Um Lugar No Coração

Um Lugar No Coração Amy Hatvany

Resenhas - Um Lugar no Coração

01/03/2015

Livro Apaixonado | Resenha: Um Lugar no Coração
Grace é uma mulher bem sucedida, trabalha como diretora executiva da Secunda Chance, uma instituição com o intuito de ajudar mulheres que sofrem ou já sofreram abusos. Grace não tem interesse nenhum em filhos, mas acaba se apaixonando por Victor, dono de um restaurante e pai de Ava, de 13 anos e Max, de 7 anos. Como as crianças vivem com a mãe, Kelli e eles só se encontrariam de quinze em quinze dias, tudo estava perfeito. Acontece que, infelizmente, Kelli acaba falecendo de forma misteriosa e as crianças passam a ter que conviver com o casal. O mundo perfeito de Grace estava desmoronando e, por mais que não quisesse passar por isso, ela não consegue se afastar mais de Victor e das crianças. Além de tudo isso, nós temos o mistério da morte de Kelli, que foi uma das coisas que eu mais gostei no livro. E ainda que eu tenha gostado, queria ter sido surpreendida. Algo ainda mais impactante. Mas isso não é um ponto negativo, eu gostei da forma como o mistério foi desvendado. Outra coisa que me chamou atenção no livro foram os pais de Kelli. Não ouso dizer que gostei, mas me chocou e eu acredito que todos que lerem também ficarão chocados. Confesso que não achei que iria me surpreender tanto com Um Lugar no Coração, pela sinopse imaginei que odiaria a Grace e o Victor e ficaria ao lado de Kelli e de seus filhos. Acontece que isso não aconteceu, Hatvany conseguiu com que todos os personagens fossem importantes e reconstruiu uma família. Eu não tenho palavras para demonstrar tamanha foi a minha emoção, já no início eu senti a dor de todos os personagens e não senti a antipatia que pensei que sentiria por Grace. Ela me surpreendeu muito, não era nada parecida com o que eu imaginei. Para finalizar, gostaria de recomendar essa leitura para vocês. É com certeza um livro que vale a pena, é uma leitura fácil e rápida e bonita. Principalmente, bonita. Trouxe para mim os valores da família e também a união entre as pessoas.

site: http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/
Natiii 04/03/2015minha estante
Adorei a sua resenha,fiquei empolgada para ler esse livro

Nina 06/03/2015

Um Lugar no Coração me chamou a atenção por ser um drama que fala de família, de relacionamento e, principalmente, de maternidade. Achei muito interessante a história ter uma mulher que não quer ter filhos, pois, por mais que o feminismo tenha conquistado direito e posições para a mulher, a sociedade ainda age com estranheza quando uma simplesmente se recusa a fazer o que é esperado para ela.

Grace tomou a decisão de não ser mãe ainda cedo, quando precisou ajudar a criar o irmão 15 anos mais novo que ela, mas isso não significa que ela seja uma pessoa fria e sem coração, tanto que ela trabalha em uma ONG que ajuda mulheres que enfrentam a violência doméstica. Ela só não sonha em ser mãe. E por isso a morte de Kelli, ex-mulher de seu noivo Victor, abala tanto sua vida pois ela se vê responsável por duas crianças que estão enfrentando o pior momento de suas vidas.

Ava tem treze anos e já tem as responsabilidades de um adulto, cuidando do irmãozinho Max e mãe depressiva Kelli, mas mesmo assim, ela adora a mãe, e a tragédia de sua morte não vai ser fácil de enfrentar. Principalmente porque ela se vê obrigada a viver com Grace, a detestável namorada do pai.

Por mais que esse enredo nos pareça batido e clichê, ler sobre família e crianças sempre me prende, ainda mais quando a história vem contada com uma linguagem tão doce e cuidadosa como a de Amy Hatvany. Ela escreve de uma maneira tão comovente que é impossível não se sentir tocado pelo drama dessa família e não querer ser capaz de consolar as crianças ou amparar Grace e Victor. O sofrimento descrito por ela é quase palpável e confesso que chorei várias vezes.

Os personagens são bem construídos e tem várias facetas. Mesmo porque, ninguém é muito normal quando enfrenta o luto. As reações são exaltadas e imprevisíveis, principalmente das crianças. Mas mesmo quando elas estão no auge de um ataque de fúria, fica claro que tudo aquilo só está acontecendo em decorrência da tragédia.

