Zeroes

Margo Lanagan
Deborah Biancotti

Resenhas - Zeroes

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 10/12/2015

Melhor do que eu esperava. Eu gosto do autor Scott Westerfeld por causa da série Uglies, mas não gostei do livro Afterworlds escrito por ele, então por isso não estava esperando muito por esse livro, mas confesso que gostei. Achei bem interessante, apesar de pessoas com poderes, achei bem realista. Sim, eu pretendo ler os outros livros qndo forem lançados e sim eu recomendo o livro, principalmente para quem gosta de heróis com poderes.

Lids 28/01/2016

Zeroes (Scott Westerfeld)
Zeroes fala sobre um grupo de adolescentes que tem poderes especiais, mas são péssimos em usá-los e acabam se ferrando por causa deles. Por causa de uma briga causada por Ethan no passado, o grupo está afastado uns dos outros, até que o próprio Ethan liga para os amigos pedindo ajuda porque seu poder o deixou em apuros de novo. Então o grupo se reúne para ajudá-lo, apesar dele ter sido responsável pela briga e pela encrenca em que se meteu.

Temos seis personagens principais com habilidades ou super poderes que, na maioria das vezes, mais atrapalham do que facilitam suas vidas. Ethan, por exemplo, tem uma "voz" que fala para as outras pessoas aquilo que elas querem ouvir para que ele consiga o que quer, mas às vezes nem ele sabe muito bem o que quer e na emoção acaba fazendo coisas que ele não quer acontecerem e se metendo em mil confusões rs. Outra personagem a Riley é cega e só pode ver pelos olhos das outras pessoas. O Thiboult consegue ficar invisível em uma multidão e as pessoas esquecem que ele estava ali quando não estão mais prestando atenção. Chizara pode dominar qualquer tecnologia. Nate pode unir um grupo para cumprir um único objetivo. E Kelsie pode dominar a energia e as emoções de um grupo.

O enredo e roteiro do livro podem ser um pouco chatos, porque foca muito mais nos personagens do que nas grandes aventuras que os personagens possam se meter. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, sobre SUPER PODERES ainda por cima, obviamente é um livro de origem, de apresentação dos personagens, para entender motivações etc. Sabendo disso, acho que pecou um pouco no personagem do Nate/Bellwether/Glorious Lider, ele é o que menos sabemos a história da vida, sabemos apenas que ele é de uma família de políticos e que ele pretende ser político também quando tiver idade. Fora isso, podemos apenas supor e olha tenho uma teoria de que ele tem potencial para vilão nos próximos livros.

Os demais personagens são extremamente complexos e bem construídos, com motivações bem sólidas e isso nos ajuda muito a entender a simpatizar com eles. Isso é muito importante porque na maioria das vezes as motivações do Ethan parecem muito absurdas e bobas, mas quando entendemos a história de vida dele a gente fica "aah" *-*-*

Outro é o Thiboult, que tinha tudo para ser o personagem "esquecível" do livro, por causa de seus super poderes, mas ele acaba sendo um dos personagens mais fofos e complexos e bem explorados do livro *-*-* Ironicamente, o relacionamento dele com a Riley fez com que ele fosse visto de uma maneira mais sólida e mais permanente. E a conversa dele com Ethan no quarto de hotel é uma das melhores do livro *-*-* É um personagem muito real e humano e crível. E com uma filosofia de vida maravilhosa rs

E a Chizara *-*-* Que também tem dúvida quanto se deve usar ou não seus poderes, porque ela acha que seu poder tem muito potencial para a destruição, visto que ela pode destruir a tecnologia, por isso, ela sempre evita ir a hospitais ou prisões ou shopping-centers, qualquer lugar que precise muito da tecnologia para funcionar corretamente. É lindo esse conflito dela porque tudo que ela quer é ficar longe do zumbido da tecnologia por um momento *-*-* E isso é TÃO difícil na nossa sociedade moderna!

A narrativa do livro é fluida e divertida, não parece que foram escritos por três pessoas, parece que todos os ponto de vistas foram bem estruturados, planejados e roteirizados. A narrativa do livro é fluida e divertida, não parece que foram escritos por três pessoas, parece que todos os ponto de vistas foram bem estruturados, planejados e roteirizados. Adorei também o fato de às vezes os autores dão a entender que até as pessoas que não tem superpoderes, podem ter algum tipo de habilidade especial. Tipo a irmã da Riley que lê para ela histórias, já que ela é cega, e essa relação delas seria a habilidade especial delas. E a mãe da Chizara que tem "O Olhar"! São coisas muito sutis mas que achei genial de observar nos outros personagens.

