The Girl in the Spider

The Girl in the Spider's Web David Lagercrantz

Resenhas - What Doesn't Kill You

Schmidt 27/10/2016

Saudades Stieg Larsson
Sou fã da série Millenium e por isso me atentei a manter minha mente aberta ao decidir ler essa continuação, por motivos óbvios, talvez o meu afeto pela maneira de escrever de Stieg pudesse afetar o meu julgamento e não ter uma opinião formada concretamente e sem ser influenciado. Apesar disso é difícil e quase impossível não haver comparação com as obras pois a proposta foi a continuação, logo as características deveriam ter sido mantidas a finco, reconheço o esforço do autor para tal, mas também reconheço sua tentativa como frustrada, eu como leitor, me senti lendo algo totalmente diferente, com traços que se cruzavam, mas em todos os detalhes surgia o sentimento de agustia literária, isso logo no começo do livro, mesmo assim continuei.
Senti falta da Lisbeth verdadeira, a guerreira justa, fria, que vive em mundo com suas próprias regras e traumatizada pelas coisas horríveis que aconteceram ao longo de sua vida. Ela nem parecia ser a personagem principal, mas sim uma personagem que serviu para ligar essa teia da internet. Suas atitudes e personalidade não surgiram nesse livro com o furor de antes, por isso a decepção.
Outro ponto além dos personagens épicos que se perderam é a narrativa que ficou desinteressante para mim, a tentativa de reviver um fantasma da vida de Salete, sua irmã gêmea como sua antagonista, que odiava a mãe por ser uma vitima de seu pai, me pareceu pouco convincente.
Enfim, para os amantes da série eu indico a leitura, para que cada um tire suas conclusões, mas que saibam que vão encontrar os velhos e incríveis personagens totalmente repaginados, por exemplo, uma Lisbeth que chega a ter momentos de sensibilidade o que pra mim era impossível. The Girls In The Spider's Web nada mais é do que uma tentativa sofrível de honrar com a obra de Stieg Larsson, imagino que ele esteja se remexendo no túmulo. Brincadeiras a parte. Um abraço.

Pedro.Muniz 04/05/2016

Apesar de ser cativante a escrita e o tom de thriller mudaram radicalmente com a mudança de autor após o falecimento de Stieg Larsson. Na minha opinião é muito inferior à trilogia original, sendo em muitos momentos apenas mais uma histórias com os mesmos personagens.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 08/09/2015

Apesar de toda controvérsia envolvendo o livro eu queria muito ler, dar uma chance pq amei os três primeiros livro. Eu senti um pouco de diferença na escrita e em alguns momentos me peguei pensando "a Lizbeth nunca falaria isso ou nunca faria isso", mas ainda assim, o enredo é bom e eu acho que compensa dar uma chance para o livro.