Dentre as personagens, duas merecem destaque: Kelli e Ava. Kelli tem seu passado revelado durante a trama, em capítulos narrados em terceira pessoa que aparecem no livro, e a curiosidade em entender o que provocou sua doença e morte instigam a leitura. Ava, que além de enfrentar todos os hormônios e incertezas da adolescência, ainda precisa crescer antes do tempo e enfrentar a perda da mãe. É tocante ler sobre o relacionamento de mãe e filha e saber que vai terminar tão cedo.

Mas, como nem tudo são flores, algumas coisas me incomodaram no livro. Victor, por ser um personagem tão importante aparece pouco na história e eu senti falta de entender melhor o lado dele da história. Além disso, o final tem o pior dos defeitos que um livro poderia ter na minha opinião: tudo se resolve em dez páginas. Por trezentas e cinquenta páginas acompanhamos uma narrativa lenta e sem sobressaltos e de repente, o enredo entra numa velocidade vertiginosa e a história acaba, assim meio do nada. Eu entendi a maneira como as coisas se resolveram, mas como isso foi possível tão rápido? Isso fez com a história perdesse vários pontos comigo.

Mas mesmo assim eu recomendo esse livro para quem gosta de um drama comovente e belo, carregado de emoções e de sentimentos que vão marcar seu coração.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/03/um-lugar-no-coracao-amy-hatvany.html#.VPpalfnF9qU

Rosyane.Rodrigues 20/02/2022

O 3o e último de Janeiro
Em janeiro fui emendando as leituras para não perder o ritmo e alternando entre kindle e físico  para os livros na estante não ficarem esquecidos. Esse eu comprei na Livraria Leitura, naquele balcão da promoção. Segue a descrição da Amazon:

"Grace nunca quis ser mãe, mas quando ela conhece Victor, um homem bonito, carismático, separado e pai de Max e Ava, decide que pode aprender a ser uma ótima madrasta. Aos treze anos, Ava é bastante madura para a idade. Desde o divórcio de seus pais, ela cuida da mãe emocionalmente instável e do irmão mais novo. E, apesar de não ter nada contra a namorada de seu pai, Ava ainda tem esperança de que os pais voltem a ficar juntos. Mas, poucos dias depois de Victor e Grace ficarem noivos, Kelli morre em circunstâncias misteriosas ? e segredos assombrosos de sua vida são revelados. Narrado por Grace e Ava no presente, com flashbacks do passado de Kelli, Um lugar no coração é um retrato comovente e apaixonante de feminilidade, amor e dos desafios e alegrias da vida em família".

Tenho desconfiado de que essa narrativa alternada entre dois personagens é uma fórmula editotal nos EUA. Como leitora, não acho que funcione sempre. Na maioria das vezes fica chato. Aqui ainda tem uma 3a voz, a da Kelli, explicando o seu passado.

Era pra ser suspense, era pra comover, mas achei um dramalhão arrastado. Terminei como quem conclui uma tarefa. Um tema interessante: a infância interrompida como consequência das escolhas dos adultos. Assunto delicado, do qual pouco se fala porque naturalizamos o amadurecimento precoce e acreditamos estar criando "pessoas fortes". Eu mesma já acreditei nisso e hoje considero uma perspectiva equivocada.
#nacabeceira2022
?? [Editora Verus, 2015. 364p.]

Fernanda 17/02/2015

Resenha: Um lugar no coração
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/02/resenha-um-lugar-no-coracao-amy-hatvany.html

Daiane251 05/03/2015

Emocionante, sensível e dolorosamente real
A capa linda é o que de imediato me chamou a atenção para "Um lugar no coração". A sinopse sugere um romance emocionante - expectativa que é prontamente atendida em capítulos que discorrem a história dessas três mulheres, juntamente de seus dramas e os sentimentos intrínsecos nas relações familiares.

O livro apresenta uma narrativa sob os três pontos de vistas: Grace, Ava (primeira pessoa) e Kelli (terceira pessoa). Elas tem seus caminhos cruzados. Grace, a noiva de Victor, uma mulher confiante e independente, e Kelli, a ex, e mãe de Ava e Max. A cada capítulo vamos conhecendo cada uma, suas histórias, seus medos, ao mesmo tempo em que somos envolvidos pelo mistério que envolve a morte de Kelli.

