Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Nado 21/11/2020

Esse título de Jorge Amado traz ao leitor a realidade das fazendas e roças de cacau na Bahia. A história se passa há quase um século e mesmo assim, retrata a realidade atual de muitos brasileiros. Uma leitura extremamente válida e que mostra como os "donos do poder" exploravam e ainda exploram uma grande parcela da sociedade.
Recomendo a leitura.
Andre234 21/11/2020minha estante
AEEE!!! escolhi um livrão hein??

Nado 22/11/2020minha estante
Maravilhoso, Dé!

Natty 09/04/2023minha estante
Estou lendo com prazer e angústia,porque como você disse acima é uma realidade ainda atual,uma vez que há trabalhadores nas condições de escravos por aí nas fazendas do Brasil.

Cleber 22/01/2023

O jovem Jorge Amado
Segundo livro do ainda jovem autor, Cacau já demonstra toda uma gama de personagens e situações que o autor iria se aprofundar nos outros romances.
Dessa vez a história é contada em primeira pessoa pela figura do José Cordeiro, o Sergipano.
Estou gostando desse desafio de ler os livros do Jorge Amado em ordem de lançamento e espero continuar firme pelo resto do ano.

tinhooo 12/03/2021

jorge amado é meu escritor favorito então nem preciso falar que gostei desse livro. tipo, por mais que ele não tenha uma puta história de reviravoltas e tals, ele consegue tratar de consciência de classe de uma maneira bem tranquila

Fernando.Mazeo 19/08/2020

Luta de classes
Romance forte, um dos primeiros de Jorge Amado, para viver o clima de uma fazenda de cacau, com seus conflitos e herança da escravidão, que lá não foi totalmente abolida.
Marcus.Vinicius 02/09/2020minha estante
Quero muito ler esse livro. Pena que está esgotado!

Fernando.Mazeo 02/09/2020minha estante
Cara, eu comprei a versao digital na apple store

Cristiane 30/04/2023

Cacau
Seguindo a proposta de ler as obras de Jorge Amado em ordem cronológica, esse é o segundo livro desse autor.
O narrador conta sua infância em São Cristóvão, cidade Sergipana ( antiga capital desse estado). A morte do pai, dono de fábrica, a falência da família ( depois que o tio, sócio nos negócios toma tudo de sua mãe). Sua relação com o proletariado. De dono da fábrica, passa a operário, é demitido pelo tio.
Vai para roça de cacau, experimenta a fome e a exploração.
Divide com os companheiros o horror ao patrão.
Tenta entender essa relação... No final tudo se resume a luta de classes.
Em tempos de denúncias de trabalho escravo, a leitura desse livro é essencial.
É lindo ver o crescimento do grande autor Jorge Amado.

Celestino 02/02/2021

"O cacau era o grande senhor, a quem até o coronel temia"
Segundo livro lançado por Jorge Amado, Cacau tem por objetivo expor a realidade das fazendas de cacau nos anos 30. O livro tem como narrador José Cordeiro, que em muitos momentos me lembrou Pedro Bala, por ser o porta voz da luta de classes, tema tão presente nas primeiras obras de Jorge. José nos apresenta sua trajetória até chegar na fazenda do Coronel Manuel e expõe a servidão por dívidas muito praticada na época e que ainda apresenta resquícios hoje em dia, só que de forma discreta. O autor ainda apresenta críticas a igreja como no trecho "Possuíam uma vaga de ideia de Deus, um ser assim como o coronel, que premiava os ricos e castigava os pobres". Além disso, a mística baiana presente na obra de Jorge Amado, se mostra novamente. No geral, apesar de curto, o livro cumpre bem o papel a que se propõe e proporciona uma leitura bem fluída, com várias farpas contra igreja, coronelismo e luta de classes e uma boa dose de humor "Amadiano".

