Trem noturno da Via Láctea

Trem noturno da Via Láctea Kenji Miyazawa

Resenhas - Trem noturno da Via Láctea

lucas wilson 30/11/2020

trem da depressão
Giovanni é um menino pobre fudido com a mãe morrendo que tem que trabalhar pra sustentar a casa porque seu pai ta em uma jornada no ártico (?) e sofre bullying dos seus amiguinhos na escola pq crianças são retardadas e do mal. Felizmente, seu melhor amigo/crushzinho Campanella sempre parece defendê-lo e querer seu bem.
É dia da tradicional festa dos vagalumes na cidadezinha onde moram. Giovanni vai até uma fazenda para buscar leite pra sua mamai. Campanella vai dar um rolê com os parça pra colocar aquelas velinhas fofas que tem em enrolados no rio, só que ele vai tentar salvar outro menino burro e acaba se afogando e MORRE. enquanto isso, Giovanni ta deitado numa colina no meio do nada tirando um cochilo e tendo uma brisa fortíssima, que inclui a aparição de um trem maria fumaça descendo do céu e dando uma carona pra ele dar uma volta pela via láctea (vide título). No trem, ele encontra Campanella e vão em jornada a estação do Cruzeiro do Norte.
Essa vibe conto de fadas do livro na verdade é só uma fachada para falar de MORTE, QUESTÕES EXISTENCIALISTAS, PERGUNTAR O QUE É DEUS, CONSELHOS DE VIDA, PABLO VITTAR E BUDISMO para crianças. Toda a viagem de Giovanni serve para ele aprender a lidar com perdas e também considerar a importância da empatia e do auto sacrifício.
Eu quis ler este livro por causa do maravilhoso anime NIGHT ON THE GALACTIC RAILROAD, que descobri esse ano e me deixou >sem palavras<
sabe a sensação de estar sonhando? aquele sentimento de realidade que você sabe que não é real mas ao mesmo tempo *parece* real (?) bom, foi a sensação que o filme me deu. uma certa angústia estranha de estar ponderando sobre coisas que fogem de nossa percepção e também reconfortante ao mesmo tempo de saber que algo mais existe? é algo estranho de sentir, mas que aprecio o filme por ter me feito sentir por meio de sua atmosfera muito imersiva e seu visual lindo lindo lindo amei muito toda a estética é muito lindo de vdd.
mas aí chegamos no ponto >o livro<
o filme tem uma horinha e terminei o livro em quarenta minutos, então os dois são praticamente iguais. porém, a construção visual do filme eleva a história demaisss demaisss. apesar de muito boa, acredito que não me encantaria tanto pela história se não tivesse visto a adaptação antes, e visto que o filme até expande e aprimora certos momentos do livro, o recomendo apenas pra super completistas que queiram uma experiência literária do filme. caso você queira uma experiência quase de sonho e uma visão breve mas fascinante do pós vida, assista night on the galactic railroad.
fica aí essa lição pra hoje: larga os livros e vai ver anime