O Scott Westerfeld deu a entender em algumas entrevistas que ele que organizou o livro e juntou os capítulos e olha acho que fez um ótimo trabalho *-* Tenho meus palpites de quem escreveu o quê, mas é muito intuição e provavelmente irei errar alguns rs.

Eu acho que muita gente esperava aventuras mil no livro e não irá encontrar! É um livro movido pelos personagens, você tem que gostar deles para sentir vontade de continuar lendo. Por isso, eu entendo gente que não gostou tanto assim, mas apenas o Nate é um personagem menos interessante, e que pode parecer chato e vazio, mas eu acho que ele irá nos surpreender nos próximos livros e vou continuar lendo e acompanhando porque eu senti um cliffhanger no final e to curiosa pra saber o que eles vão fazer!

site: https://screamyourlies.wordpress.com/2016/01/28/zeroes-scott-westerfeld/

Camis 30/12/2018

Xoxo
Sabe aquele tipo de história... Insossa? Que quando você termina de ler (depois de muito tempo, diga-se de passagem, porque não estava interessante o bastante para ler com frequência) você nem sabe o que falar, de tão morna que foi a narrativa?

Zeroes é exatamente assim em todos os aspectos.

Primeiramente, as personagens. Todas desinteressantes, chatinhas, fazem você bocejar enquanto está lendo.

Bellwether/Glorious Leader/Nate: um dos piores, na minha opinião. O 'poder' dele era liderar. Só que não fica claro como isso funciona. Achei muito vago, sabe? Sem contar que ele é muito overrated. Muitos outros poderes ali pareciam mil vezes mais úteis e etc, mas ele era tratado como incrível. Sem contar que ele, como líder, simplesmente... Bleh?? Muito forçado. Não parecia líder não, ele só mandava nos outros e tentava juntá-los e é isso aí. Sem contar que parecia que queria juntá-los para benefício próprio, o que considero ser bem pouco líder da parte dele. O fim da picada pra mim foi quando, numa cena, ele escolhe sem hesitar entre dois zeroes quem deixaria morrer e quem salvaria. Nem um pouco líder. Só achei um cuzão insensível. Um líder de verdade nunca deixaria um do seu grupo pra morrer tão fácil, sabe? Af, quanto mais penso nisso, mais raiva sinto.
Crash/Chizara: Nossa, a definição de tédio. Ela e Nate competem pra ver quem é o mais chato. Ela era reclamona, desagradável, a definição de "mimizenta". Ler os capítulos narrados por ela eram tortura. Literalmente uma personagem que eu preferia que não estivesse na história.
Scam/Ethan: para mim, o personagem mais interessante, por causa do poder dele. Mas isso não foi nem um pouco bem explorado pelos autores. O 'poder' dele definitivamente era o mais diferente, que causava discórdia, que fazia todo mundo odiá-lo - mas acaba aí. Eu tinha pena de Ethan, porque todo mundo odiava ele por causa de uma coisa que não era culpa dele, sabe? Era muito fácil para os outros que tinham poderes interessantes, úteis e legais julgá-lo e dar as costas para ele quando as coisas apertassem. Isso me chateou muito. Ao invés de trabalhar isso, esse personagem só foi tratado como um problema o tempo todo.
Único personagem realmente bom e bem trabalhado foi Anon/Thibault.

A história também é bem xoxa viu, parece não ter plot nenhum. A única coisa que aconteceu foi os personagens fazendo burrada atrás de burrada e arrumando problemas desnecessários. Téeeeeeedio.

As coisas boas do livro são a escrita dos autores, que é bem flúida - então, bem tranquilo ler, pouco cansativo -, e os poderes que eles criaram para os personagens, achei muito inovadores e interessantes.

Dei duas estrelas porque não é o tipo de livro que você termina e pensa "Puts, que LIXO, que PORCARIA". Você simplesmente não pensa nada, não sente nada, não causa nenhuma reação em você.

Kate_toujour 02/04/2021

Impossible stop reading
I already liked the Scott's books, and by far it was one of my favorites. A well written story and a engaging story. I always finish Scott's stories very fast kk