Dear John

Dear John Nicholas Sparks

Resenhas - Dear John

Isadora 25/07/2020

Todo tipo de amor!
Já li a versão em português muitos anos atrás (nem sei quantos), e o legal de fazer releituras em diferentes épocas da vida, é que você se pega olhando o livro de uma forma diferente, tendo outras ou mais opiniões sobre certas coisas. Pelo menos comigo é assim, tanto que antes tinha dado 3 estrelas e agora avaliei com 4.

Hoje percebo que a história vai muito além de uma relação amorosa entre John e Savannah; consegui identificar melhor a evolução positiva dos personagens (o que é importante), principalmente do narrador-personagem, o John. O enredo como um todo é sobre toda forma de amor, de um homem por uma mulher (e vice-versa), de irmão pra irmão, de pai para filho (e vice-versa); com certeza a relação de John com o pai é uma parte a ser muito apreciada no livro, realmente.

Além disso, Nicholas Sparks conseguiu tratar do autismo e da síndrome de Asperger de uma forma muito sutil e bonita, e dar espaço pra essas pessoas, seus sentimentos e seus modos de viver, é cada vez mais necessário e importante. Muito lindo e tocante, por isso recomendo a leitura!

Fran 25/10/2021

Apesar do clichê me surpreendeu muito
Um livro que se passa em um contexto diferente e circunstâncias difíceis. John que viveu o 11 de setembro e decidi continuar lutando pelo seu país, ainda tem que lidar com seu pai e namorada.

Achei interessante abordar essa tensão pós atentado e o dever que um soldado tem com seu país, tendo que sacrificar o próprio bem estar

Pra quem fala que todos os livros de romance tem finais felizes, esse nos faz refletir um pouco

graziiffraga 08/03/2024

Profundo
Bonita demais a relação de John e Savannah. Mas esse livro é mil vezes mais do que um história de amor que consegue superar as distâncias. O autor consegue falar sobre autismo e a relação com nossos pais de uma forma tão bonita e sutil, que te deixa refletindo algumas vezes. Gosto muito das histórias do Nicholas Sparks, desde criança.

Débora 22/05/2022

And for the briefest instant, it almost feels like we're...
... together again.
I confess that I was expecting something from this book, and I'm not disappointed at all. I think this book shows what means to really love someone, despite the fact that you can, and probably will, get fucking broke deep inside to make her happy ever after.

I thought this vocabulary pretty easy, was my first book in english not-online, and was very good, I really liked it.

"Our story has three parts: a beggining, a middle, and an end. And although this is the way all stories unfold, I still can't believe that ours didn't go on forever."

Larissa2518 25/04/2010

Como sempre o Nicholas Sparks nos oferece uma história verdadeiramente emocionante.
Dear John, me trousse diversos sentimentos que oscilaram de acordo com o andar da história. Fez com que eu pudesse sentir o meu coração batendo apertado e angustiado, junto com os coraçãoes de John e Savannah.
Foi tudo tão belo, ao mesmo tempo que foi tão triste. Sim, pois mesmo no início de tudo, a felicidade deles sempre esteve entrelaçada com a distância que iria separá-los por um longo período.
E tudo o que passava em minha cabeça era exatamente as mesmas perguntas que vez ou outra se chocavam com a paz interior de John.. Como manter esse relacionamento, nessas circustâncias? Como impedir que o tempo e distância afastassem um do outro mais e mais? Como ser presente na vida do outro mesmo sendo ausente?
E como ele já sabia, relacionamentos assim são bem difícies de perdurar.

Dear John, é um livro envolvente do início ao fim, é um livro que coloca dentro do coração do leitor todas as aflições que os personagens vivem e consegue mesclar até o último momento, a esperança de que tudo irá dá certo. E mesmo quando você acaba a última frase, sente como se não tivesse chegado ao final, pois todas as emoções permanecem, fortes, dentro de você por dias e volta e meia, você se pega pensando "como será que John está se sentindo nesse momento?" E uma parte de você, gostaria de realmente saber.

Carol.Sartor 05/03/2023

O filme todo mundo já ouviu falar, mas você já tinha lido o livro?
Tinha a versão dele física e em inglês há quase 4 anos e comecei a ler ele ainda em 2022 como parte do meu compromisso comigo mesma de melhorar minha leitura em inglês já que moro em um país de língua inglesa e é muito fácil se acostumar e viver falando português.
Demorei mais de 6 meses pra terminar pois confesso que achei que seria uma leitura fácil já que assisti o filme diversas vezes, inclusive em inglês, porém como todos falam e pude comprovar, o livro que, foi adaptado em filme, é muito mais rico em diálogos e detalhes e muitos desses detalhes não são incluídos nos filmes.
Acredito que tenha sido minha primeira leitura de um livro que foi adaptado para as telas (não tenho muito o costume de ler ficção) e gostei muito principalmente porque o livro desenvolve muito mais as características dos personagens, principalmente a respeito da doença do pai do John.
Além disso, muito vocabulário diferente e o livro é praticamente todo narrado nos tempos verbais passado e presente perfeito, e este último “tão temido” por mim no meu aprendizado da língua, pois no início eu achava quase impossível conseguir usá-lo, mas a prática e o tempo vão tornando cada vez mais natural.

