Insana

Insana Susannah Cahalan

Resenhas - Insana

Paulinha 01/10/2023

Não tem como avaliar a história né, enfim é a história da vida dela, mas é muito bem narrada, muito bem escrita.

Sensacional ver como a medicina evoluiu, não acredito que quem não é da área médica consiga enxergar por esse lado, mas são avanços enormes!!

A gente tem muitos pacientes evoluindo mal, e que não consegue chegar em um diagnóstico, conseguir aos poucos dar nome e tratar coisas antes não tratáveis é Sensacional.

Leticia 28/08/2023

Um livro sobre força
Nossa! Eu nem consigo imaginar como deve ter sido esse mês na vida de todas essas pessoas.

O cérebro, ao mesmo tempo que é fantastico, é assustador.

Um livro sobre muita força, tanto da Susannah como dos familiares e amigos que não desistiram dela num momento tão difícil.

Fico com o mesmo pensamento que ela, quantas pessoas receberam um diagnóstico errado e não puderam ser tratadas da maneira correta? Que a ciência possa evoluir cada vez mais para elucidar esses casos.

Alê 03/01/2023

O que faz de nós quem somos?
O livro conta a história real de Susannah Cahalan, repórter investigativa do New York post que aos 20 e poucos anos começou a demonstrar sintomas misteriosos que a levaram a uma condição onde acreditava-se que ela estaria desenvolvendo algo grave no âmbito psiquiátrico. Chega a ser sufocante pensar sobre a quantidade de pessoas que podem ter tido a vida arruinada por um diagnóstico errado, que poderiam estar vivendo bem, mas hoje vivem presas a um estigma e limitações de uma doença inexistente. Ou pior, que morreram por isso. O livro traz um questionamento sobre como a psiquiatria e a neurologia podem estar mais entrelaçados do que se imagina, e nos faz pensar profundamente no que exatamente faz de nós quem somos. Além de tudo isso, é incrível e animador ver a força de Suzannah, o amor de sua família e a dedicação dos médicos, principalmente na parte da pesquisa médica. Livro de não ficção excelente!

Lavxz 09/11/2022

Bom.
Não vou dar mais estrelas, porque demorei muito pra ler esse, a história é legal e não tem o que opinar, né? É a história da coitada ??

Thais 23/04/2022

O que faz de você quem você é?
A pergunta título dessa resenha permeia toda a narrativa do livro. O que faz de nós, quem somos? O quanto de nós podemos perder e continuar as sermos nós mesmos?

Apesar de estar mais acostumada leituras de ficção, este livro me manteve presa por meio de uma narrativa envolvente. Além disso as informações dele me fazem refletir sobre a dualidade e dificuldade das saudade mental que podem está associadas a problemas físicos.

É perturbador pensar em quantas pessoas tidas como insanas podem estar acometidas de algo além de um transtorno psicológico. Afinal nosso psicológico imtegra noss físico, ou não?

Ana 31/01/2022

Suh?
Assim o livro é bom, mas o hiato entre mim e esse livro é surreal kkkk
Eu só enrolei pra ler ele tadinho, mas finalmente foi.
A narrativa da Susannah é super fluida, o tema do livro é TÃO pertinente, basicamente a Su nos conta o que aconteceu com ela e como foi passar por uma doença, um estado de não saber o que estava acontecendo, onde os próprios médicos não faziam ideia, como foi ela deixar de ser ela, todo o transtorn, o sofrimento dela e da família.
Em determinado momento os médicos incríveis e maravilhosos, que dedicaram alguns anos para pesquisar sobre essa doença, e conseguiram ajudar a Su, a trataram com os medicamentos certos, sendo possível ela melhora. O quadro de pessoas que enfrentam os sintomas de encefalite autoimune de receptor anti-NMDA, que não recebem o tratamento adequado e são tratadas muitas vezes como se tivessem algum transtorno psicológico ou mental, como esquizofrenia, não sendo capazes de melhorar é assustador.
Esse livro ajudou muitas pessoas inclusive a identificar essa doença, esse livro salvou vidas.

Rafa 05/05/2021

Que livro maravilhoso! Incrível ver o sofrimento em não se sentir como você mesma, em se perder, em não saber o que fazer. Acho que é da natureza do ser humano ter uma resposta, mesmo que seja uma resposta ruim, é melhor que não ter nenhuma.

Fiquei tão angustiada em ver uma pessoa sem diagnóstico, e pior ainda, com médicos que tem o ego frágil que prefere dar um errado do que simplesmente dizer "eu não sei".

