Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Pri 18/06/2022

Fiéis à luta de classes!
Cacau é o segundo livro lançado pelo escritor brasileiro Jorge Amado. Censurado, foi considerado um livro proletário e por isso teve mais de 800 exemplares queimados em praça pública. O romance é bastante curto e perpassa a história da vida dos trabalhadores nas fazendas de cacau. O linguajar coloquial e as expressões utilizadas demonstram que as crianças que nascem nas roças de cacau não vão à escola (analfabetas), logo entram em contato com a sexualidade (chegando a praticar com animais desde cedo) e já crescem fadadas a um destino no qual não podem escolher, simplesmente sobrevivem. Comenta - se também a exploração entre os coronéis e os trabalhadores e a longínqua esperança que alguns têm de mudar de vida um dia. O trabalhador e a sinhá se apaixonam, mas ele prefere ser fiel à classe dele e lutar por esta causa até o fim, na esperança de que um dia mude. Vale a pena ler Cacau!

Tayonara 11/08/2022

Cacau (1933) - AMADO, Jorge.
Publicado em 1933, ?Cacau? narra muito da diversas realidades brasileiras do momento. O nordeste esquecido, da seca, do cacau e da fome. E em contrapartida uma região sudeste que está passando pelo auge dos anos 30, era Vargas, a construção de uma noção de luta de classes que ainda está em um processo embrionário mas que já põe-se em jogo. Apesar de ter sido uma releitura e por isso, acredito, ter sido uma leitura um pouco fadigada, o final desse livro sempre será surpreendente e valerá a pena.

MarcosQz 05/02/2023

José Cordeiro, o Sergipano, filho de um industrial rico que acaba morrendo enquanto toca piano para seus funcionários, acaba indo trabalhar na zona do cacau, no interior da Bahia. Isso ocorre após seu tio tomar a fábrica e declarar que a família não tem direito a nada.
A história começa mesmo quando Cordeiro entra no trem com destino a Bahia, lá começa a labuta nas fazenda de cacau, uma vida de miséria, onde tudo é muito pouco, menos o trabalho.
O Segundo livro de Jorge Amado mostra o nascimento de uma tomada de consciência de classes pelos trabalhadores, também a tomada da mesma consciência do autor que nos mostra através de suas personagens a bruta realidade da época. A linguagem típica, os maneirismos, a escravidão disfarçada de trabalho pago, as misérias daqueles que já nasceram sem direitos.
Uma leitura rápida, simples, complicada para quem não conhece os dialetos nordestinos talvez, mas nada difícil, uma leitura que nos transporta para uma outra época, onde até parece um outro mundo na verdade.
Mais uma história fabulosa desse escritor que tanto amo.

Philipe 03/04/2023

2° livro de Jorge Amado , bem melhor que o primeiro, conta o cotidiano da vida dos trabalhadores nas fazendas de Cacau.

Fernando 10/06/2023

Manifestação de um jovem autor em desenvolvimento
Lido depois dO País do Carnaval na intenção de ler a obra cronologicamente. Acho que o ponto mais interessante da obra é ver o momento de transição do jovem autor e como evoluiu em relação ao primeiro, talvez até pela escolha do tema. Não é mais uma escrita perdida de direção como as vezes parece (metalinguísticamente? intencional?) o primeiro livro, mas também não é um romance pleno, embora evoque sutilmente os grandes que estariam por vir (dos que já li, e até por tratar da temática do cacau, relacionei com Terras do Sem Fim em alguns trechos - publicado 10 anos depois, com o tempo de maturação necessário, esse sim uma de suas obras primas). E, claro, a temática operária é o grande mérito, sobretudo quando se pensa ter sido traçada dessa forma por um Grapiúna de 20 anos.

Não tem exatamente uma linha mestra a trama. O próprio autor reconhece isso, quando o personagem Sergipano se assume como narrador/escritor: "este livro está sem seguimento. Mas é que ele não tem propriamente enredo e essas lembranças da vida da roça eu as vou pondo no papel à proporção que me vêm à memória ". Um esboço de paixão. Um esboço de tragédia. Mas tirando pelo narrador, não há muito aprofundamentos. Pra quem tiver paciência de contar, o décimo parágrafo do (ótimo) posfácio de José de Souza Martins expressa com precisão essa percepção.

Mas há muita coisa boa que já demonstra o JA que viria, sobretudo no estilo. Um livro com sabor de aperitivo, rápido e gostoso.

Flavio.Vinicius 16/07/2023

Cacau
Segundo livro escrito por Jorge Amado quando ainda era muito jovem. Para mim, este é o primeiro grande livro de Jorge Amado, de muitos outros grandes livros que vieram depois.

É a obra que dá início ao chamado Ciclo do Cacau, tem o estilo da primeira fase do autor, considerada mais ideológica, e caracterizada por personagens com menos nuances, marcados por serem do Bem ou do Mal. Em geral os ricos eram do Mal e os pobres, do Bem. Essa falta de nuances foi posteriormente superada por Jorge Amado nas obras da segunda fase.

Eu adorei esse livro e fiquei muito surpreso por ter sido escrito por um autor tão jovem. A narrativa carrega muito da experiência vivida pelos trabalhadores, explorados e desvalorizados. Porém, como todos os livros de Jorge Amado, não se resume a tristezas, misérias e exploração. Pelo contrário, a alegria, as festas, o amor pelos outros e pela vida estão presentes. É um livro bom de se ler, não é como se o autor quisesse empurrar uma causa social goela abaixo do leitor.

A história é contada em primeira pessoa, do ponto de vista do filho de um industrial falido, que se torna trabalhador nas fazendas de cacau do sul da Bahia.

Amei. Com certeza vou ler e reler.

