O Limiar

O Limiar David Baldacci

Resenhas - O Limiar

Lina DC 28/02/2015

Extraordinário!
"O limiar" é o primeiro livro da nova série do autor David Baldacci que será lançada no Brasil em março pela Editora Gutenberg.
Narrado em primeira pessoa pela protagonista Vega Jane, o livro nos leva a Artemísia, um vilarejo que possui em suas fronteiras um Pântano. Segundo a história do local e o próprio Conselho atual, não existe nada além do Pântano, e os Wugmorts ou "Wugs" (cidadãos de Artemísia) que se arriscam no Pântano, são mortos pelas criaturas vis que o habitam.
Vega Jane é uma jovem de 14 ciclos (anos de idade) que cuida de seu irmão mais novo John e trabalha nas Chaminés como finalizadora. A história começa quando ela está relaxando em sua árvore e avista seu mentor e amigo Quentin Herms passar correndo em direção ao Pântano e com membros do Conselho atrás dele. Como uma jovem obediente das regras, ela se assusta com o que presencia e fica ainda mais curiosa quando é questionada constantemente pelo Conselho sobre as intenções de Quentin e sobre determinados artefatos que ela nunca viu antes, mas que são deixados para trás por seu mentor.
O desenrolar do primeiro livro nos leva a lugares nunca antes imagináveis. O autor David Baldacci criou em Artemísia e seus arredores um mundo fantástico, com criaturas nunca vistas antes. Dos nomes diferentes às suas descrições, vemos que o local possui inúmeras criaturas selvagens que podem ferir mortalmente qualquer cidadão. Além disso, todo o livro contêm uma linguagem própria, com expressões utilizadas no cotidiano do vilarejo até costumes únicos que contêm certa barbaridade.
Os personagens são construídos de modo inusitado e alguns possuem características peculiares: de trabalhadores honestos e preocupados com as famílias à homens com uma intensa maldade no olhar e crueldade em suas ações. Até mesmo os membros do Conselho têm suas particularidades que nos fazem desconfiar de suas verdadeiras intenções. É o caso da única mulher do Conselho , a Morrígona. A mudança em sua personalidade vai ocorrendo de forma gradual e assim como os demais personagens, seu papel a ser desempenhado cresce e surpreende.
Delph, melhor amigo de Vega Jane é outra surpresa na história. Sua evolução é motivada inicialmente por medo, depois por amizade e lealdade. Até mesmo John, o irmãozinho de apenas 12 ciclos de idade de Vega Jane tem um papel fundamental a desempenhar. Não existem personagens sobrando na história. Todos que aparecem são cruciais no desenvolvimento do enredo.
É possível observar como cada cidadão de Artemísia é movido por um interesse: ganância, maldade, inveja, ódio, desdém, mas também tem aqueles que são movidos por sentimentos mais puros, como compaixão e bondade.
E o que falar de Vega Jane? É o tipo de protagonista que arrasa na história. Ela é inteligente, sagaz, valente e até mesmo um pouquinho sarcástica, mas também apresenta um lado suave e repleto de compaixão.
O próprio vilarejo é um personagem importante no livro: seus mistérios, as construções locais, seus habitantes e criaturas moldam o percurso da história.
O livro é extraordinário. Temos mistérios, um novo universo, duelos, traições e intrigas. É o tipo de história que prende o leitor da primeira página ao abrir o livro (tem um mapa incrível, seguido de um glossário com definições extraordinárias) até o último parágrafo (um final que sem dúvida nos deixa desesperado pela continuação).
Como a leitura foi realizada em uma prova, não é possível falar da revisão, mas posso adiantar que existem detalhes intrigantes no livro, como o mapa e o glossário. Cada capítulo tem uma numeração de acordo com a linguagem de Artemísia e no topo das páginas iniciais dos capítulos existem detalhes que enriquecem ainda mais a obra. A capa combina perfeitamente com a história: dos três personagens no centro até a escolha das cores (o vermelho e o azul são cores determinantes em um momento do livro). É impossível não elogiar a atenção da Editora aos detalhes inseridos no livro.
Se o primeiro livro é uma parcela do que podemos esperar da série, não consigo imaginar como o autor irá guiar Vega Jane até o final de sua jornada. Sem dúvida entrou na minha listinha de livros favoritos de 2015.

Kamy 15/06/2020

Demorou um pouco (talvez demorou muito kkkkkkkk), mas quando a ação começa, o livro fica muito bom.
Vega Jane é uma protagonista muito forte e determinada, admirável.
Muitos mistérios e questionamentos surgem quando um amigo/mestre ultrapassa o limiar (o que é proibido) e logo ela se envolve em muitas confusões enquanto tenta descobrir e entender mais sobre seu amigo, o passado, sobre seu vilarejo... E ela tem a ajuda de um grande amigo, um amigo de infância, alguém com quem ela pode contar sempre, para enfrentar os desafios.