Isis.Piasson 14/11/2020

Um livro maravilhoso que me surpreendeu muito, recomendo esse livro por diversos motivos. Um deles seria a força da Susannah em todo o processo que ela teve que passar

Viviane 05/05/2020

Sem diagnóstico
Sem diagnóstico

Relato sobre o periodo em que a autora teve doença autoimune pouco conhecida. A história é cativante, com explicações técnicas e também as percepções da autora enquanto era sabotada por seu corpo. Vários médicos, uma família linda que não mediu esforços a procura de tratamento... Por vezes tive de pensar: calma, vai dar tudo certo, foi ela escreveu esse livro!

Lê Golz 22/02/2018

Insanamente viciante!
Insana, publicado pela Editora Belas Letras é um livro que queria ler há tempos. Susannah Cahalan é a autora e grande protagonista dessa história chocante e real. Tudo estava perfeitamente bem na sua vida: uma carreira promissora em um jornal em Nova York, uma vida independente, um novo namorado... Até que do nada Susannah começa a mudar seu comportamento. Alucinações cada vez mais frequentes, convulsões, surtos e ataques de paranoia. O seu comportamento estava assustando cada vez mais a todos, principalmente por nenhum médico conseguir diagnosticar o que ela tinha, já que todos seus exames demonstravam uma jovem saudável. Para contar essa história, Susannah recorre aos seus rascunhos na época em que esteve internada, relatos de familiares e médicos, uma vez que ela não se lembra do período em que esteve no hospital. As câmeras do hospital revelam uma completa e assustadora desconhecida para ela, e como uma rara doença pode transformar nosso cérebro.

Susannah escreve sua história em primeira pessoa e com uma narrativa rica em detalhes. A leitura flui muito bem, não apenas pela narrativa clara e confortável, mas pela ânsia em que desejamos avançar as páginas e descobrir que doença horrível era aquela, capaz de mudar totalmente a personalidade de uma pessoa. Ficamos intrigados a cada capítulo, pois a autora não esconde nada e nos deixa impressionados com seu relato.

Não irei comentar sobre a doença e outros detalhes médicos, já que isso é essencial ser descoberto durante a leitura. Mas é importante dizer o quanto tudo é chocante. O comportamento dela facilmente nos lembra sinais de possessão. Imagina uma pessoa saudável que do nada começa a ter convulsões esquisitíssimas, se torna violenta com as pessoas ao redor, fica parada horas olhando para um mesmo ponto, entre outros sintomas bem perturbadores.

O interessante no livro é que ao mesmo tempo que você se admira com tudo isso, você também se comove. Não apenas pelo sofrimento da família, mas principalmente com o respiro pela descoberta da doença, finalmente. Outro ponto que nos envolve na leitura são as explicações biológicas para o mês de loucura que Susannah passou internada. Ela nos fornece informações médicas preciosas para que não fiquemos perdidos e para entendermos todo o seu drama. O que mais gostei no livro foi essa mistura de informações biológicas com os sentimentos reais da protagonista. E isso não torna a leitura em nenhum momento cansativa.

"A garota no vídeo é uma lembrança de como são frágeis nossa sanidade e nossa saúde, e também de quanto estamos à mercê de nossos corpos traidores, que algum dia, inevitavelmente, se virarão contra nós. Sou uma prisioneira, como todos somos. E a consciência disso vem acompanhada de uma dolorosa sensação de vulnerabilidade." (p. 262)

Insana é um livro dramático, comovente e perturbador. Admiro a coragem que Susannah teve para contar sua história, tornando possível que outras pessoas conheçam essa doença, que muitas vezes é diagnosticada de forma errada por ser desconhecida pela maioria dos médicos. Quem gosta de relatos médicos e histórias verídicas precisa ler esse livro. Eu garanto que é insanamente viciante!

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2018/02/resenha-insana-meu-mes-de-loucura-de.html

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

Eu já sabia que ia gostar de “Insana”, pois curto bastante histórias médicas. Mas, não podia imaginar que a leitura ia me prender tanto, que simplesmente não conseguia largar o livro!

Susannah Cahalan faz um relato impressionante da doença rara que teve em 2009. Não vou comentar sobre a doença, nem como o diagnóstico foi feito, pois acredito que esses detalhes são fundamentais para o bom andamento da narrativa e devem surpreender o leitor pela maneira como se desenrolaram.

Por outro lado, preciso dizer que toda esta história impressiona muito: uma jovem jornalista, dinâmica, boa profissional e com um futuro promissor pela frente, de repente começa a ter momentos de insanidade, mania de perseguição, fobias, convulsões, entre vários outros sintomas perturbadores e aparentemente sem causa, já que todos os exames realizados não apontam para um possível diagnóstico.

