Gabriela, Cravo e Canela

Gabriela, Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

30/01/2024

?O amor não se prova, nem se mede. Existe, isso basta. O fato de não se compreender ou explicar uma coisa não acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no céu, são a beleza da noite.?

Kélita Lourrany 26/01/2024

Livro muito bom.
A linguagem é bem fluida e as gírias muito representativas, dá uma desenvoltura maior na história.

Nos contextualiza de uma época onde ser mulher era ser objeto e não ter direito a felicidade.

É um livre que nós descreve o início do progresso. A transformação de crenças.

Loovx 21/01/2024

Gabriela
O livro Gabriela, cravo e canela me surpreendeu positivamente. Já tinha visto a série de 2012, e eu tinha amado (inclusive na série incluíram alguns personagens novos, mudaram alguns finais, mas é uma ótima adaptação). O embate entre o conservadorismo e o progresso, o ?moderno?, é central na história. Percebe-se pela cultura, comportamento, política, ali em Ilhéus, onde ocorre a história de Gabriela. E concomitante a isso, os romances acontecem e se desfazem, a vida de Ilhéus acontece.
Confesso que no inicio eu tive dificuldade com a leitura por conta de muitas descrições, mas com o passar do tempo, a gente se acostuma e tudo flui de uma maneira muito boa.
Jorge Amado realmente te leva a viver com os personagens, como se de fato fossem reais. É uma imersão incrível na história que é contada.
E Gabriela? É apenas Gabriela. Um modo de vida, sinônimo de liberdade, sinônimo de resistência.

Matheus656 21/01/2024

Tenho um objetivo de ler as publicações do Jorge Amado, então comecei por Gabriela muito motivada pela vaga lembrança da Série protagonizada por Juliana Paea. Voltando ao livro, o que mais me chamou atenção foram duas questões. Tomando bastante cuidado para não cair no clichê da romantização da pobreza, a primeira questão é como Gabriela leva e enxerga a vida de uma forma simples, sem muito peso, cobrança e fardo sendo grata pelas coisas que tem mesmo parecendo pouco. Já a segunda questão, a qual me identifiquei muito, é como a sociedade de Ilhéus é no geral escrava da opinião alheia. Vários personagens não fazem o que querem. Fazem o que a sociedade espera que eles façam.

Barbarossauro 16/01/2024

Não tenho palavras para definir Gabriela, é um evento, é algo especial e indefinível, inesquecível.

Gabriela, cravo e canela me prendeu e me cansou muitas das vezes, fiquei com um gostinho de quero mais e um alívio. Os personagens de Jorge Amado sempre tão bem trabalhados, acabam se tornando amigos seus, em alguns casos, inimigo.

Passei a amar a Bahia sem ao menos conhecê-la. Posso falar tranquilamente que Ilhéus foi um dos personagens principais da história tão carregada de personagens, por muitas vezes me imaginei na praça observando Glória, entrando no Vesúvio e me deslumbrando e desfrutando da vida boêmia dos ilheenses.

O livro passou a ficar mais interessante quando Gabriela apareceu, de fato, mas a construção de Nacib foi tão significante, você se apega ao figurão que o árabe é, um querido. Moço bonito.

Outra parte importantíssima foi o começo das disputas eleitorais, acalorou a história, os jagunços de volta, acabou me prendendo mais ainda. Coronel Ramiro Ramos foi um retrato falado de como era antigamente ou atualmente? Tantas semelhanças com o atual.

?O amor não se prova, nem se mede. É como Gabriela. Existe, isso basta.?

Jorge Amado foi maravilhoso aqui.

Maria.Clara 09/01/2024

Gabriela: a sereia da Bahia
Gabriela é uma mulher se a frente do seu tempo, eu espírito livre que não pode ser contido por nada.
O livro surpreendeu positivamente pelo final muito diferente dos romances tradicionais, talvez até mais romântico.

Pedro.Alves 07/01/2024

Alerta: Propaganda antimonogâmica, protejam suas famílias!
É incrível a capacidade do Jorge Amado de criar microcosmos tão vívidos e únicos. Foi meu primeiro contato com essa história e não pode ser mais delicioso, gosto muito dessa segunda fase de escrita dele.

Enfim, recomendo muito!

ViviGreg. 06/01/2024

Impossível não se apaixonar por Gabriela, tão linda, sedutora, bondosa, livre e feliz, assim como é difícil não se envolver nas narrativas de Jorge Amado e de se afeiçoar pelos seus personagens e cenários tão realistas e brasileiros. Os livros desse autor são tão gostosos de ler, com protagonistas tão marcantes e únicos, vale muito a pena a apreciação dessas obras tão ímpares e ricas.

JosA225 31/12/2023

Gabriela, Cravo e Canela
Da série livros deliciosos. A estória de amor de Nacib e Gabriela encobre a passagem de bastão de chefe político de Coronel Ramiro Bastos para Mundinho Falcão. Dos tradicionais coronéis antigos para o industrial capitalista.

