A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Beatriz 02/12/2023

Amei o livro, confesso que li por conta da série, pra procurar referências, e tem muitas na série.

badwitch 02/12/2023

Shirley jackson não falha!
Segundo livro que leio da autora e acho incrível que ela consegue trazer uma atmosfera muito confortável pras histórias! eu amo todo personagem que ela cria e nesse livro em específico tive um apego maior na nell por ela estar exatamente igual na residência hill (uma das minhas séries favorita).
achei que a leitura fosse ser um tico mais fácil mas no final faz todo sentido. maravilhoso!

sweetbookomine 29/11/2023

Jornadas terminam no encontro de amantes
Maravilhoso! uma história realmente assustadora sobre a maldição de uma casa e como ela amaldiçoa aqueles que deseja atrair pra si.

? o livro é muito bem escrito e tem uma linguagem super acessível e envolvente. os personagens são bastante sarcásticos e divertidos, contrastando com a casa intimidadora e imponente. sobre ela, achei incrível como a autora descreve tão bem as situações a ponto de você sentir o poder maligno que emana da casa da colina.

? a história superou minhas expectativas ao ser bem atemporal e intensa. é quase possível enlouquecer junto dos personagens e principalmente da protagonista nell.

? só não dou a última meia estrela porque com o final crescente em tensão eu esperava uma conclusão mais impactante (mas pode ser porque fiquei contaminada com a minha visão da série - que eu amo e acho que tem um dos melhores plot twists e finais que já vi)

amei o livro!!!! merece muito o título de um dos maiores clássicos do horror sobrenatural

Isadora 27/11/2023

"Acho que só temos medo de nós mesmos"
Que livro insano hehe Fiquei dividida a leitura inteira sobre estar gostando ou não. Eis um livro escrito com entrelinhas, talvez seja por conta da tradução, mas ele é bem confuso em alguns momentos; em certos trechos é difícil atribuir a fala a algum personagem específico, ou mesmo se é uma fala ou um pensamento. Se é intencional ou não, não sei, mas isso me deixou maluquinha, assim como a Casa da Colina torna os personagens um tantinho malucos também.

Por sinal, acho que a Assombração/Maldição é que a Casa (com "C" maiúsculo) permite que os personagens tornem-se crianças novamente. Isolados, sem ninguém para os ver, os julgar, nem mesmo desmentir suas mentiras, eles podem ser o que quiserem ser. Ou, pelo menos, tentar. Eleanor é a epítome do "alvo perfeito" da Casa. Tanto que no final ela se rende completamente ao abraço gelado que a Casa lhe proporciona; porque só a Casa a entende.

Senti medo de verdade (mas eu sou uma cagona, se é que isso importa) a ponto de não conseguir ler o livro à noite por me arrepiar todinha nas cenas de suspense e terror. E é aquele terror que brinca com o que é real, você não sabe se está acontecendo de fato ou se é coisa da cabeça do personagem.

Enfim, depois de terminar o livro e ficar horas pensando e esmiuçando interpretações que seguem lógicas que só fazem sentido para mim, decidi dar uma nota maior do que iria dar quando terminei. Vale a experiência, mas é um daqueles livros que você não entende 100%, e talvez a intenção seja essa.
Janaina 27/11/2023minha estante
Eu estou assim lendo orgulho e preconceito kkkk

Bru 26/11/2023

Um clássico que vale a pena
É um livro muito bem escrito, de forma genial eu diria, bem ambientado e os personagens são bem desenvolvidos para o propósito da história. A narrativa começa muito interessante e envolvente fazendo você se interessar cada vez mais. Não é atoa que essa obra serviu de base para outras histórias do gênero terror de casas assombradas.
Do meio para o final, senti a história um pouco arrastada e confusa, talvez de forma proposital para acompanhar as decaídas psicológicas dos personagens dentro da casa.

O final fica meio aberto, mas para quem prestou atenção é possível entender claramente.

Para quem viu a série "A maldição da Casa Hill" pode ser que se decepcione um pouco por não conter quase nada de terror explícito, porém por ser um clássico é uma leitura que eu certamente recomendo.

