Dear John

Dear John Nicholas Sparks

Resenhas - Dear John

graziiffraga 08/03/2024

Profundo
Bonita demais a relação de John e Savannah. Mas esse livro é mil vezes mais do que um história de amor que consegue superar as distâncias. O autor consegue falar sobre autismo e a relação com nossos pais de uma forma tão bonita e sutil, que te deixa refletindo algumas vezes. Gosto muito das histórias do Nicholas Sparks, desde criança.

Carol.Sartor 05/03/2023

O filme todo mundo já ouviu falar, mas você já tinha lido o livro?
Tinha a versão dele física e em inglês há quase 4 anos e comecei a ler ele ainda em 2022 como parte do meu compromisso comigo mesma de melhorar minha leitura em inglês já que moro em um país de língua inglesa e é muito fácil se acostumar e viver falando português.
Demorei mais de 6 meses pra terminar pois confesso que achei que seria uma leitura fácil já que assisti o filme diversas vezes, inclusive em inglês, porém como todos falam e pude comprovar, o livro que, foi adaptado em filme, é muito mais rico em diálogos e detalhes e muitos desses detalhes não são incluídos nos filmes.
Acredito que tenha sido minha primeira leitura de um livro que foi adaptado para as telas (não tenho muito o costume de ler ficção) e gostei muito principalmente porque o livro desenvolve muito mais as características dos personagens, principalmente a respeito da doença do pai do John.
Além disso, muito vocabulário diferente e o livro é praticamente todo narrado nos tempos verbais passado e presente perfeito, e este último “tão temido” por mim no meu aprendizado da língua, pois no início eu achava quase impossível conseguir usá-lo, mas a prática e o tempo vão tornando cada vez mais natural.

Lais 22/02/2023

Amor à distância
John trabalha pro exército americano e se apaixona em sua cidade natal. Mesmo após momentos incríveis, precisa retornar ao exército e cumprir seus deveres profissionais em meio à guerra, enquanto namora à distância.
Só quem vive um relacionamento à distância sabe o quanto é difícil e quanto faz falta a proximidade física. A forma como o autor descreveu alguns desses sentimentos gerados nessas circunstâncias pra mim foram tão reais, como a ansiedade pelo reencontro e as saudades intensas.
O livro também aborda bastante seu relacionamento com o pai, que traz questões interessantes e importantes a se pensar.
Gostei bastante do livro e da construção do caráter do personagem principal.

Débora 22/05/2022

And for the briefest instant, it almost feels like we're...
... together again.
I confess that I was expecting something from this book, and I'm not disappointed at all. I think this book shows what means to really love someone, despite the fact that you can, and probably will, get fucking broke deep inside to make her happy ever after.

I thought this vocabulary pretty easy, was my first book in english not-online, and was very good, I really liked it.

"Our story has three parts: a beggining, a middle, and an end. And although this is the way all stories unfold, I still can't believe that ours didn't go on forever."

Fran 25/10/2021

Apesar do clichê me surpreendeu muito
Um livro que se passa em um contexto diferente e circunstâncias difíceis. John que viveu o 11 de setembro e decidi continuar lutando pelo seu país, ainda tem que lidar com seu pai e namorada.

Achei interessante abordar essa tensão pós atentado e o dever que um soldado tem com seu país, tendo que sacrificar o próprio bem estar

Pra quem fala que todos os livros de romance tem finais felizes, esse nos faz refletir um pouco

Ste 11/07/2021

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaqawwwaqaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaqawwwaqaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Isadora 25/07/2020

Todo tipo de amor!
Já li a versão em português muitos anos atrás (nem sei quantos), e o legal de fazer releituras em diferentes épocas da vida, é que você se pega olhando o livro de uma forma diferente, tendo outras ou mais opiniões sobre certas coisas. Pelo menos comigo é assim, tanto que antes tinha dado 3 estrelas e agora avaliei com 4.

Hoje percebo que a história vai muito além de uma relação amorosa entre John e Savannah; consegui identificar melhor a evolução positiva dos personagens (o que é importante), principalmente do narrador-personagem, o John. O enredo como um todo é sobre toda forma de amor, de um homem por uma mulher (e vice-versa), de irmão pra irmão, de pai para filho (e vice-versa); com certeza a relação de John com o pai é uma parte a ser muito apreciada no livro, realmente.

