A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Vinicius ! S. R 05/01/2010

Muito bom o livro !
O livro em sí é muito bom, os personagens são muito bem elaborados e interessante, a linguagem do livro é muito boa também, o livro é muito bem escrito.
A maioria das pessoas que o criticam é porque se iludem com o título (que eu acho realmente ruim) a palavra "conspiração" faz a pessoa achar que o livro é similar a "código DaVinci", "O segredo do anel", "Atlantis" e etc... o livro na verdade segue um rumo totalmente contrária dessas obras (chega até me espantar e duvidar as pessoas que dizem ser 'cópia' de código da vinci) não é um livro de conspiração em sí, é um livro onde o foco é o romance, os personagens e o tema é a conspiração, que ao meu ver nem é uma conspiração ao certo, não leiam esse livro procurando grandes enigmas e conspirações gigantescas e ação, agora... se você procura um bom romance ambientado na era medieval, que diz respeito à vida do clero e principalmente da ordem franciscana e seu modo de vida, com personagens complexos e história coerente e muito bem escrita, sugira tal livro.
Lipe 12/07/2011minha estante
muito boa sua resenha, deu até uma vonstade de ler!

ItaloRangel 23/12/2013minha estante
Excelente resenha! Já comecei a ler, estou no início e já deu pra notar com propriedade isso que você disse! É importante que os leitores não assimilem mesmo às obras de Dan Brown. Sua resenha foi um bom norte pra quem tá na dúvida ainda...hehe

Janaina Luana 18/03/2014minha estante
terminei de ler agora adorei, para amantes de história é um livro maravilhoso!!!

Felipe 07/04/2016minha estante
ótima resenha, retrata muito bem o livro em sí..

alekzthiago 27/08/2018minha estante
Sim, concordo com o comentário. Li este livro à época em que eu estava numa linha "Dan Brown" e fui levado pelo título, e talvez por esperar um livro cheio de intrigas, acabei me decepcionando. Todavia,apresentou-me uma perspectiva diferente da Igreja e da época onde ocorre a narrativa. Não leria novamente, mas achei uma boa experiência ao final.

Fê Fucci 08/02/2020minha estante
Comecei a ler há um tempo

Rubens.Memari 03/05/2023

Conspiração sem muita inspiração
A ideia do livro é interessante. Um religioso é indicado para investigar um detalhe da vida de São Francisco. Frei Conrad, decidido por esclarecer o mistério, sai em viagem, quando conhece a jovem Amata, e a história se desenvolve a partir daí.
Senti falta de detalhes culturais e históricos que nos aproxima do contexto da época, tal como fazem Bernard Cornwell, Noah Gordon e outros.
Nas primeiras páginas, senti um completo desânimo. Mas o merecido destaque para a jovem Amata salva, na minha opinião, grande parte da história. Inclusive achei o final forçado, como se o autor estivesse meio perdido.
Enfim, a história é boa, mas o autor poderia cortar muitas páginas sem prejuízo algum.

Marcelo1145 09/10/2020

Um livro que serve de referência de que tudo tem um porque e que a fé é inabalável quando queremos. Baseado em fatos reais, com um pouco de ficção o autor nós leva ao contexto de uma dúvida que perdura até hj, mas nós faz crer que tem fundamento.

Paty 18/11/2013

Significado de pé no saco no dicionário online:
sujeito ou situação enfadonha.

Exemplo:
- Lá vem o John Sack com aquele livro chato!
- putz! Esse cara é um pé no saco!
Renata CCS 19/11/2013minha estante
KKKKKKK.... Boa!

Arsenio Meira 20/01/2014minha estante
puta merda, Estou rindo às escâncaras, como diria meu saudoso e amado avô parnasiano. Muito bom.

Re Rufino 18/02/2014minha estante
apoiada!

Saleitura 27/07/2012

Um excelente livro do início ao fim
Ler um livro é um presente. E um excelente livro então, possui um valor inestimável, e este é um deles, e agradeço a amiga Luci Cardinelli por este presente.

O livro inicia-se com o seqüestro dos restos mortais de São Francisco, durante uma procissão à nova basílica e escondido por membros de um grupo secreto. Mas quem eram estas pessoas, porque o corpo foi roubado e o que ele escondia que podia abalar tanto assim a Igreja?

E é esta trama que o leitor vai descobrindo aos poucos, através de Frei Conrad de Offida, um franciscano da vertente espiritualista da Ordem, que recebe uma carta de despedida do seu antigo mestre frei Leo, um grande companheiro de São Francisco. O conteúdo enigmático da carta faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo.

Intrigado com as possíveis implicações deste fato, Conrad é obrigado a abandonar seu isolamento nas montanhas e atravessar a Itália para encontrar explicações.