Lais 22/02/2023

Amor à distância
John trabalha pro exército americano e se apaixona em sua cidade natal. Mesmo após momentos incríveis, precisa retornar ao exército e cumprir seus deveres profissionais em meio à guerra, enquanto namora à distância.
Só quem vive um relacionamento à distância sabe o quanto é difícil e quanto faz falta a proximidade física. A forma como o autor descreveu alguns desses sentimentos gerados nessas circunstâncias pra mim foram tão reais, como a ansiedade pelo reencontro e as saudades intensas.
O livro também aborda bastante seu relacionamento com o pai, que traz questões interessantes e importantes a se pensar.
Gostei bastante do livro e da construção do caráter do personagem principal.

Mi 05/08/2010

Bonito, porém triste!
Se um dia eu tivresse a oportunidade de conhecer Nicholas Sparks eu perguntaria: Por quê diabos você não gosta de finais felizes? Os livros dele possuem sempre histórias bonitas, profundas e tristes, e este livro não é uma exceção! Para aqueles que, assim como eu, apreciam a beleza e a intensidade de seus romances e que já conhecem esta sua estranha mania,é uma boa leitura. No filme, fizeram uma pequena modificação no final e confesso que, se o final do livro fosse igual ao final do filme, eu o teria classificado como muito bom! Aliás, o filme é excelente! Fiel ao livro, mas com um desfecho melhor!

Yas 23/02/2011

*--*
Todo mundo já ouviu falar sobre montanha-russa de sentimentos não é ? e todos nós já passamos por isso também.. agora John é a montanha-russa em pessoa, por tudo que já passou na sua infância e adolescência - e ele conta isso em detalhes nas primeiras páginas do livro - é super emocionante e ao mesmo tempo, triste. Com certeza, tudo o que precisava em sua vida era algo para faze-lo sorrir e Savannah foi a sortuda para isso. Quando começa a ler o livro, pareçe que fazem uma lavagem cerebral em você pela da vontade de saber o que vai aconteçer logo depois. É uma fofura, John e Savannah foram feitos um para o outro, com certeza, e um amor de "verão" se tornou um amor de verdade !
Mas nem tudo foi um mar de maravilhas. John descobre que seu pai tem uma doença, o pai começa a adoeçer, John é um soldado que vive na Alemanha e fica dificil ver Savannah, o amor deles vai "desapareçendo" - pelo modo que Savannah passa a escrever as cartas, John percebe que ela mudou com ele.
A primeira carta, que ela escreve pra ele ler no avião é a *MAIS LINDA DE TODAS*. Foi logo ai que começou meu choro e ficou até uns dois capítulos a mais hahahaha.
Na ultima parte do livro, aconteçe a maioria das tragédias, é bem triste sim, não vou mentir, mas ainda é uma lição de vida.
O livro inteiro é uma lição sobre amor, na verdade. *O epílogo é magnífico !*
Vale muito a pena ler, e além de tudo, é um livro facinho facinho, o tempo passa e você nem percebe :)

Adri 23/06/2010

Querido Sparks
Você tem se dado bem escrevendo romances água com açucar para moçoilas que têm vergonha de confessar que gostam mesmo é de uma Julia ou Sabrina da vida... Seus livros são best-sellers em todo mundo e viram filmes em Hollywood. Ok, você é criativo. E em alguns momentos, devo confessar que te invejo: gostaria de escrever histórias de amor com tanta sensibilidade sem ser piegas e cansativo. Porém você não consegue muito fugir dos clichês, não é? Não faz mal... Acho que isso não tira seus méritos. Aliás, escrever romance desse naipe sendo um homem é um grande feito... Só tome cuidado para não se repetir. Tá certo que a mesma roupa combinada com outros acessórios pode parecer outra completamentee nova, mas é bom não exagerar!
Espero lê-lo novamente em breve!

Afetuosamente

Babi 13/10/2011

Hmmm
Todo mundo fala do Nicholas Sparks e queria ver o porque.

A leitura do livro é super rápida e a história consegue te prender.

O John e a Savannah se conhecem em um verão por apenas duas semanas, mas só por esse pouco tempo eles criam um laço extremamente forte.

O livro é bacana sim, eu recomendo, o legal que o autor não foca tanto na história dos dois, e sim, no relacionamento de John com o pai dele, a época da guerra.

Eu assisti o filme após ler o livro, e ainda não entra na minha cabeça o porque que os diretores fazem mudanças nos personagens, no caso desse filme eles mudaram tantos detalhes que a história ficou meio sem sentido.

Mas enfim, vou continuar a ler os livros do Spark pois são água com açúcar mas é bem legal.

fernanda.alves. 25/04/2015

True love
Although i expected more, it was so beautiful and sad either. When i opened this book, all i thought was in happy ever after, but it's more, it's love!