Além disso, Nicholas Sparks conseguiu tratar do autismo e da síndrome de Asperger de uma forma muito sutil e bonita, e dar espaço pra essas pessoas, seus sentimentos e seus modos de viver, é cada vez mais necessário e importante. Muito lindo e tocante, por isso recomendo a leitura!

katinha 16/03/2018

"Se não podemos estar juntos, pelo menos podemos compartilhar isso, e talvez entre nós sejamos capazes de fazer isso durar para sempre"
"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?"

John Tyree é um homem sensível e observador, apesar de nem sempre demonstrar isso por causa de sua rebeldia.
Buscando sempre seu lugar no mundo, decide se alistar no exército apóso ensino médio.
A cada vez que tira licença vem para sua casa em Wilmington, na Carolina do Norte, visitar seu pai, com quem a relação de convivência não é fácil.
Seu pai é um colecionador de moedas antigas que nunca conseguiu demonstrar seu carinho pelo filho do mesmo modo para com as moedas, o que acabou afastando John.
Em uma dessas licenças John conhece Savannah, uma moça simples, carismática e adorável que consegue despertar em John o melhor que ele pode ser, até com seu pai.
Cada vez mais eles se aproximam, se apaixonam e se atraem. John decide então que cumprirá seus deveres militares e depois viverá sua vida com Savannah.
Enquanto enfrenta as adversidades da guerra eles começam uma troca de cartas que vai muito além de simples palavras. Conseguem refletir todo sentimento um pelo outro através de uma simples folha de papel.
Mas, o atentado de 11 de setembro mudou todos os planos que eles haviam feito. E John terá que escolher entre o amor da sua vida e sua missão pelo país.
Em uma reviravolta John descobre que o tempo pode não ser tão bondoso com as escolhas que fazemos, e que na maioria das vezes o amor pode transformar não só a sua vida, mas a vida daqueles que o rodeiam; e muitas dessas vezes temos que renunciar a nossa felicidade para ver quem nós amamos felizes.
Eu sou apaixonada por essa história, pelas cartas, pelo amor envolvido. E o fato da esperança que eles tem no futuro ser algo tão puro faz-nos enxergar o quanto não sabemos nada dessa vida.
A lição que aprendi é que nunca devemos deixar o amor pra depois.
Se ama alguém, diga, seja mãe, pai, irmão, companheiro, filhos, seja quem for que o amor te marque verdadeiramente àquela pessoa sempre diga, pois tal como aquela frase "não sabemos quanto tempo temos com alguém até que esse tempo acaba"; realmente faz sentido.
E a dor da perda de um amor pode custar toda sua felicidade.

fernanda.alves. 25/04/2015

True love
Although i expected more, it was so beautiful and sad either. When i opened this book, all i thought was in happy ever after, but it's more, it's love!

Aninha 13/12/2012

Dear John...

"Só sabemos quando é amor de verdade quando nos importamos mais com as necessidades do amado do que as nossas próprias necessidades!"

livro muito lindo que nos ensina que amar não é só estar com a pessoa mas sim desejar que ela sempre seja feliz, mesmo não estando contigo...

lindo demais...recomendo muito!

Luana 15/09/2012

novamente sparks é rico em detalhes descreve o dia a dia de um militar...o filme e fofo, mas no livro temos a impressao a historia contada pela john, desde sua infancia...e o final e diferente do filme e a msg é aquela amar é querer ver o outro bem e feliz seja com vc ou nao...

Babi 13/10/2011

Hmmm
Todo mundo fala do Nicholas Sparks e queria ver o porque.

A leitura do livro é super rápida e a história consegue te prender.

O John e a Savannah se conhecem em um verão por apenas duas semanas, mas só por esse pouco tempo eles criam um laço extremamente forte.

O livro é bacana sim, eu recomendo, o legal que o autor não foca tanto na história dos dois, e sim, no relacionamento de John com o pai dele, a época da guerra.

Eu assisti o filme após ler o livro, e ainda não entra na minha cabeça o porque que os diretores fazem mudanças nos personagens, no caso desse filme eles mudaram tantos detalhes que a história ficou meio sem sentido.

Mas enfim, vou continuar a ler os livros do Spark pois são água com açúcar mas é bem legal.