Men Explain Things To Me

Rebecca Solnit

Resenhas - Men Explain Things to Me: And Other Essays

Zops 11/05/2021

Entediante
Apesar de ser a criadora do tão famoso termo ?mansplaining?, apenas a primeira metade do livro é interessante e mesmo assim praticamente só fala de dados estado-unidense de desigualdade de gênero.

Renata (@renatac.arruda) 21/03/2018

"Os homens explicam tudo pra mim", de Rebecca Solnit, foi originalmente publicado em 2012 e talvez por isso alguns dos ensaios aqui já tenham se tornado um tanto datados ou, se não tanto, os temas já foram debatidos à exaustão de lá pra cá. Os textos foram escritos em uma época em que o feminismo estava pouco a pouco voltando a ser pauta, devendo muito do seu fortalecimento às Marchas das Vadias que começaram em 2011. Foi a partir do ensaio homônimo que o termo "mansplaining" (homexplicando ou homexplicação em português, embora tenha quem prefira a expressão Dr. Pica Explica :) ganhou popularidade, embora Solnit jamais tenha escrito essa palavra e inclusive a rejeite um pouco, como esclarece no pós-escrito que acompanha o texto nesta edição.

O livro é composto de sete ensaios cujos assuntos se repetem um pouco e que serão atualizados e mais bem trabalhados em "A mãe de todas as perguntas". Dentre eles, destaco aquele em que a autora discorre sobre casamento igualitário, o ótimo ensaio sobre Virginia Woolf e o último, em que ela avisa que a Caixa de Pandora foi aberta e as mulheres agora seguem por um caminho que não tem mais volta: "pessoas morrem nesta guerra, mas as ideias não podem ser aniquiladas".
@prosaespontanea https://www.instagram.com/p/Bf-5rllBT3w/

site: https://www.instagram.com/p/Bf-5rllBT3w/

Isabella 22/05/2020

Bom, mas poderia ter sido ótimo
Começou muito, muito bom (tanto que eu já favoritei antes de chegar em metade do livro), mas o tom objetivo das primeiras essays mudou e ficou tudo muito abstrato - principalmente quando ela começou a falar de Virginia Woolf, e eu simplesmente perdi a linha exata de raciocínio que ela estava expondo antes.

Parece que o livro se divide em dois: a primeira parte é perfeita, e a segunda deveria ter sido incluída num livro separado sobre a relação da escritora com a Virginia Woolf (que é um livro que eu, pessoalmente, não teria interesse de ler). Mas vale a pena para quem é fã.