O enredo é conduzido por uma escrita cálida, fazendo com que a cada nova página possamos sentir a emoção pungente – traço que percorre toda a narrativa. Aos poucos sentimos que nos aproximamos página a página às personagens, pois suas histórias vívidas são facilmente identificáveis pelo leitor. A emoção que acompanha cada uma e seus traços de personalidade, tornam o drama real e de fácil de envolvimento.

Em alguns momentos fiquei sem fôlego, é uma grande carga de emoção e também de reflexão. Pois esta é uma história que nos toca pela sinceridade marcante em cada atitude e pensamento, deixando-a assim dolorosamente real. Hatvany soube com grande maestria transpor para suas linhas relações humanas que diante de sua escrita tornam-se límpidas.

Há uma sensibilidade que se destaca até mesmo nos pequenos detalhes, facilitando a empatia do leitor com os personagens. Às vezes sentimos raiva, em outros passamos a compreender, não há como não deixar essa obra ganhar um pedacinho de nosso coração e também uma margem de reflexões em nossas mentes.

Um lugar no coração é uma história que vai além do que aparenta ser, possuindo uma profundidade que comove, toca, indo além de uma simples superfície fictícia. Um livro belo que merece ser lido, principalmente para aqueles que desejam uma obra que apresente em suas entrelinhas sentimentos que entram em sintonia com o próprio coração.

Resenha publicada no blog No Universo da Literatura

site: http://www.nouniversodaliteratura.com.br/2015/03/resenha-um-lugar-no-coracao.html

Mari 14/03/2015

"Espero que você me dê outra chance."

Eu não conhecia Amy Hatvany, mas ao ver essa capa da Record e me deparar com uma nota de indicação da Sara Jio, autora de As Violetas de Março, logo pensei: eu vou gostar. E não deu outra.

Grace é uma mulher bem sucedida que nunca sonhou em ser mãe e fica feliz ao conhecer um cara que não quer mais ter filhos. Victor é dono de um restaurante, está separado da mulher e tem dois filhos. Ao começarem se conhecer melhor e ver que podem ter um bom relacionamento, Grace começa a se conformar que terá que tentar ser uma boa madrasta. Mas quando Kelli, a mãe das crianças, morre, Grace perceber que a sua relação com as crianças precisa melhorar, já que ela precisará, querendo ou não, representar o papel de Kelli.

Livros que abordam relacionamento familiar são do tipo que você nunca "apenas lê". Eles sempre trazem uma reflexão e Amy Hatvany o faz muito bem. Nós começamos a ler o livro com um capítulo narrado pro Grace e logo depois nos damos conta de que saberemos a história a partir do ponto de vista de Ava (filha de Victor) também, além de termos capítulos narrados em terceira pessoa com o foco em Kelli. Isso foi totalmente essencial para que a história fosse emocionante. A gente consegue ver como Grace se fica ao saber das responsabilidades que vem pela frente, vemos como Ava se sente sem a mãe e todas as decisões que levaram Kelli à morte.

Gostei de como a autora conseguiu me prender do início ao fim e encaixar os detalhes necessários na hora certa. Nós conseguimos perceber como um detalhe é importante, como aquele fato mencionado pode mudar algo mais para frente na trama e como certos problemas acontecem para que outro seja resolvido. Eu me impressionei, de verdade, com a forma que a autora me prendeu e como eu li o livro rápido. Peguei o livro para ler antes de dormir, pensando que não passaria do primeiro capítulo (aquela história de "vou ler o primeiro capítulo para ver como é a história e amanhã começo mesmo") e, quando me dei conta, já estava passando da metade. Eu realmente não conseguia parar a leitura.

CONTINUE LENDO: http://www.magialiteraria.net/2015/03/resenha-um-lugar-no-coracao-amy-hatvany.html

Moonlight Books 14/03/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

É uma leitura ágil, que aborda problemas comuns e reais, os personagens precisam lidar com as adversidades de superar divórcios, a morte, a maternidade e problemas familiares diversos, isso torna a trama mais próxima de nós, é fácil compartilhar das emoções. O texto é delicado e envolvente, as relações humanas mostradas com naturalidade e autenticidade.
Um Lugar no Coração foi uma grata surpresa, em suas entrelinhas há muito para ser absorvido, é uma história sobre perdas, mas também sobre amor, pois é somente este sentimento que pode salvar e unir, dando esperanças de uma luz no fim do túnel.

site: Leia o restante da resenha em http://bit.ly/MoonlightBooksResenhaUmLugarNoCoração

