Amor ao Pé da Letra

Amor ao Pé da Letra Melissa Pimentel

Resenhas - Amor Ao Pé da Letra

Edmar Lima (@literalgia) 16/05/2020

Amor ao pé da letra
Lauren Cunningham muda-se dos Estados Unidos para Londres após romper o casamento com seu namorado de infância, Dylan. Ela acredita que uma nova vida a espera sob o ar frio londrino: um trabalho requisitado em um museu, a melhor companheira de quarto, Lucy, e muitos homens de sotaque charmoso. Contudo, o tempo se passa e Lauren percebe que tinha altas expectativas e nenhuma delas estava sendo correspondida como gostaria. Então, a protagonista decide fazer de sua vida amorosa um experimento científico. A cada mês ela seguirá um guia clássico de relacionamento, passando de autoras vitorianas a autoras prostitutas, pois não existem tabus quando o assunto é a ciência. Ela mantém um diário aonde anota o progresso e o método utilizado com cada parceiro. Porém, sua vida não pode parar por conta do experimento e Lauren, além de cuidar dos pretendentes que não param de surgir, terá que ajudar na crise de casamento de sua irmã em outro continente e lidar com os sentimentos de seu ex-marido, que afirma ainda não ter superado o término.

"Amor ao pé da letra" é o livro de estreia da autora Melissa Pimentel e se baseia em um experimento que a própria autora fez ao se mudar para outro país. Ela contava suas histórias em um blog até perceber que daria um bom livro. A história é muito engraçada e as aventuras de Lauren no campo dos encontros são imperdíveis. Pimentel tem um talento para criar cenas inusitadas e que torcemos para nunca acontecer com a gente. A descrição dos personagens e do ambiente londrino está no ponto, pois é muito do que vemos também em filmes que se passam por lá.

Porém alguns aspectos me incomodaram durante a leitura. Acredito que algumas cenas e diálogos são dispensáveis e que Pimentel poderia ter investido esse tempo em outros momentos da história, principalmente no fim do livro, que pareceram ter sido feito às pressas. Durante o livro, a autora já deixou algumas pistas para o final, mas achei que tudo aconteceu rápido demais. Além disso, a personagem tem alguns pensamentos polêmicos sobre o lugar da mulher na sociedade, até onde, supostamente, ela poderia ir; e também há alguns comentários homofóbicos, apesar da irmã de Lauren ser lésbica. Como o livro foi escrito recentemente, creio que a autora poderia ter reconsiderado essas partes para um leitor mais sensível. Por fim, muito particularmente, considero que satura um pouco o uso excessivo de palavrões na escrita.

"Amor ao pé da letra" é uma história divertida sobre as aventuras de uma mulher que não suporta mais sair com os mesmos caras e ter as mesmas conversas. Melissa Pimentel sabe como compor situações e personagens hilários e tão reais, como se estivéssemos em uma mesa de bar com nossas melhores amigas rindo de encontros que deram totalmente errados.

Atena0 01/04/2024

Gostei muito
Livro muito engraçado e divertido para quem quer uma leitura mais leve, recomendo muito. Amei o final, me irritei com ela se virando do avesso para conquistar uns caras terríveis, mas o final valeu a pena.

Anna Beatriz 29/04/2021

Capa horrível mas livro incrível
Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, eu fui num sebo, ele tava lá, li a sinopse e gostei.
Comecei por esses dias e não tava esperando nada dele, mas acabei me surpreendendo, e muito.
A proposta do livro é diferente e é escrito em forma de diário, o que me intrigou muito a princípio, a protagonista é bem engraçada e tem umas partes da história que eu realmente gargalhei.
É beem envolvente e rápido, eu fui lendo e lendo e quando vi já tinha acabado.
Eu adoreiii o casal principal, eu não esperava hahahaha, o final é fofo, foi tudo pra mim ?
Recomendo muitoo

Karini.Couto 28/03/2015

Amor ao pé da letra é dessas leituras que flui de maneira rápida e divertida!

