A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Rittes 22/01/2017

Chatice demais e terror de menos
Fazia muito tempo que eu queria ler este "A assombração da casa da colina". Primeiro por se tratar de um clássico do gênero, com direito a pelo menos duas adaptações cinematográficas (a última com Liam Neeson) e um sem número de imitações. Depois, por muita gente dizer que era um dos livros de terror mais assustadores de todos os tempos. Infelizmente, a decepção foi enorme! A obra é datada e os personagens mal desenvolvidos, tolos, quase abobados. A personagem principal é de uma chatice sem fim e, na décima vez em que repete a frase sem sentido "a jornada termina no encontro dos amantes", a gente tem vontade de bater nela ou acha que, de repente, ficou preso numa obra de Nelson Rodrigues muito da mal escrita. Sério. Um dos mais chatos e desanimadores exemplares do gênero. Matei a curiosidade, mas também perdi um tempo enorme... Não recomendo.
Lidiane 08/03/2017minha estante
Estou lendo, e realmente concordo em numero, gênero e grau com tudo oq vc falou.
Primeiro achei que era comigo o negocio, ai depois culpei a tradução e por fim conclui que a escrita e a historia eram bem difíceis (ruim) msm.

Erika 10/04/2018minha estante
Li outro da autora ( sempre vivemos no castelo) e não gostei. Achei muito chato. Deu sono. Acho que não vou me arriscar a ler esse. Rs

Rittes 10/04/2018minha estante
Eu queria ler esse aí do castelo... então, também não vou arriscar. Hahaha

Erika 10/04/2018minha estante
Kkkkkk... cada um tem uma perspectiva. Vai que você goste... mas eu achei fraquíssimo .

Netto.Pierre 29/04/2018minha estante
Eu tive a infeliz sorte de ler Sempre Vivemos no Castelo. E digo com toda certeza: foi o livro mais chato/idiota/parado/sem sentido/sem terror que li na minha vida inteira. Fico perplexo como tanta gente gosta. Eu não vou me dar ao trabalho de comprar a Assombração da Casa da Colina, que pelo visto, é a mesma coisa.

Rittes 29/04/2018minha estante
Pois é... talvez o estilo ou a tradução, ou as duas coisas, não ajudem os leitores brasileiros a apreciarem o trabalho de uma autora reconhecidamente famosa. Vai saber... mas eu também não arrisco mais...

Erika 01/05/2018minha estante
Vejo algumas pessoas falando tão bem desses livros. Fico pensando o que elas viram que eu não vi. Mas enfim, leitura é algo particular. Cada um tem uma percepção do que lê. Eu não arrisco ler esse. Hahaha. Frustrante Demais ,infelizmente.

Netto.Pierre 01/05/2018minha estante
É verdade Érika! Leitura é algo particular, mas eu gostaria muito de saber onde está o terror que eles tanto falam nesses livros... Não vou arriscar comprar mais nada da Shirley Jackson.

Erika 02/05/2018minha estante
Netto Pierre eu também. Não vi terror algum. Vi um enredo enrolado e parado. Uma leitura monótona. Com todo respeito à autora mas não sei o que tem de tão especial nos livros dela para servir de inspiração para o King (que eu adoro) por exemplo.

Netto.Pierre 02/05/2018minha estante
Exatamente! Comprei somente porque o King ama esta autora... Enfim.

Marina 09/07/2018minha estante
É bom saber que não sou a única que achou essa frase totalmente sem sentido e extremamente chata. ?

Marlonbsan 06/04/2020

A Assombração da Casa da Colina
O Dr. Montague deseja realizar um estudo sobre fenômenos sobrenaturais, para o ajudar, envia 10 cartas para pessoas que possuem histórico “sensitivo”, então Eleanor e Theodora aceitam passar alguns dias na Casa da Colina, local conhecido por haver manifestações fantasmagóricas. Como parte do contrato de aluguel, há a exigência de que algum dos herdeiros da mansão esteja presente, assim Luke também integra o grupo.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos os acontecimentos em torno de Eleanor, a escrita é simples, considerando a época em que foi escrito, mas mesmo assim não é tão fluido. A quantidade de vezes que “Casa da Colina” aparece é alarmante e chega a causar um certo incomodo, ainda mais quando são várias vezes numa mesma página.

