A Última Chave

A Última Chave Camila M. Guerra

Resenhas - A Última Chave

Marcos 24/01/2015

Diferente, intrigante e
Uma história diferente, com tema intrigante e trama inteligente. Fiquei com vontade de conhecer o grupo de estudo da personagem e fazer parte dele. Embora sendo uma ficção e fantasia, não se afasta tanto do plausível e provável. Boa leitura, que prende do início ao fim.

Camila M. Guerra 23/04/2015minha estante
Oi, Guilherme! Fiquei super feliz por você ter gostado da leitura.
Vem mais livro por aí sim, com certeza. Ainda não pensei em uma continuação para A Última Chave, mas não descarto a ideia.
Obrigada pelos elogios! ;)
Camila

Rosacarla 16/03/2016

A ÚLTIMA CHAVE: REALIDADE EM UM MUNDO PARALELO - CAMILA M. GUERRA
Nota da colunista:
Esse livro me deixou com a mesma sensação de quando assistir o filme Amnésia, são tantas idas e vindas entre realidade e sonho, que tinha hora que eu estava com a Sofia, perdida, no bom sentido, porque essa é uma das magias (pontos positivos) da leitura do livro.

Aí gente, pense num livro bom, devorei rapidinho!

Sofia de 21 anos, é uma menina centrada e racional, vinda de uma família unida e amorosa, ela é estudante de Psicologia, e leva muito a sério a responsabilidade e os deveres, como estudante de Psicologia racionaliza tudo, mas é a noite que ela põe a prova a razão, e o que parece certo ou sã, é permutado por sonhos sem sentindo, fantasiosos e desnorteantes. Sofia sempre acorda atordoada, perdida e sempre muito cansada, estafada com esses sonhos perturbadores, e o pior com o passar do tempo Sofia perde a noção do que é realidade e irreal, e fica difícil dissociar e compreender. A sua tão característica racionalidade, e seus estudos em psicologia parecem não sanar suas dúvidas.
Sofia resolve partir para luta, e por partir para luta, ela como uma boa estudante de Psicologia resolve pedir ajuda aos livros para entender melhor seus sonhos e devaneios. A sua procura acaba levando a um livro que estuda o tema de experiencias fora do corpo, na volta para casa, um senhor a adverte de que esse livro é muito perigoso, e pode trazer sérias consequências se for lido...

Nota da Colunista:
Essa hora eu já estava pensando todo tipo de coisa, do tipo: Sofia é louca, esquizofrênica (ok, esse seria o caminho mais fácil e óbvio), Sofia era adotada, a mãe de Sofia tinha tido um caso com um ser místico.

#EuSeiEuSouLouca

Após um período de leitura (estudo), Sofia se vê ainda mais intrigada com o assunto e com os seus sonhos. Certo dia ela se depara com um curso sobre experiencias fora do corpo, resolve fazê-lo, e nesse curso conhece um atraente professor de 40 anos, Prof. Marcus que curiosamente a esperava e tinha grandes revelações a fazer sobre seus sonhos e seu futuro. Coisas que o próprio Marcus não entende e nemNota da Colunista:
Essa hora eu já tava surtando achando que Marcus e Sofia tinham sido destinados um para outro por algum motivo cósmico kkkkkk...

#ALoka

Com uma estória muito envolvente, cheia de reviravoltas, Camila segura a gente da primeira linha a última, me surpreende muito, positivamente, assim que comecei a ler, vi logo que se tratava de um livro muito bom, mais não esperava tanto, e nem a condução que Camila deu a estória, toda vez que eu achava que estava entendendo a estória, pah! Vinha uma reviravolta. Foi disparado o livro mais surpreendente que li num passado recente. Muito bem escrito e amarrado. Basta olha a quantidade e as críticas das avaliações no site da Amazon. prevê...