Gab 31/07/2023

A miséria ensina.
Jorge é BOM e é um dos meus favoritos mas acho que fiquei tão apegada com Capitães que acabei dando uma nota mais baixa pra esse. Mas o livro obviamente também tem o caráter modernista da segunda geração típico de luta social? enfim, razoável ao meu ver!

maria 10/08/2023

Cacau desceu
Foi mutíssimo interessante ler um livro em que se passa e conta um pouquinho da história da minha região, aprendi muita coisa e li também muitas situações, falas, que eu vejo na vida real, sabe.
Os diálogos sendo escritos do jeitinho que nós, baianos, falamos foi perfectoo !!

Se puderem arranjar um tempinho para ler este livro, leiam ! Recomendo demais.

sophiacompeaga 22/09/2023

Cacau?
Um verdadeiro romance proletário, extremamente lindo e cheio de luta de classes.
Aos socialistas: recomendo muintíssimo!

CAMBARÃ 27/10/2023

Exploração
A história se passa na região cacaueira da Bahia, Brasil, e retrata a vida dos trabalhadores rurais que dependem da produção de cacau para sobreviver.
O personagem principal é o jovem Pedro Bala, um homem simples e corajoso que luta para melhorar sua condição de vida e a dos trabalhadores da região.
Pedro Bala enfrenta os desafios da exploração dos latifundiários e da influência dos coronéis, que governam o local com mão de ferro.
O enredo é bastante envolvente e cheio de reviravoltas, apresentando um retrato verossímil da dura realidade enfrentada pelos trabalhadores rurais na época.
Amado descreve com maestria as condições precárias de trabalho, a exploração dos patrões e a luta constante por justiça e igualdade.
Além disso, o livro também retrata o cotidiano e a cultura da região, trazendo elementos da música, dança e culinária típicas da Bahia.
Essa ambientação rica e autêntica dá ao leitor uma imersão completa na história.
A escrita de Jorge Amado é fluida e repleta de humor, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pelos personagens.
O autor utiliza uma linguagem coloquial e utiliza personagens carismáticos e cativantes, o que torna a leitura agradável e cativante.
Cacau é um livro que aborda temas importantes como a luta de classes, a corrupção e a busca por uma sociedade mais justa.
É uma obra que denuncia as injustiças sociais, mas também mostra a força e a resistência do povo brasileiro.
Em resumo, Cacau é um livro clássico da literatura brasileira que retrata a vida dos trabalhadores rurais na região cacaueira da Bahia.
Com uma narrativa envolvente, personagens marcantes e uma crítica social contundente, a obra de Jorge Amado é uma leitura imperdível para aqueles que buscam entender mais sobre a história e a cultura do Brasil.

Romulo 28/11/2023

É legal mas a história proletária não me pegou. No posfácio é falado que o livro é datado e realmente é. Mas deu para se divertir.

Elaine.Magalhaes 27/12/2023

O Mito do Eldorado, por meio do Cacau
O fruto em questão expande-se ao longo do romance como centro do universo. O cacau é fator determinante das relações da região dentro do contexto do livro e, ao longo da história, é retratado como algo que exercia uma fascinação doentia, onde as pessoas mergulhavam numa versão local do Mito do Eldorado. O cacau, aqui, define riquezas e pobrezas, mas também traz dor e tristezas e determinando os trajetos de personagens. A simbologia da busca por mudanças sejam elas de condições de vida, respeito, status. No contexto geral da estória podemos resumir que o cacau pode ser o centro mas ele é secundário pois todos os personagens buscam por mudanças em sua existência e muitas das vezes para conseguir essas mudanças, endeusamos coisas que causam dor e sofrimento unicamente para saciar nossas vaidades.

Uma leitura agradável e que vale a pena ser lida. Jorge Amado com suas críticas sociais continua mais vivo e atual do que nunca.

Wjfla 13/03/2024

'Cacau' do Jorge Amado é simplesmente incrível! A forma como ele narra toda a movimentação do cultivo de cacau na Bahia é fascinante. Os personagens são tão bem construídos, e a trama está cheia de reviravoltas e reflexões sobre a sociedade daquela época. A ambientação rural e as complexidades nas relações humanas tornam a leitura extremamente envolvente. Sério, super recomendo, é uma experiência que vale muito a pena!

Apaixonada Por Livros 30/04/2024

Meu primeiro livro do Jorge Amado, a escolha foi perfeita.
Cacau é o segundo livro de Jorge Amado, narrado em primeira pessoa por um lavrador, filho de industrial decaído, que trabalhara brevemente como operário fabril. O Sergipano que ao final sabemos que se chama José Cordeiro, quem conta a história baseando se muito na vida dos trabalhadores de Cacau, na visão deles.

O pequeno romance é a saga de uma tomada de consciência social e política. Atesta o clima de polarização ideológica da época em que foi escrito e o entusiasmo revolucionário de seu jovem autor.

Cacau inaugura também um dos veios mais ricos da literatura de Jorge Amado, o dos livros dedicados à rica e sangrenta história da região cacaueira da Bahia, imortalizada em obras como Terras do sem-fim; O Livro de denúncia e esperança, anuncia o grande romancista que conquistaria os leitores do Brasil e do mundo nas décadas seguintes.

Eu achei livro muito bom, você começa a ler e não consegue largar. Em uma viagem a Porto Seguro, conheci um pouco sobre a história do Cacau, cheguei até a experimentar. Tenho vontade de conhecer Ilhéus terra de Jorge Amado, saber mais sobre a história desse autor incrível.

A história contata em Cacau está bem viva nos dias atuais, e podemos assimilar a vida de outros trabalhadores, que muitas vezes se "vendem" em troca do sustento básico, de dignidade. Jorge Amado, faz com que o leitor reflita bastante durante a leitura.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/