A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Valéria 17/04/2024

Queria ter gostado mais
Vale a pena ler porque é um livro rápido e da pra se distrair. O livro peg forma ali pelos 60% e termina muito bem mas não acho que a construção dos personagens seja boa a primeira parte do livro é desconectada do final, não agrega nem serve de muito pra história.

nessava 12/04/2024

Citações
"A própria Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra as colinas, encerrando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, as paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho."

?Vou passar o tempo todo que estiver aqui apavorada?, Theodora declarou, ?achando que uma dessas colinas vai cair em cima de nós.? ?Elas não caem na gente. Só deslizam, em silêncio e em segredo, rolando para cima de você enquanto você tenta fugir correndo.?

"As pessoas?, o doutor disse com tristeza, ?estão sempre ávidas por dar nome às coisas, mesmo que o nome seja sem sentido, contanto que tenha uma sonoridade científica.?

?Não é bom pensar em crianças crescendo que nem cogumelo, na escuridão.?

"Eleanor pensou que deviam formar um grupinho sociável, eles quatro, acomodados nos aposentos de Theodora às quatro da madrugada, tomando conhaque. Falavam sem pensar, depressa, e lançavam aos outros olhares ligeiros, furtivos, curiosos, todos eles se perguntando qual terror secreto havia sido tocado nos outros, quais mudanças poderiam aparecer no rosto ou no gestual, qual fraqueza desprotegida poderia ter aberto o caminho para a ruína."

Aryta.Mancini 09/04/2024

Bom, mas, a expectativa atrapalhou.
Comecei a ler esse livro cheia de referências: Os personagens que serviram de inspiração para a série da Netflix, os elogios de Stephen King? Ou seja, cheia de expectativa. A realidade? ?Empurrei esse livro com a barriga?.
Das pouquíssimas páginas, conseguia até ler um número aceitável em um dia, para depois voltar a ler dias depois.
O livro começa prometendo: Personagens cativantes, uma história intrigante, um mistério enigmático. Mas, tudo demora tanto para acontecer, que quando você pausa a leitura, acaba dando preferência para outros livros ou outras atividades, porque não tem nada que te prenda a ponto de querer continuar e ver o que vai acontecer.
De verdade, dos vários dias que levei para terminar a leitura, foi porque no primeiro li uma parte e dias depois quando retornei, finalizei.
Não é nem de longe uma leitura ruim, mas, é lento.
A escrita é excelente. Li no livro físico, mas, baixei no Kindle para grifar algumas passagens e citações que achei muito boas.
Também, é importante considerar que o livro foi escrito há décadas atrás, e, pelo que vi, enquadrado dentro do gênero ?terror?, o que não acho que reflete de forma muito precisa a narrativa.
A questão das assombrações fica muito clara logo que se manifesta. Mas, o livro vai além disso, parece estar muito mais focado nos personagens, em suas vivências, em suas reações aos acontecimentos?
Talvez o que tenha me atrapalhado um pouco foi a expectativa. Mas, inegavelmente, é um bom livro.

O Leitor 30/03/2024

Legal, gostei.
Da pra se distrair muito... leia.

Neuli0 28/03/2024

Nada demais
Uma jovem pertubada por sua relação com a mãe que morreu em seus cuidados mais uma casa mal assombrada. Daria certo? Óbvio que não. E esse basicamente é o enredo dessa história.

O livro parecia ser tão bom, mas aí do nada, degringolou. Pareceu que duas pessoas diferentes tinham escrito o livro. Uma, a primeira metade e a outra, a segunda.

Nunca tinha lido essa autora, então, não sei se essa é a forma que ela escreve. Se for, não gostarei, provavelmente, de outros livros dela.

Gi.Mendes.Ap 24/03/2024

O Dr. Montague aluga A Casa da Colina, conhecida por suas manifestações sobrenaturais, a fim de explorar os acontecimentos do local para sua pesquisa. Ele envia cartas convidando Eleanor, que passou por fenômenos sobrenaturais na infância, e Theodora, que possui habilidade mediúnica, para investigar as aparições junto com Luke, herdeiro da propriedade. Juntos, eles têm a missão de explorar e documentar os fenômenos na mansão.

Entrei nessa leitura com uma expectativa completamente errada da obra. Esperava encontrar cenas assustadoras, mas o terror que é entregue é mais psicológico. Em determinados trechos do livro, fiquei completamente perdida, pois os diálogos foram escritos de forma confusa e desconexa, e mesmo relendo, não me fizeram sentido. Os personagens foram bem escritos, e mesmo sendo um livro curto, a autora consegue entregar uma protagonista bem construída. Eleanor chega na casa bastante fragilizada, sem perspectiva na vida e com a dor que carrega do luto da mãe. Logo, já era de se esperar que ela seria a personagem mais afetada, sendo levada a momentos de insanidade e histeria.

O final foi previsível e acredito que o intuito foi incitar no leitor a análise sobre a reação dos personagens ao longo da estadia na mansão, pois a leitura se encerra sem respostas, então não vale a pena ler esperando explicações para o sobrenatural. Achei a obra razoável, mas não funcionou pra mim.