Eloh 18/06/2016

A Última Chave
Olá ser humaninhos, tudo bem? Estou aqui de novo, para mais uma resenha super especial de um livro super especial. Sim, o segundo livro de parceria, da querida da Camila Guerra, que se chama "A última chave". Além de super atenciosa ela tem um dom incrível para escrita e mais uma vez, o livro dela me prendeu do inicio ao fim. Novamente, diferente de tudo o que eu já tinha lido, a autora me surpreendeu me fazendo pensar sobre até onde vai a realidade, sim de novo.
O livro conta a história de Sofia, uma garota aparentemente normal, que começa a ter alguns sonhos estranhos o que a faz ficar bastante intrigada e ir atrás os motivos pelos quais essas coisas estão acontecendo. Logo, Sofia encontra um livro que fala sobre o assunto e no mesmo dia, um senhor, dono de uma banca de jornais, oferece para ela aulas que podem ajuda-la a desvendar esses sonhos.
No primeiro dia de aula, a garota já se vê totalmente envolvida, e não só pelo assunto de estudo, o professor, Marcus, também acaba sendo alvo do interesse de Sofia, o que a garota, automaticamente estranha, pois aquele dia era a primeira vez que ela via ele. Não demora para que a vida de Sofia vire de cabeça para baixo, cada dia que passa os sonhos vão se tornando mais frequentes, e sempre com o mesmo protagonista. O Boina Vermelha, que logo se prova um forte inimigo da garota.
A menina assutada, corre para pedir ajuda ao seu professor e a partir dai, grandes descobertas são feitas e segredos são revelados, sentimentos que impactam tanto a vida da aluna como a do professor e uma paixão é despertada, mas além disso, muitas aventuras são retomadas. Até onde podemos ir usando apenas nossa mente?
Esse livro é simplesmente viciante, embora seja curto, é completo, a história não deixa nenhum fio solto e com certeza você também irá se surpreender. Temos uma heroína forte e que sabe o que quer, eu adorei a Sofia e o quanto ela era decidida. Amei cada página do livro e com certeza quero ler outras obras da autora, sem contar no final que me deixou de queixo caído, mas os motivos, vocês terão que descobrir por si só.
Quero agradecer mais uma vez a Camila, essa escritora incrível que confiou em mim mais uma vez. Leiam os livros dela vale muito a pena, vocês não irão se decepcionar.

site: http://mentesdamadrugada.blogspot.com.br/?m=0

Três Leitoras 17/05/2015

Resenha: A última chave
Sofia é uma jovem estudante. Adepta a uma boa leitura, um dia se depara com uma leitura um tanto curiosa. Coincidentemente ela estava associando os fatos vividos com o que o livro trazia. O que seria, forças sobrenaturais? Dúvidas pairavam na mente da jovem, então em busca de respostas ela encontra um grupo que debatia sobre o assunto. Projeção Astral!!
Assim como eu, Sofia estava bastante curiosa para saber mais do assunto. Nesse grupo, conheceu Marcos, seu professor. Um homem charmoso que despertou o interesse em Sofia, e a reciprocidade também. A diferença de idade nem foi questionada. Marcos estava na casa dos 40 e Sofia na dos 20.

A experiência vivida por ela surpreendeu a todos, já que Sofia nunca tinha vivido uma experiência assim. Em sua primeira tentativa foi capaz de sair do corpo, e descobri um objeto que estava em um dos cômodos da casa. Com a tarefa realiza com eficácia, Marcos tem a certeza de que Sofia é a chave que faltava. Mas acontece que Sofia desconfia de Marcos depois de ouvir uma conversa e se acaba se sentindo usada. Todo o charme de Marcos, todo encanto que ela estava sentindo, era óbvio... Ele estava a usando para algo a seu benefício. Destinada a não querer mais saber sobre plano astral, nem sobre Marcos, ela resolve se afastar dele. Mesmo não sendo o seu estilo de curtição, Sofia aceita um convite de sua amiga para ir a um barzinho. Lá ela se sente completamente deslocada com o ambiente e com as pessoas. Prestes a ir embora eis que ela vê em sua frente: Marcos. Ele pede que explique toda a situação. Sofia entende que ele estava sendo sincero quando a revê e diz que precisava dela para trazer a alma de seu filho que estava na perdição, e só faltava Sofia. A chave!

confira a resenha completa no blog

site: http://tresleitoras.blogspot.com/2015/04/resenha-ultima-chave.html

Rosana - @tudoquemotiva 16/06/2015

Espetacular!
O livro conta a vida de Sofia, ela faz faculdade de psicologia e dá aula em uma escolinha para crianças especiais. Ela é solteira e mora com os pais, seu cotidiano é bem simples até que um dia ela encontra um livro que começa a intrigar e aguçar a curiosidade dela, tal livro acaba por mudar a vida de Sofia.

Mas o que tem nesse livro misterioso? O livro fala sobre experiências fora do corpo, o que é mito e o que é verdade. O interesse de Sofia surgiu devido a alguns sonhos que quase sempre se repetiam, eram as mesmas cenas e ações naquele sonho e Sofia não conseguia entender o significado de tudo aquilo. Foi então que decidiu comprar o livro, para tentar descobrir um pouco mais sobre o tema. E foi assim que aconteceu, Sofia só queria saber do livro e apesar do que disseram sobre o perigo dessa leitura, Sofia não se importou e a advertência só a fez ter mais curiosidade.

