Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Maria 12/04/2024

O Livro mergulha o leitor nas complexas relações sociais e econômicas da região cacaueira do sul da Bahia. A narrativa gira em torno de José Cordeiro, apelidado de Sergipano, um homem que foge das injustiças familiares para se encontrar em um mundo marcado pela exploração dos trabalhadores rurais pelos poderosos coronéis do cacau. Conforme a história pega fôlego nos deparamos com Jorge Amado militante, como esperado, e talvez até fervoroso nesse aspecto.

Aqui, Amado retrata os desafios enfrentados pelo protagonista e seus companheiros, destacando a crueldade e a desonestidade que permeiam a vida nas fazendas de cacau. Apesar da simplicidade da prosa, o autor não deixa de abordar temas políticos relevantes, como a luta dos oprimidos por justiça e dignidade.

juhelwig 11/04/2024

Romance proletário, fase inicial do autor.
Cacau, segundo romance de Jorge Amado, vem como a ideia de um romance proletário. Nele temos uma linguagem crua e direta sobre os abusos sofridos nas plantações de cacau da Bahia, que levava a ascensão dos coronéis com vidas luxuosas e esbanjando violência com os explorados em sua fazenda mas sempre, claro, como um grande pai sendo o braço forte e paternal dos mesmo, abordando na obra de forma direta temais como coronealismo, o mito da casa grande de Gilberto Freyre e também relações paternais dentro da construção do Brasil.
Como uma das primeiras obras de Jorge Amado vemos ainda o escritor com uma forma de narrativa não tão surpreendente, mas se tratando de Jorge Amado nada é ruim, até sua obra mais simples se torna um espetáculo. Gosto de ver a linguagem direta, crua, um desenvolvimento mais superficial como parte essencial da obra que é narrada por um operário, pouco letrado, contando de forma visceral o que vê e sente.
Alguns falam que a obra é datada, creio que não, apenas é necessário ter um olhar mais crítico e analisar as entrelinhas. O debate social seja a pauta que for não sai de moda, rs.

Wjfla 13/03/2024

'Cacau' do Jorge Amado é simplesmente incrível! A forma como ele narra toda a movimentação do cultivo de cacau na Bahia é fascinante. Os personagens são tão bem construídos, e a trama está cheia de reviravoltas e reflexões sobre a sociedade daquela época. A ambientação rural e as complexidades nas relações humanas tornam a leitura extremamente envolvente. Sério, super recomendo, é uma experiência que vale muito a pena!

Jeff_Rodrigo 29/02/2024

Cacau-show é o c@#$&lho, rapá!
José Cordeiro faz uma escolha difícil e corajosa. Abre mão do eu pelo nós. Resolve viver na pele os sofrimentos e martírios dos camponeses que vivem às margens da produção de Cacau, na Bahia de 1930, para construir as bases de um movimento revolucionário e de emancipação popular.

Jorge Amado criou uma história deliciosa, capaz de entreter, indignar e encorajar corações inquietos ao redor do mundo. Por isso, foi tão perseguida.

iasminnaara 28/01/2024

Como o próprio Jorge Amado diz, esse é um livro simples, escrito de forma direta, com o único intuito de retratar a vida e o dia-a-dia dos trabalhadores das fazendas de cacau de Ilhéus. A escrita é crua e a narrativa não tem nada de grandioso.

Foi minha primeira experiência lendo Jorge Amado e eu considerei um sucesso! Gostei muito do livro e tenho certeza que as obras dele vão ficando cada vez mais belas e complexas (esse é apenas o segundo romance que ele publicou, ainda no início da carreira).

Me deixou muito animada pra ler os outros 3 dele que eu tenho na minha estante.

V_______ 24/01/2024

Cacau
O segundo livro escrito por Jorge Amado, Cacau inaugurou a fase militante e trouxe o cenário que seria recorrente em seus futuros livros, as regiões cacaueiras no sul da Bahia.
O livro é narrado por João Cordeiro, um sergipano que ao perder o emprego fabril decide ir a Bahia em busca de melhores condições trabalhando nas plantações de cacau, o que acaba não encontrando, já que vê as condições degradantes as quais os trabalhadores são submetidos, usam o termo alugados para designar os trabalhadores, referência aos escravos de ganho de uma época não distante já que o livro se passa em torno da década de 20. Por ser letrado João Cordeiro, acaba tendo acesso aos senhores da "casa grande" e começa a ver as injustiças e desigualdades praticadas e começa adquirir, sem saber, consciência de classe.
Aqui vemos um Jorge Amado mais "cru", ainda longe do autor que veremos em Capitães da Areia e Gabriela, Cravo e Canela, mas gostei da leitura como um todo, as questões que traz para serem pensadas, nesses seus primeiros livros fica mais evidente a militância nas questões sociais, e é interessante a leitura para poder vê o quanto o autor evoluiu em sua escrita com o passar dos anos. Que venha mais Jorge Amado !

