A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Gi.Mendes.Ap 24/03/2024

O Dr. Montague aluga A Casa da Colina, conhecida por suas manifestações sobrenaturais, a fim de explorar os acontecimentos do local para sua pesquisa. Ele envia cartas convidando Eleanor, que passou por fenômenos sobrenaturais na infância, e Theodora, que possui habilidade mediúnica, para investigar as aparições junto com Luke, herdeiro da propriedade. Juntos, eles têm a missão de explorar e documentar os fenômenos na mansão.

Entrei nessa leitura com uma expectativa completamente errada da obra. Esperava encontrar cenas assustadoras, mas o terror que é entregue é mais psicológico. Em determinados trechos do livro, fiquei completamente perdida, pois os diálogos foram escritos de forma confusa e desconexa, e mesmo relendo, não me fizeram sentido. Os personagens foram bem escritos, e mesmo sendo um livro curto, a autora consegue entregar uma protagonista bem construída. Eleanor chega na casa bastante fragilizada, sem perspectiva na vida e com a dor que carrega do luto da mãe. Logo, já era de se esperar que ela seria a personagem mais afetada, sendo levada a momentos de insanidade e histeria.

O final foi previsível e acredito que o intuito foi incitar no leitor a análise sobre a reação dos personagens ao longo da estadia na mansão, pois a leitura se encerra sem respostas, então não vale a pena ler esperando explicações para o sobrenatural. Achei a obra razoável, mas não funcionou pra mim.

MauGSia 09/03/2024

Péssimo, imaginei o que aconteceria com a Eleanor nas primeiras 20 páginas, achei toda a trama parada e sem graça, caçando onde que as pessoas falam tão bem disso aqui, foi só sem graça

A frase final é boa

Débora 08/03/2024

Expectativas erradas
Comecei o livro achando que seria sobre uma casa mal assombrada, mas certamente está muito além disso. Fui com essa expectativa, e até mais da metade do livro achei a leitura pacata, não me prendeu em muitos momentos, e demorei mais que o normal para ler.

Mas isso só aconteceu porque eu estava esperando que esse clássico seguiria a receita dos filmes de terror, mas em nenhum momento tive medo da história, e aí percebi que talvez estivesse com as minhas expectativas direcionadas para o lugar errado.

A história, que mescla as clássicas assombrações com as narrativas pessoais de cada personagem, em determinados momentos me fez duvidar se realmente a casa era mal assombrada ou vinha tudo da mente da personagem.

Li varias resenhas enfatizando sobre a narrativa se misturar com essas questões psíquicas dos personagens e também com o fato da personagem principal ser lésbica e precisar esconder sua sexualidade da sociedade da época, e como isso pode ter influenciado seu comportamento na vida e na casa, e então a história passou a fazer mais sentido.

Não sabia que esse livro tinha referência na serie da Netflix, que a propósito eu amo, e aí percebi que ela não é uma adaptação dele, e sim uma inspiração.

Valeu a pena a leitura para ter contato com outras escritas e narrativas do gênero que fogem do convencional do terror.

Flávia 05/03/2024

No final achei que estava no começo rs
Li esse livro com um clube de leitura que faço parte e pela primeira vez não consegui terminar a tempo da discussão. Me pareceu o tempo todo que o livro estava no início e quando vi que tinha chegado em 70%, fiquei surpresa.
Eu particularmente sou apaixonada por histórias de casas mal assombradas e fiquei o tempo todo torcendo para amar esse livro mas infelizmente não rolou.
Achei a escrita um pouco confusa e alguns diálogos não fizeram nenhum sentido para mim, além de o maior terror da história ter sido a insanidade de uma das personagens. O que mais gostei do livro todo foi a descrição da arquitetura da casa e fora isso, para mim as pessoas só estavam sendo levadas a loucura por algum motivo desconhecido. Li até o fim pela esperança de ter mais explicações e até cheguei a criar algumas teorias mas não consegui chegar a nenhuma conclusão. O mais maluco é que eu lembro de ter amado a adaptação que foi criada, mas (talvez por não lembrar dela por completo) não consegui nem achar semelhança. Pra mim, pareceu outra história.
Ainda pretendo ver algumas críticas sobre o livro na expectativa de só não ter entendido alguma coisa muito incrível, mas até lá, não curti muito não :(

Mavi 03/03/2024

Em comparação com a série achei o livro fraco, é bem chatinho, a leitura não flui tanto, na verdade só fluiu por ser curto, mas não gostei mesmo.

