Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Daniel 27/02/2015

Aparente simplicidade
Que livro bom! Simples, direto, emocionante.

Sem recorrer a nenhum artifício além da escrita límpida e contida, emociona pela honestidade, pela identificação, pelo cotidiano comum - e único - de uma pessoa comum – e única!

O leitor acompanha a vida do protagonista, seus desejos, suas frustrações, reflexões, alegrias e dores... E se identifica, se comove.

A trajetória de Stoner nos lembra como a vida pode ser tediosa, mesquinha, cansativa, e de repente, wow!!!, aquela emoção, aquele momento, que justificam toda uma existência.

Leiam!
Nanci 27/02/2015minha estante
Também me emocionei com esse homem simples e ímpar. Acho que, por muito tempo, vou elogiar esse livro que, como você observou, nos lembra das epifanias da vida.

Daniel 28/02/2015minha estante
"Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser, e o significado do que você está fazendo."(pag.46)

Renata CCS 30/03/2015minha estante
Daniel, depois dessa resenha, como não ler?

DIRCE 07/04/2015minha estante
"aquela emoção, aquele momento, que justificam toda uma existência". ..Quero ler.

Renato 27/05/2015minha estante
Apesar da linguagem direta e simples, ele subitamente nos oferece uma pequena digressão ou saída para as situações que nos balançam. O final do livro é algo marcante, e de certa forma questiona o sentido da vida fora do indivíduo. Maravilhoso.

Barbara 04/03/2020minha estante
A partir de página acontece o Wow? Pq tá difícil de terminar, chato demais

Daniel 05/03/2020minha estante
Bom, se você não curtiu até agora... melhor largar e ser feliz... não?

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
simples e perfeito

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
simples e perfeito

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Stoner, John Williams – Nota 10/10
Stoner realmente faz jus ao sucesso e comentários positivos que vem recebendo ultimamente... Mas é difícil falar sobre um livro de tamanha simplicidade! De fato, quando li a sinopse do livro, antes de iniciar a leitura, não fiquei muito entusiasmado com o que estaria por vir. No entanto, é justamente essa simplicidade da história narrada - a vida de um homem extremamente comum –, aliada à profundidade com que ela é contada, que faz de Stoner uma obra excepcional. Com uma sensibilidade marcante, o autor aproxima o cotidiano do protagonista com a vida do próprio leitor. Não há como não se envolver com a escrita, se identificar com a narrativa e odiar – ou amar – os personagens. Um livro que merece ser lido e relido!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Carla Maria 30/06/2022

Me surpreendeu
Stoner é um daqueles livros que te faz querer desistir já nas primeiras páginas, não por ser uma escrita ruim ou algo do gênero, mas por conta da vida do protagonista que nada tem do que se admirar. William Stoner é um cara completamente normal, tem uma vida incrivelmente triste e monótona e nada faz para mudar. Por muitas vezes nós iremos fazer vários questionamentos sobre o porquê dele aceitar certas situações e o porquê dele não tomar algumas atitudes que tornariam a vida dele muito melhor.. Mas apesar de todo o drama aqui exposto, o livro acaba nos apresentando uma grandiosa história sobre um cara totalmente pacato, mas que mesmo com tamanho sossego, é capaz de transbordar um lado apaixonante. E isso vai acontecendo aos poucos, com o transcorrer da história... Portanto fica aqui o meu apelo, não abandone essa história, Stoner vale cada página lida.
Paloma 30/06/2022minha estante
Nossa, agora você me fez querer voltar pra ele, pq foi exatamente oq aconteceu comigo ?
Obrigada pela dica ?

Carla Maria 01/07/2022minha estante
Pois é Paloma, tenho certeza que isso aconteceu com muitos leitores. Vai fundo que você não vai se arrepender ?.

Rafa 07/08/2020

Uma vida comum, uma história extraordinária
Stoner é um alarme ressonante contra nossa letargia. No início do livro, por diversas vezes, vc se vê com raiva do protagonista. Contudo, no decorrer da leitura, a identificação e a intimidade com o personagem tornam-se impressionantes.

