Sangue no olho

Sangue no olho Lina Meruane

Resenhas - Sangue no olho

Thiago 13/12/2016

Procura-se bons olhos
Me senti meio doente ao terminar esse romance. O final é muito intenso. È difícil analisar de forma muito objetiva todo o espectro emocional desenvolvido pela caótica personagem Lucina (ou Lina). Essa uma estória muito mais sensorial, sinestésica. Como a deterioração física afeta a interação entre as pessoas? A resposta pode ser muito amarga. Enquanto leitor, acho perfeito...

Our Brave New Blog 20/04/2016

RESENHA SANGUE NO OLHO - OUR BRAVE NEW BLOG
Logo nas primeiras DUAS páginas a autora já arrebata o leitor com uma escrita sensacional, fazendo com que você sinta toda a agonia da personagem que se vê sozinha, na escuridão de um quarto de casal, procurando por sua seringa de insulina enquanto, na sala, uma festa barulhenta acontece, e seus olhos novamente sangram por dentro ocasionando algo semelhante a fogos de artifício atravessando sua cabeça. Sim, amigos, já começamos assim. Fiquei atordoada.

Já não haveria recomendações impossíveis. Que eu parasse de fumar, primeiro, e segundo que não prendesse a respiração, que não tossisse, que de jeito nenhum levantasse pacotes, caixas, malas. Que jamais me inclinasse nem me jogasse na água de cabeça. Proibidos os arroubos carnais, porque até mesmo num beijo apaixonado as veias podiam se romper. Eram frágeis essas veias que tinham brotado da retina e se esticado e se enroscado na espessura do vítreo. Era preciso observar o crescimento dessa trepadeira de capilares e vasos, vigiar dia a dia sua expansão milimétrica. Isso era tudo o que podia ser feito: espreitar o movimento sinuoso dessa trama venosa que avançava para o centro do meu olho. Isso é tudo e é bastante, sentenciava o oftalmologista, isso, é isso, repetia, desviando suas pupilas para meu histórico clínico, que se transformara num calhamaço, num manuscrito de mil páginas embutidas numa pasta grossa.

O QUE É A ESCRITA DESSA MULHER??? É como se Lina estivesse conversando com a gente, como se fosse um relato, e, vez ou outra, ela interrompesse e direcionasse seu discurso exclusivamente a seu amado Ignacio, como se ele também estivesse lendo e tentando descobrir de fato tudo que ela passou e pensou nesse período sombrio. Você sente a carga emocional em cada palavrinha e é atingido em cheio. Alguns momentos são como um soco na cara, já outros são tão suaves a ponto de te fazer sorrir enquanto lê.

Outra diferença é que, assim como nos livros do Saramago, não vamos encontrar travessões marcando inícios de diálogos nessa obra. Para isso temos pontos e vírgulas. Nada de interrupções com a Dona Meruane. Eu nunca tinha lido algo desse jeito e confesso que tinha um certo receio. Não sabia que ela utilizava desse recurso e fui pega de surpresa, mas deu tudo certo e não ocorreram confusões. Outro ponto é que ela não demarca os parágrafos e a narrativa segue ininterrupta até o capítulo seguinte, mas não se preocupem, os capítulos são bem curtinhos não passando de três pequenas páginas.

Apesar da personagem principal estar perdendo a visão, conseguindo enxergar apenas contrastes, ela descreve BRILHANTEMENTE as paisagens da cidades por onde passa. Começamos em Manhattan e passamos também por Santiago, quando Lucina vai visitar sua família revisitando complicadas situações. A descrição ocorre muitas vezes por lembranças (o que ela chama de olhos da memória) e vão até onde a imaginação dela se permite naquele momento. Exatamente a mesma experiência que nós leitores temos quando lemos uma descrição e automaticamente pintamos aquilo na nossa mente.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO SITE http://ourbravenewblog.weebly.com/home/sangue-no-olho-por-lina-meruane

site: ourbravenewblog.weebly.com

Carolina 05/01/2016

Nos olhos de uma nova vida
O fazer quando está prestes a perder a visão? Esta é a dúvida que a protagonista faz a si mesma ao abandonar sua vida em Nova York e voltar para a sua terra natal no Chile enquanto sente os sintomas de deterioração da sua vista. Seu namorado pouco consegue ajudar, aliás ninguém senão ela mesma consegue pensar nas perspectivavas futuras. Mas uma decisão do casal muda todo o futuro, ligando-os para sempre.