Rebeca.ArrAbola 27/02/2024

Um livro bem razoável. Tem algumas partes com um mistério e tensão mas no geral bem confuso e raso.

Rusbis 22/02/2024

Simplesmente esplêndido, uma das obras semainais da literatura de horror dentro do subgênero de casas assombradas. Cheia de nunces, delicadeza, dualidade e introspecção, A Assombração da Casa da Colina se aproxima muito mais de S Volta do Parafuso de Henry James do que de outras obras de cada assombrada do que da atual série da Netflix (que é esplêndida à sua maneira). Aqui o horror é muito mais sentido e sugerido do que mostrado explicitamente e aterrorizantemente na sua cara, deixando o leitor o tempo todo em dúvida se o que acontece dentro das paredes escuras e frias da Casa da Colina é realmente Assombração ou histeria. Com personagens fascinantes, uma escrita pomposo, muito bem trabalhada e mais lenta, não é uma obra que vai agradar leitores modernos amantes do terror mais visual de Stephen King, Clive Barker e similares. Aqui vocês encontrão algo mais devagar, suave e bem aos moldes dos clássicos do século XIX, mesmo sendo uma obra do início do século XX. É quase um gotico clássico estilo Ann Radcliffe. Magistral.

Elô 20/02/2024

Esperava mais.
Considerando o meu ritmo de leitura, eu teria terminando esse livro em dois ou menos dias, mas esse livro não me prendeu de forma alguma.
A escrita é fluida e a edição maravilhosa, se desconsiderar os diálogos com aspas invés de travessão, mas não foi o suficiente para me prender e amar o livro.
O fato que me deixou mais esperançosa e com expectativas elevadas é que o Stephen King falou mto bem desta história. Mas não foi para mim.
Não senti empatia ou nenhum tipo de conexão com nenhum personagem, pelo o contrário, me irritei inúmeras vezes com cada um deles.

Evaldo29 16/02/2024

Achei o livro bem fraquinho.Leitura muito densa e bem confusa, tive bastante dificuldade em situar as ações no texto...a história do livro achei bem ruinzinho... Um livro que quase abandonei....??

Fraan! 09/02/2024

Um clássico, mas a releitura do Flanagan é superior
Li essa obra por ser a obra que originou a história da série ?A maldição da residência hill?, lançada pela Netflix. A série em questão é uma das minhas favoritas então estava um pouco ansiosa pra conhecer o livro.

Pensei que a série fosse uma adaptação, mas acredito que se encaixe melhor no termo ?releitura?, pois o Mike Flanagan fez modificações na história que foram vitais para sua atmosfera poética e melancólica. Não senti a mesma atmosfera lendo o livro, o que é uma pena, pois é um dos aspectos que mais gostei quando conheci a obra. Foi uma leitura bem fácil mas não senti apreensão, nem ansiedade, achei bem morno nesse aspecto. Chorei rios com a série.

O livro é bom, tem trechos extremamente impactantes, só não é ótimo em sua totalidade.

3.5/5

Ana Letícia 05/02/2024

A assombração Da casa Da Colina.
Eu terminei esse livro em pouquíssimo tempo, estava bastante curiosa para chegar na trama. O livro é fascinante, do início ao fim. Um clássico sempre será um clássico.

Karol 25/01/2024

Chatinho
Chatinho, não o suficiente para abandonar, mas facilmente esquecível. Primeira vez que considero a adaptação melhor que a obra original.