Thiago.Silva 24/02/2022

Fantastico,tocante,incrivel!
O que eu posso falar sobre essa obra? era um livro que eu ja tinha ha 3 anos e nao estava com a mínima vontade de ler. O tirei da biblioteca pra ler apenas por que estou me disciplinando a ler livros que ja tenho ha um bom tempo, e que ainda nao foram lidos. Mas ele se tornou uma surpresa tão gigantesca......se tornou um dos meus livros da vida. Aqui você nao vera uma historia de superação ou sobre grandes feitos....é uma historia comum, muito comum mas extremamente incrível!!!!Acompanharemos 50 anos da vida de William Stoner,e durante vários momentos, eu tenho certeza, voce leito ira se perguntar se nao tem um pouco de Stoner dentro de você.
Thays 24/02/2022minha estante
Ja quero ler

Panquecadebis LM 24/02/2022minha estante
Quem é Stoner?

°°° 24/02/2022minha estante
Já tinha lido algumas reportagens sobre esse livro, e agora só aumentou a vontade ler também.

Peleteiro 06/05/2020

Uma obra prima indubitável
Sem dúvidas, "Stoner" é uma obra-prima. Daquelas leituras que, quando termina, deixa o vazio da falta. Com palavras perfeitamente bem escolhidas e uma estrutura fluída que permite ao leitor ler um romance de formação sem se cansar em momento algum, não à toa se disseminou através do boca a boca. Aqui, como nos melhores livros, o enredo pouco importa. O que realmente encanta são os rios de emoções que o protagonista percorre e transmite em sua trajetória.
Lud 01/10/2020minha estante
Minha próxima leitura.

Blur 01/10/2020minha estante
Deu até vontade de conhecer esse livro.

Carioca_cult 21/06/2020

Uma beleza triste
Gostei MUITO!!

O livro conta a história de William Stoner, desde sua infância até a velhice. A vida de Stoner era extremamente banal e ele encarava todos os acontecimentos de sua vida de uma forma tão passiva que chega a ser angustiante. E nas poucas vezes em que tomou algum tipo de decisão mais resoluta, as coisas, infelizmente, acabaram não dando muito certo pra ele.
Durante a leitura tive pena do personagem e senti muita angústia pela forma como sua vida era conduzida. Dava vontade de tomar uma atitude por ele!
É um livro triste, mas gostei muito! Não só da história em si, mas da forma fluida da escrita, muito agradável de ler, e de todas as emoções e reflexões que me trouxe. Um livro que merece ser lido, e faz jus a todo seu sucesso!
Durante a leitura fiquei pensando em quantos Stoners existem por aí nesse mundo...

Instagram @carioca_cult

Gigio 10/08/2023

Sensacional
Um livro excepcional sobre um vida relativamente comum. Muita sensibilidade para contar a história de uma pessoa comum, de origem humilde e que viveu uma vida normal. Teve questões existenciais, paixão, monotonia, desafios, trabalho, amor, desavenças, desgostos, conquistas, dores, sexo e tudo mais que vivemos em nossa vida, mas em um texto sensacional, melancólico, tocante e poético. Essa obra eleva à herói o protagonista do cotidiano. Certamente um dos melhores livros do ano e provavelmente da vida.

"Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser e o significado do que está fazendo. Há guerras e derrotas e vitórias da raça humana que não são militares e não são registradas nos anais da história. Lembre-se disso quando estiver tentando decidir o que fazer."
"Via-se perguntando a si mesmo se sua vida valia a pena ser vivida".
"Às vezes, imerso em seus livros, vinha-lhe a consciência de tudo que ele não sabia, de tudo que ele não lera."

Luciana.Pereira 01/08/2020

Extraordinário
De longe é o livro mais surpreendente que li em 2020. Stoner sempre esteve em meu radar para leitura e a leitura aconteceu em uma época de amadurecimento literário.
Que livro! Que escrita.
Extraordinário.