Lauren vai morar em Londres, na Old Street (seu sonho e o meu também rs) alugando um quarto na casa de Lucy e deixando para trás um relacionamento com Dylan que desejava esquecer. Ela acredita que a mudança de ares, assim como aceitar o emprego de coordenadora de eventos no Museu de Ciência a levaria direto a coisas maiores e melhores e quem sabe também a ter sexo formidável com atraentes ingleses desinteressados por compromisso como ela estava no momento.. Assim descrito por ela mesma!
Apesar da moradia que pesquisou para locar, não ser exatamente como imaginou, Lauren arrisca e ao tocar a campainha se depara com Lucy, que logo de cara a recepciona de maneira amigável conquistando Lauren.
Em dado momento em uma festa de Natal Lauren conhece Adrian com quem acaba tendo um relacionamento descompromissado por três meses até que as coisas desandam quando ela resolve fazer ovos para ele.

"Eu podia ver as rodinhas girando dentro da cabeça dele.
Ovos levam a tardes de domingo em lojas de antiguidade,
jantares com outros casais, encontros com pais, proposta
de casamento, festa nupcial elaborada, três filhos berrando,
uma esposa de pernas gordas e, no fim, a doce libertação da morte.
Na mente dele, ovos levam a algo mais. Um algo mais assustador."
Pág.07

Com isso Adrian simplesmente bate em retirada assustado de ser amarrado em um relacionamento firme e uma coleira no pescoço! Tendo acontecido isso, Lauren começa a traçar um plano como nos guias de revistas.. "dez maneiras de fazê-lo ser seu" e etc..

"Foram três meses de trepadas incríveis, com uma pessoa com quem eu não
me importava de passar o 'antes e o depois' - exatamente o que eu queria. E daí
chegou aquela estúpida manhã, quando, num rompante de boa vontade pós-coito,
cometi o grande erro de fazer ovos para o cara."
pág.13
Com muito entusiasmo Lauren traça um plano de seguir um manual diferente a cada mês e anotar os resultados.. A dúvida era: "será que se ela seguisse as orientações iria trepar com frequência com homens que não fosse psicopatas?"; mas de qualquer forma concluiu que seria algo interessante, ao menos mais que assustar homens com ovos!
Cathryn sua colega de trabalho lhe consegue o primeiro encontro "científico" com um cara que ela prefere chamar de "chefão" para manter o anonimato do mesmo rsrs.

Através de sua pesquisa de campo Lauren conhece caras interessantes, consegue encontros desastrosos onde é confundida com uma prostituta e outros maravilhosos.. As regras parecem funcionar, mas será que Lauren poderá lidar com o que o futuro lhe reserva?

A história é realmente engraçada, descontraída e para lá de divertida! Afinal quem nunca leu essas dicas de revistas? Ou mesmo fez aqueles testes loucos? Eu já! Mesmo que por pura curiosidade!
Melissa Pimentel conseguiu em seu "diário" com toques de ficção transformar Lauren em um personagem típico feminino moderno, com muitos traços reais e que facilmente fazem com que o leitor se pegue pensando que já passou por algo assim em determinado momento de sua vida! E nos mostrou que por mais que não estejamos procurando algo.. Algo realmente bom, pode estar a espreita nos aguardando! E o final deste livro? Não poderia ter sido melhor!
Realmente o livro pode ser considerado Um diário de Bridget Jones para a nova geração!
E diga-se de passagem eu amooooooo Bridget Jones! E certamente Amor ao pé da letra é meu número!
Recomendo!
Lívia Gomes 28/03/2015minha estante
uma amiga minha está lendo e me indicou, parece divertidíssimo! ótima resenha!

www.bookaholicyeah.wordpress.com

Luh 07/07/2023

Decepcionante
Comecei a ler esse livro com uma expectativa e ele foi totalmente diferente do que eu estava esperando.
É basicamente uma solteira que gosta da sua vida de sexo sem compromisso mas costuma espantar muitos pretendente que também nao querem se prender a ninguém.
Com isso ela começa a fazer um "experimento" e cada mês ela testa um guia de relacionamento diferente.
Estava esperando um romance bonitinho e ganhei uma mulher se reduzindo a merda por causa de um monte de homem bosta por causa de sexo. Em cada guia ela perdia um pouco da personalidade dela, sendo humilhada várias vezes por uns caras super machistas e imaturos, odiei com cada fibra do meu ser quase todos os "objetos" de estudo dela, um pior que o outro, e o único que legal que ela encontrou ela tratou feito merda.
Foi um livro que, por mais que eu soubesse que daria uma nota baixa ao final dele, não consegui parar de ler até saber a conclusão da pesquisa besta dela.
E no final nao deu em nada, ela só se deu conta de que os homens são babacas e só ligam para seus egos gigantes.

