O País do Carnaval

O País do Carnaval Jorge Amado

Resenhas - O país do Carnaval

Cleber 15/01/2023

Jorge Amado
Primeiro romance do Jorge Amado e bem diferente dos outros livros que já li do autor. Mas ainda assim podemos notar alguns pontos característicos das outras obras, seus personagens, sobre filosofia, literatura e as cidades do interior. Bora ler as outras obras do Amado.

Barbarossauro 14/02/2024

País do Carnaval
Foi o livro que menos me instigou do Jorge Amado, não vou dizer que é um livro ruim porque não é.

Mas a história não é algo que prende, o cenário não te abraça como nos outros romances, claro que por se passar uma parte na Europa e outra em São Paulo isso já deveria ser previsível. Mas voltando a história, ela não te chama, o foco é em rapazes burgueses que se convencem que a felicidade não existe, que serão infelizes para sempre e de fato, eles são.

Os personagens não são convidativos, os diálogos são cansativos e a história é fraca. Se você colocar um contexto histórico e social ela faz jus aos jovens perdidos.

Uma coisa boa que esse livro me fez refletir é em não ser uma pessoa como Pedro Ticiano, que o único prazer na vida é desdenhar e se dizer evoluído por ser infeliz. Toda vez que ele aparecia eu tinha vontade de acabar com a vida dele rápido. Até no momento de sua morte ele consegui ser um tremendo chato.

Foi o primeiro romance do autor, é importante, mas é de longe o que menos preferi.
indyr 14/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa!

desireemarr 15/02/2024minha estante
Só fiquei triste com o spoiler ??

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O País do Carnaval, de Jorge Amado
"Porque, procurando bem, até homens inteligentes se encontram no Brasil.”
“Quem não tem fome não conhece a infelicidade.”
“Dizem que foi Deus quem criou os homens. Eu acho que foram os homens que criaram Deus. De qualquer modo, homens criados por Deus ou Deus criado pelos homens, uma e outra obra são indignas de uma pessoa inteligente.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/11/o-pais-do-carnaval-jorge-amado.html

Nat 07/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Primeiro livro de Jorge Amado, escrito quando ele tinha 18 anos. O filho de fazendeiro Paulo Rigger volta ao Brasil depois de 7 anos na França, onde cursou direito. Aqui, já não se sentia mais em casa. Esse libro tem uma temática mais filosófica e até mesmo política em relação aos demais livros dele que já li. Não é excelente, mas já mostra todo o potencial de Jorge Amado.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Vamlirynna 01/03/2022minha estante
É nacional??

Nat 02/03/2022minha estante
Sim! É do Jorge Amado

Vamlirynna 02/03/2022minha estante
Obrigada ?

Layla.Ribeiro 26/12/2023

Primeira publicação de Jorge escrita aos 18 anos. A narrativa de ?O país do carnaval?possui um estilo europeu carregado de uma linguagem bem mais formal utilizando,por exemplo, muito da mesóclise. Uma trama bastante cheia de debates filosóficos sobre a existência , a felicidade e o sentido da vida, tanto o tema como o estilo literário totalmente diferente das obras amadianas posteriores , assim como o protagonista da obra, o jovem Jorge está tentando se encontrar como escritor. Eu senti com essa leitura como se ele estivesse querendo provar algo a alguém ou talvez esse alguém seja a si próprio, mas já encontramos um Jorge crítico a política do Brasil. Os personagens e seus desenvolvimentos não são cativantes, mas algumas reflexões sobre a nossa existência e a politica achei bem interessante. A leitura é uma boa experiência para conhecer e perceber a evolução desse grande escritor e para quem nunca leu nada do autor, jamais comece por esse livro.

