Kaori

Giulia Moon

Resenhas - Kaori

1 | 2 | 3 | 4

Virus 17/08/2012

Eu só tenho a dizer que é completamente maravilhoso. A história narrada em dois tempos diferentes, contando o antes e o agora é extremamente perfeita, porque no final uma coisa se encaixa a outra e você acaba ficando boquiaberto com o acontecido. A história pro si só lhe prende em um clima de suspense, você fica aflito, chega até mesmo sentir uma agonia com o que está sendo descrito ali, e por um momento você pensa "Uau, mas e se ele fizer tal coisa? Não, ele poderia fazer isso!" e no final das contas você fica com um pensamento de quem não acredita. Eu amei a forma que as coisas são descritas, um único personagem ali chega a mudar totalmente o clima da história por exemplo. Mimi, é um dos casos, ele consegue lhe arrancar um pequeno riso numa cena totalmente desesperadora. Você adquire sentimentos. Raiva por uns, dó de outros, paixão, ódio, atração. Enfim, esse livro consegue afetar você em todos os sentidos, você chega a pensar até que ponto você sentiria dó de um ser humano? Daria a vida por ele? Arriscaria perder a vida no lugar de outra? Uma ficção em dois países, duas raças diferentes, que ao se juntar formam a beleza do conteúdo. O melhor de tudo, é a forma que os personagens foram colocados, bastou meia palavra, por simples que fosse, e sua mente sai daqui e se transporta diretamente para o ambiente. Você está de repente entre Kaori e Samuel. Uma bela vampira de lábios carnudos e bem desenhados, o rosto doce e belo, sem que precise de ilustrações você a imagina como a mais perfeita mulher, de uma beleza que cega seus olhos. Eu acho que é isso que tenho a dizer, não precisa de esforço nem de uma pausa para pensar, no meio da leitura as imagens começam a se formar. Detalhe por detalhe, o vento frio, o ambiente, os personagens logo a sua frente, você projeta as vozes, se tornam tão realistas que você consegue ter afeto. O que quer que seja, palavras não são o bastante para descrever a perfeição que esse livro trás dentro de si. Sendo assim, eu o recomendo para que possam tirar suas próprias conclusões.

Literatura 21/06/2012

Sangue e perfume
O que nos fascina nos temas vampíricos?
Não são os amores que parecem superar o tempo ou o romantismo exacerbado, que parecem rondar os nossos livros atuais.
O vampiro seduz por aquilo que desejamos e não podemos ter. É a inversão dos valores, onde cedemos ao nosso lado mais negro e só ganhamos com isso. Ler um verdadeiro livro de vampiro é se perder em sexo e sangue, luxuria, desejo e fome. Ter beleza e sensualidade à flor da pele por toda a eternidade, sem ficar doente ou velho, sempre foi a antítese de nossa derradeira humanidade.

E Kaori, nossa amada vampira oriental, é tudo isso e muito mais... Criada no Japão Feudal, a heroína de Perfume de Vampira de Giulia Moon (Giz Editorial, 371 páginas), com cara de anjo e desejos insaciáveis, é a perfeita realização da criatura da noite que gostaríamos de ter ao nosso lado.
Bela, fogosa e mortal, ela transcende através dos séculos entre alegrias, vinganças e desilusões, tentando abafar os poucos resquícios de humanidade que ainda insistem em habitar sua alma (se ela existir).

Desde cedo, Kaori (Perfume, em japonês) sempre chamou a atenção, pelo seu rosto de boneca e seu aroma natural, carregado de desejos incontidos. Vítima da ganância de Missora, a cruel dona do prostíbulo que a queria para si a todo custo, a jovem perde o pai e é obrigada a trabalhar como cortesã da maléfica mulher.
O destino, porém, dá muitas voltas. E os desejos também... Cega por vingança, Kaori se transforma em uma vampira sedenta por vingança. E isso é apenas o começo da sua trama de loucura e redenção.
E olha que Kaori, com todos esses nuances é a mocinha da história. Missora, a cruel cortesã, é o sumo da maldade, correndo pelos nossos olhos tanta depravação e devassidão que nossos olhos não conseguem simplesmente se desgrudar das letras...

Veja resenha completa no Literatura:

danilo_barbosa 21/06/2012

Sangue e perfume
Confira mais resenhas minhas no Literatura de Cabeça:

O que nos fascina nos temas vampíricos?