Ao fazê-lo, suscita à perseguição daqueles contrários a elucidação do mistério. Além disso, surgem os conflitos morais e religiosos ao se deparar com uma sociedade e igreja bem diferente dos preceitos que segue. Entretanto, para conseguir desvendar este segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da própria Igreja Católica, coloca em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.

A trama não foca-se apenas no mistério, mas sim nas transformações pelo qual passam os personagens, tanto Conrad como outros que irão auxiliá-lo na sua busca: Amanta uma jovem misteriosa com passado traumático, Orfeo di Bernandone, sobrinho de São Francisco de Assis, mercador e aventureiro e Jacopone da Todi, um ex-escrivão que se torna penitente após a morte da esposa. Os seus caminhos se entrelaçam e seus dramas pessoais e questionamentos são expostos em uma vertente deemoções. Não há como não se apaixonar pelos personagens e suas histórias, lamentar por suas perdas e vibrar com suas vitórias.

E não podemos deixar de mencionar o caráter histórico da obra, mesmo sendo um romance, o autor utiliza-se de personagens que realmente viveram nesta Itália do séc. XIII. Uma sociedade bem diferente de como a conhecemos hoje, dividida em estados independentes, que lutavam entre si por melhores condições de mercado e poder. A própria Igreja Católica, presença quase onipotente, tanto nos aspectos políticos quanto sociais, estava em um processo de reinvenção, após a cisão entre as vertentes ocidental e oriental. O papel da Igreja e seus representantes, da mulher, do homem, na sociedade do período nos são apresentado e debatido, nos levando a uma verdadeira viagem no tempo e espaço.

Lembrando também, que este livro surgiu como fruto da pesquisa para o segundo livro do autor sobre São Francisco que narraria a sua vida adulta. John Sacks escreveu também The Wolf in Winter (O lobo no inverno), onde narra à trajetória de São Francisco de Assis quando era jovem.

Um excelente livro do início ao fim.

Resenha feira por Marcelo Daltro

Link postagem

Zéh 13/06/2009

Quando comprei me preocupei em este ser mais um livro de aspirantes a Código da Vinci, como Atlantis e Labirinto por exemplo. No começo achei que meus pensamentos estavam se confirmando, mas a história foi se desenvolvendo e realmente achei muito interessante. Valeu muito a pena a leitura e o autor mostrou seu próprio estilo sem querer copiar outras fórmulas de sucesso, esta ação que eu considero um erro grave

Tiago 14/08/2022

Conspiração Franciscana
Uma boa história pra quem gosta de ambientação de época. Desde o início somos introduzidos aos mais variados detalhes característicos do período em que passa a narrativa. O desenrolar passa praticamente em contexto religioso da época, sem muitas reviravoltas. Final ficou um pouco a desejar, mas com certeza vale a pena a leitura.

LPFaustini 07/12/2011

Óleo e Água
A Conspiração Franciscana é uma trama adulta, séria e bem comprometida com a realidade religiosa da época. Para mim, um trabalho de pesquisa extraordinário envolvendo as várias linhas de pensamento do catolicismo do período medieval.

Para quem acha que vai ler algo parecido com Dan Brown, esqueça. John Sack é unico. Os personagens são muito bem trabalhados e se desenvolvem durante a história. Há pouca ação, é verdade, porém a carga cultural depositada nele é imensa.

Mariane 30/04/2010

Infelizmente me decepcionei com este livro.
Lendo a sinopse, achei que fosse uma ficção estilo Dan Brown, mas me enganei.
As primeiras 200 páginas foram entediantes, pensei até em abandonar, mas como queria saber o "tão misterioso mistério", continuei.
Foi ruim por um lado, perdi tempo e dinheiro, mas foi bom por outro, posso dar a dica para outras pessoas que não leiam, até porque, quando acabei de ler, me perguntei: "Cadê a conspiração?"
Não sei se foi porque eu não entendi bem o livro, ou se foi porque eu dormi sem querer, mas...NÃO GOSTEI.
Rafael Moss 22/08/2010minha estante
Excelente resenha.

Principalmente o questionamento: "Cadê a conspiração?"

Não poderia concordar mais. =D

blond 14/12/2010minha estante
Também não identifiquei a tal "conspiração" do livro... perda de tempo e dinheiro...