Alexandra50 17/01/2022

Não gostei
Comecei, parei, pensei em desistir, mas finalmente acabei!
Me lembrou muito o Diário de Bridget Jones, mas sem o carisma de Bridget Jones.

Hanna155 20/12/2023

Leveza
Mesmo com temas muito sentimentais, este é um daqueles livros que não cansam, é leve e divertido, de certa forma até clichê.

Leitora Viciada 07/07/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
É clichê, mas meu interesse por Amor ao Pé da Letra surgiu assim que vi a capa. Pop, com cores fortes e uma mulher devorando uma miniatura de homem. Mas então pensei: "Deve ser chick-lit e é raro obras do gênero serem marcantes para mim... Acho melhor deixar para depois." Isso ocorreu quando a Editora Paralela (da Companhia das Letras) publicou o livro, em fevereiro / março de 2015. Notem a rapidez da Paralela, pois o lançamento oficial em língua inglesa (Age, Sex, Location / Love by the Book) foi em janeiro.
Deveria ter seguido meus instintos, me arrependi em não ter lido o livro no lançamento! A Companhia das Letras é parceira do blog e me enviou um livreto informativo de Amor ao Pé da Letra com um conteúdo que me deixou louca pela leitura. Passei os olhos na playlist feminista e drinks exóticos ligados ao enredo e percebi: "Esse livro é diferente!" Destaco que gosto do gênero, mesmo não sendo um dos meus preferidos, me divirto e por vezes me vejo na pele das protagonistas, porém é difícil me impressionar ao ponto de sair indicando o livro.
Então sofri uma odisseia com os Correios. Não entregavam o exemplar e demorou muito para recebê-lo. Valeu a pena! Esse livro me fez rir como nenhum outro, além de possuir uma protagonista nada certinha. Além disso, a obra trata muito de comportamento humano frente aos relacionamentos amorosos, sexuais e sociais como poucos livros engraçados são capazes.

A ideia do livro nasceu de um blog criado e escrito pela americana Melissa Pimentel. Ele continha relatos pessoais e avaliações de sua grande e inusitada aventura: Melissa testava e avaliava métodos citados em livros de autoajuda e revistas femininas sobre relacionamentos amorosos. Guias de variadas épocas, autores e regras e dicas sobre como conquistar o pretendente (ou como, ao menos, conseguir um - ou vários!). Manuais sobre como a mulher deve se comportar perante a sociedade.
No Reino Unido, surgiu o contato por parte da Penguin UK para transformar o blog em um romance. Segundo a própria autora, "vários anos após, muitos rascunhos e alguns 'quase' colapsos nervosos", ela terminou o livro. O projeto havia sido abandonado, assim como o blog fora deletado, pois a autora encontrara seu amor. Mas uma excelente história surgiu de suas experiências.
Ficção e realidade foram misturadas a altas doses de sarcasmo. Embora o livro possa ser apontado como parcialmente autobiográfico, o lado ficcional se sobressai. Melissa afirma isso em todas as entrevistas: Não é um livro de memórias. Acho que esse é o ponto forte da obra: Ela se baseou na ideia de algo que experimentara, mas explorou o conceito ao extremo, em prol da diversão. Algumas ações da protagonista parecem quase absurdas em algumas cenas. Mas é o que fazemos na vida real quando arriscamos!

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/07/AmorAoPeDaLetra.html

Val_Abr_ââ£ent 12/12/2017

Tem público certo
Se você é solteira, está sem namorado, principalmente se estiver na pior, ou ainda se você está a caça de um compromisso sério que nem nossa protagonista, ou se tá numa fase de bem com o amor, mas já deu muita cabeçada vida, você vai se identificar com esse livro.

