Na Arca

Na Arca Machado de Assis

Resenhas - Na Arca

Michela Wakami 18/04/2023

Um conto maravilhoso, que nós faz refletir sobre a natureza humana, que parece não ter conserto.

Ainda há esperança para humanidade ?
Janaina Edwiges 18/04/2023minha estante
Gosto muito de ler os contos do Machado de Assis! Sempre nos trazem muitas reflexões sobre a vida, sociedade, sentimentos?

Michela Wakami 18/04/2023minha estante
Verdade, Janaína. Eu também amo.??

Helô 18/04/2023minha estante
Machado sempre a frente do seu tempo. A escrita dele é única ?

Michela Wakami 18/04/2023minha estante
Maravilhoso!????

Janaina Edwiges 18/02/2021

A linguagem e estrutura do conto Na arca se assemelham a do texto bíblico, com capítulos e versículos. A leitura não me prendeu tanto e nem de longe é um dos meus contos favoritos de Machado de Assis, mas me proporcionou uma reflexão interessante sobre a ganância e egoísmo humano.

Marina 27/04/2021

Um conto curtinho no qual Machado faz uma sátira, utilizando-se da passagem bíblica sobre Noé e a arca, para dizer que o homem sempre será egoísta, mesquinho e insensato.

Mariana 29/12/2022

Eu li O Espelho, A cartomante, A Carteira, A Viúva Sobral e Na Arca por um audiobook narrado pelo booktoker Patrik. Muito bem narrado, inclusive.
Gostei muito de todos os contos, O Espelho foi meu favorito, como se fosse para não deixarmos mudar por alguma posição social, nós manter sempre com a mesma essência e tal.
Foi um ótimo passatempo, geralmente ouço audiobooks enquanto faço alguma outra coisa e a experiência acaba sendo até melhor por isso, mais produtivo.

fl.gil 01/04/2020

"NA ARCA"
Três Capítulos Inéditos de Gênesis.
Segundo conto do livro "50 Contos de Machado de Assis", encontramos uma narrativa que procura imitar a forma bíblica, conta a briga de dois dos três filhos de Noé, as esposas de Jafé e Sem, os comportamentos delas recorda os das mulheres muçulmanas: submissas e completamente dependentes dos maridos, a ponto de acreditarem que estivessem em desgraça por causa do desentendimento deles.
Machado mostra, através da paródia bíblica, a ganância do ser humano

@acmochetti 15/07/2022

Bíblico
A Arca retrata de forma clara aos versículos bíblicos de Noé e sua arca. Não me prendeu tanto a atenção quanto gostaria, ainda que me fizesse satisfeita o concluir das vinte páginas. Com toda certeza amarei trazer mais das minhas experiências com Machado de Assis.

Anezio 09/02/2024

A velha natureza humana caída
Pensa num texto divertido! Imagina ficar preso dentro de uma arca por meses a fio. Por certo a imaginação voaria. E se durante esse período o pessoal começar a dividir as terras fora da arca?

Pois é... esse é o contexto desse conto do Machado.

Essencial!

Marjorie 30/06/2020

Na Arca
A narrativa procura imitar a forma bíblica de escrita em versículos e conta a briga de dois dos três filhos de Noé, que, mesmo antes de passar a inundação e ainda com suas vidas em risco, já disputavam a posse das terras que viriam a ter depois do dilúvio. As esposas de Jafé e Sem são as únicas mulheres citadas, mas elas não recebem nome. O comportamento delas recorda o das mulheres muçulmanas: submissas e completamente dependentes dos maridos, a ponto de acreditarem que estivessem em desgraça por causa do desentendimento deles

Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/na_arca_conto/

Aline 25/12/2021

Aprendizados?
Reflexão: é da natuteza humana a mesquinhez? E viver pensando no futuro?

De que adianta recomeçar com a Arca e não aprender com erros anteriores da humanidade?

leuu_lima 28/07/2020

Perspicaz, mas não é grande coisa!
Divertido e dinâmico, o conto Na Arca não foge à inteligência sarcástica do bruxo do Cosme Velho. Uma pena que a história não me prendeu e nem se mostrou uma narrativa tão redondinha no fim das contas.

Samira 28/12/2020

Machadão
Se o escritor é o Machadão não dá para não ler :) Mais um conto fantástico.

Lua 02/01/2021

Como eu disse anteriormente em o caso barreto, Machado de Assis é incrível. Seus contos e romances fazem uma análise psicológica do ser humano e seu cotidiano que muitos preferem não entender... É isso aí Machado!!!