Queria Ter Ficado Mais

Queria Ter Ficado Mais Clara Averbuck

Resenhas - Queria ter ficado mais

Aelita Lear 12/06/2021

Como viajar sem sair de casa?
Esse livro responde!
Escolhi para ler esse livro na melhor época possível: além de não poder viajar pelo isolamento, estava mais isolada ainda por estar com suspeita de Covid. E sinceramente, foi o melhor que eu fiz! Pois fui para países diferentes e me aventurei por eles sem sair de casa... a experiência que tive lendo foi... indescritível. Normalmente livros já fazem isso, mas este literalmente me transportou para estes novos lugares... E me fez querer ter ficado mais, mesmo sem ter ido rs.
E o mais legal do livro é seu formato: são compilados de cartas, os envelopes são lindamente ilustrados e dentro deles temos cada carta de cada autora. E eu amei conhecer cada uma delas, ainda mais por poder ler um texto da Cecília Arbolave, pessoa que eu já admiro demais como professora e editora... e agora como autora.

Milene 11/09/2015

Viagem Literária
Queria Ter Ficado Mais são histórias independentes, que contam as experiências de viagens de 12 mulheres ao redor do mundo. Esse é um livro muito original que apresenta cada história em uma carta, com envelope e ilustrações caprichadas.
Esse não é um livro que todos irão gostar, porque cada história tem um ponto de vista diferente e cada autora fala a sua maneira, contudo se você gosta de conhecer novos lugares, pessoas e culturas,esse pode ser um livro ideal para se iniciar uma viagem literária.

Coruja 07/07/2016

Ganhei esse livro de presente de natal e tenho que começar dizendo que fiquei absolutamente encantada com o formato dele: os contos e crônicas que formam essa antologia vêm em envelopes separados, com folhas soltas como cartas. Belo e criativo, um dos livros de projeto gráfico mais interessantes que conheço.

A proposta de Queria ter Ficado Mais é nos apresentar doze relatos, doze jornadas pelo mundo, escritas todas por mulheres - jornalistas, aventureiras, românticas ou pé no chão, são vários pontos de vista de vários lugares do mundo.

Como costuma ser o caso nesse tipo de coletânea, as histórias têm qualidade variável (fiquei meio desapontada com a de Londres), com estilos muito diferentes entre si, mas são cheias de um sabor próprio, típico das cidades visitadas. São histórias tão vívidas que podemos sentir esses sabores, e aromas, ouvir a música tocada nos metrôs em Berlim ou numa praça na Espanha em pleno final de copa do mundo e sentir o anseio de ver aquele pôr do sol chinês.

A um tempo, servem como um convite à intimidade das autoras e também a nos aventurarmos em nossas próprias viagens, cairmos na estrada e trazer conosco belas histórias.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/07/para-ler-queria-ter-ficado-mais.html

Augusto 05/05/2021

Essa coletânea de cartas veio até mim em uma fria noite de outubro. Eu estava em um "primeiro encontro", assim mesmo, entre aspas, e o porquê não convém comentá-lo, o ambiente era um restaurante vegano mais que charmoso, gerenciado por um casal de lésbicas super amável de uma cidade relativamente grande no interior de São Paulo. Quando lembro da ocasião em que "Queria ter ficado mais" veio até mim, não consigo deixar de pensar nas infinitas viagens que fazemos ao longo da vida. Alguém muito sábio me disse, as viagens começam antes mesmo de fazer as malas. Eu digo, algumas viagens sequer precisam de malas. Talvez as autoras destas cartas concordem comigo.

Queria ter ficado mais é isso, um milhão de experiências, acontecimentos e expectativas em cada carta, em cada voo atrasado ou virar de esquina, em cada passaporte perdido e em cada troca de olhar com belos desconhecidos em museus de países distantes. Tudo sob a sensibilidade e relato apurado de mulheres brasileiras que se perderam, e eventualmente, se encontraram pelo mundo.

Rosana Miyata 19/07/2020

Design inovador
Primeira vez que leio um livro em forma de cartas. São 12 cartas ao todo, cada uma contando uma história de uma pessoa em algum país do mundo. Gostei muito de ler e conhecer outros lugares. Para quem viaja, dá para tirar umas ideias de locais para visitar.

