco convencionais, a despeito dos três envolverem alguma espécie de investigação, a história em si não funciona muito bem dessa forma. Existe nas três histórias um mistério e não é exatamente spoiler uma relação entre elas. Porém é discutível o quão bem isso funciona ou não.
Por mais mais estranha que seja Cidade de Vidro é disparado a narrativa que melhor funciona aqui, apesar de que algumas atitudes do protagonista incomodem, de um modo geral ele é factível e o processo que se desenrola é crível, interessante, bem como dá margem para diversas interpretações. Já Fantasmas é um conto operante, começa estranho e é essa estranheza que vai manter o leitor interessado, sua finalização não é de todo inesperada, mas de um modo geral funciona.
Agora, Quarto Fechado é talvez a narrativa que menos funcione, ainda que como a primeira possua diversos elementos e considerações interessantes. A questão é que na verdade temos duas narrativas e se a primeira funciona bem, a segunda falha em convencer o leitor das conexões que quer mostrar. As motivações do narrador não são de todo claras e algumas são mesmo muito difíceis de engolir. Quando confrontado com sua nêmesis aí é que o narrador nos perde mesmo. É nítido um certo espelhamento, mas mesmo com mais elementos ele não soa convincente.
Dito isso como mistério policial a trilogia deixa pontas soltas importantes e parece um tanto confusa, é a camada menos interessante abordada. O que realmente faz esse ser um livro muito bom são as reflexões e experimentações envolvendo a Linguagem, inclusive são essas reflexões que ensejam a necessidade de uma releitura. Fica muito nítido que temos elementos que no afã de entender o mistério passam batidos numa primeira leitura. O autor brinca e provoca o leitor, enche sua obra de easter eggs e menções a outras obras, de forma que ainda que não seja obrigatório, só o conhecimento de algumas delas vai dar base para que o leitor vislumbre alguns dos pontos desenvolvidos. Não sei se esse é exatamente a melhor porta de entrada para a obra do autor, mas sem dúvidas é um livro interessante que merece ser conhecido.

João Gustin 30/12/2022

Lindo e triste
O livro ao mesmo tempo que é lindo também é triste e as duas coisas se complementam no andar da leitura. Comprei o livro na expectativa de mais um romance policial, porém me surpreendi com o que li. O livro conta três histórias sobre detetives(amadores ou não) que moram e trabalham em Nova York, apesar de parecerem histórias distintas, o livro da indícios de que elas se complementam
Paul Auster escreve essas histórias de um jeito em que parece que somos jogados nas ruas de Nova York, a imensidão de detalhes da cidade e dos sentimentos das pessoas que moram lá compõe o livro de um jeito majestoso. Enfim, vale muito a pena ler o livro!

Vitoria 18/12/2022

Quando descobri que o livro era do Paul Auster fiquei um pouco chocada porque odiei o primeiro livro que li dele ?A invenção da solidão? mas depois percebi que a escrita era realmente a dele.
O livro é ótimo, são três histórias dentro de um mesmo livro e ela se conectam +-, mais ou menos eu digo porque você sabe que ele tá falando do mesmo personagem ou da mesma passagem da última história mas não consegui encaixar direito na história que lia (acho que sou simplesmente muito burra pra ler Paul Auster.).
As histórias são um suspense enigmático, assim como a escrita dele, e a leitura é muito gostosa e me prendeu até que bastante.

Se gosta de histórias de detetive, enigmas e personagens complexos recomendo.
William.Almeida 18/12/2022minha estante
Olha que curioso, tenho esse na minha lista de desejos da Amazon!

1 | 2 | 3 | 4 | 5