"Mas o livro não saía de sua cabeça. A curiosidade disputava espaço com a razão. Uma queria o novo, o desafiador, a outra queria aprender o que era necessário naquele momento."

"Sofia estava ausente. O livro monopolizava toda a sua atenção. O assunto era novo para ela, totalmente intrigante e desafiador. Estava lendo avidamente um capítulo que tratava de sonhos lúcidos."

A medida que a leitura fluía, o interesse pelo assunto só crescia. Em um certo dia, Sofia estava atrasada para a aula e acabou perdendo o ônibus, enquanto esperava pelo próximo foi até uma banca de jornal, próximo do ponto de ônibus, procurar por uma revista que tinha chamado sua atenção,. Sem menos esperar um cartaz que tinha uma pessoa dormindo saltou aos seus olhos, foi então que o jornaleiro falou de um curso de Viagem Astral ministrado pelo Profº Marcus. Apesar de Sofia relutar bastante, ela decide por fim, comparecer a esse tal curso e foi a partir daí que sua vida e sonhos viraram de cabeça para baixo.

Como eu disse anteriormente, o livro trata de um assunto nada comum e conforme eu fui lendo, muitas dúvidas foram surgindo: o que é ou não real, até que ponto nossos sonhos podem prejudicar a vida real. A Camila conseguiu colocar em meras 174 páginas muita emoção, um suspense com um toque de romance. Não se preocupe, apesar de ter romance envolvido esse não é o foco da história.

Nota 5/5: Com uma narração leve e bem despretensiosa, a autora fez com que eu buscasse mais sobre o assunto de sonhos lúcidos e sobre esse universo dos sonhos. Eu não sabia que tinha tanta coisa a respeito e fiquei bem espantada com o nível de lucidez que as pessoas podem ter enquanto sonham. Sabe quando você tem que acordar e tomar banho, mas você sonha que está fazendo aquilo e parece quase real? Pois é, isso pode ser considerado sonho lúcido. O livro não é, de forma alguma, tendencioso. A autora nos conduz até o desfecho da trama suavemente e quando menos esperamos o livro dá uma reviravolta impressionante.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/06/a-ultima-chave-camila-m-guerra.html

Elis 06/08/2015

Livros são como pessoas, há aquelas que amamos em poucos momentos, os que ignoramos por não aceitarmos suas falhas e até aqueles que mesmo com pequenas ressalvas queremos para a vida toda. Como podem ver há leitura para todos os gostos. Aqui encontrei uma dessas leituras que permanecerão na minha mente por um bom tempo, uma leitura que quero lembrar para a vida toda.

Mas como ninguém consegue agradar todo mundo, tenho duas ressalvas referente a leitura, que vou contar agora, para depois dizer tudo que amei. Iniciei a leitura sem pretensão alguma e meu lado crítico começou a se ligar, vi cenas um pouco corridas no início e em um certo capítulo uma palavra repetida, o que pode ser corrigido facilmente, já que pelo que li é um fato isolado. Na minha concepção geral eu amei a obra, li de uma vez só. Não conseguia parar.

"Quando alguém pisa na gente uma vez, a culpa é dele. Mas quando pisa uma segunda vez, a culpa é nossa."

O tema projeção astral e sonhos lúcidos me atraiu tanto que mergulhei fundo nas páginas. Quando cheguei a última palavra, pensei: "- Não pode ser o fim." Uma leitura arrebatadora, com personagens que envolvem e nos fazem torce e vibrar em suas ações.

Toda leitura depende da carga literária que já temos, como costumo dizer por aqui e essa caiu como uma luva e me conquistou. Só tenho a agradecer pelas horas proveitosas que tive em companhia da Sofia e da escrita da Camila M. Guerra. Obrigada do fundo do coração.

Por ser um tema do qual eu já havia me inteirado quando li Sonhos Lúcidos, mesmo sendo uma ficção fiquei me perguntando até onde podemos ir para entrar nesse mundo. Conheço pessoas que estudam o astral e conseguem fazer os feitos contados no livro, só não sei se em grupo, mas gostei tanto do tema, que pretendo explorá-lo um pouco mais. Ao chegar no final fui tão surpreendida que tive vários pensamentos para o desfecho, mas só pensei: - Que trama!