Carol 25/11/2023

Gostei bastante e entendi da onde veio tantas ideias do stephen king
continuo preferindo ele, mas esse é beeeeem legal também!
(recomendo que assistam a série da netflix também porque ajuda demais a se ambientar)

PandaGato 17/11/2023

É, da pro gasto
Talvez eu tenha ido com a espectativa errada. Eu soube que foi o livro que inspirou minha série preferida, e comprei com essa sede. No fim era algo totalmente diferente. No geral é bem parado e demorado, as vezes um pouco chato, mas no fim das contas a história é legalzinho e o final é ok.

Bruna Lima 12/11/2023

A maior!
Quando comecei essa leitura, no primeiro parágrafo já pensei: ?isso é uma das melhores que já li?, simplesmente as primeiras páginas são uma das coisas mais bem escrita e envolvente.

O leitor lê cada página e fica imerso na história, além de que vemos uma obra que serviu de base para tantas outras histórias do gênero (casa assombrada).

Na trama acompanhamos um grupo de pessoas numa casa no mínimo insólita, em que a autora apresenta e desenvolve uma história que aborda sobre proteções, pertencimento, decaída psicológica, entre outros temas trabalhados incrivelmente, fora que a casa é colocada como um elemento que nos faz questionar a todo momento o que foi real ou não, desta forma, vemos também o quanto é explorado os sentidos.

A construção dos personagens (em especial da Eleanor) e ambientes são maravilhosos, com uma escrita precisa e clara, acompanhamos o quanto a autora é mestra no que faz.

Simplesmente leiam esse livro, isso aqui é ELITE!

Nirley 05/11/2023

A casa da Colina
Sinto que a casa está pronta para abrigar todas as pessoas solitárias, sem lugar para chamarem de seus...Eu gostei do livro, sinto que tem uma mensagem silenciosa o tempo todo se comunicando com a gente durante a leitura.

Ditorory 02/11/2023

A jornada termina no encontro dos amantes
Terror psicológico envolvente e angustiante, faz com que o leitor se sinta como se fosse a própria Eleanor, e ao decorrer da leitura várias dúvidas começam a despontar, como o que de fato é real e qual a motivação por trás das ações dos personagens.
Na minha interpretação, o lado obscuro e assustador da casa se relaciona com os sentimentos e vivências das próprias pessoas que nela habitam, parece que é a partir do estado de espírito dos personagens que o terror se constrói, e não necessariamente ele existe como algo a priori, mesmo que a casa tenho um histórico trágico.
Adorei a escritora da autora e essa imersão no terror a partir, principalmente, da vivência da Eleanor, foi um exercício tentar entender e ver a casa e as relações da maneira como ela via, e que final...

Maria13439 31/10/2023

Não me surpreendeu
Achei a narrativa lenta, esperava terror e vi muito pouco isso, final confuso e inconclusivo. Não me prendeu o livro. Não aconteceu nada interessante essa é a verdade

Sara Camelo 31/10/2023

Pensando pensamentos
A subjetividade aqui é muito forte e acho que o grande destaque do livro é a ambientação pertubadora da casa da colina. um livro que fala sobre insanidade, depressão, solidão e medo. a escrita da autora é maravilhosa e fiquei encantada como ela fala tanto com tão poucas palavras.

mayagraciele 29/10/2023

Pra mim foi uma leitura arrastada, mesmo sendo um livro curto. Apesar de ter algumas partes interessantes, eu pensei que seria um pouco mais assustador. Eu queria que a história fosse mais longa e assim mais coisas poderiam ter sido desenvolvidas. Pra mim pareceu um tanto confuso, mas talvez essa fosse a intenção, a sensação de desnorteamento causada pela casa.

Kerollyn4 27/10/2023

Gostei mas achei que seria mais
Para um livro escrito me 1953 interessante, ?as tem um ritmo lento narrativa arrastada até chegar nas partes assombradas demora um pouquinhos

Justbii 26/10/2023

Sanidade ou assombração
O segundo e último livro do mês do Halloween foi infelizmente uma decepção, a Assombração da Casa da Colina, tinha uma premissa até que muito boa mas não engrenou. Em alguns momentos eu até senti um certo incomodo e apreensão, mas após a introdução de um personagem senti que tudo ficou meio cômico e se perdeu de vez, o final foi meio esperado e não teve nada de surpreendente.