Tatinha 15/04/2022

Que livro maravilhoso!! Ainda estou impressionada em como uma história de um personagem com uma vida tão simples, pode me prender tanto!! Vida simples mas com sentimentos tão complexos! E no final, uma pergunta: o quão Stoner somos?

Paty 10/04/2015

É um livro sobre redenção, e redenção pelo caminho da literatura. Stoner rega a aridez de sua vida e da trajetória universitária com dedicação exemplar pela docência e pela literatura.
Fiquei impressionada com forma de narrar dele, a força inusitada para os dramas miúdos e para contar o cotidiano de nossas resignações e decepções. Fico surpresa que uma obra dessas tenha sido ignorada durante tanto tempo.
DIRCE 10/04/2015minha estante
Temos que aplaudir o Skoob. Bons comentários, feito este, são fontes de divulgação.

Mona 04/07/2016minha estante
Adorei a resenha. É um convite à leitura desse livro!

Allan 29/07/2022

Toda uma vida registrada em poucas páginas.
Simplesmente se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Stoner acompanha uma vida inteira de maneira magistral.

É um livro sobre adversidade, sobre se incomodar e não se acomodar, sobre finitude. O autor narra a vida de Stoner de uma forma que parece que você está presente em todos os momentos, sente as mesmas alegrias, as mesmas angústias, amores e ódios.

Vou reler muitas vezes ainda durante minha vida toda, mas essa primeira vez nunca será esquecida. Espetacular!
Roberto 31/07/2022minha estante
Vc leu o livro físico ou em E-book? Porque eu procurei em várias lojas e n achei por menos de 150 reais

Allan 01/08/2022minha estante
Li o e-book mesmo, o físico é beeem difícil de encontrar :(

Rayssa 23/05/2020

Impecável.
O livro conta a história de vida de William Stoner, passada entre 1910 e 1950/1960. Filho de camponeses, Stoner deixa de lado a tradição de sua família de trabalhar na terra, e descobre sua vocação em estudos literários, tornando-se professor universitário.

Vai ser difícil dizer como esse livro me foi marcante. Fiquei encantada com a qualidade da escrita. Não há firulas na narração. A prosa do autor é clara, elegante, sensível e delicada, de forma tal que nos faz conectar instantaneamente aos personagens, sobretudo a Stoner. Embora a sinopse pareça simples, a narrativa nos apresenta uma realidade complexa, na qual somos apresentados à personagens imperfeitos em sua existência. Imperfeitos, mas implacavelmente concretos e reais.

A passividade e inércia de Stoner diante dos acontecimentos de sua vida me fez sentir raiva, mas também me fez ver um lado obstinado, sensível e amoroso dele. É fácil de se envolver com todos os momentos vividos pelo personagem. São momentos que, aqui são narrados com destreza, tornando-os inesquecíveis na mente.

Vemos que a vida não foi fácil para Stoner. A sua fuga da cruel realidade na literatura e no amor por ensinar são os eixos principais do livro. É o que dá sentido à sua vida do começo ao fim. E, nesse fim, a reflexão que fica é profunda. Qual a melhor forma de se viver a vida ou, ainda, por que estamos vivos? Stoner não nos dá respostas claras, mas mostra que fazer o que se gosta é um bom caminho. Por mais que não tenha atingido uma carreira brilhante, e não tenha tido sucesso na vida familiar, Stoner viveu 40 anos de sua vida dedicados à fazer o que amava, e morreu satisfeito com a sua vida imperfeita.
Um livro impecável.
Craotchky 23/05/2020minha estante
Ahh, ótimo texto. Gosto muito de ler impressões pessoais nas resenhas.