Tamires428 20/07/2021

Adorei!
A Vega Jane, sem sombra de dúvidas é uma personagem fantástica! Um verdadeiro sinônimo de coragem e determinação. O livro começa te deixando intrigado e te prende do começo ao fim. Detalhe: Não existem personagens sobrando, todos apresentam um papel fundamental. Eu diria que é uma ótima opção de leitura

"Eles não querem que você saiba a verdade"

Aguardando ansiosamente a continuação

Michelle.Gomes 16/01/2022

Minha única ressalva
Peguei O Limiar sem dar nada pra ele, apenas por estar há uns anos parado na minha estante e me apaixonei pela história, pelo mundo e por tudo! Fico triste que os outros livros não tenham sido traduzidos (que eu saiba) porém vou me esforçar para ler em inglês mesmo, pois estou muito presa e curiosa.

Minha única ressalva acredito que seja com a revisão. Existem MUITAS palavras escritas errado, seja trocando ou comendo uma letra, palavras "extras" ou erradas, frases com um sentido esquisito que é preciso ler mais de uma vê para entender, aspas que não abrem ou não fecham quando deviam... Mas a história me prendeu tanto que não achei justo tirar uma estrela inteira por isso, porém me tirou da história algumas vezes.

VictAria109 21/04/2020

?O limiar? é um livro maravilhoso. Sua fantasia singular e personagens marcantes trazem à tona a incrível história que habita nas páginas. Além disso, a grande heroína nos ensina que devemos ter coragem e acreditarmos em nós mesmos.

Karol 25/06/2020

Inspira a curiosidade
Inicialmente, o livro não prende muito. Porém, com o desenvolver, a história fica bem interessante.
Faltou explicação de alguns acontecimentos e poderia ter explicado melhor a história de um personagem específico.
O que me confundiu bastante, apesar de no início das páginas explicar o significado, foram algumas palavras utilizadas para mais de uma coisa.

Apesar, a história me inspirou a não ter medo, a ter coragem de descobrir a verdade.

Naty__ 05/04/2015

Baldacci: ousado e fenomenal!
A coragem pode mudar tudo e isso não nos remete apenas em nossa vida no geral. Baldacci usou de ousadia para mudar seu estilo de escrita e, sem dúvidas, não abusou nisso. O autor não pecou pelo excesso e conseguiu criar um cenário de pura fantasia e que pode levar seus fãs ao delírio, mesmo não sendo o seu gênero de escrita habitual.

Vega Jane é uma artesã muito talentosa e nunca saiu de Artemísia, na verdade, ninguém nunca saiu desse vilarejo. Ultrapassar os limites não é algo permitido e poderia acarretar sérios riscos aos wugs (cidadãos). A cidade é repleta de perigos, abismos e monstros; esse conjunto assustador provocaria a morte do primeiro que se atrevesse a tentar sair do lugar.

“O lugar mais horrível de todos é aquele que os wugmorts nem sequer sabem ser tão errado quanto o mais errado pode ser” (p.23).

Entretanto, como em toda regra existe uma exceção, Quentin Herms, mestre e amigo de Vega, resolve quebrar esse protocolo e se arrisca em uma aventura: ultrapassar o limiar da cidade. Ninguém sabe os reais motivos que o levam a fazer isso, porém, ele decide sair e desbravar novos horizontes. Obstáculos surgem e Quentin passará por muitos apuros, mas conseguirá deixar pistas para uma jovem descobrir o que existe além de Artemísia.

Após o “desaparecimento” de Quentin, o Conselho de Artemísia declara que ele sofreu um acontecimento misterioso. Entretanto, o corpo governante acaba voltando atrás e menciona que ele se uniu com outras criaturas, aquelas que têm o poder de controlar as mentes dos wugs. Com essa informação passada, ele solicita para que todos construam uma muralha para protegerem suas mentes de possíveis maldades que possam surgir.

“Quando observei com mais atenção, percebi que a cabeça dos pregos não era exatamente o que parecia ser. Quentin havia pintado a madeira para dar a impressão de que estava pregada, mas então o que estava segurando o degrau? Tateei a beirada de cima da madeira e senti uma placa de metal sobre ela. Tateei por baixo e senti a mesma placa. Ela havia sido camuflada para que ficasse com o mesmo tom da madeira” (p.48).

Mesmo achando que a informação passada pelo Conselho é pura mentira, Vega não se contenta em apenas observar e decide traçar um meio de buscar a verdade. Porém, ela não sabe que descobrirá coisas que podem mudá-la completamente. Ela passa a enxergar uma vida regada de mentiras, vivendo em um lugar onde muitos são capazes de matar para não revelarem seus segredos. Uma cadeia se forma e tudo pode mudar. A coragem é capaz de mover montanhas e, isso, Vega tem de sobra.