Livro fraco e confuso, com dezenas de personagens....

melissa 05/01/2011minha estante
Não tinha conspiração. rs Achei uma bobagem hiper confusa. Pra mim foi um romance de banca disfarçado de livro com cunho de suspense. affe

Renata CCS 18/02/2013

A tão misteriosa conspiração é um tanto decepcionante
A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é uma trama que se passa na Itália do século XIII, começando com um eremita que tem em suas mãos o segredo da morte de São Francisco de Assis, venerado em toda Europa. Este pergaminho fora entregue por um frei, que, ao que tudo indica, era amigo do próprio santo. O investigador é frei Conrad, eremita extremamente fanático, absolutamente firme em suas crenças e não aceita nenhuma opinião diferente da sua. A seu lado na está Amata, jovem com um passado violento e com sede de vingança. Ela é forte e destemida que começa a história num convento, se passando por homem, em busca de proteção. Mesmo sendo o oposto de Conrad, acaba firmando com ele uma amizade verdadeira e profunda. Para uma vida tão importante como a de São Francisco de Assis, a narrativa se dá de forma lenta e cheia de detalhes desnecessários para o que poderia ser uma bela estória de ficção histórica. A ação em um livro de romance histórico deve ser instigante e não necessariamente empolgante. É mais ou menos isto que ocorre neste livro: temos a curiosidade de continuar lendo, mas não é daquele modo que não conseguimos desgrudar os olhos das páginas. Para ser honesta, John Sack me cansou um pouco, sua narrativa é devagar demais, traz muitas explicações prolongadas e achei que o tal segredo também deixou a desejar: a tão misteriosa conspiração é um tanto decepcionante. A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é um livro razoável para leitores que se interessam por polêmicas religiosas sem conflitos intensos e para aqueles que não se sentem agredidos quando aparecem fatos que podem ir contra alguns pensamentos pessoais.

Maria Carolina 09/06/2009

Excelente!
No começo achei muito cansativo... mais depois vai ficando movimentada a historia...Tem de tudo.. ação... romance...

E também ele é polêmico...pq relata como era a Igreja naquela época!

Amei o livro!!!

Marct 06/12/2011minha estante
Naquela época???

Vivi de Assis 26/12/2011minha estante
O início é realmente beeeemmm cansativo, porque a narrativa é lenta.Mas, apartir da metade do livro ele vai ficando mais interessante, com um ritmo mais gostoso de ler e a história mais envolvente. No geral, achei ele bem escrito, só faltou um pouco mais de ritmo no início, para empolgar já desde o começo.

Cris Compagnoni 02/12/2011

São Francisco de Assis foi um padre eremita que pregava a pobreza e a humildade no século XII, ficou conhecido pelas chagas que teve nas mãos, pés e peito, os mesmos lugares que as feridas que Jesus Cristo teve durante a crucificação. São Francisco criou a Ordem dos Franciscanos, ordem religiosa que vivia e pregava a vida simples que o santo viveu.

Frei Leo foi companheiro de São Francisco e presenciou muitos acontecimentos na vida do fundador de sua Ordem, mas quando estava em seu leito de morte escreveu uma carta para o amigo Conrad, que também era discípulo seu. Na carta frei Leo esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos da vida do santo.

Conrad preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta resolve sair do isolamento de seu erimitério em busca de explicações. Na busca por respostas quanto a motivação de Leo a mandar uma mensagem cifrada, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é um daqueles livros que se iniciam com várias histórias paralelas que durante seus desenvolvimentos vão se cruzando e fazendo cada vez mais sentido. Os hábitos de higiene da época ou melhor, a falta deles são chocantes, talvez Jhon Sack não precisasse descrever esse tipo de detalhes.

O livro é muito bom, tem aquele suspense sobre o não conhecimento do túmulo de São Francisco, as aventuras dos personagens pelos caminhos da Itália do século XII, a dúvida de Conrad sobre o que ele sente realmente por Amata, a tragédia que ela viveu, o amor proibido entre ela e Conrad pela condição de padre do rapaz. É uma história que deixa saudades.

Daniel Lucca 10/09/2021

São Francisco de Assis
O livro é muito bem escrito Sack consegue utilizar os acontecimentos históricos de forma perfeito ligando com a ficção... A vida de São Francisco sempre foi cheia de mistérios e mitos talvez esse seja só mais um ou a mais simples verdade por trás desse homem que inspirou muitos. Vale cada página.

Como dizia Francisco
"secretum meum mibi", meu segredo é só meu.

skambare 07/08/2009

Ruim
Ruim, mas ruim, dos piores que já li até hoje.

A história é muito complicada, chata e previsível, ritmo lento que dá vontade de abandonar já logo no começo, não marquei ele como "troco" porque tenho pena de quem adquirisse esse livro.

zette 30/08/2009minha estante
kkkkkkkk

Muito engraçado seu comentario. Fiquei desanimada em ler o livro.Estou nas primeiras 50 paginas e acho que vou concordar com vc...

abrço