Rayssa 24/05/2020minha estante
Valeu :)

DIRCE 25/05/2015

No meio da minha leitura surgiu Drummond, surgiu Drummond no meio da minha leitura.
Desde que me tornei uma Skoober ( é assim que se fala?) as resenhas e avaliações de leitores são para mim uma espécie de bússola cuja seta, na maioria das vezes, aponta para uma proveitosa leitura. Stoner juntou-se a essa maioria.
Quem, por ventura, se deu ao trabalho de ler meus comentários, já deve ter notado que capas e títulos de livros podem se transformar em “afrodisíacos’ para mim, e foi o que aconteceu com a capa do “ Stoner”. Ela espelha um homem fatigado, envelhecido (prematuramente para os seus 63 anos, constatei depois),com uma expressão sombria, melancólica, severa (ou sofrida, talvez) enfim, uma capa que retrata muito bem o protagonista do romance.
O envelhecimento precoce se justifica pelo trabalho árduo destinado a Stoner, quando na casa de seus pais até os 19 anos, e na dos seus tios, já na universidade. As expressões espelhadas pela capa e o “caminho” que a leitura me conduziram ao Poema do Drummond “No meio do Caminho”.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
-x-x-
Nossa vivência é feita de pedras que muitas vezes nos impulsionam para frente. Se não conseguimos removê-las tentamos contorná-las e seguimos em frente. Porém, no caso de Stoner, parece que não havia uma pedra em seu caminho – ele era a pedra. Uma pedra que todos manipulavam aos seus bel prazeres. Somente na universidade ele deixava essa sua condição ( a de pedra) e impunha sua vontade e sua “energia”. Ele atendeu ao “chamado ” do William Shakespeare , quando se deparou com o seu soneto: optou pela faculdade de Letras deixando de lado a faculdade de Ciências Agrárias imposta pelo seu pai. Foi obstinado na sua intenção de reprovar um aluno que ele considerava inepto. Não abriu mão dos dois anos que lhe era de direito até se ver obrigado a se aposentar compulsoriamente.
Mas fora da Universidade...Que pena!!! Foi com muita pena que presenciei a apatia de Stoner. Presenciei sua falta de energia para remover as pedras do seu caminho. Ele se curvou à Edith - a sua suposta metade da laranja (bem podrinha, diga-se de passagem) . Foi com muita pena que vi essa metade da laranja podrinha “estragar” Grace – a filha do casal.
Com sua apatia Stoner deixou que as duas pessoas que ele amava dele se separassem: Grace e Katherine.
Foi com pena que lá no final do romance percebi que Storner poderia ter feito uma tentativa de “lapidar” as pedras que surgiram em seu caminho e, dessa forma, talvez ele e as pessoas que lhe eram ou lhe foram queridas não se tornassem tão infelizes.
Se alguém, a esta altura, estiver lendo este meu comentário poderá estar se perguntando: mas se Stoner, com sua omissão, teve sua parcela de culpa nas trajetórias de vidas infelizes,inclusive a sua, qual a razão das 5 estrelas?
Foi porque acabei de completar 63 anos – idade de Stoner no ano de 1954- e não pude me furtar de me questionar: consegui remover as pedras do meu caminho? A resposta é Não , e pouco me importa. O que me importa foram as posições nas quais me coloquei frente a elas: errando e acertando, prevalecendo os erros, mas me posicionando sempre.
As 5 estrelas também se deveu a excelência do autor ao narrar a vida de um homem comum que ele resolveu nomear como William Stoner, nascido no século XIX (1891), mas que poderia ser a história de qualquer um de nós, nascidos em pelo século XXI , porque,afinal, viver é isso: é tentarmos descobrir como “enfrentaremos as pedras dos nossos caminhos” em todos os âmbitos.
Gláucia 28/06/2015minha estante
Excelente Dirce! Também amei o livro apesar de não concordar e até ficar com raiva da forma passiva de Stoner levar a vida. Mas como julgar?

DIRCE 29/06/2015minha estante
Então, Gláucia, o que mais me indignou foi que a passividade (ou seria indolência?) causou estragos na vida da filha, por outro lado, por quê ela permitiu que isso acontecesse?