Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado




Resenhas - Gabriela Cravo e Canela


502 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


mberquoo 09/12/2023

Um romance de costumes brasileiros
Sou uma aficionada por leitura, mas não poderia ser diferente, afinal, a estante do meu avô é uma das mais cativantes dentre as que conheci. Desde que fiquei um pouco mais velha, minhas vindas à sua casa foram marcadas por expedições à tal estante, e numa dessas expedições caí nas graças de Jorge Amado. Até hoje me lembro da discussão causada pela minha (precoce) leitura de Capitães da Areia? a história já me cativava, após a proibição então? ah, Amado tomou conta do meu coração (e da minha própria estante). Moral da história: desde então, minhas visitas à casa interiorana dos meus avós sempre envolvem o empréstimo de alguma obra Amadiana e, indubitavelmente, chegaria a hora de ?Gabriela, cravo e canela?.

Qualquer brasileiro que se preze cresceu sabendo da existência de Gabriela, personagem que tomou conta da cultura popular. Caímos nas graças dessa mulher através das músicas, novelas e filmes que contaram sua história. Ela é uma brasileira típica: mulata, sensual, de origem simples e com muito ritmo nas ancas.
Retirante do sertão, Gabriela parte para Ilhéus, cidade que crescia na década de 1920 graças ao êxito do cacau, mas teimava em se modernizar: ainda era tempo em que homens traídos tinham direito de ?defender a honra? e assassinar a mulher que o traísse. E é uma ocasião desse tipo - a morte de Sinhazinha pelas mãos do seu marido traído, coronel Jesuíno - que marca o início da trama, deixando claro que Amado sempre prezou por representar o Brasil amplamente, tanto suas belezas, quanto suas atrocidades e costumes coloniais.
Como disse perfeitamente Isabella Lubrano, do brilhante canal ?Ler antes de morrer?, a protagonista desse livro não é Gabriela, é o povo brasileiro, o que nos cativa ainda mais na leitura, já que é impossível não ver esse Brasil complexo nas 300 páginas de história. Toda vez que entro em contato com esse autor, tenho uma epifania, definitivamente, brasileira. Quanto orgulho de pertencer a esse país - que apesar de certas contradições - encanta com suas cores, seus cheiros, suas texturas e suas personagens.
comentários(0)comente



Yasmin1262 07/12/2023

Comecei esse livro sem saber de nada sobre a história, o que eu faço na maioria das vezes, e me surpreendi demais, não foi um livro cinco estrelas é claro, mas foi uma leitura muito divertida, aconteceu muitas coisas das quais eu não imaginava e fiquei de queixo caído.

A narrativa é muito empolgante, só o comecinho é meio chatinho, entretanto, assim que ele passa, não tem uma página que não tenha uma emoção. Todos os diálogos são extremamente verdadeiros, vale muito a pena lê-lo.

Srta Nane 05/01/2024minha estante
Estou me rastejando. Passo da página 100 e ainda Nacib não esbarrou Gabriela, acontecimento que, acredito eu, fará o livro desenrolar. Esta muito chato e tô por um triz para desistir de vez.




Nietzsche2 05/12/2023

Lido "Gabriela, cravo e canela" de Jorge Amado.

Aqui tem a cidade de "Ilhéus" como o personagem principal, uma cidade onde os habitantes são conversadores, com bastantes coronéis de cacau que dominam economia e a política do local. Só que esse cenário de uma civilização extremamente arcaica irá mudar. Focado no progresso dessa sociedade Jorge Amado brilhantemente narra uma história muito excitante, escandalosa e cheio de tempero.

Os personagens são maravilhosos e muito humanos, difícil não identificar essas figuras com pessoas do dia a dia. Lembro que ao assistir a minissérie detestava o "Nacib", já na leitura ele foi o meu personagem favorito. É a forma física de responsabilidade e justiça no meio de tantos desgovernados.

Já "Gabriela", uma retirante que acaba se tornando cozinheira no bar de Nacib, fica sendo a figura cômica e doce em meio a uma narrativa com acontecimentos tão brutais.
Por mais que tenha o nome no título, a personagem é mais uma figura do que o foco principal. Vem com uma pauta bem sutil e inovadora pra época da história e pra época em que foi escrita, quiçá até os dias atuais levantadas pelo autor. Uma mulher cheia de talentos, beleza e prazeres.

Como são diversos personagens eu senti falta de uma conclusão mais "fechada" para eles, os seus desfechos ficaram corridos. Porem toda experiencia de leitura me foi fantástica, amo a escrita e os "molejos" de Jorge Amado, e nessa experiencia só pude concluir que é 10/10.

"Precisava não, moço bonito...".

Caloroso!
comentários(0)comente



cathceccon 30/11/2023

As primeiras 40 páginas são um porre, mas depois vc só larga o livro quando tem algo pra fazer e não da pra ler mais. Um dos melhores que já li. Muuuuito muito muito bom!!!!
comentários(0)comente



gabrrelaa 27/11/2023

Muito mais do que eu esperei, surpreendente bom
Eu não esperava ser um livro tão complexo e completo, com tantas tramas e dramas... Eu só comecei a ler porque tem meu nome e eu me amo mais que tudo.