Sofia Meneghel 31/12/2023

"Falar da vida alheia era a arte suprema, o supremo deleite da cidade."
Sempre tive curiosidade de ler "Gabriela, cravo e canela" e, mesmo tendo o livro físico, não me animava a ler. Adorei o livro, e pretendo ler mais de Jorge Amado.

Como comentário, gostaria de dizer que Gabriela e o Sr. Nacib iriam adorar o conceito de relacionamento aberto.

" - Antigamente, no tempo dos barulhos, se dizia que quem chegava a Ilhéus não partia nunca mais. Os pés grudavam no mel do cacau, ficavam presos para sempre. Você nunca ouvi falar?
- Já. Mas, como sou exportador e não fazendeiro, creio que meus pés ficaram presos foi na lama das ruas. Deu-me vontade de ficar para construir alguma coisa." - página 65

Jess 31/12/2023

Gabriela é uma obra de arte
A história narra não só o romance de Nacib e Gabriela, mas também o cenário político de Ilhéus na época em que houveram mudanças significativas no comportamento da sociedade local e também da migração da época dos coronéis para a época em que a sociedade viu que importava mesmo era a mudança. Quanto a Gabriela ela era livre e queria ser livre. O discusso que queremos colocar nela é bonito, porém a gente precisa ver que ela na verdade não queria era mudar. E isso só revela imaturidade e deslealdade, e não pureza e beleza. Mas o livro é bem relevante e bonito.

gabriel2752 25/12/2023

Acho sempre incrível como o Jorge Amado consegue rechear suas histórias com um caráter cultural regional tão envolvente e cativante, sendo tão importante quanto os personagens que fazem parte. Falando em personagens, o fato do Jorge nomear todos, contanto pequenas histórias sobre os que não são principais, fortalece a ideia de proximidade e intimidade dos moradores de Ilhéus - cidade ainda sendo desenvolvida.
Mas acho que ainda ficou um pouco confuso o romance do Nacib e da Gabriela. Fofos, porém!!
Juro, parece que você está realmente lendo uma novela da globo. Personagens cativantes. História cativante!

Alle_Marques 24/12/2023

E como viver sem ela, sem seu riso tímido e claro, sua cor queimada de canela, seu perfume de cravo...?
...
[...] Foi a temporada dos poemas longos, de exaltação daquele amor que nem a morte e nem mesmo o passar dos séculos destruiriam jamais. Eterno como a própria eternidade, maior que os espaços conhecidos e desconhecidos, mais imortal do que os deuses imortais, escrevia o professor e poeta. [...]
...
Costumo gostar bastante do estilo do Jorge Amado, da forma como ele escreve e desenvolve suas histórias, mas esse aqui não foi nada fácil.

Ele é bem mais político do que dá a entender e bem mais “distante” da Gabriela do que o título sugere, esperava também que fosse ter uma conexão maior com a obra por ser ambientada em uma cidade que eu já morei, mas nem isso funcionou. Para mim, a leitura seria bem mais interessante caso se concentrasse nos protagonistas e entregasse uma história mais intima e pessoal, ao invés de tão divagada, foi decepcionante, enrolado e arrastado, e as várias tramas paralelas me tiraram completamente da história, além disso, nenhum dos outros personagens, além da Gabriela, me agradou.

Grabriela é de longe a melhor coisa do livro, é tão fascinante, encantadora e apaixonante quanto promete, as partes que aparece ou é citada são os pontos altos da obra, mas senti falta de mais dela, para um personagem com tamanha importância, ela não aparece tanto assim, além de ser ofuscada pelo excesso de divagações do autor. O Nacib, por sua vez, é um personagem interessante e embora seja fácil começar gostando dele, é mais fácil ainda terminar odiando. Mas sobre o romance de ambos, é aí que o livro ganha e perde ao mesmo tempo, ele parece simples, mas é cheio de camadas, além de dar um frescor pra obra, mas seu desfecho é detestável e impossível de defender.
...
[...] O que é que ela tem? Como ia saber? Não adiantara dormir com ela, deitada em seu peito, nas noites do caminho, do sertão, da caatinga, dos prados verdes depois. Não aprendera, nunca soubera. Uma coisa tinha, impossível esquecê-la. A cor de canela? O perfume de cravo? O modo de rir? Como ia saber? Um calor possuía, queimando na pele, queimando por dentro, um fogaréu. [...]
24° Livro de 2023, 34ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Bianca Martins 20/12/2023

A cidade protagonista
Assim como outros livros do Jorge Amado, o protagonista desta história é a sociedade em que ela está inserida, aqui representada pela cidade de Ilhéus ali pelos anos de 1925.
Gabriela mesmo aparece de maneira terciária por aqui...

A história é envolvente, os personagens cativantes de sua maneira, a sociedade descrita é realista.

Jorge consegue descrever os cenários e costumes de uma maneira única, além de criar uma história que costura tudo isso e que trás diversas faces para os personagens.

Os livros de Jorge viraram filmes, novelas e séries por grande merecimento. Recomendo a leitura.