Sempre tinha ouvido falar de Giulia Moon e conversar com ela, mesmo que pelas redes sociais é conversar carinhosamente com uma mulher aparentemente calma e gentil. Por isso, Kaori me surpreendeu tanto. Ela sabe brincar com os verdadeiros vampiros que habitam o nosso cerne. Aquele, que a nos morder, transmite dor e prazer na mesma intensidade. Os seres que adentram a nossa mente e libertam aquilo que verdadeiramente desejamos.
A trama desse primeiro volume ocorre em duas etapas: no Japão Feudal, na era dos grandes xogunatos e em São Paulo, na atualidade. Nessa era moderna que surge a veia mais light e cômica da história, com Samuel Jouza, um vampwatcher da IBEEF, a Instituição para assuntos paranormais. O trabalho dele é observar a vida dos vampiros e catalogá-los, sem interferir em suas atividades. Mas é lógico que ele vai fazer merda. E com certeza, cruzar o caminho da nossa sexy vampira.

Kaori tem todos os ingredientes essenciais de um bom livro de terror, sem perder a brasilidade. O sexo não tem subterfúgios e nos encanta pela sua crueza e veracidade. Assim como todas as cenas da trama. Outra coisa que encanta é o universo de criaturas fantásticas que Giulia desfila pelos olhos do leitor, criando um rol de criaturas inesquecíveis.

Você nunca mais vai ver a noite com os mesmo olhos. E se um ser imortal aparecer diante de você, feche os olhos e aspire o ar. Se o perfume for tão doce ao olfato como a voz é para os seus ouvidos, com certeza sua sorte é imensa... Poucos têm a honra de serem visitados por Kaori.

Glaucio Viana 14/10/2010

Perfume de Talento!
Eis que estou eu, fanático por literatura de terror, buscando sempre mais e mais obras. Mais e mais autores. Querendo descobrir e conhecer.

Mas espera um instante...

Por que sempre uma viagem tão longa? Por que fui até o Overlook de King, visitei as mansões de Rice e entrei nos porões de Alan Poe, sem nunca ter olhado o que estava ao meu lado o tempo todo?
O lugar onde nasci! O Brasil!

Sim, porque existem autores maravilhosos por aqui e merecem mais reconhecimento!

Conhecer o trabalho de Giulia Moon foi um extase para mim!

Por que não levar a sério os enredos nacionais?!

Eu nunca vi um país tão rico de lendas e crenças místicas, como o Brasil, deixar de lado todo o seu contexto Fantástico. Ridicularizar isso tudo! Espera aí! Já chega de Brasil favela, violência e palavrão! Já chega de Brasil burguês cult e que inferioriza os gêneros "undergrounds". Tem espaço de sobra para o Brasil de lendas, mistérios e fantasia!

E Giulia Moon tem todo o meu reconhecimento quanto a isso!
Porque ela é uma escritora fenomenal!

Quem me indicou foi um amigo. Confesso que não levei muita fé num livro nacional, após minha experiência traumática com André Vianco.(Porque eu não gostei de nenhum dos dois livros que li dele. Apesar de que é um puta excelente escritor, convenhamos.)

Mas estamos falando de Kaori, e Kaori é um livro sublime. Eu devorei todas as páginas. É enredo e é técnica. É beleza e é horror. É a unção do real e surreal. Vale a pena conferir! Pois tenho certeza de que muitos fãs de Crepúsculo (nada contra) e afins, estão perdendo muita coisa. Indo buscar lá de fora, um entreterimento fraco, em troca de outro que é mil vezes melhor e está aqui dentro!

Glaucio Viana 26/11/2011minha estante
3 fãs de André Vianco opinaram. bjs

Herr nani 27/09/2011

Kaori: Perfume de Vampira
Era Tokugawa, Japão. 2008, São Paulo.

À priore, não se enxerga facilmente nenhuma ligação entre essas datas.

Mas a paulista Giulia Moon conseguiu ligar essas épocas e lugares tão distantes de uma forma surpreendentemente envolvente.