Não é um romance convencional onde você vai acompanhar um relacionamento, você vai acompanhar várias tentativas de relacionamento e seus problemas, por isso digo que quem tá nessa fase vai se identificar e se divertir. É um livro que mostra as diversas tentativas de achar um namorado se utilizando de dicas de livros de auto-ajuda. Então a protagonista que estava louca para se mudar para Londres e recomeçar a vida e encontrar um grande amor, depois de perceber que não seria tão fácil, decide testar as dicas de diversos livros, 1 por mês para ver se alguma técnica surte resultado.

É uma mistura de romance com auto ajuda, com uma lição de moral bem óbvia (como toda auto-ajuda) e um final que não é tão óbvio mas que é bem fácil de imaginar. Um livro manda ser recatada, noutro ser fatal, noutro ativa, blablabla e lá vai ela mês a mês montando seus personagens e tentando capturar seu homem com esse personagem e quando não dá certo parte p o próximo livro e próximo homem. Até claro o seu final feliz que acontece só nas últimas páginas e mal dá para a gente curtir, mas o objetivo do livro não é ver ela ser feli e sim ver ela se ferrar tentando ser feliz.

vitoria209 11/06/2021

divertido e descontraído
Encontrei esse livro aleatoriamente em um passeio e, cativada pela sinopse, comprei. Não sabia bem o que esperar, porque nunca ouvira falar dele ou da autora, mas resolvi começar com as expectativas baixas. E me surpreendi bastante: é bem difícil largar o livro!
A escrita é fluida e divertida. O verso do livro diz que é como um Diário de Bridget Jones para uma nova geração, e é verdade: se você gostou deste filme, vai gostar de Amor ao Pé da Letra. A protagonista é cativante, os personagens também, e o enredo não fica chato ou monótono em momento algum.
Teria tudo para ser um livro perfeito se não fosse por duas coisas:
1) o final foi muito corrido - tive a impressão de que a autora perdeu tempo com cenas desnecessárias que, embora divertidas, não acrescentaram muito para a trama, e aí ela teve que correr com o final que tinha tudo pra ser maravilhoso. O casal teve química desde a primeira interação, mas um encontro a mais que os fizesse interagir mais a fundo deixaria o desenvolvimento melhor.
2) o livro tem uns comentários problemáticos - não foram muitos, e todos são tão discretos que é difícil perceber, mas, inocente ou não, é errado da mesma maneira. Homofobia, bifobia, gordofobia e normalização do assédio me incomodaram demais.
Dito isso, acho que uma leitura sensível ou até mesmo uma revisão crítica mais elaborada poderiam ter tornado Amor ao Pé da Letra um livro cinco entrelas. Diante de todos os esses tópicos que já citei, ele infelizmente só atinge a marca das 3,5.

heloizaug 26/12/2022

É um livro de altos e baixos
Gostei bastante da história e de como os personagens que "realmente importam" se desenvolveram. Nisso minha única crítica é em relação ao casal principal que, apesar do livreiro ser um personagem muito bem desenvolvido, o relacionamento deles ficou muito vago (parece que a autora se ligou que poderia fazer um casal só no final da história então juntou os dois do nada só pra não deixar principal sozinha no final do livro).

De resto, amei tudo e todos, gostei de como o livro mostra pessoas reais com opiniões reais e que não tem aquele filtro de perfeição, principalmente a personagem principal o que você vê que não é uma pessoa perfeita, tem seus defeitos e é gente como a gente.

Outro fato que me incomodou bastante foi em relação à passado dela deixou o leitor sem saber o que tava acontecendo e mesmo sendo até emocionante ver a conversa dela com o ex-marido e com a família, fica muito vago para o leitor todo o passado dela e por que ela fez oq ela fez.

O livro tem uma história muito comovente e interessante, fácil de ler e rapidinha. Eu estava em ressaca literária portanto demorei para ler mas normalmente acredito que leria em uma semana no máximo. Recomendo para aqueles que assim como eu não acreditam realmente em um relacionamento.

Fernanda 02/08/2022

Eu comprei, mas não sabia oque estava comprando
Já de cara amei a protagonista, Lauren. Que mulher empoderada, MDS e maluquinha, a combinação perfeita.
Uma leitura divertida, e cheia de palavreado de baixo calão. Histórias que você pensa "como assim? Sério isso?"

Com uma escrita muito fácil de se ler, e uma linguagem nada formal o livro me conquistou e me fez rir e ficar corada por N's motivos que recomendo qualquer um à ler.
Se tudo oque está escrito foi real comprovado, genti... A arma tá pronta.

Eu gostei, adorei na verdade. Mas enfim faltou algo que me prendesse na leitura, que me viciasse, por isso pq empurrei com a barriga. Mas enfim, por tal motivo dei duas estrelas.

Renata (@renatac.arruda) 19/04/2015

Amor segundo as regras
Qualquer pessoa que esteja atenta à cultura pop vai pescar as referências: de Bridget Jones a Nick Hornby, passando por Sex and The City e Girls e ainda com uma pitadinha inofensiva de 50 Tons de Cinza, o livro traz Lauren Cunningham, uma protagonista atraente, inteligente, jovem e com um emprego bacana, passando por experiências ora empolgantes, ora extremamente constrangedoras, na tentativa de conseguir uma companhia para se divertir.

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2015/04/amor-ao-pe-da-letra-melissa-pimentel.html

Vanessa Vieira 26/09/2015

Amor ao Pé da Letra - Melissa Pimentel
O livro Amor ao Pé da Letra, romance de estreia de Melissa Pimentel, nos traz uma comédia romântica divertida e descontraída, narrando as aventuras de uma mulher de quase trinta anos no campo amoroso. Escrito em forma de diário, acompanhamos um ano da vida de Lauren Cunningham e nos divertimos com suas presepadas e confusões. Com personagens hilários e uma história cômica e até mesmo extravagante, o livro se mostrou uma ótima leitura.

Lauren Cunningham é uma linda e inteligente mulher de 28 anos que, cansada da sua falta de sorte no amor, decide se mudar para Londres e encontrar algum britânico que consiga conquistar seu coração. Disposta a encarar desafios e otimizar sua vida amorosa, ela decide embarcar em um experimento social que consiste em seguir um guia de relacionamento diferente a cada mês, no período de um ano. Os resultados deste experimento são confusos, nem sempre mostram certa utilidade, mas não deixam de ser extremamente cômicos e divertidos.

"Uma mulher não deve se dobrar para um homem, nem transformá-lo no centro de sua existência. A ideia de ter um caso amoroso não é encontrar um marido, mas se divertir e testar seus poderes de persuasão. De uma forma estranha, isso dá muita sensação de poder, ainda que seja cansativo."

Amor ao Pé da Letra se mostrou uma ótima e divertida leitura, além de ter um certo grau de realismo em suas entrelinhas e um humor fora de série. Confesso que o romance de Melissa Pimentel me lembrou bastante O Diário de Bridget Jones devido a sua escrita e as peripécias da protagonista, apesar das histórias terem um cunho bem diferente entre si. Narrado em primeira pessoa por Lauren, de forma cômica e divertida, o livro se mostrou um excelente chick-lit, além de ter uma leitura bem descontraída e envolvente.

Lauren é uma mulher independente, inteligente e dona de si, mas que nunca teve sorte no amor. Acreditando que esteja fazendo algo errado e afastando os homens com falsas ideias de compromisso, ela decide aderir à vários livros de auto-ajuda na ânsia de descobrir a ciência de se tornar irresistível para o sexo oposto. Neste ínterim, ela passa a devorar várias obras, entre elas As Regras, O Jogo, dentre outros títulos e decide empregar seus ensinamentos mês a mês. Como era de se esperar, o amor não é algo regrado e pré-definido e os conceituados conselhos dos best-sellers acabam por colocar Lauren em atrapalhadas e cômicas confusões.
"A verdadeira beleza da vida vem de saborear cada momento entre um acontecimento e outro, a expectativa, a incerteza e o suspense."

Em síntese, Amor ao Pé da Letra é uma comédia romântica para ninguém botar defeito, além de se mostrar um ótimo roteiro para Hollywood. A história tem um charme ímpar e personagens cômicos e extremamente divertidos. Vale ressaltar que Lauren é uma espécie de alter-ego para Melissa Pimentel, visto que a autora passou por situações bem semelhantes às da protagonista nas terras londrinas e que, inclusive, detalhou algumas delas em seu blog pessoal. A capa do livro é bem descolada e atrativa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/09/resenha-amor-ao-pe-da-letra-melissa.html