Tive grande dificuldade pra me interessar por essa história, o começo é lento, demora muito até chegarem à Casa da Colina e acontecer algo interessante, e mesmo assim, a história em si não me cativou, percebi zero momentos de medo ao ler esse livro que é tido como de terror, muito por conta da forma bem-humorada que são tratadas algumas situações, principalmente na interação entre os personagens e seus diálogos. Entendo que seja algo mais voltado ao terror psicológico, e o fato de estarem em um lugar em que as histórias dizem ser assombrado, causa essa apreensão, paira a dúvida sobre a sanidade mental das pessoas que estão lá, chegando ao nível de ter a possibilidade de ser uma histeria coletiva em determinados momentos.

No fim, uma leitura que poderia ser bem mais interessante se utilizasse uma narrativa que trouxesse mais suspense e aflição em determinados momentos, mas também é uma história publicada 1959, então talvez fosse algo característico da escrita da época. Mas foi bom conhecer a escrita da autora e um pouco mais da história por trás de filmes e séries de casas mal-assombradas. É possível correlacionar alguma inspiração que Stephen King utilizou desse livro em suas obras, como em Carrie, por exemplo.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá :D
Karina.Reis 02/06/2021minha estante
Melhor descrição do livro, tive a mesma impressão do livro que você.

Marlonbsan 02/06/2021minha estante
Ah ótimo ??

Gustavo.Layber 12/04/2023minha estante
Ainda não li. Vale a pena ler? A obra literária é melhor que a série?

Marlonbsan 12/04/2023minha estante
Então, sempre vale a pena ler pra tirar as conclusões haha e não vi a série

Karina.Reis 26/07/2023minha estante
Na assisti a série, vou até procurar para assistir e te conto

nmstoppa 10/10/2021

Livro chato, fui numa expectativa, e me frustrei horrores. Tirei um pouco de sentido da história depois da resenha do TLT sobre o livro, então, para mim, o foco da história mudou todo, e o sentido do livro também, mas o livro não deixou de ser chato, mas com um fundo mais interessante: o suicídio
Léa Diógenes 10/10/2021minha estante
Finalizei a leitura agora, não sei o que sentir. Inicialmente pensei que seria algo mais assustador, mas com a o passar das páginas percebi que de terror não tinha nada. E os diálogos? Alguns fiquei foi sem entender nada kkk

nmstoppa 10/10/2021minha estante
Aí menina, nem fala, boiei uma parte, fiquei sem entender outra, me assustei na primeira cena com as batidas na porta, e não fiquei com medo o livro todo que nem eu queria

Léa Diógenes 10/10/2021minha estante
???

Louie 19/10/2021minha estante
Que bom que não fui só eu. Todo mundo elogiando e eu achei chatíssimo. Vou rever a resenha da Tati Feltrin pra entender esse pano de fundo, mas pelo que me lembro ela tbm não gostou muito né?

nmstoppa 19/10/2021minha estante
Ela disse que teve que reler umas trocentas vezes para achar com um pano de fundo legal Kkkkk mas para mim, esse tipo de leitura não consta, gosto de ter uma boa experiência de primeira

Flavio Assunção 18/06/2012

Após anos revirando sebos atrás deste livro, eis que finalmente o achei por um preço interessante pela internet, já que cobravam valores exorbitantes por ser um livro raro e que diziam ser um dos mais assustadores já lançados.

Fala sobre uma expedição formada por um certo Dr. Montague, que objetiva comprovar a existência de fênomenos paranormais existentes na gigantesca mansão da Casa da Colina. Para isso, ele e seus escolhidos devem permanecer por uma semana trancafiados dentro do lugar, avaliando tudo e aguardando os acontecimentos. Além do Dr. Montague, mais três pessoas participam da expedição: Theodora, mais conhecida como Theo, que supostamente possui alguma percepção extra-sensorial; Eleanor Vance, uma solteirona que na infância teve uma experiência considerada paranormal; e Luke, futuro herdeiro da mansão. Sua ida foi uma das exigências da proprietária para o aluguel por parte do Dr. Montague.

De fato foi um dos primeiros livros abordar esse tipo de situação, mas ao menos pra mim "A Assombração da Casa da Colina" não é tão assustador ou claustrofóbico como sua história dá a entender. Tem sim alguns momentos interessantes que causam certa aflição, mas são bem raros. A história mais se assemelha a uma espécie de Big Brother Macabro, onde o foco é o cotidiano dos personagens e o que eles pensam sobre estar em uma casa que dizem ser mal-assombrada. O suspense fica em segundo plano, o que é de se estranhar já que havia muita coisa a ser explorada e a autora simplesmente não o fez.

