Empire of Liberty

Empire of Liberty Gordon S. Wood

Resenhas - Empire of Liberty

Marcos606 23/12/2023

O Império da Liberdade é um conceito desenvolvido inicialmente por Thomas Jefferson para identificar a responsabilidade dos Estados Unidos em espalhar a liberdade pelo mundo. Jefferson viu como missão dos EUA dar o exemplo, na expansão no oeste da América do Norte e intervenção no exterior.

O livro é um composto de dois segmentos, o primeiro descreve a história política dos Estados Unidos desde a posse do Presidente Washington até o fim da Guerra de 1812. O segundo enquadra essa história com uma ampla narrativa da mudança cultural e social nos Estados Unidos de 1776 a aproximadamente 1830.

Para o autor, a sociedade e a cultura estão no comando, a política é subproduto. Depois da Revolução, os americanos deixaram de pensar que eram "pessoas primitivas que viviam nos limites da civilização ocidental", longe de permanecerem na periferia do processo histórico, viram-se agora subitamente lançados no seu centro.

Para além disso, o autor, elucida a briga entre federalistas e anti-federalistas.