Rodrigo 20/06/2022

Realidade nua e crua
As explorações pelas quais os trabalhadores das roças de cacau passaram foram muito bem retratadas pelo autor nessa obra, ao mesmo tempo tão real quanto idealizada.
Gostei demais de conhecer um pouco mais de personagens que permearam essa realidade.

bentosthecreator 09/07/2023

Ricos e pobres, maus e bons, ódio e amor
?o amor teria sido feito somente para os ricos??
Pensante, fiquei do inicio ao final refletindo; se ele tinha consciência do seu estado, porque não o mudava?
Seria isso vindo de mim um pensamento meritocrático?
Não sei.
Reflexões

boemillys 13/01/2021

exploração
simples e bom, fala bastante sobre a exploração dos trabalhadores e de uma forma muito aberta. é um bom livro

Junco 25/06/2012

Amado...
Cacau foi minha primeira experiência na literatura de Jorge Amado e confesso que fiquei extremamente contente com a qualidade do livro e o estilo de narrativa proposto, não sei se toda a obra de Amado tem as características de Cacau, mas acredito que, como este foi apenas seu segundo romance, outras obras devem ser ainda melhor! Não à toa este é um dos pilares de nossa literatura. Jorge Amado é um excelente exemplo de´que não é necessário um vocabulário difícil para se escrever um livro de qualidade...

Salve, Jorge!

Vitoria 21/08/2022

As dificuldades por detrás do cacau
Segunda das 49 obras de Jorge Amado, escrita aos 21 anos, recém filiado ao PCB.

Um romance proletário, como ele propõe na introdução, no qual a mensagem política se sobrepõe aos aspectos literários.

Embora filho de coronel, Jorge se aventura a narrar a vida dos 'alugados' nas fazendas de cacau. E ele escolhe como narrador alguém nascido em uma situação mais próxima da dele, que teve algum acesso a estudos antes de se somar aos tantos que na vida só conheceram os cacaueiros.

Os conceitos que fascinavam o Jorge Amado nesta fase da vida permeiam toda a obra. Ele denuncia as precárias condições de trabalho, evidencia a desigualdade de condições entre homens e mulheres e planta a semente da consciência de classe.

Rodriguinho @literario.rojo 23/03/2021

Jorge Amado em sua segunda obra e notamos o forte cunho político do autor nessa obra que eu terminei e queria saber mais sobre cada personagem Importante no desenvolvimento da narrativa.

arqueofarias 15/04/2023

Livraço ! O amadurecimento de Jorge Amado é nítido, depois do seu romance de estreia bem básico e sem muita emoção, ele chega com Cacau e nos apresenta um contexto forte sobre a situação de trabalhadores rurais em fazendas de cacau. Muito forte a conexão dos ?peões? com trabalhos análogos à escravidão. A introdução e discussão sobre Luta de Classes é ESSENCIAL !!

Polly 11/12/2022

Cacau: um autor em construção (#181)
Quem me acompanha aqui, sabe que Jorge Amado está entre os meus autores queridos. Perdoem-me os machadianos - eu também amo a ironia do Machado -, mas para mim, Amado é o melhor do Brasil. Em sua obra, encontro uma latinidade mágica que faz eu me encontrar e encontrar aos meus também.

No entanto, Cacau não me pareceu ser o melhor que Amadinho pode nos dar. A história é forte, uma tanto violenta e selvagem, é verdade (o que pode ter feito eu me distanciar emocionalmente da obra, é certo), toca em um tema atual, ainda que com uma roupagem diferente, afinal, a servidão nunca deixou de existir nesse país desigual em que vivemos. E ela crua, assim, do jeito que aparece aqui, é cruel demais para se lhe dar. Mas o fato é que a escrita parece um pouco panfletária e com certo receio de ser desenvolvida.

Parece-me que ela teve um pouco de pressa de acabar. A gente termina e parece que ficou faltando algo, sabe? E não, eu não tenho problemas com finais em aberto. Sei que a história de José Cordeiro termina com lacunas que cabe ao leitor completar, mas o que eu sinto falta é do que faltou no meio. Das histórias que ficaram nas entrelinhas. Queria mais um pouco delas.

Posso estar sendo uma tremenda ignorante? Posso. Daqui a alguns anos posso voltar aqui e pensar: "nossa, que patética" (como aliás faço sempre), mas o Jorge Amado de Cacau não me parece o mesmo de Tenda dos Milagres, de Capitães da Areia, de Mar Morto. É algo semelhante, mas é incompleto. Ele ainda não havia chegado "lá". Cacau me parece mesmo um prenúncio do quão grande Amado viria a se tornar.

Ainda assim a leitura vale a pena. É o registro de um Brasil do passado que ainda não acabou. Amado nos faz lembrar que as opressões nunca se acabam, e que ainda há muito - ou tudo - a se consertar.