Cristiane 09/02/2023

O país do carnaval
A felicidade existe? É possível ser feliz? Neste que é o primeiro livro de Jorge Amado, um grupo de rapazes buscam ansiosamente a felicidade. Sentem que algo lhes falta. Exceto para o senhor Pedro Ticiano, para ele a felicidade consiste em não esperar nada, em não acreditar nela.
Romance de formação, nele o leitor conhecerá um grupo de amigos: Paulo Rigger, Pedro Ticiano, Ricardo Braz, Jerônimo Soares e José Lopes. Os cinco procuram uma resposta, um sentido para vida: no dinheiro, na poesia, na literatura, no relacionamento amoroso... Ticiano, o mais velho e líder do grupo critica os amigos pela necessidade de serem felizes. Acredito que vivemos por viver.
O livro se passa nos centros urbanos, começa e termina no carnaval. Praticamente não tem descrição de lugares e até mesmo dos personagens, que são apenas vozes.
Devido a inexperiência do autor, Jorge Amada estava com dezoito anos quando escreveu este livro, é possível apontar várias falhas no livro. Praticamente não reconhecemos Jorge Amado nesta obra. Mesmo assim é um livro muito interessante.

Elo 18/05/2020

Um ensaio existencialista de Jorge Amado de clara influência de seu ilustre amigo, Sartre. Livro recheado de críticas ao contexto político da época, mas aborda uma série de questões sociais que perduram até os dias atuais.

Vanessa 20/02/2020

Esse livro foi escrito a mais de 80 anos, mas vemos que a nossa sociedade não mudou muito... As contradições trazidas no livro e os "sonhos de um futuro próximo" mencionados sempre nos leva novamente pro nosso passado falho.
Adriano 20/02/2020minha estante
Estou lendo Jorge Amado em ordem cronológica. Por enquanto li até Capitães de Areia. "O país do carnaval " é um bom livro mas quando li "Cacau"

Adriano 20/02/2020minha estante
+percebi uma evolução gigantesca dele como escritor. Dos 6 primeiros gostei na seguinte ordem:

Capitães de Areia
Mar Morto
Jubiabá
Cacau
Suor
O país do carnaval

Rodrigo 25/05/2022

O início
Com O País do Carnaval, Jorge Amado inicia sua vida literária e já nos surpreende com personagens peculiares e repleto de significados.
Uma leitura reflexiva e muito necessária.

Daniel1841 02/08/2022

Amado chegou, chegando.
Após alguns contatos com a obra de Amado, surgiu um desejo de ler em ordem cronológica (sempre que possível, e sem prazo pra termino do projeto) e me deparo com essa obra fenomenal. Incrível ler o primeiro livro do autor, depois de já conhecer obras como Capitães de Areia e Dona Flor e seus dois maridos.

Os questionamentos sobre felicidade, modos de vida, o Brasil de 1930, que em muitos aspectos ainda é o mesmo, são temas que são bem introduzidos na obra e que fazem o leitor se deliciar com a boa narrativa.

Que venha o próximo livro. E se eu fosse você, não deixaria de ler O país do carnaval.

Fabio Shiva 24/08/2019

O Primeiro
Esse foi o primeiro de tantos livros de Jorge que eu li e que achei menos que excelente. Também pudera, foi o primeiro que ele escreveu, em 1931, quando tinha apenas dezoito para dezenove anos (sem contar um livro de poemas e uma novela que o próprio autor retirou da lista de suas obras completas). Ainda assim, a obra foi forte o suficiente para ser considerada subversiva e até foi queimada em praça pública, por determinação da polícia do Estado Novo, em 1937.

Sobretudo se comparado com seus livros posteriores, “O País do Carnaval” revela um autor ainda tentando acertar a mão. Aqui Jorge aparece raivoso em suas críticas à sociedade, sem a leveza e o fino humor que iriam caracterizar seu texto mais para a frente. Veja-se essa fala do protagonista Paulo Rigger logo no primeiro capítulo, como exemplo marcante:

“Hoje o feitiço domina. No Norte, senhor bispo, a religião é uma mistura de fetichismo, espiritismo e catolicismo. Aliás, eu não acredito que Cristo haja pregado religiões. Cristo foi apenas um romântico judeu revoltoso. Os senhores, Padres e Papas, é que fizeram a religião... Mas se o senhor pensa que essa religião domina o Brasil, está enganado. Há uma falsificação africana dessa religião. A macumba, no Norte, substitui a Igreja, que, no Sul, é substituída pelas lojas espíritas. No Brasil a questão de religião é uma questão de medo.”