Talvez "superficialidade" seja a palavra certa para descrever este livro. Tudo é muito simples, tudo é muito rápido. A narrativa tem uma crescente e descresce abruptamente de uma hora para outra. Tanto é, que o livro termina quando pensamos que vai acontecer algo significativo.

De qualquer forma gostaria de dizer que é um bom livro. Possui uma leitura gostosa, tranquila e bem sombria, só que em minha opinião não passa disso. Lamento, principalmente, o fato de ter apenas 200 páginas. Podia ter muito mais. Muito mais de tudo, na verdade. Os personagens poderiam ter sido melhor trabalhados, as situações mais variadas etc.

P.S Um livro de terror com enredo semelhante se chama Hell House - A Casa Infernal, de Richard Matheson. Vale a pena dar uma conferida.
Claire Scorzi 02/01/2010minha estante
Flavio, Stephen King faz um extenso elogio a esse livro em "Dança macabra". Terei de ler para ver afinal o que acho...

ladyjanalopes 17/11/2010minha estante
STEPHEN KING CITA UMA PARTE DA CASA DA COLINA EM SEU LIVRO SALEM´S LOT. NUNCA HOUVE COMENTÁRIO SOBRE ELE SER DE TERROR... É EXATAMENTE O QUE VC DISSE, UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DE UMA CASA CHEIA DE EXPECTATIVAS... MAS NUNCA PROMETEU TERROR...

Telma 19/06/2012minha estante
Flávio,
Consegui esse livro esta semana, numa troca aqui no Skoob.
Gostei da resenha e já vou ler esperando uma "Sessão da Tarde" sombria e vou considerar o fato de ser antigo, numa época em que ainda não estávamos acostumados com literatura que continha paranormalidade.
Um abração em você!

Silvia 02/07/2012minha estante
Olá Telma, legal te achar aqui :-D
As resenhas dele são boas mesmo né?

Petter 28/10/2012minha estante
Superficialidade? Não sei se a tua edição vem com a introdução, mas ela começa justamente dizendo como o livro evita criar um protagonista raso que só serve de objeto pra historia, como costumava acontecer com esse tipo de livro. Ela dedica bastante tempo desenvolvendo a Eleanor, a gente tá o tempo inteiro na mente dela, então acho difícil dizer que o livro é simples ou superficial, pelo menos em relação aos personagens . Talvez tu tivesse esperando muita ação e sangue, o que não existe tanto aqui por ser um livro de terror mais psicológico. A única parte que achei direta e simples é o final, mas mesmo assim ela fecha a história com um último capítulo foda, então não chega a ser ruim.

Sua amiga 10/01/2024

Q delícia mds do céu
1° livro da Shirley Jackson e assim, apaixonei demais ?

Assisti a série primeiro e qnd a gente vai ler, são histórias completamente diferentes e a gente gosta DAS DUAS!!?

Em algumas críticas vi pessoas reclamando sobre a Eleanor, q era uma prota chata e afins, mas eu amo ela em ambas as obras? (será q eu sou chata????)

Msm qnd "nada tá acontecendo", eu amo acompanhar cada pensamento dela, me identifico mto com a forma como ela parece estar sempre sonhando e vagando por uma realidade distante em busca de algo?

Ler antes de dormir é um bom hábito (ficar longe das telas pra ter uma boa noite de sono e tudo mais) e ler esse livro (principalmente da metade pro final) na madrugada é mto louco!! Tem uns capítulos mto intensos e dá um frio na espinha...?

A melhor parte dos livros da Shirley Jackson são as teorias e interpretações q cada pessoa pode criar e ter, acho q conseguir fzr tramas assim é oq fazem um autor ser atemporal ?

O filme dos anos 90 é HOR-RÍ-VEL!!! é POOOOODRE????

Só não vou dar 5? pq não gostei mto da participação da esposa do doutor??
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Gostei da sua resenha e tenho uma dúvida, por que tantas interrogações onde teoricamente não seria uma pergunta?

Sua amiga 13/01/2024minha estante
Manú tristíssimo - é só pelo meme uai kkkkk coisa de internet? e se certa forma seria uma pergunta q eu faria pra mim mesma no contexto kkkkkk

Bia 09/02/2024minha estante
Ler de madrugada foi uma experiência! São 04:24 e acabei de terminar a leitura, não sei quanto tempo vai levar pra eu recuperar a sanidade agora...

