A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Marlonbsan 06/04/2020

A Assombração da Casa da Colina
O Dr. Montague deseja realizar um estudo sobre fenômenos sobrenaturais, para o ajudar, envia 10 cartas para pessoas que possuem histórico “sensitivo”, então Eleanor e Theodora aceitam passar alguns dias na Casa da Colina, local conhecido por haver manifestações fantasmagóricas. Como parte do contrato de aluguel, há a exigência de que algum dos herdeiros da mansão esteja presente, assim Luke também integra o grupo.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos os acontecimentos em torno de Eleanor, a escrita é simples, considerando a época em que foi escrito, mas mesmo assim não é tão fluido. A quantidade de vezes que “Casa da Colina” aparece é alarmante e chega a causar um certo incomodo, ainda mais quando são várias vezes numa mesma página.

Tive grande dificuldade pra me interessar por essa história, o começo é lento, demora muito até chegarem à Casa da Colina e acontecer algo interessante, e mesmo assim, a história em si não me cativou, percebi zero momentos de medo ao ler esse livro que é tido como de terror, muito por conta da forma bem-humorada que são tratadas algumas situações, principalmente na interação entre os personagens e seus diálogos. Entendo que seja algo mais voltado ao terror psicológico, e o fato de estarem em um lugar em que as histórias dizem ser assombrado, causa essa apreensão, paira a dúvida sobre a sanidade mental das pessoas que estão lá, chegando ao nível de ter a possibilidade de ser uma histeria coletiva em determinados momentos.

No fim, uma leitura que poderia ser bem mais interessante se utilizasse uma narrativa que trouxesse mais suspense e aflição em determinados momentos, mas também é uma história publicada 1959, então talvez fosse algo característico da escrita da época. Mas foi bom conhecer a escrita da autora e um pouco mais da história por trás de filmes e séries de casas mal-assombradas. É possível correlacionar alguma inspiração que Stephen King utilizou desse livro em suas obras, como em Carrie, por exemplo.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá :D
Karina.Reis 02/06/2021minha estante
Melhor descrição do livro, tive a mesma impressão do livro que você.

Marlonbsan 02/06/2021minha estante
Ah ótimo ??

Gustavo.Layber 12/04/2023minha estante
Ainda não li. Vale a pena ler? A obra literária é melhor que a série?

Marlonbsan 12/04/2023minha estante
Então, sempre vale a pena ler pra tirar as conclusões haha e não vi a série

Karina.Reis 26/07/2023minha estante
Na assisti a série, vou até procurar para assistir e te conto

Gustavo Rodrigues 12/08/2022

Não sei se li ?errado?, ou se não entendi a vibe da história, só sei que não gostei.

Pra ser bem sincero, pensei em abandonar mas desisti por ser relativamente pequeno. Caso tivesse mais que 300 páginas, aí eu não teria persistido.

Achei a história extremamente lenta, até meio desinteressante. Tive a experiência de sentar pra ler por 1h e só conseguir avançar 20 páginas no máaaaaximo, ainda fazendo esforço.

Como já disse aqui outras vezes, não existe livro ruim. A minha experiência foi bem abaixo do esperado, mas leitura é algo muito pessoal. Desse modo, não posso deixar de indicar a leitura e torcer pra que tu goste. ?
JuniorBelford 16/08/2022minha estante
Eu esperava mais desse livro! Também tive essa sensação que você teve.

Júlia 08/12/2022minha estante
Também esperava muito mais! Que final xoxo

Camila 12/01/2024

Peguei esse livro porque estava precisando de um terror, mas ele é bem mais complexo que isso. Fiquei me perguntando sobre a veracidade dos acontecimentos e na confiabilidade dos personagens. E o final vai se moldando rapidamente no decorrer do livro. Chega um momento que a gente compreende o que vai acontecer.

Rosangela Max 11/03/2023

Um suspense com pouca ação.
O que mantém a história fluindo é a expectativa que algo assustador aconteça na casa mal assombrada. Embora eu desejasse mais ação neste sentido, as poucas que tiveram foram satisfatórias.
Recomendo a leitura.

Rahrt 27/06/2021

Não parece tão divertido agora que está escurecendo.
A Assombração na Casa da Colina é propositalmente confuso, mas ainda assim é fluído.
Embora as relações entre as personagens me pareçam construídas muito às pressas, uma delas salva o livro todo: A Casa.
Vale por ser um clássico e para conhecer a obra que inspirou a série da Netflix (A Maldição da Residência Hill).
Mayara 27/06/2021minha estante
Quero ler!