A História de Kaori se inicia na Era Tokugawa, em Edo (Como era chamada Tóquio na época). Kaori é uma bela menina, jovem, inteligente e especialmente atraente. Ela tem um perfume natural muito atrativo. Humilde filha de Gombei, homem pobre que prepara dangôs, Kaori é chamada por Missora para servir em sua casa de prazeres, mas seu pai não quer que ela vá por causa das lendas das meninas de Missora desaparecidas. Porém Missora não se dará por vencida. Kaori conhece depois alguém especial que dá a ela a chance de superar Missora, tornando-se uma poderosa Kyuketsuki, ou vampira. E então as tramas se desenvolvem.

No ano de 2008, Em São Paulo, conhecemos Samuel Jouza. Sim, com J. Samuel é descendente de Tchecos, mas isso não é o que faz dele diferente numa enorme cidade como São Paulo. Samuel é um Vampwatcher, faz parte de um grupo de membros isolados que são treinados para observar, com detalhes, vampiros. E apenas observar.

Giulia Moon vai tecendo ambas as tramas em capítulos alternados que prendem a atenção do leitor e, em vários momentos, se entrelaçam.
É criada uma combinação surpreendente dessas tramas que sufoca o leitor e o afunda cada vez mais nessa história tão bem escrita.

É, com certeza, uma incrível narrativa super-recomendado para leitores ávidos por bons livros de Literatura Fantástica.

Raquel 06/03/2011

Adoro os contos das Giulia Moon, então tinha grandes expectativas sobre Kaori.
Correm paralelas duas historias: na epoca em que Kaori virou vampira e atualmente, em São Paulo. A historia da origem de Kaori achei interessante (gosto destas historias sobre origens vampirescas...), mas a historia atual ficou com um final fraco, esperava mais. Fiquei com a mesma sensação que tive quando li alguns livros de André Vianco: O livro tava acabando, o autor estava sem ideias e historia que saiu foi uma droga!
A autora deixou um gancho para um próximo livro, mas acho que teria sido mais interessante finalizar a historia e num proximo livro contar uma outra aventura de Kaori, sem conexão com esta.

Pandora 11/03/2011

Uma nova chance que valeu a pena
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Confesso que peguei esse livro para ler com o pé atrás. Já tinha lido um livro de contos da Giulia Moon e achei péssimo.
Mas, essa nova chance que dei a autora valeu MUITO a pena!

A história se intercala entre São Paulo na época atual e Japão, no ano de 1546, a era dos samurais.

Acompanhamos a jovem japonesa Kaori, sua transformação em vampira, seus medos, ódios, amores. Ao longo dos capítulos, há seu crescimento, suas dores e inimigos poderosos que passa a colecionar.

Em SP, há os "vampwatchers", olheiros de vampiros, que os avistam e catalogam para uma estranha instituição.
Também conhecemos os Famélicos, criaturas que vivem às sombras dos vampiros.

Passado e presente se misturam de uma maneira deliciosa, contando a história e mostrando as consequências de todas as ações de Kaori.

Giulia Moon criou uma história plausível, com personagens cativantes e muito, MUITO sensual.
Aqui, os vampiros são sedentos: por sangue, sexo, dor, amor.

Um livro imperdível para os amantes dos vampiros em seu estado mais selvagem!

Luna213 28/12/2022

Aquele tipo de livro que você fica da primeira até a última página ansioso para saber o que vai acontecer
Me faltam palavras para precisar o quão boa e proveitosa essa leitura foi, como uma leitora ávida do gênero de vampiros desde a adolescência, creio que já vi inúmeras abordagens e formas de se escrever sobre essas criaturas notívagas e charmosas. E, mesmo assim, Giulia Moon me trouxe uma abordagem original e provocante, mesclando características clássicas do mito do vampiro com uma visão inteiramente contemporânea, no mesmo passo que traz o Brasil dos anos 2000 e tarara em conjunto ao Japão do período Edo.

Eu não sou grande fã de flashbacks, muito pelo contrário, costumam me incomodar e "atrapalhar" minha leitura. Mesmo assim, a autora tem a genialidade de trazê-los com uma maestria e perfeição de beats que eu não tive como não gostar. Simplesmente perfeito. Eu mal acabava uma cena no passado e já queria saber sua resolução, porém ao pular para o futuro eu ficava ansiosa de novo querendo saber o que vai acontecer no agora. Isso infinitas vezes, do início ao fim.