Sua amiga 09/02/2024minha estante
Biaaaa? as histórias da Shirley ficam na cabeça msm dps do fim, tô doida pra comprar mais um livro dela?

Gabi Rached 23/05/2017

......para ler mais de uma vez
Um livro difícil de encontrar! Achei em um sebo ,paguei caro..:/, mas não me arrependo.
Quanto a história: eu diria que é perturbadora e sim! , dá medo em certas partes. Outras me deixaram confusa...o que foi um pouco decepcionante, não nego.
Recomendo sim!
Alexandre 07/07/2017minha estante
Minha meta encontrar esse livro

Gabi Rached 11/07/2017minha estante
Oi Alexandre!
Felizmente e procurando muito eu consegui encontrar :)
Paguei caro..mas o livro veio em ótimo estado. É minha preciosidade rsrs

Alexandre 11/07/2017minha estante
É ta muito caro aqui em POA ma livraria traça tinha um por 29 quando vi ja foi vendido mas to na luta

DRICA 13/07/2017minha estante
Eu li online e que decepção...
O livro não explica nada e o final foi super raso.
Achei que ia gostar mais do livro, mas o filme foi melhor!

DaniM 23/01/2018

A assombração da casa da colina, Shirley Jackson
Jackson é considerada a rainha da literatura gótico-fantasmagórica, tendo influenciado muitos escritores, estando Stephen King nesta lista. Não é o tipo de literatura que me atrai, mas vi alguém(não lembro quem) falando tão bem dela, que resolvi arriscar.
Por que, meu deus??? Um livro tão ruim, que cheguei a achar que tinha me enganado e estava lendo o livro/a autora errados. Personagens desinteressantes e suspense inexistente. Li que já fizeram sei lá quantos filmes inspirados nessa história e que Netflix lançará outro em 2018.
Se o filme for bom, não será a primeira vez que uma literatura ruim deu origem a um filme bom. É um fato raro, mas não impossível.
No fim das contas, entrou pra lista de piores livros da vida. Sim, termino livros ruins e considero que isso é parte do meu processo envolvendo literatura. Cada leitor com seu hábito estranho.

site: https://instagram.com/danimansur
Catarine Heiter 24/01/2018minha estante
Também tenho o hábito de terminar livros ruins.... e este já risquei da lista!

DaniM 07/02/2018minha estante
tenho sempre esperança de não estar compreendendo os caminhos que a história estar tomando e que no final tudo fará sentido. Digamos que é um voto de confiança pro autor

Erika 10/04/2018minha estante
Não gostei de outro livro da autora (Sempre vivemos no castelo). Ia me arriscar a ler esse. Mas pelo visto também não é pra mim.

Vitor_book 03/02/2023

"a assombração que não é uma assombração"
Um livro que se popularizou muito pela série feita, convencionalmente eu conheci-o desta forma, mas diferentemente que eu pensava, ele se mostrou bem abaixo das minhas expectativas, nem tanto pela sua falta de terror, pois o começo nos da uma brecha de algo grandioso esta por vir, mas no decorrer da história algumas incoerências (pra nao dizer maluquices) aparecem, trazendo um ar mais psicológico/sem lógica para alguns momentos do livro. Enfim, não assisti a série, mas o livro achei bem fraquinho.
dani510 05/02/2023minha estante
eu assisti a série primeiro (até hoje é minha favorita) e depois fui ler o livro e foi muito broxante kkkkkk mas é bom

Vitor_book 05/02/2023minha estante
Sério? Nunca assisti a série, mas pelo que vi parece bem diferente do livro( inclusive mais assustadora kk). O livro já é bem mediano, pelo menos a série compensa.

Sabrina 05/02/2023minha estante
cara, pode apostar! a série é uma das melhores que existem! pude contemplar essa obra de arte duas vezes, e é exatamente a mesma sensação de como se tivesse vendo pela primeira vez

Nase 23/08/2020

Poderia ter sido, mas não foi
Quando achei que ia acontecer alguma coisa a história acabou..
C@ssinh@ 23/08/2020minha estante
Seriooo?? Eu estava querendo essa leitura e já vi 5 pessoas falando isso! Adorei a série :/

Nase 23/08/2020minha estante
A série é excelente. Gostei muito. Mas tem muito pouco a ver com o livro.