Cada passo dado parece ter a sensação de ter voltado dois. A obra é recheada de aventuras e mistérios. Monstros estão à solta em busca de alvos; Vega, liberdade; Quentin, respostas. O livro é um amontoado de sentimentos e sensações. O leitor se vê preso em um universo incomum e curioso.

“Observei-a se distanciar até perdê-la de vista. Então olhei para o céu, não sabia exatamente por quê. Talvez para encontrar as respostas que jamais descobriria ali em baixo” (p.141).

A capa do livro é chamativa e bonita. Todavia, a diagramação, para mim, ganha de longe. Os detalhes escolhidos pela editora para enumerar as páginas, para iniciar cada capítulo e até mesmo enumerar os capítulos são de deixar o leitor boquiaberto. A revisão muito bem feita, com apenas alguns deslizes, mas nada que desmerecesse a qualidade da obra. Um ponto negativo que observei são os diálogos com aspas, acredito que muitos sabem que não gosto disso por tornar a narrativa um pouco lenta. Contudo, a leitura é tão empolgante que, em determinados momentos, sequer notava isso.

Baldacci poderia estrear um gênero de diversas formas e ele escolheu apenas uma: iniciar com maestria! Genialidade é o que define a criação desse livro e a mudança repentina em sua escrita. É impossível explicar, basta ler para entender. Agora só me resta aguardar o próximo livro da série.
Marta 05/02/2017minha estante
Achei a capa bem chamativa!! Gostei da premissa!
Beijoss

Lis 25/05/2015

perfeito!
Li o livro em 2 dias....e isso porque eu Tinha que ir dormir! Uma aventura fantástica! o David mostrou que ele pode escrever o que ele quiser!

Hsc_Aju 14/09/2015

Avassalador
Mais uma Distopia?? Distopia Young Adult?? Escrito por uma autor de Thriller Adulto?? Como assim?? O livro prende você do início ao fim?? Qual a causa de tantas Perguntas?? Fantasia com animais completamente diferentes, suspense de tirar o folego (bem ao estilo de David!) e com final que dá vontade de sequestrar o autor e obrigá-lo a escrever o resto da trilogia, é assim que conhecemos O Limiar de David Baldacci.

Restante da Resenha no link abaixo.

site: http://blogpapeletas.blogspot.com.br/2015/09/o-limiar-david-baldacci-gutenberg-2015.html

nandagonclvss 05/01/2024

!!!!!
Esse livro é aqueles tipos de ação que a gente nunca espera o que vai acontecer, me surpreendi muito com ele já que foi um presente do meu irmão
ele vale muito a pena e a história é linda
não tem muito romance não, mas tirando isso o desenvolvimento é T O P!

@APassional 27/03/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Vega Jane é uma habilidosa artesã, e passou a vida toda em Artemísia, assim como todos os wugs (cidadãos) que ela conhece. A cidade é cercada por um Pântano cheio de monstros perigosos que matariam qualquer um que tentasse atravessá-lo. Por esse motivo, Vega nunca imaginou que pudesse existir algum lugar além de seu lar.

Vega começa a questionar-se se Artemísia e o Pântano realmente são os únicos lugares que teria para ir quando, certa noite, vê seu colega de trabalho Quentin Herms ser perseguido por membros do Conselho e entrar no Pântano. Quentin saberia sobre outros lugares além do Pântano? O que o levou a arriscar sua vida saindo de Artemísia?

Após a fuga de Quentin, o Conselho (corpo governante de Artemísia), afirma que ele sofreu um Evento (acontecimento misterioso), coisa que Vega sabe ser mentira, mas logo o Conselho volta atrás para dizer que, na verdade, Quentin se uniu aos Forasteiros (criaturas que controlam as mentes dos wugs e conseguem se passar por wugs) e ordena que os wugs comecem a construir uma muralha para proteção. Então Vega passa a investigar o que realmente aconteceu, com a ajuda de algumas pistas que Quentin deixou e outras coisas que ela arranjou por conta própria. Depois disso, a vida de Vega muda completamente com as descobertas que faz sobre o seu lar e até mesmo sobre si própria.

“O Limiar” é o primeiro volume da série de mesmo nome escrita pelo autor David Baldacci, essa série já começou me surpreendendo muito, não esperava encontrar tanta fantasia quanto encontrei, muito menos uma personagem tão determinada e forte, mas que ao mesmo tempo enfrenta medos e inseguranças, uma personagem acima de tudo humana, e arrisco dizer, uma das melhores que já vi. Vega é super merecedora dos comentários que estão na parte de trás do livro!