Eliz 02/01/2021

Experiências
O formato é maravilhoso, mas fui com a intenção de aprender alguma coisa sobre cada lugar. O que livro entrega, porém, são experiências íntimas de cada escritora, algumas mais legais que ler que outras.

Ca Melo 03/03/2021

Queria ter visto mais.
Quando foi a última vez que você leu uma carta? E quando foi a última vez em que você escreveu e enviou uma carta? Perguntas difíceis, não é mesmo? Eu nunca tive o hábito de enviar cartas, ainda mais agora com a facilidade da tecnologia e a possibilidade de falar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo de forma instantânea.

“Queria ter ficado mais” foi um livro que me chamou a atenção desde a primeira vez que ouvi sobre ele numa palestra da Editora Lote 42 numa edição da Feira Miolo(s). A editora investe na criatividade para criar seus livros “diferentes” e esse conseguiu cumprir bem com seu papel: uma experiência sensorial ao ler as cartas.

O livro, composto por 12 cartas de 12 diferentes mulheres, tem um design em que cada “crônica” (podemos dizer assim) está inserida num envelope. E tem mais um detalhe: no verso tem uma ilustração em aquarela da artista Eva Uviedo, trazendo o destino de cada uma das cidades em que se passam as viagens.

E sim, essa leitura pode agradar aos apaixonados por viagens e curiosidades sobre diferentes países ao redor do mundo. Os relatos das jornalistas trazem suas memórias de lugares distantes, os sonhos, os imprevistos, surpresas e os perrengues de viajar por países muitas vezes desconhecidos por nós. As minhas cartas preferidas foram as que se passaram em Israel e Cisjordânia, Berlim e Nova York.

Porém tenho algumas ressalvas: algumas cartas trazem problemas na edição com palavras sobrepostas umas às outras e às vezes cortadas. Em relação ao conteúdo, senti falta de alguma jornalista preta descrevendo sua experiência, por isso, acho que a minha percepção final tornou a minha percepção com a obra okay. No final, eu queria ter visto mais.

Luís Pires 11/03/2021

Um belo trabalho
O prazer da leitura começa pelo projeto gráfico: os contos são apresentados dentro de envelopes, como se fossem cartas prontas para serem colocadas nos Correios (você ainda se lembra o que é uma carta? rsrsrs). Cada envelope contempla uma cidade, com um pequeno conto/memória de uma autora. Em tempos de pandemia, adorei a ideia de recordar cidades visitadas e me vi planejando viagens futuras a cidades ainda não conhecidas. Tudo muito bem cuidado (salvo alguns erros de revisão), Um belo trabalho!

Encontro de leitores 26/02/2018

Vamos falar de amor? Amor por uma editora que inova a cada publicação, amor pelo projeto gráfico desse livro que é incrível, amor pelos textos e ilustrações. Sentar para ler cada carta foi uma experiência espetacular, abrir o envelope, desdobrar o papel e ler sobre a experiência de mulheres completamente distintas em outros países foi absurdamente encantador, me vi ali com elas em cada país, conhecendo um pouco mais sobre a cultura ou as trajetórias percorridas pelas autoras. Algumas cartas me pegaram mais que outras, creio que isso seja o mais bacana desse livro, pois nem todo mundo se identificará com as mesmas histórias. A carta de Barcelona, por exemplo, foi uma das minhas preferidas, por me fazer voltar no tempo e relembrar minha viagem sozinha para lá. Um livro, sem dúvida, apaixonante! ?

Lari 03/09/2021

Gostoso de ler
Esse livro é organizado em pequenas cartas de vários cantos do mundo. Em cada uma delas uma mulher conta a sua história de viagem.
As histórias são bem gostosas e cada carta contém uma personalidade e uma trama diferente. Leitura simples e divertida.
Me fez morrer de vontade de voltar a viajar.