C@ssinh@ 23/08/2020minha estante
Eu li também que as obras eram diferentes, mas mesmo assim estava com a expectativa em alta =)

gtraxx 17/12/2010

Um clássico
Shirley Jackson.

Uma escritora importantíssima para a literatura de terror, vista por S.K. como um dos maiores espoentes do gênero. Seu nome foi transformado em um prêmio concedido aos principais representantes da literatura nos gêneros de Horror, Terror Psicológico e Fantasia Sombria.

Este livro influenciou centenas de outras obras, tanto na literatura quanto no cinema.

Trata-se da clássica (agora) história de um estudioso que reúne um grupo de pessoas para passar alguns dias em uma casa com um histórico de violência, tida como assombrada. Mas uma dessas pessoas acaba por despertar a atenção da casa... trazendo o terror a todos.

Duvido que qualquer um que se interesse por terror já não tenha visto essa história (em algum tipo de mídia)... Mas em 1959 ela foi uma verdadeira explosão.

O livro também é conhecido por possuir aquele que é tido como um dos mais expressivos e poderosos parágrafos de abertura. Citando, do original:

"No live organism can continue for long to exist sanely under conditions of absolute reality; even larks and katydids are supposed, by some, to dream. Hill House, not sane, stood by itself against its hills, holding darkness within; it had stood so for eighty years and might stand for eighty more. Within, walls continued upright, bricks met neatly, floors were firm, and doors were sensibly shut; silence lay steadily against the wood and stone of Hill House, and whatever walked there, walked alone."
Carol 01/10/2011minha estante
Eu tive medo de verdade quando li esse livro!E me arrependo de ter me desfeito dele...

David 03/07/2013minha estante
Que foda é esse parágrafo de abertura. Pra mim, a melhor descrição de uma casa mal assombrada de todos os tempos.

Tha 18/06/2020

Sutil e Sofisticado
Se você está procurando um livro de terror super gráfico e explicito com elementos a lá Stephen King, A Assombração da Casa da Colina não é esse livro. A ligação dele com o medo é bem mais sutil, e vem com uma vibe sinistra muito mais contida, esse livro tem os elementos de um terror mais refinado e psicológico.

O livro de Shirley Jackson que é considerada por muitos a rainha do terror, é muito famoso e conhecido por inspirar praticamente todos os livros sobre casas assombradas; o que me fez criar bastante expectativas. O livro acompanha a estadia de quatro pessoas na Casa da Colina, uma velha construção muito estranha e com histórico de acontecimentos sobrenaturais.

No livro, o Doutor Montague convida Eleanor Vance e Theodora para passar o verão na Casa da Colina e serem seus assistentes em um estudo sobre os acontecimentos sobrenaturais na casa, elas são convidadas por já terem vivido experiencias sobrenaturais, e Luke Sanderson, o herdeiro da Casa da Colina também fará parte da experiência.

Eu não me apeguei muito aos personagens no começo por achá-los bem infantis e a  melhor personagem do livro é nitidamente a casa, que tem muito protagonismo e personalidade. A atmosfera criada ao redor da Casa, como se ela fosse um ser consciente que observa os hospedes e mexe com sua mente foi muito bem construída e crível. Essa atmosfera é uma das melhores coisas do livro, assim como o plot twitst genial da história, sobre o qual eu não posso falar porque estragaria completamente o final. Sério, o final desse livro é impecável.

Como eu já disse, o livro é bem sútil e com enfase psicológica, esse é um livro sobre como a solidão, o medo, o ressentimento e a ansiedade em um ambiente de realidade questionável podem levar a mente a lugares sombrios e assustadores, o que pra mim é bem mais apavorante do que só a ideia do sobrenatural.
Loren Melo 18/06/2020minha estante
Comprei este livro! Estou só na ansiedade até ele chegar ?

maare 29/06/2020minha estante
Tudo da sua resenha diz exatamente o que eu acho e senti lendo o livro. Maravilhosa! ?

Ca Agulhari @literario_universo 04/09/2018

Ótimo!
Escolhi o livro a seguir para ler na Maratona Literária 2018 no Whatsapp cujo tema de agosto era terror. O que mais me motivou a escolher por ele foi saber que ele inspira autores contemporâneos como Neil Gailman e Stephen King, que vêem a autora como a rainha do terror e também a sinopse, é claro, afinal, quem não gosta de tomar uns sustos de vez em quando?