MauGSia 09/03/2024

Péssimo, imaginei o que aconteceria com a Eleanor nas primeiras 20 páginas, achei toda a trama parada e sem graça, caçando onde que as pessoas falam tão bem disso aqui, foi só sem graça

A frase final é boa

Débora 08/03/2024

Expectativas erradas
Comecei o livro achando que seria sobre uma casa mal assombrada, mas certamente está muito além disso. Fui com essa expectativa, e até mais da metade do livro achei a leitura pacata, não me prendeu em muitos momentos, e demorei mais que o normal para ler.

Mas isso só aconteceu porque eu estava esperando que esse clássico seguiria a receita dos filmes de terror, mas em nenhum momento tive medo da história, e aí percebi que talvez estivesse com as minhas expectativas direcionadas para o lugar errado.

A história, que mescla as clássicas assombrações com as narrativas pessoais de cada personagem, em determinados momentos me fez duvidar se realmente a casa era mal assombrada ou vinha tudo da mente da personagem.

Li varias resenhas enfatizando sobre a narrativa se misturar com essas questões psíquicas dos personagens e também com o fato da personagem principal ser lésbica e precisar esconder sua sexualidade da sociedade da época, e como isso pode ter influenciado seu comportamento na vida e na casa, e então a história passou a fazer mais sentido.

Não sabia que esse livro tinha referência na serie da Netflix, que a propósito eu amo, e aí percebi que ela não é uma adaptação dele, e sim uma inspiração.

Valeu a pena a leitura para ter contato com outras escritas e narrativas do gênero que fogem do convencional do terror.

Flávia 05/03/2024

No final achei que estava no começo rs
Li esse livro com um clube de leitura que faço parte e pela primeira vez não consegui terminar a tempo da discussão. Me pareceu o tempo todo que o livro estava no início e quando vi que tinha chegado em 70%, fiquei surpresa.
Eu particularmente sou apaixonada por histórias de casas mal assombradas e fiquei o tempo todo torcendo para amar esse livro mas infelizmente não rolou.
Achei a escrita um pouco confusa e alguns diálogos não fizeram nenhum sentido para mim, além de o maior terror da história ter sido a insanidade de uma das personagens. O que mais gostei do livro todo foi a descrição da arquitetura da casa e fora isso, para mim as pessoas só estavam sendo levadas a loucura por algum motivo desconhecido. Li até o fim pela esperança de ter mais explicações e até cheguei a criar algumas teorias mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. O mais maluco é que eu lembro de ter amado a adaptação que foi criada, mas (talvez por não lembrar dela por completo) não consegui nem achar semelhança. Pra mim, pareceu outra história.
Ainda pretendo ver algumas críticas sobre o livro na expectativa de só não ter entendido alguma coisa muito incrível, mas até lá, não curti muito não :(

Mavi 03/03/2024

Em comparação com a série achei o livro fraco, é bem chatinho, a leitura não flui tanto, na verdade só fluiu por ser curto, mas não gostei mesmo.

Rebeca.ArrAbola 27/02/2024

Um livro bem razoável. Tem algumas partes com um mistério e tensão mas no geral bem confuso e raso.

Rusbis 22/02/2024

Simplesmente esplêndido, uma das obras semainais da literatura de horror dentro do subgênero de casas assombradas. Cheia de nunces, delicadeza, dualidade e introspecção, A Assombração da Casa da Colina se aproxima muito mais de S Volta do Parafuso de Henry James do que de outras obras de cada assombrada do que da atual série da Netflix (que é esplêndida à sua maneira). Aqui o horror é muito mais sentido e sugerido do que mostrado explicitamente e aterrorizantemente na sua cara, deixando o leitor o tempo todo em dúvida se o que acontece dentro das paredes escuras e frias da Casa da Colina é realmente Assombração ou histeria. Com personagens fascinantes, uma escrita pomposo, muito bem trabalhada e mais lenta, não é uma obra que vai agradar leitores modernos amantes do terror mais visual de Stephen King, Clive Barker e similares. Aqui vocês encontrão algo mais devagar, suave e bem aos moldes dos clássicos do século XIX, mesmo sendo uma obra do início do século XX. É quase um gotico clássico estilo Ann Radcliffe. Magistral.

Elô 20/02/2024

Esperava mais.
Considerando o meu ritmo de leitura, eu teria terminando esse livro em dois ou menos dias, mas esse livro não me prendeu de forma alguma.
A escrita é fluida e a edição maravilhosa, se desconsiderar os diálogos com aspas invés de travessão, mas não foi o suficiente para me prender e amar o livro.
O fato que me deixou mais esperançosa e com expectativas elevadas é que o Stephen King falou mto bem desta história. Mas não foi para mim.
Não senti empatia ou nenhum tipo de conexão com nenhum personagem, pelo o contrário, me irritei inúmeras vezes com cada um deles.