Os personagens são fascinantes, e isso não se restringe ao núcleo central. Um personagem com o qual vibrei muito foi Mimi, de aparições breves e com pouca relevância, mas muito carismáticas e debochadas. Isso se estende por toda a obra, Kaori é uma pessoa instigante que te prende toda vez que aparece na cena, mas Samuel não fica atrás por mais antipático e estranho que ele possa ser. Esses dois me fizeram vibrar, rir e chorar ao longo da obra, eu poderia ter lido esse livro todo em dois dias se tivesse tempo de sobra, porque não queria largar dele de jeito nenhum. Super recomendo, mal posso esperar para ler as continuações e outros títulos da autora.

Sumie 28/08/2010

Muito Bom!!!
Quando peguei o livro para ler achei que seria mais um livro sobre vampiros,mas ao começar a ler,a história me envolveu de um jeito,que só consegui largar o livro,quando cheguei ao fim dele.

O livro é bastante intenso,a cultura japonesa é embutida na história,inclusive tem uma parte que fala sobre como colocar o quimono,que eu não sabia,e depois até perguntei pra uma pessoa próxima e ela me confirmou a veracidade da história,não vou contar aqui,pra não perder a graça,quando vcs forem ler.As cenas de ação são bem fortes e muito bem construídas.Também tem umas partes bem hot no livro.O final é surpreendente.

Izzy 09/08/2010

Uma leitura fascinante!
Uma leitura fascinante que se alinhava entre o Japão da era Tokugawa e São Paulo da atualidade.
Tem como personagem principal Kaori, uma vampira singular transformada no Japão do século XVII, que conserva alguns bons sentimentos de sua vida humana. Em sua pós-vida, permeada por seres fantásticos de várias lendas orientais, ela se dobra sob o poder maléfico de sua mestra e inimiga, até que a chegada de um sensível artista brasileiro e seu guarda-costas samurai, a inspiram a desafiar os demônios que a dominam.
Na cidade de São Paulo do século XXI, Kaori é uma linda e perfumada prostituta que atrai seus clientes para se alimentar, até que conhece Samuel, com quem se envolve numa aventura fascinante de paixão, suspense e perigo, onde vampiros controlam negócios e humanos observam seres sobrenaturais para uma estranha entidade. Se estabelece uma luta onde vampiros emboscam humanos e outros vampiros, numa busca por poder.
A trama corre paralela no tempo e espaço, com personagens fortes e envolventes, que caminham para um desfecho que elucida toda a amarração entre os seres do passados e presente.

Bartolotto. 29/10/2012

Muito bom.
Um bom livro. Não é muito extravagante. Já tinha lido 'Amor Vampiro', um livro de contos onde ocorre o encontro de Kaori e Samuel pela primeira vez. Tinha gostado muito e foi ótimo ler a história toda. Tem muitos termos em japonês, o que faz com que você se sinta muito como se estivesse indo pro Japão. Quando eu ia ler, pensava, 'vou abrir a janela e viaja pro Japão'. Por que me sentia lá dentro. Os detalhes são muito bons, a história, a ideia do livro é ótima e acredito que a autora conseguiu passar pro livro tudo o que tinha em mente. Gostei muito e recomendo.

Babi e Marcel 31/05/2010

Bom Livro!!
A idéia do livro é ótima, e, vale a pena ler os capítulos sem pular.

O interessante desta história é que você consegue entender como a menina se transforma em vampira,e momento exato em que ela se transforma em um ser "oco" de sentimentos.

Algumas passagens deixam a desejar, como o fato de uma vampira mais velha se deixa vencer por um vampiro com pouquissimo tempo de vida e como uma pessoa com tanta força se deixa corromper pela pessoa que ela mais odeia.

Tirando estes fatos é uma leitura no minimo interessante.

Kled 03/05/2010

Otima historia
Muito bom livro, ele te entretem alternando a visão de Kaori se transformando em Vampira e sendo explorada pela Okami-san no Japão e a visão do Samuel o Vampwatcher ao se encontrar com Kaori no Brasil.
Alem de toda grande aventura de uma historia de vampiro, Giulia tambem tenta narrar um pouco da cultura japonesa nesse livro, assim como algumas de suas lendas, fazendo com que o livro fique mais emocionante.
Como Kaori é uma prostituta, lógico, tem algumas partes mais picantes, onde se imagina toda a cena atraves de todos os detalhes que a autora nos conta.

1 | 2 | 3 | 4