É uma verdadeira imersão ao tempo e o lugar em que se passa.
Se tem um tipo de história que eu gosto de ler é essa, onde mostra o desenrolar de um núcleo tão bem construindo. Gosto quando tem vários personagens com vários acontecimento, brigas, intrigas, guerra política, romance e traição, quem me conhece sabe que eu me acabo em livro assim. E foi isso que eu fiz, me acabei nessa história!!
comentários(0)comente



Rosy 27/11/2023

Gabriela
O livro pra mim começou a ficar interessante realmente quando Gabriela aparece (oq demora bastante levando em consideração q ela q da o nome do livro). O livro até que tem uma história boa mas se torna um pouco cansativo com a forma prolixa que alguns fatos são descritos
comentários(0)comente



Phaga 25/11/2023

Uma forma de visita ao seu antecessor capitães de areia. O autor contar de forma detalhada a economia e víveres da época.
comentários(0)comente



Marcos.Alexandre 25/11/2023

Um retrato histórico e social da região cacaueira do Sul da Bahia. Retirantes, jagunços e crimes narrados magistralmente por Jorge Amado.
comentários(0)comente



Camile 16/11/2023

Clássico brasileiro
Iniciei o livro com certo receio, porque a história foge bastante da minha zona de conforto, ams me surpreendi

o livro é muito bom. Eu gostei que envolveu muitos aspectos além do romance, a política deste livro ganhou meu coração, achei que foi mais bem desenvolvida do que o próprio enredo do casal protagonista.

as partes que relatavam sobre a situação da mulher na época da história me deixavam bem puta, é inacreditável que as mulheres tenham que passar por isso, e foi tudo tão bem descrito, com detalhes, muito fiel a realidade.

só posso dizer que nunca mais vou olhar pra cravo e canela sem lembrar da Gabriela

a leitura foi meio demorada, muito provavelmente porque não estou acostumada a este tipo de escrita, mas gostei bastante da leitura

Nota: 5/5
comentários(0)comente



Dav 11/11/2023

Diferente
Este com toda certeza foi um dos livros que eu mais demorei para ler, tanto por não estar acostumada com a escrita descritiva de Jorge Amado, quando por problemas externos, no entanto, não me arrependo de ter me prendido para destrinchar essa obra.
Gabriela é simplesmente complexo, a quantidade de camadas existentes nesse livro nos leva a considerar infinitas situações e consequências. Inicialmente acreditei que se tratava de um mero romance entre Gabriela e seu Nacib, tanto que quando me deparei com uma cena política e descrição social, me senti completamente enganada, contudo todas essas características enriquecem o livro de uma forma, que não se trata apenas de uma protagonista diferenciada, mas sim da história de toda uma sociedade.
Gostei bastante do personagem de Mundinho Falcão, ele foi um ponto muito empolgante pra trama política da história, além de ser inteligentíssimo e boa pessoa.
Em relação a outros pontos do livro, fiquei um pouco chocada e decepcionada, no entanto, levando em consideração as ações da sociedade retratada, vi que não haviam alternativas diferentes para tais ocorrências, e acabei me conformando.
No mais, minha última consideração é que a nossa protagonista Gabriela é uma vítima do seu tempo e dos homens que passam pelo seu caminho, sua inocência de certa forma cativa o leitor como cativou os outros personagens existentes na obra. Esse mundo que você viveu não é pra você, Gabriela!
comentários(0)comente



Maria.Heloisa 11/11/2023

O livro me envolveu, mas esperava mais do final. Esperei mais política, esperei algum desfecho mais emocionante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela3025 09/11/2023

Tour por Ilhéus
De leitura muito fácil, muito gostosa, em contrapartida à uma viagem literária para uma época muito diferente do pensar contemporâneo, dos valores atuais.
Gabriela é um símbolo da mulher independente e livre. Amo o feminismo de Malvina, em confronto ao conservadorismo dessa Ilhéus muito bem escrita, e muito caótica.
A literatura brasileira é riquíssima
comentários(0)comente



Paula.Brener 08/11/2023

História divertida e gostosa de ler. Perpassa a história do coronelismo cacaueiro e da sociedade brasileira dos anos 50 com leveza e maestria. Jorge Amado problematiza na obra questões que permanecem ainda muito atuais. Leitura imperdível.
comentários(0)comente



Getúlio Vieira 08/11/2023

Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...
Entre as disputas de poder em Ilhéus e os costumes e crenças, o livro conta história de Nacib, que procura uma nova cozinheira para o seu bar e encontra Gabriela. No início, foi difícil se adaptar a escrita de Jorge Amado (afinal, é um livro de 1958), mas quando engrena, vai que é uma beleza! Os personagens, suas histórias, seus preconceitos, as fofocas... Mas acho que o principal do livro é mostrar como, ao tentar mudar Gabriela, Nacib não só a perdia, como ele mesmo se via cada vez mais infeliz. Pois o que tornava Gabriela única, era ela ser ela mesma sem se importar com as opiniões de ninguém.
comentários(0)comente



502 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR