Oráculo de bolso e Arte da prudência

Oráculo de bolso e Arte da prudência Baltasar Gracián

Resenhas - Oráculo de bolso e Arte da prudência

Mister Lyndon 11/07/2019

LIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA EM UMA SOCIEDADE CONFLITUOSA
Publicado em 1647, que nada, esse livro é super atual, um verdadeiro compêndio de acertos do viver. Nele encontramos um conjunto de normas e orientações para obtermos triunfo em uma sociedade complexa e competitiva. São trezentos aforismos que propõem um modelo de comportamento em sociedade. Deveria ser uma leitura obrigatória para todo professor no Brasil. A propósito, aforismo é um gênero textual caracterizado por sentenças breves que possuem uma definição de um preceito moral ou prático. Baltasar de Gracián é um excelente aforista, capaz de traduzir em palavras uma realidade comum. Sua habilidade linguística permite sintetizar e representar por meio de sentenças aquilo que muitos gostariam de escrever.
Meus dez aforismos favoritos desse livro foram:
1. “Deves dissimular as vantagens, como desmentir a beleza com desalinho.”
2. “O bom tudo supre: doura o “não”, adoça a verdade e enfeita a velhice.”
3. “Nunca mova a peça esperada e menos a que deseja o seu adversário.”
4. “Pior contentar-se com ser mediano em alto posto, podendo ser excelente no mediano.”
5. “O que é muito celebrado antes, não alcança depois a expectativa.”
6. “Evita viver com o que te dá mais fama pelo riso que pela reputação.”
7. “O que lisonjeia rápido a paixão desmente o tempo.”
8. “O entendimento profundo alcança eternidades.”
9. “Cortês artifício do negar a situação, mudando a conversa, por não dar-se por inteirado.”
10. “Mudam os tempos, o discurso e o gosto: não se há de falar do velho e se há de gostar do novo.”
* Lyndon Johnson B. de Souza