Sangue no olho

Sangue no olho Lina Meruane

Resenhas - Sangue no olho

Lya 28/08/2018

Um livro impactante
A narrativa sem parágrafos se torna frenética, como se estivéssemos acompanhando o fluxo intenso dos pensamentos da protagonista da história, Lina, uma autora chilena que se vê atacada por uma doença que poderá a deixar cega.
O livro toca em pontos muito interessantes como a perda da independência, a volta ao leito familiar, a relação médico-paciente, as limitações dadas pela doença, o egoísmo, as relações humanas. Nos mostra não apenas a visão do acometido pela doença mas também das pessoas próximas, como as vidas são impactadas por essa deficiência repentina.
Foi uma ótima forma de conhecer Lina Meruane, minha primeira inserção aos autores chilenos, pretendo sem dúvidas ler mais. Saliento que o livro tem algumas cenas agoniantes, principalmente por se tratar de uma área tão sensível do corpo como os olhos. Fica aí a recomendação.

Quezia 01/07/2018

Mediano.
Os capítulos curtos me atraíram, pois a leitura fluiu, mas só. É triste acompanhar a história de Lucina e, em alguns momentos, fiquei desconfortável com o modo com que ela tratava a sua família. Ficou óbvio que existiam cicatrizes naqueles relacionamentos, mas não houve explicação sobre isso, de forma que é difícil simpatizar com a narradora. Obra mediana em seu todo.

Guilherme.Marques 04/01/2018

Sangue na leitura
"O que é ficção?... E este olho, de quem é?". Com um começo titubeante, como que tateando o próprio romance, ou o romance tateasse o próprio terreno, sua própria história (como escrever sobre cegueira depois de Ensaio sobre a cegueira?), Lina Meruane escreve umas quase 200 páginas (de autoficção, talvez?) claustrofóbicas sobre tornar-se cega, sobre "aprender a estar cega", como a personagem diz em um certo capítulo. Meruane consegue escapar das armadilhas fáceis da "literatura do eu/centrada no eu", alternando facilmente os momentos de "thriller" e as questões mais reflexivas, e entrega um dos melhores romances latino-americanos dos últimos tempos. Pra começar bem 2018...

Jeff Ettore 02/01/2017

Morra Lina!!!
A escrita e os diálogos dentro da narração e dos pensamentos é fantástica!!! Mas por outro lado a protagonista é de uma humanidade como nunca tinha visto antes, mas também nunca tinha visto uma tão chata e insuportável, a cada página eu queria matá-la. Se não fossem os capítulos curtos acho que teria abandonado o livro. Mas valeu a experiência, pois nunca tinha lido nada assim antes, mas não vou repetir a dose tão cedo.

Carolina 05/01/2016

Nos olhos de uma nova vida
O fazer quando está prestes a perder a visão? Esta é a dúvida que a protagonista faz a si mesma ao abandonar sua vida em Nova York e voltar para a sua terra natal no Chile enquanto sente os sintomas de deterioração da sua vista. Seu namorado pouco consegue ajudar, aliás ninguém senão ela mesma consegue pensar nas perspectivavas futuras. Mas uma decisão do casal muda todo o futuro, ligando-os para sempre.

Realmente o livro prende a atenção, fui muito suscetível a descrição de sintomas, sentindo tudo que a autora escrevia nas cenas, até pensei em ir ao oftalmologista!

Marcos Faria 01/09/2015

A primeira coisa a dizer sobre "Sangue no olho" é que a escrita de Lina Meruane é uma porrada. Seca, dura, sem medo de deixar as frases pela metade quando não precisa se dar ao trabalho de completar o que o leitor já percebeu. O texto vai crescendo em tensão à medida que a narradora (uma escritora chilena chamada Lina Meruane, que porém não é a autora) vai ficando cega por causa das veias que arrebentaram dentro de seus olhos. A cegueira crescente vai levando Lina a radicalizar a sua postura no mundo e as suas relações com os pais, os irmãos, o Chile (ainda marcado pela ditadura), o namorado, o trabalho. No fim, dá até para arriscar uma leitura da visão como privilégio, apresentando a Ignacio o dilema de abrir mão dele por amor ou não. Tem que se destacar também a sacada editorial da Cosac, de imprimir o livro em páginas que vão ficando progressivamente mais escuras.

site: https://registrosdeleitura.wordpress.com/2015/09/01/sangue-no-olho/