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Rodrigo.Assis 05/10/2015

Excelente fantasia paranormal
Fazia tempo que eu não lia ou via nada parecido com A Última Chave, desde o filme Linha Mortal, de 1990 (do qual gostei). O livro já abre com uma situação que prende a atenção e nos faz mergulhar junto com a protagonista, Sofia, no universo dos sonhos lúcidos e da projeção astral. Flerta, de leve, com o espiritismo, mas é, sem dúvida, um romance paranormal com toques de terror.
Aliás, gostei muito de Sofia, uma jovem de 21 anos que está cursando faculdade de Psicologia e trabalha com crianças especiais. Ela é alguém que todo mundo conhece, não exatamente tímida, mas na dela, que se dedica a aprender e a entender o que se passa, mesmo que, para isso, tenha de sair da zona de conforto e enfrentar o medo de frente. A forma com que é descrita, com que conhece Marcus e os outros colegas que se dedicam aos sonhos lúcidos, com que chega a duvidar da própria sanidade, é cativante.
Ótimo romance de estreia de Camila M. Guerra. Recomendo fortemente!

site: www.grifonegro.com.br

Leisiane Peloi 01/03/2016

Surpreendente - *Resenha do blog Amanhecer Literário*
A Última Chave – Realidade em um Mundo Paralelo é um livro de fantasia escrito pela autora Camila M. Guerra que cedeu gentilmente uma cópia em e-book para mim. Eu nunca havia lido nada parecido com o que este livro apresenta, e no final foi uma leitura surpreendente.

“Dividir, muitas vezes é somar.”

Sofia, uma jovem de 21 anos, estudante de Psicologia, curiosa com a vida, dedicada nos estudos e tem pais amorosos. À noite quando Sofia adormece tem sonhos estranhos, sonhos que parecem muito reais e de difícil entendimento, ela sempre fica confusa quando acorda, não sabendo o que é real e o que é sonho. Certo dia, ela se depara com um livro de experiências fora do corpo e começa a se interessar no assunto, ao fazer a leitura, Sophia é avisada por um senhor que a acompanha no ônibus até a faculdade dos riscos que esse livro pode trazer.

Um dia indo para a faculdade Sophia encontra um panfleto sobre um curso de experiências fora do corpo, o mesmo tema do livro que ela anda lendo, muito curiosa, Sophia resolve fazer o curso, onde ela conhece o professor Marcus, um homem de 40 anos muito atraente. O que Sophia não sabe é que Marcus aguardava a sua chegada ansiosamente, ela é a chave para os seus problemas.

Sophia inicia o curso de Marcus e ela começa a sentir uma química entre eles. Marcus é alertado sobre os perigos de se envolver com Sophia, afinal ele esconde um segredo dela. Feito algumas aulas do curso, Sophia começa a ter diariamente sonhos com um mesmo cara de boina vermelha, um sonho assustador e muito real, em desespero, Sophia corre para casa de Marcus pedindo por ajuda com esses sonhos que tem atormentado sua noite. É então que Sophia se envolve cada vez mais com Marcus, caindo em armadilhas e descobrindo os seus segredos.

“A gente leva um tapa na cara atrás do outro, especialmente quando pensa que sabe muito.”

A Última Chave é um livro que me tirou da zona de conforto, adorei ser surpreendia com a história. Ver a personagem viver em sonhos lúcidos a ponto de duvidar da própria sanidade, foi cativante. Até mesmo eu, cheguei a duvidar da sanidade de Sophia. A Camila M. Guerra transmitiu muita emoção em poucas páginas, o suspense está presente no livro até as ultimas palavras e um romance foi bem construído, mesmo não sendo totalmente o foco do livro.

A narrativa é em terceira pessoa, fluida e despretensiosa. Personagens são fortes, cativantes e misteriosos. Fiquei encantada com o tema do livro, pouca coisa eu sabia sobre sonhos lúcidos, até que ponto era ficção e se existia alguma coisa com base na nossa realidade.

A autora fez um desfecho épico, dando uma reviravolta e desfazendo aquilo que eu acreditava que estava certo. É um livro que recomendo muito a leitura.

“É muito fácil julgar os outros quando o problema não exige de nós nada além de uma avaliação racional.”

site: https://amanhecerliterario.wordpress.com/2016/02/29/resenha-a-ultima-chave-camila-m-guerra/#more-3795

Fran 03/06/2016

UMA HISTÓRIA ESCRITA COM A ALMA
Sonhos lúcidos, paralisia do sono, projeção astral… esses são os principais temas abordados por Camila Guerra no livro A Última Chave.