Caros leitores, que livro! Não espere nada trivial lendo ele. Pra começar, a escrita da autora não te deixa separar o que é pensamento e o que é de fato o personagem falando a não ser enquanto você lê, não há uma separação visível logo, já senti ali que havia uma imersão maior no personagem. Especialmente Eleanor considerando que a maior parte do livro é narrado por ela. Em várias cenas eu senti arrepios, principalmente nas que tão logo começava a tensão, ela evaporava. O livro não é senão um terror psicológico, que te faz duvidar do que seja real e do que seja de fato manifestação fantasmagórica, que é o que o Dr. Montague tenta a todo custo explicar racionalmente. Portas se fecham do nada, há batidas e risadas pela casa e há uma pessoa em especial ali que é assustadora, eu não sabia se estava viva ou morta! Theo é uma personagem que me agradou bastante, até Luke que achei que me faria torcer o nariz foi bem legal mas Eleanor? Eu tive pena dela em vários momentos, fiquei com dó de como era tratada, depois com o desenrolar do livro eu fui tendo é medo. Leiam que vocês vão entender: ME-DO. A casa parece que ganha vida com os personagens nela, como se tivesse vontades. É incrível a imersão que a autora trouxe pra história, incrível como um objeto inanimado pode exalar ao mesmo tempo vida e morte.

O primeiro lançamento da obra data de 1953, então vale a pena você ler tendo em mente que você está lendo um livro de mais de 60 anos! Não seja tão duro nas críticas. Especialmente se você é do tipo que quer pingos em todos os Is. Adorei o desfecho, senti que casou com o livro embora eu tenha ficado com vontade de ler mais, muito mais. Queria mais história, me senti ligeiramente sendo trapaceada! Mas acho que concluí a intenção da autora: "proteger" A Casa da Colina. Agora, só me resta aguardar ansiosamente pela nova adaptação cinematográfica pra sentir mais um pouquinho a vibe do medo que o livro me trouxe.

Originalmente postado em Universo Literário

site: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario
Lorena 04/09/2018minha estante
Este livro está na minha lista também e pelos mesmos motivos rs.
Assisti uma resenha sobre ele outro dia, e parece que tem dois filmes baseados nesse filme... um deles é A Casa Amaldiçoada lançado em 1999. Eu vi o filme e gostei, mas dizem que esta é a menos fiel...
Gostei da sua resenha! Me motivou ainda mais a ler este livro.

Ca Agulhari @literario_universo 05/09/2018minha estante
Eu ainda não vi as adaptações antigas mas já quero, são duas mesmo.

Rahrt 27/06/2021

Não parece tão divertido agora que está escurecendo.
A Assombração na Casa da Colina é propositalmente confuso, mas ainda assim é fluído.
Embora as relações entre as personagens me pareçam construídas muito às pressas, uma delas salva o livro todo: A Casa.
Vale por ser um clássico e para conhecer a obra que inspirou a série da Netflix (A Maldição da Residência Hill).
Mayara 27/06/2021minha estante
Quero ler!

Rahrt 27/06/2021minha estante
Lê e depois me conta

Vaneza | @garotado330 19/10/2020

Esperava mais, mas não é ruim
Eu queria mais sustinhos e suspenses, e não foi bem isso que encontrei. Queria personagens mais interessantes, só que as brincadeiras entre o grupo destruíram o pouco suspense da trama. Não é um livro ruim, mas não é dos melhores.
Flora Airbender 19/10/2020minha estante
Os fantasmas são mais debochados do que assustadores kkk

Vaneza | @garotado330 20/10/2020minha estante
SIM!!!

Lays 29/08/2021

Livro sinistro
Esse livro sem dúvida foi a minha pior leitura do ano, não é um livro bom, tinha tudo pra ser uma historia incrível de suspense e mistério mas não foi.
Diálogos totalmente confusos e sem nexo, sem um plot twist para te prender a história, faltou tanta coisa que fiquei frustrada.
Mas no fim fiquei aliviada de terminar logo, ele me trazia uma energia ruim, me deixou muito angustiada do meio ao fim, não abandonei por querer saber o que tinha nele que tanta gente comenta e gosta.
Enfim, não recomendo.
Aldeizia 29/08/2021minha estante
Li um outro livro da autora e vi que ela não é pra mim, pq aparentemente esse é o estilo em todas as obras

Lays 29/08/2021minha estante
sim, comigo tambem nao funcionou, eu li antes sempre vivemos no castelo e a história tambem tinha tudo pra ser muito boa mas ela nao acerta vei