O subtítulo “Meu mês de loucura” se refere ao tempo em que a moça ficou internada num hospital, sob constante monitoramento de câmeras, já que estava na ala de tratamento para epilepsia. Aliás, acho importante comentar que este livro só pôde ser escrito com a ajuda desses vídeos gravados no hospital, entrevistas com os médicos, familiares e principalmente, pelo detalhado diário que seu pai manteve, já que Susannah não tem praticamente nenhuma memória daquele período.

Uma sucessão de médicos, exames, tratamentos e nada parecia surtir efeito. Até que o Dr. Najjar assumiu este caso e suspeitou que podia tratar-se de uma doença rara, cujos primeiros estudos haviam sido publicados cerca de três anos antes, pelo Dr. Dalmau. A partir deste momento, acendeu-se uma luz no fim do túnel.

Com toda sinceridade, em diversos momentos parecia que eu estava “lendo” um episódio da série televisiva House; tirando as excentricidades e técnicas nada ortodoxas daquele personagem – é claro que não ocorre daquela maneira na vida real. Mas, com esta comparação, vocês já podem imaginar como a autora protagonizou uma história de arrepiar, em busca pelo diagnóstico correto.

Gostaria de comentar que o título original, Brain on fire, é simplesmente perfeito; mas, creio que não ficaria muito bom traduzido literalmente para o português.
Se você também gosta de seriados médicos e relatos verídicos de doenças complexas, pode se atirar nesta leitura. Só aconselho que tenha tempo livre, pois será difícil deixar este livro de lado!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Tathi (@Doidosporserieselivros) 20/12/2016

Espetacular!!

Juliana 30/06/2016

Insanamente viciante!
"Insana - Meu mês de loucura" é uma auto-biografia com características de suspense científico que, na verdade, nos lembra realmente um episódio da série House.

Em um curto período de tempo a jovem jornalista do The New York Post, Susannah Cahalan, passou a ser uma desconhecida para todas as pessoas próximas e, principalmente, para si mesma. Tudo começou com uma leve mudança em seu humor e em suas atitudes, inicialmente atribuída à uma febre cotidiana e ao estresse da profissão. Mas, comportamentos cada vez mais brutos e incomuns para a doce nova-iorquina vão se acumulando junto a novos e assustadores sintomas de que algo ia muito errado.

Em pouco tempo, convulsões fortes, neuroses e alucinações profundas mudam radicalmente a vida de Susannah e a levam a uma internação de emergência em um hospital, local em que passaria os mais difíceis momentos de sua vida. Enquanto isso, os médicos mais renomados do país se perdem na incansável busca por um nome, um termo... qualquer coisa que definisse de uma vez por todas o que brutalmente destruía a vida de uma jovem esperta e de carreira promissora.

"O importante é dar um nome à sua doença. Não saber é muito pior."

Sim, o livro tem uma história (in)tensa e até mesmo "pesada". O leitor presencia com certo horror a rápida e brutal desconstrução da vida de Susannah, da fase dos primeiros sintomas que passaram despercebidos em sua rotina corrida ao grave estado de psicose em que chegou. Durante o mês de internação (que mais pareceu um ano!) dezenas e mais dezenas de exames não apontam a nenhum caminho racional, apenas descartam doenças (centenas delas), sem indicar o mais importante: qual acometeu a jovem jornalista.

Enquanto isso, a Susannah animada e extrovertida do passado ia dando lugar à loucura da mulher irreconhecível, brutal e psicótica que ela se tornou, presa a uma cama hospitalar, vigiada por câmeras. Susannah venceria a doença e a si mesma? Se sim, quanto de sua antiga e dócil versão seria possível recuperar?

"Como eu estava? Eu não sabia mais nem o que "eu" era."

O livro é suspense puro com uma dose generosa de mistério e uma escrita certeira e rápida, te levando ao vício na leitura. É incrível como a autora desenvolveu e contou sua história usando-se de relatos de familiares, médicos, vídeos de sua internação e até rabiscos feitos em pleno estado psicótico, considerando-se que muitas das memórias desse mês de loucura ela talvez nunca conseguirá lembrar.

"No fim das contas, não somos mais do que uma soma das nossas partes, e quando nosso corpo falha. todas as virtudes que nos são caras vão junto com ele."

A diagramação é bem simples e agradável. A capa me conquistou imediatamente pois transmite, em sua simplicidade, o ar de mistério científico e suspense que a história tem. "Insana - Meu mês de loucura" é mais um livro excelente do catálogo da Editora Belas-Letras, que inclusive cedeu o exemplar para leitura.

Enfim, eu realmente recomendo essa leitura que parece complicada e demorada, mas não é! Se você procura um livro intenso... "Insana" é pra você! E leia logo, pois já há previsões para a produção de um filme.

site: http://www.blogentretanto.com/2016/06/resenha-insana-susannah.html