Conheci a Camila Guerra no Clube de Autores de Fantasia e o que me despertou o interesse por suas obras foram seus comentários em discussões no grupo. Diante das opiniões que a autora apresentava, pensei, “Não há como uma obra dela ser ruim”. Fui procurar por suas publicações e, de todas, a que me chamou mais a atenção foi o livro “A Última Chave”.

Quem começa a ler o livro pode imaginar que está diante de uma história previsível, mas não é isso o que a autora nos apresenta. A história desenvolvida por Camila Guerra é cheia de aventura, surpresas e emoção. A autora consegue elevar cenas do nosso cotidiano a um universo de fantasia, mas com um detalhe especial. As cenas do dia a dia, os diálogos com linguagem atual, a narrativa, quase coloquial, tudo isso nos torna muito próximos das aventuras vividas pelos personagens e é exatamente aí que está a magia do livro, ele nos convence de que aquela história poderia ser real. Acabamos nos identificando com alguns personagens e com algumas experiências vividas por eles, assim como acontecia nas histórias antigas, contadas por nossos avós, que nos convenciam a ter medo do escuro, a ter medo ou fascinação pelo desconhecido. Camila Guerra consegue resgatar esse tipo de narrativa.

Quando a autora aborda a questão da paralisia do sono, foi impossível não me lembrar do personagem mítico dos povos indígenas do Brasil, o Jurupari, personagem que era responsável por pesadelos horríveis e que impedia a pessoa de se mover ou de gritar. Camila Guerra vai além dos mitos, pois sabe que hoje, para se convencer alguém de que algo é real, temos que recorrer à ciência; mas o resultado é o mesmo dos antigos contadores de história, pois faz nossa imaginação voar e acreditar no impossível.

A protagonista da história é a jovem Sofia, uma estudante de psicologia que, por um movimento do destino, acaba se interessando por projeção astral. Contar mais que isso é estragar o prazer do leitor de descobrir as surpresas que a autora lhes reserva, mas vale ressaltar que esse não é um livro sobre projeção astral, é um livro sobre pessoas que acreditam no amor e que são capazes de se desprender daquilo a que chamamos “realidade” por causa dele.

Ao fim do livro, fiquei feliz em constatar que minha primeira impressão estava correta, amei a história e acredito que os outros livros da autora são tão envolventes como esse. Se você é do tipo de leitor que busca histórias escritas com a alma, tenho certeza que irá gostar muito do trabalho da Camila Guerra.

site: https://franceliapereira.wordpress.com/2016/06/03/resenha-a-ultima-chave/

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 25/08/2015

Incrível!
A linda e inteligentíssima Camila M. Guerra (geeeente, to xonadaaaa no livro dela!) cedeu gentilmente seu e-book para mim!
Eu simplesmente amei. Estou encantada com sua história. Li em 3 horas e fiquei completamente absorvida e maravilhada com a escrita e ideias tão geniais e fluentes. Uma leitura supergostosa e curiosa! Para todos! :)

O livro A Última Chave - Realidade em um Mundo Paralelo, conta a história de Sofia, jovem de 21 anos, estudante de Psicologia, que sempre, desde pequena, tem sonhos estranhos. Muito reais, alguns assustadores, outros nem tanto. Sonhos perplexos que a deixam de cabelo em pé.

Um dia ela se depara com um livro sobre sonhos e experiências fora do corpo, etc., na casa de um amigo, e mesmo ele lhe desestimulando a ler, ela vai atrás e compra o livro, e assim começa nossa viagem!

O livro já começa com o sonho de Sofia: entrando numa casa, e encontrando uma chave desconhecida em sua mão. Mas o que será??? Para que serve essa chave???

Eis o ponto principal do livro.
Sofia se encanta com esse livro sobre experiências fora do corpo e dos sonhos, ela vê muitas de suas experiências refletidas nele. E como num passe de mágica ela chega até a casa de um professor sobre esse assunto que escolhe a dedos seus alunos, dedicando a eles um curso gratuito, mas que lhe vale muito.

Sofia se sai bem a partir da primeira aula, e sente algo complexo, diferente, perturbador e ao mesmo tempo, irresistível por Marcus, seu professor.
Ao decorrer das aulas, ela conhece como o mundo do sonhos pode ser intenso, rico em detalhes e existe até um novo mundo. Nada que ela tinha imaginado, mas com muitas coisas que ela tanto temia.