NAvia.Milena 21/01/2024

"Nós todos somos iguais. Somos todos explorados..."
"Perdi tudo, nunca dei para ladrão. Passei fome, hoje ganho cento e vinte mil-réis. Mas estou contente, sabe? É preferível ser pobre a ser rico e viver como esse miserável. De que servem eles? Só sabem furtar... E rezam. Rezam, acredite. Pretendem o céu. Talvez comprem mesmo um lugar por lá. Hoje se vende tudo."
Uau, que livro incrível.
Meu segundo livro de Jorge amado e confesso que preferi esse. A forma como histórias tão antigas conseguem ser tão atuais me surpreende muito. Jorge amado claramente tem um dom.

Matheus656 17/01/2024

Cacau
No geral, ?Cacau? é um experimento literário mais proeminente do que ?O país do carnaval?. Embora seja superficial, é uma obra importante para entender o pensamento e influência do autor. Todas as outras obras de Jorge Amado ? pelo menos da primeira fase ? derivam do cerne desse romance, e como consequência, a leitura dele deve ser considerada.

Elaine.Magalhaes 27/12/2023

O Mito do Eldorado, por meio do Cacau
O fruto em questão expande-se ao longo do romance como centro do universo. O cacau é fator determinante das relações da região dentro do contexto do livro e, ao longo da história, é retratado como algo que exercia uma fascinação doentia, onde as pessoas mergulhavam numa versão local do Mito do Eldorado. O cacau, aqui, define riquezas e pobrezas, mas também traz dor e tristezas e determinando os trajetos de personagens. A simbologia da busca por mudanças sejam elas de condições de vida, respeito, status. No contexto geral da estória podemos resumir que o cacau pode ser o centro mas ele é secundário pois todos os personagens buscam por mudanças em sua existência e muitas das vezes para conseguir essas mudanças, endeusamos coisas que causam dor e sofrimento unicamente para saciar nossas vaidades.

Uma leitura agradável e que vale a pena ser lida. Jorge Amado com suas críticas sociais continua mais vivo e atual do que nunca.

Natty 17/12/2023

Do Cacau pra o Rio de Janeiro
José Cordeiro que era rico quando criança, fica pobre anos depois e vai trabalhar na roça numa fazenda de cacau.Lá encontra outros trabalhadores,onde conversando percebe que os ricos cada vez enriquecem mais à custa da exploração dos pobres mais necessitados.
Bom,Jorge Amado é gênio pra escrever sobre a alma do povo nordestino:lutas,fraquezas,anseios...

Nota:????

@adriana_ lerlivros 29/11/2023

Ao ler Cacau de Jorge Amado, publicado em 1933, percebo que a nossa sociedade ainda não avançou, ainda flagramos com constância a exploração e a subjugação de trabalhadores.
Jorge Amado descreve de forma crua a vida dos trabalhadores na Fazenda Fraternidade do coronel Manuel Misael de Sousa Teles, praticamente trocando mão de obra por comida, aceitando trabalho infantil. O trabalhador nessas fazendas, é chamado de "alugado" objetificando o ser humano.
E como se tudo isso não bastasse, a humilhação também faz parte da rotina do trabalhador. Não poder comer o melhor, não ter suas crianças estudando, não poder sonhar em crescer e prosperar e isso atribuo ao medo de passar fome, ao analfabetismo, ao isolamento social, pois estes trabalhadores não saem das fazendas.
As notícias que recebiam vinham da boca do coronel ou do padre, que "sempre afirmava que eles deviam obedecer seus patrões, ameaçando com o inferno aqueles que se revoltassem."

Romulo 28/11/2023

É legal mas a história proletária não me pegou. No posfácio é falado que o livro é datado e realmente é. Mas deu para se divertir.

Mari 20/11/2023

José Cordeiro expõe as faces das lavouras de cacau no sul da Bahia, mostra a dura realidade dos trabalhadores braçais e a falta de perspectiva na vida dessas pessoas. Estas, muitas vezes analfabetas, são ludibriadas pelos coronéis da região e se veem presas a um destino de exploração. A história se passa no início do século XX, mas acredito que pouca coisa deve ter mudado. Como um fruto tão doce e saboroso pode compartilhar de tanta desigualdade social...

Perla.Campos 10/11/2023

Livro que conta a história miserável dos trabalhadores nas roças de cacau na Bahia. O coronelismo arraigado dos tempos versus o labor exploratório da mão de obra daqueles que nada tinham e de poucos sonhavam ter.