Sara :) 17/01/2023

Especial
A experiência de ler esse formato de livro é especial de mais, uma experiência a parte. Porque você lê cartas de pessoas que realmente viveram aquilo e isso parece tornar tudo muito mágico. Sim, algumas são menos interessantes mas outras compensam entregando toda uma experiência. Gostei muito!

Tay 08/04/2022

Queria ter ficado mais
Livro feito em formato de cartas, que conta com 12 histórias sobre várias cidades do mundo. Eu amei, me senti em cada viagem, cada carta me teletransportava a aqueles lugares??????

Julyana. 25/05/2015

A ideia é muito bacana, o projeto gráfico é lindo mas os textos deixam muito a desejar. Uma pena.
Jojo 14/01/2016minha estante
Poxa, achei fantástica a ideia. Estava até pensando em comprar. Mas diante disso, desanimei.

Lu_rodrigues 27/03/2024

Queria ter ficado mais
Histórias interessantes sobre viagens de mulheres pelo mundo. Gostei bastante das cartas de Barcelona, Roma e Yongshuo. Senti que elas trouxeram uma maior emocionalidade para os relatos e me conseguiram transmitir os sentimentos que elas estavam sentindo naqueles momentos.

Aguinaldo 15/10/2018

queria ter ficado mais
"Queria ter ficado mais" é o resultado de um projeto bacana, que aposta na emoção, na sensibilidade, na paixão. Doze mulheres, doze jornalistas, foram convidadas para produzir relatos sobre alguma experiência de viagem. A ideia era elaborar narrativas que não servissem para fins práticos, como num guia de viagens, antes sim que evocassem o clima e a magia das viagens, o impacto de experiências que nos transformam. A edição é bem caprichada e inusual, bonita mesmo (como em geral são os livros da Lote 42). Trata-se de doze envelopes do tamanho de um cartão postal com cartas curtas, endereçadas ao eventual leitor, como em uma confissão. Os envelopes são ilustrados com aquarelas muito bonitas, assinadas pela artista plástica Eva Uviedo. As autoras quase sempre escrevem retrospectivamente, não durante as viagens, mas relembrando delas, falam daquilo que de marcante viveram em um determinado momento de suas vidas. Quase todos os destinos, ou melhor, sete deles, são mais ou menos óbvios: New York, Barcelona, Berlim, Paris, Roma, Londres, Buenos Aires. Três (Istambul, Tóquio, Israel e Valência) são só algo extravagante de se escolher em uma primeira viagem internacional. O único exótico e realmente diferente é Yangshuo (no sul da China, a aproximadamente 460 Km de Hong Kong). Na verdade esta foi a única história que realmente gostei, que alcançou comigo compartilhar a epifania que eventualmente experimentamos em uma viagem, o deslumbramento e alegria da descoberta, a sensação de que a vida vale a pena ser vivida sempre daquela forma. As demais são histórias convencionais, povoadas por clichês: correrias, atrasos em vôos, flertes ou sexo eventual, caminhadas ao luar, festas amalucadas. Talvez seja apenas minha natural rabugice que me impediu apreciar melhor as cartas, os relatos. Talvez se fossem histórias contadas por amigas de fato, ou por gente que falasse de suas aventuras em uma mesa de jantar ou numa noite na praia, para um grupo grande, rindo e detalhando as coisas ao sabor das reações dos demais, o efeito fosse mais marcante. Vai saber. De qualquer forma, sempre é uma boa ideia viajar, viver. Vale!
Registro #1331 (cartas #8)
[início 01/07/2018 - fim: 21/09/2018]
"Queria ter ficado mais", Barbara Heckler, Bruna Tiussu, Cecília Araújo, Cecília Arbolave (organização), Clara Averbuck, Clara Vanali, Florencia Escudero, Isis Gabriel, Ligia Braslauskas, Lívia Aguiar, Luciana Breda, Olívia Fraga, ilustrações de Eva Uviedo, São Paulo: Editora Lote 42, 1a. edição (2015), 12 envelopes, 16x11 cm., 107 págs., ISBN: 978-85-66740-10-3

site: http://guinamedici.blogspot.com/2018/09/queria-ter-ficado-mais_25.html