Meus personagens preferidos foram Vega (o que é surpreendente, pois raramente os protagonistas entram nos meus preferidos), Delph, o melhor amigo de Vega que tem um papel fundamental no livro e Harry II, o canino dela. Além disso, teve uma personagem que me chamou atenção, passei o livro todo sem entender se ela estava ou não ajudando Vega, eu gosto quando o autor cria personagens misteriosos, mas ao mesmo tempo fico brava por não conhecê-las nos mínimos detalhes e saber todos os seus segredos, mas no caso dessa personagem o autor revelou de pouquinho em pouquinho o passado dela, o que contribuiu para o mistério da trama (como se as coisas já não estivessem misteriosas o suficiente).

No começo do livro eu achei a história meio parada, mas felizmente isso melhora antes da metade, e depois a leitura fica cheia de ação e mistério. Minha cenas preferidas foram as partes dos Duelos que aconteceram mais pro final, era um sacrifício parar de ler nesses momentos. O final me deixou com o coração na boca e com uma curiosidade gigantesca para ler a continuação da aventura da Vega, espero que o segundo volume seja lançado logo!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 25/03/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/03/resenha-o-limiar.html

Hester1 25/12/2015

Fantásia, juvenil. Confesso que esperava mais do livro. Fiquei um tanto decepcionada. Em alguns pontos fiquei um tanto entediada. A personagem central é uma garota bastante inteligente que luta em um lugarejo bem hostil. Para mim o autor quiz passar uma mensagem subliminar.

Sara 24/01/2024

No começo eu achei que fosse um livro chato , mas eu acabei amando ! A leitura é maravilhosa, viciante ,eu amei muito. Eu queria que tivesse um final com mais explicações, não tem continuação então acho que ficou faltando algo a mais , ficou vago como se o autor não tivesse mais ideias para continuar .

Carla Jeanine 16/03/2017

Legal, mas não me ganhou tanto!

No pequeno vilarejo de Artemísia vive Vega Jane, uma jovem garota que leva uma vida pacata e gosta muito de dormir em sua árvore ao ar livre. Ela tem 14 ciclos, a maneira como os Wugs (cidadãos de Artemísia), costumam contar os anos. Vega cuida de seu pequeno irmão John e trabalha nas chaminés como finalizadora de peças. Segundo o Conselho da cidade, o pantâno que existe nos arredores de Artemísia é tudo que existe no mundo, e como é cheio de feras e monstros horríveis, ninguém ousaria atravessá-lo, ou mesmo questionar a palavra do conselho. Mas quando Quentin Hermes, amigo e mentor de Vega, desaparece misteriosamente sem deixar rastro, e o Conselho começa a investigar e interrogar a garota, ela vai ter certeza que existe alguma coisa além do que é conhecido de todos. E com as pistas de Quentin, Vega vai começar a desvendar esse mistério, mergulhando em uma aventura com seus amigos.

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, David Baldacci é conhecido mundialmente por seus romances policiais e seus livros de suspense, então esse lançamento de um young adult de fantasia foi uma grande surpresa. Como todos os livros com personagens juvenis e universos paralelos, temos Vega Jane, seu irmão John e seu amigo Delph, como protagonistas, e são eles que vão descobrir todo o mistério que permeia o pequeno vilarejo onde vivem.

John e Vega foram separados dos pais muito novos, e acabaram aprendendo a se virar sozinhos. Eu sempre tenho a impressão que os personagens são muito novos para os tipos de situações que eles vivem nos livros do gênero, mas na ficção tudo é permitido. Vega é uma personagem incrivel! Determinada, curiosa, corajosa, muito sagaz e inteligente. Fiquei muito envolvida com a história da garota e a maneira que o autor abordou esse lado forte de uma personagem feminina.

O ritmo da história é muito interessante, começamos com esse suspense sobre o desaparecimento de Quentin e o que realmente existe além das fronteiras da cidade, e achei que isso deu uma pegada distópica ao livro. Você fica extremamente curioso por saber quais são esses segredos que o Conselho está tentando esconder de todos, quais são as reais intenções das pessoas, e o que realmente existe no pântano. David Baldacci criou um universo maravilhoso, cheio de monstros e criaturas diferenciadas, com um vocabulário e nomes próprios, todos desenvolvidos de maneira única e peculiar (temos até um glossário no ínicio do livro com explicações).

A proposta de divulgação do livro feita pela Gutenberg foi super bacana! A editora enviou uma carta para os parceiros que continha um mapa e algumas explicações de Vega sobre o desaparecimento de Quentin, se você se interessasse pelo mistério, deveria enviar um email para a editora solicitando o exemplar pra conhecer essa história incrível. Achei super interessante, e a editora fez um trabalho maravilhoso no exemplar.