Rahrt 27/06/2021minha estante
Lê e depois me conta

Wagner47 26/03/2023

Aidao domos, a casa de Hades
John Montague, um doutor em filosofia a fim de escrever e publicar uma obra a respeito de transtornos psíquicos causados por uma casa assombrada, convida Theodora, Luke e Eleanor para viverem dessa experiência.

Theodora e Eleanor são convidadas devido a experiências passadas e Luke, que por ser sobrinho dos atuais donos da Casa da Colina, também tem sua presença requisitada.

O livro tem basicamente como protagonismo a própria Casa da Colina e Eleanor. O que mais foi me ganhando durante a leitura é a influência que a casa foi tendo nela.

Os poucos momentos que a Casa da Colina mostra suas garras são muito bons também. Realmente causa tensão ao leitor de que algo muito errado vai saltar das páginas.

Mas, de modo geral, confesso que não foi muito aproveitável. A escrita da Shirley me passa a sensação que tá sempre faltando algo entre uma linha e outra, dando aquele sentimento que os personagens acabam falando sobre coisas aleatórias em momentos aleatórios.

Os personagens, exceto por Eleanor e Theodora, são rasos a ponto da gente não saber praticamente nada sobre eles. E quanto a Theodora, que tem certo destaque na obra, a gente só vai criando cada vez antipatia, querendo pagar de boazinha com seus comentários maldosos.

E continuando sobre os personagens, a autora ainda faz questão de acrescentar mais dois na reta final só pra incomodar ainda mais o leitor, pois eles não fazem diferença alguma. Sem exageros, a trama poderia continuar a mesma sem eles, sem contar que poderia dar mais espaço à influência da Casa da Colina nos demais.

Além de tudo isso, há muita inconsistência no dr. Montague. É cético diversas vezes, mas acredita em determinados momentos por muito menos.

Pensei até em dar uma nota menor, mas Eleanor e seu pensamentos por vezes altos, assim como a Casa da Colina seguraram a obra diversas vezes.

Joice Antonholi 10/01/2022

Gostei bastante da maneira como a escritora descreve os personagens e o ambiente, apesar de não ter grandes surpresas, sustos ou um final surpreendente, ainda vale a leitura. Me fez pensar sobre como ficamos frágeis com uma criação que falha em nos fazer sentirmos seguros sobre nosso lugar no mundo, sobre como é importante o sentimento de pertencer a um lugar, se sentir querido e amado.

Roger Oliver 06/04/2021

O livro é banhado de diálogos irrelevantes. Se não bastasse isso, a autora gasta muito tempo descrevendo os bizarros devaneios de uma das personagens — quando eu pensava que não teria mais, lá estava outro devaneio totalmente descrito em uma ou duas páginas do livro. Um simples “uma vez mais estava ela absorta em seus pensamentos” talvez bastaria.

Pedróviz 19/02/2022

A assombração da casa da colina
O livro intitulado "A assombração da casa da colina", de Shirley Jackson, é uma clássica história de casa assombrada. Por isso esperava encontrar um enredo mais impactante. A autora dá ao ambiente um clima estagnado e procura estagnar seus protagonistas sob a influência da casa. Realmente a casa faz das suas. O título promete, a proposta promete, o leitor até chega a sentir uma certa agonia a certa altura, mas a história termina de forma tão repentina que se tem a impressão que faltou algo. Ou a história estava tão boa e o leitor queria mais, ou então a história não mostrou a que veio. Fica a dúvida.

Francisco 05/05/2021

A Casa da Colina observava, arrogante e paciente sua vítima

Publicado em 1959, esse livro é considerado um clássico da literatura norte-americana e nos traz a história do dr. John Montague, doutor em filosofia e graduado em antropologia que planeja estudar e publicar um trabalho científico referente às causas e consequências de transtornos psíquicos em uma casa conhecida como “assombrada”.

Afim de conduzir suas pesquisas, o dr. Montague aluga uma casa assombrada, a "Casa da Colina" em um vilarejo chamado Hillsdale. Neste local, convida uma dezena de pessoas para irem à Casa da Colina, mas no final das contas surgem apenas três: Eleanor Vance, Theodora e Luke Sanderson, um ladrão sobrinho da proprietária da "Casa da Colina".

Inicialmente nenhum dos participantes da experiência do dr. Montague são avisados de que a casa é assombrada, mas descobrem paulatinamente com os assombrosos acontecimentos na residência e a presença do misterioso casal Dudley, a cozinheira da casa e porteiro da Casa da Colina que ficam durante o dia. Vale ressaltar que todos os acontecimentos são um horror psicológico puro.