Realmente o livro prende a atenção, fui muito suscetível a descrição de sintomas, sentindo tudo que a autora escrevia nas cenas, até pensei em ir ao oftalmologista!

fsamanta (@sam_leitora) 22/12/2015

Ainda sob o efeito entorpecente da porrada que foi este livro. A protagonista não é uma cega mártir, é um ser mais real, revoltado e, principalmente, desesperado e egoísta. Quer testar seus melhores instintos? Avalie o quanto você seria diferente ou igual à protagonista...
A escrita é uma delícia. Sem excessos, mas capaz de criar ótimas imagens.
Thaís Vitale (@LiteraturaNews) 23/12/2015minha estante
Uau, fazia tempo que você não comentava desse jeito. Fiquei curiosa.

GilbertoOrtegaJr 17/11/2015

Sangue no olho – Lina Meruane
Uma coisa que eu tenho certeza, de que se um dia me acontecer, eu ficarei bem abalado é se eu perder a visão, pois como a maioria das pessoas este é um dos sentidos que eu mais uso no meu dia a dia, seja para trabalhar, para me orientar, mas meu motivo principal não seria por isso, e sim pelo fato de que minha maior diversão é ler, mentira na realidade esta é minha única diversão que se manteve ao longo de todos os anos da minha vida, até agora.

E é isso o que está acontecendo gradativamente no romance Sangue no olho, primeiro livro publicado no Brasil da escritora chilena Lina Meruane. Narrado em primeira pessoa o livro conta a história de Lina (na verdade seu nome completo é Lucina), uma escritora que vive em Nova York, e que pouco tempo antes de se mudar para um novo apartamento para morar com seu namorado, Ignacio começa a ir perdendo a visão, pois tem sangue dentro do seu olho.

O oftalmologista com que ela se consulta é um renomado médico especialista em perca de visão, mas nem ele, nem mesmo nenhum outro especialista, pode dizer ao certo se ela voltará a enxergar ou se ficará cega para sempre. Então enquanto ela dá um tempo antes de tentar uma cirurgia que pode definir de vez sua situação, Lina decide viajar para o Chile, para passar um tempo com os seus pais.

Mas quando ela chega na casa da sua família lhe vem de volta um sentimento já experimentado com Ignacio, ao mesmo tempo em que ela se sente insegura e ser protegida também sente necessidade de mostrar sua independência e ser deixada em paz, nem que seja só por alguns momentos. E este tipo de comportamento no começo faz com que a personagem Lina soe irritante e ingrata, o que não quer dizer que isso torne o livro de forma algum chato, muito ao contrário, se ela só fosse submissa e maleável ai sim, teríamos um livro tedioso.

O livro segue no estilo de autoficção, não só no nome da personagem que é igual da escritora, mas no próprio contexto da doença que Lina teve na vida real também, e além de tudo tanto personagem quanto escritora fizeram doutorados tendo como objeto de pesquisa a doença na literatura.

Uma das coisas que mais aprecie durante a leitura, além da ótima história, é a escrita que parece ser lapidada para tirar todo o excesso, criando o efeito de que o texto parece uma faca, direto e incisivo, causando um profundo incomodo no leitor. É justamente por ser este um texto que nos mantém preso do começo ao fim, unido a capacidade meticulosa de lapidar seu romance, que faz com que eu indica, e muito este livro, seja para quem busca um entretenimento, ou para quem busca uma obra de arte em forma de livro. Para os preguiçosos de plantão são apenas 192 páginas, deliciosas por sinal.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/11/18/sangue-no-olho-lina-meruane/
Nanci 17/11/2015minha estante
Gostei da resenha! Não sou preguiçosa (não pra leitura rs) mas me interessei pelo livro.
Obrigada pela dica.

Marcos Faria 01/09/2015

A primeira coisa a dizer sobre "Sangue no olho" é que a escrita de Lina Meruane é uma porrada. Seca, dura, sem medo de deixar as frases pela metade quando não precisa se dar ao trabalho de completar o que o leitor já percebeu. O texto vai crescendo em tensão à medida que a narradora (uma escritora chilena chamada Lina Meruane, que porém não é a autora) vai ficando cega por causa das veias que arrebentaram dentro de seus olhos. A cegueira crescente vai levando Lina a radicalizar a sua postura no mundo e as suas relações com os pais, os irmãos, o Chile (ainda marcado pela ditadura), o namorado, o trabalho. No fim, dá até para arriscar uma leitura da visão como privilégio, apresentando a Ignacio o dilema de abrir mão dele por amor ou não. Tem que se destacar também a sacada editorial da Cosac, de imprimir o livro em páginas que vão ficando progressivamente mais escuras.

site: https://registrosdeleitura.wordpress.com/2015/09/01/sangue-no-olho/

Paula 21/03/2015

Para ler a resenha, acesse:

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2015/03/sangue-no-olho.html