A história gira em torno de Paulo Rigger, brasileiro filho de fazendeiro que foi educado na Europa e que não se sente identificado com seu país natal, de regresso ao lar em busca da “felicidade”, que poderia ser traduzida por um “sentido da vida”. Com seu grupo de amigos intelectuais, discute qual o segredo do bom viver, que uns acham que está no amor, outros na religião, outros na filosofia e outros ainda na renúncia a todos os desejos, no “viver por viver”. Achei interessante esse ser o tema central do primeiro livro de Jorge Amado, e sobretudo ele ter passado de raspão nas respostas que o Bhagavad Gita, principal obra da filosofia e da espiritualidade na Índia, dá para essas mesmas questões. Segundo o Gita, o segredo da felicidade está em agir livre de desejos, dedicando todas as ações a Deus.

Essa leitura reforçou em mim a percepção mística de um secreto parentesco entre a Bahia e a Índia, sendo as duas terras povoadas por uma gente de pele escura com uma profunda espiritualidade inata e uma inesgotável capacidade para a alegria. O fato do grande avatar da literatura baiana ter iniciado sua obra com uma pergunta que encontra sua resposta na mais sagrada escritura da Índia, para meu coração, não pode ser apenas uma simples coincidência.

Salve Jorge!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Nivia.Oliveira 22/02/2020

O Brasil é o país do carnaval.
Quando Jorge Amado diz que “os brasileiros sambam numa alegria doente” parece um paradoxo mas não é.
Paulo Rigger é o brasileiro que vai para o exterior, volta cheio de pompa, mas quando retorna percebe que é no Brasil que vai mendigar sua felicidade.
O carnaval é a antítese da serenidade que segundo Jorge “é a falsificação da felicidade”. E quantos de nós deixamos o cérebro em casa durante essa festa pagã? Se ele nos afasta da felicidade , que seja assim... Buscamos por amores multicoloridos, ou o “amor de carnaval”, essa satisfação momentânea não é felicidade? Ah é sim...apesar da carestia da vida, e vamos levando... “rebolando as ancas”.
Ser brasileiro é assim...desejamos 365 dias de carnaval porque três dias de liberdade é muito pouco... Estamos agarrados à vida... vamos curtir... por que só trabalhar, trabalhar?? Quantas vezes temos que deixar nossas aspirações para pagarmos nossas pensões?
Ser o país do carnaval também significa o país da bagunça. Que só aplaude quem está na oposição. Aquele que quer a revolução para sair do abismo e em seguida quer combater a revolução. É meu amigo “a fome samba nas nossas faces”. Mas durante o Carnaval as máscaras não precisam ser retiradas. Somos blagueurs... piadistas. Só um aviso: Falar mal da nossa Pátria amada, só cabe a nós, brasileiros.
Para Jorge Amado temos “uma necessidade enorme de crer...” Ora se o segredo de ter serenidade é não desejar, talvez nosso problema seja desejar demais... e nesse caso as ilusões podem ser úteis. E no final, parafraseando Giberto Gil, o brasileiro anda com fé, porque com fé não costuma falhar... Se a felicidade absoluta não existe, Paulo Rigger, por que sair do seu país?

Ediane.Siqueira 29/04/2021

Primeiro livro de um dos nossos maiores escritores, aos 18 anos usando de muita maturidade para colocar em palavras um texto que se mantem cada dia mais atual...

leiturasdabiaprado 24/01/2023

Somente um gênio conseguiria escrever O país do carnaval aos 18 anos, e, é isso que Jorge Amado é, um dos maiores gênios da literatura mundial!
O país do carnaval se passa no final dos anos 20, Paulo Rigger é o protagonista, um jovem recém formado em Direito, em Paris, filho de uma abastada família baiana.
O livro mostra a busca de Paulo e seus amigos pelo sentido da vida, do que seria felicidade, se ela realmente existe ou se é apenas um atributo dos medíocres!
Uma obra extremamente profunda para um jovem de 18 anos, questões complexas, questionamentos sobre a verdadeira natureza humana!
O país só carnaval é o romance de estreia de Jorge Amado e faz parte do meu projeto de ler um livro dele por mês esse ano, tentando seguir uma ordem cronológica e não apenas desfrutar dos seus romances mais badalados e televisionados!
E sim eu li esse livro em poucas horas, numa despretenciosa noite de segunda-feira!