A escrita de Shirley Jackson é bastante fluida e as descrições construídas ao longo da narrativa não são enfadonhas. A autora também possui uma grande variedade de contos de horror que não estão disponíveis em língua portuguesa, mas são excelentes. Essa é uma leitura mais que recomendada, embora para nossa época seja um horror bastante fraco.

Bru 06/07/2022minha estante
Também pensei no filme e fiquei pensando numa explicação como ele teve

GioMAS 13/08/2023

Sexualidade e gênero nas entrelinhas do terror gótico.
Um grupo de quatro pessoas, entre elas o seu líder, o cientista pesquisadorJohn Montague, com a finalidade de registrar eventos paranormais, instala-se na suntuosa Casa da Colina, residência de arquitetura propositalmente irregular, formada por ângulos tortuosos e labirintos compostos por inúmeros corredores e cômodos, situada em local ermo, com passado obscuro que incluí eventos inexplicáveis, disputas familiares e mortes.

Os elementos clássicos do terror gótico servem de pano de fundo para a temática que se desenvolve discretamente, nas entrelinhas.

Os diálogos, simbologias e, principalmente, a construção das personagens, demarcam o debate sobre a repressão feminina, seja de natureza sexual ou cultural.

Os dilemas e atribulações, sem exceção, estão vinculados a opção sexual das duas personagens femininas (Theodora, evidentemente lésbica, e Eleanor, que se ocupa em negar os sentimentos que manifesta pela amiga recém conhecida), o desconforto em performar feminilidade (evidenciada pela menção às roupas e esmalte), rivalidade feminina e servidão da mulher no ambiente familiar.

A pressão psicológica decorrente da repressão de gênero e sexualidade, inclusive, desencadeiam os "poderes" psicocinéticos de Eleanor, inconscientemente responsável por todos os fenômenos narrados.
Totti 14/08/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha e como ela te impactou com os temas.

Vic 18/10/2021

impecável
Na contracapa do livro, Stephen King diz: ?A história de casa mal-assombrada mais próxima da perfeição que eu já li.?
E eu não poderia concordar mais, não que eu tenha lido muitos casos de casa mal-assombrada, mas com o meu vício de casos criminais e paranormais, já vi muitos filmes e casos.
Nada tão bem detalhado como esse.
Ao longo da narrativa, Eleanor vai ficando cada vez menos sã, cada vez tendo pensamentos mais insanos e percepções distorcidas. A realidade dela é triste, e o fim mais ainda.
Acredito que muitos não gostam do livro por suas ironias, os comentarios e falas diferentes dos personagens, não é comum ler assim, mas achei única a experiência, alguns momentos nos fazendo pensa: ?ela(e) disse isso realmente? essa pessoa pensa assim mesmo?? e logo depois vemos que não é bem assim. Alguns personagens são repugnantes em certos momentos, mas nunca saberei se são assim, pois Nellie ficava cada vez mais insana e cada vez menos confiável como narradora, cada vez mais observadora, mas não observando de verdade, e sim vendo sob seus olhos nada confiáveis.
Achei uma leitura incrível, única.

Pamela.Cristina 28/09/2023

A casa
Sendo considerado um dos clássicos de terror gótico da sua época, o livro conta a história da casa da colina que fora construída a 80 anos por Hugh Crain para suas próximas gerações, sua esposa morreu em um acidente antes que a casa ficasse pronta, ele foi morar com suas filhas, a estrutura da casa é incomum, durante esse período algumas mortes acontecem na casa, assim que ganhou a fama de mal assombrada.
Dr. Montague alugou a casa por alguns dias com o intuito de estudar esses possíveis eventos sobrenaturais, porém com a condição de levar Luck um jovem problemático, mulherengo e herdeiro da casa da colina. Foram convidados uma dúzia de pessoas, porém só aceitam duas, Teodora uma artista excêntrica, livre com o dom de ler cartas, e Eleonor a protagonista, que vivenciou na sua infância um evento paranormal, sua casa, sua janela foram atingidas por pedras durante dias seguidos, evidenciando assim sua sensibilidade, Eleonor passou a vida toda cuidado da mãe, agora com sua morte está se redescobrindo, fazendo suas próprias escolhas, ela anseia por esse contato humano, fazer relações duradouras, amizades...
Em sua estadia na casa eventos sobrenaturais acontecem, ao mesmo tempo que descobrem casa vez mais a história da casa da colina.
Ao meu ver o livro e por porém o final não atingiu minhas expectativas, considerando toda a obra esperava mais...