Sonhos estranhos a perseguem, ela descobre um segredo de Marcus e mesmo sentindo-se usada, ela se entrega à ele e seus auxiliares para buscar e lutar neste mundo paralelo. O mundo dos sonhos que só ela tem o maior acesso, pois ela é a chave que pode libertar tantas "coisas" que por lá se perderam.

Eu amei esse livro! Tem um pouco mais de 100 páginas, uma escrita maravilhosa, apesar de eu não conhecer muito as curiosidades do mundo astral, sonhos e seus significados e etc., gostei muito, fiquei imersa na leitura do começo ao fim, torcendo para dar tudo certo para a Sofia e para o Marcus *-*
Gostei bastante dos personagens secundários também, a Laura, a Bia, mãe da Sofia, o Júnior.

Um livro diferente, original, instigante e foférrimo!!!!
Ameeei e estou louca para a continuação! Ainda não sei se vai ter, mas to torcendo muito para que tenha, sim!
A único coisa que senti falta, foi de alguns detalhes, tipo: queria saber mais da primeira conversa da Sofia com o Marcus, queria também saber mais sobre aquele sonho do final e quero muito o livro físico em minhas mãos!!!!!

Por enquanto o livro está só em e-book na Amazon,
compre aqui! (Tá de graça praticamente!!!)

E tenho certeza que logo ele estará em físico por um grande editora, pois têm muitoooo porte para isso!!!!

Muitoooooo obrigadoooo Camila, por ter me enviado o livro, ameei de

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/04/resenha-ultima-chave-camila-m-guerra.html

Laís Helena 24/05/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Sofia é aparentemente uma pessoa comum: faz faculdade, estágio, levanta cedo todos os dias. Entretanto, ela tem sonhos lúcidos e, como é uma jovem curiosa, logo encontra um livro sobre o assunto e se vê mergulhada na leitura. Com isso, acaba tendo sua atenção chamada por um panfleto que anuncia um curso de projeção astral e, curiosa, decide fazê-lo. Já na primeira aula, descobre que tem facilidade para realizar a projeção astral, além de sentir atração pelo professor do curso, Marcus.

A Última Chave é um livro bem curto e envolvente, que li inteiramente em algumas horas. Os temas abordados são muito interessantes: sonhos lúcidos e projeção astral, e a autora soube trabalhar muito bem esses elementos ao longo da trama. Trama essa que é cheia de mistérios e foi bem estruturada (ainda que algumas revelações tenham sido um tanto óbvias), sendo a responsável por me manter presa ao livro até o final.

A escrita é boa, sem problemas de revisão, e envolvente, embora eu tenha sentido falta de um maior detalhamento. Em alguns trechos, ela foi apressada demais, o que acabou me tirando um pouco da história. Também foi fraca na construção de cenário: eu conseguia imaginar o local descrito, mas não conseguia senti-lo, não conseguia saber qual era a sensação de estar nele. Por causa disso, algumas cenas não passaram toda a tensão desejada, o que, consequentemente, não me fez temer pelos personagens. Usa terceira pessoa onisciente, se passando em grande parte na mente de Sofia, mas também visitando os pontos de vista de outros personagens (o que, considerando o final, talvez não tenha sido a melhor escolha).

E os personagens são outro ponto que merecia mais atenção: precisavam de uma caracterização melhor. Sofia, sendo a protagonista, foi a que teve a melhor caracterização, entretanto, senti falta de uma motivação mais forte: ela se arrisca para ajudar com o objetivo de outros (pessoas que conhece há muito pouco tempo) e mergulha fundo na jornada, o que para mim soou um pouco forçado (algo que não teria acontecido se, no início do livro, a autora tivesse focado em mostrar um pouco mais quem era a personagem). Além disso, sua relação com Marcus também merecia um melhor desenvolvimento: tudo acontece de forma muito repentina (o famoso amor à primeira vista).

O final não é do tipo que surpreende, mas fechou todas as pontas soltas e solucionou todos os mistérios. Mas a revelação que foi feita no último capítulo me decepcionou um pouco. Não que eu veja como um erro concluir o livro dessa forma, só não é o tipo de revelação que me agrada (não tenho como falar muito mais sem revelar spoilers).

Em resumo, A Última Chave é um livro com uma boa trama e que aborda assuntos interessantíssimos, e me agradou muito apesar dos pontos negativos destacados.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/05/resenha91.html