Catharina.Mattavel 17/03/2015

Um Lugar no Coração - Amy Hatvany
Um Lugar no Coração nos apresenta a história de Grace, Victor e Kelli, três adultos que possuem a vida entrelaçadas, até porque Victor era casado com Kelli e o casal tiveram os adolescentes Ava e Max como filhos. Mas o tempo passou e Victor se divorciou de Kelli e depois de uns anos conheceu Grace, uma mulher independente e atraente, os dois logo passam a se apaixonar e ficam juntos.
Grace nunca quis ser mãe e Victor não pretende ter mais filhos e isso é o que mais os torna próximos no começo, mas logo Grace terá que conhecer os filhos de Kelli e mal sabe ela, que será como uma "mãe" para eles quando Kelli morre.
A narrativa do livro é divida entre Ava, a filha de Victor, Grace e Kelli. Ava e Grace narram como estão lidando com a situação depois da morte de Kelli em primeira pessoa. A narrativa de Kelli é em terceira pessoa, nos apresentando seu passado. Sem dúvida alguma, o que tornou o livro tão especial e tocante, foi a ideia da narrativa que a autora criou. Foi impressionante poder ver o ponto de vista de uma menina de 13 anos que acaba de perder a mãe e terá que morar com o pai e uma mulher que mal conhece.

Grace sofre muito com a morte de Kelli, se sente culpada, pois Victor havia dado a notícia do noivado dos dois a poucos dias e Kelli não reagiu bem, ficou extremamente triste e desabafava com Ava, sua filha, que tinha que agir como se fosse muita mais velha para cuidar dos sofrimentos e crises que a mãe tinha desde que o pai resolveu se divorciar.

A morte não só abala a todos, como também muda a vida de cada personagem no livro, em certos momentos, via as páginas borradas pela reação de Max, o filho mais novo que teve que perder sua mãe tão cedo e também por Ava, o momento que uma pessoa mais precisa da mãe, é na adolescência e ela não podia se sentir mais sozinha, era muito próxima da mãe. Ava nos conta como sentia falta da época que os pais eram juntos, mas mesmo depois da separação, Victor não os abandonou, era presente na vida deles e Grace sempre fez de tudo para se dar bem com os filhos.

Eu não imaginava nem de longe gostar tanto do livro, e não me surpreendia assim como uma leitura a muito tempo, não consigo expressar palavras para dizer o quanto a história me tocou e quanto cada personagem me cativou, me coloquei no lugar de cada um, tentando imaginar como seria lidar com a morte numa situação dessas.
Foi uma história que me apresentou muitos valores, personagens fortes, inclusive Grace que de uma hora para outra, se tornou mãe das crianças já que Victor trabalhava o dia todo. Grace foi uma inspiração, largou até o próprio trabalho durante um tempo, para ajudar seu noivo.

Ao decorrer da história começamos a descobrir muitas coisas sobre Kelli que muda totalmente o ponto de vista que tínhamos dela, conseguimos entender o porque ela não se sente mais feliz e sim extremamente sozinha, sem contar os segredos que só revelam após sua morte, e isso causará muitas intrigas e uniões.

Livro totalmente recomendado para todos, uma leitura com narrativa leve mesmo que a bagagem seja grande e pesada, adoei.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-um-lugar-no-coracao-amy-hatvany.html

bia prado 04/04/2015

A história se resume no relacionamento dos personagens e como irão lidar com essa perda. Então, primeiramente, vou falar sobre as protagonistas. Grace foi de longe minha preferida. Ela soube lidar com as dificuldades que lhe foram impostas e segurou as pontas quando era necessário. Já Ava me irritou bastante. Não achei ela madura como descreve a sinopse, aliás tem várias atitudes imaturas. Por exemplo, quando Grace tenta ajudá-la, é grossa com a madrasta e a culpa pela morte da mãe. Entendo que está sofrendo, mas foi desnecessário e não consegui me conectar com a adolescente. As situações que Kelly passa na vida são de quebrar o coração, me fazendo simpatizar com ela e me emocionar. Sua história não deveria ter terminado do jeito que terminou. Queria um feliz final para ela :#
Um fato em comum às três mulheres foi a necessidade de amadurecimento precoce em decorrência de fatos que nenhuma jovem deveria passar. Então, perda e superação são temas muito explorados.
Foi o primeiro livro que li com drama familiar sendo o tópico principal e devo dizer que esse cumpriu bem seu papel. As situações apresentadas são bem realistas. Como a lealdade dividida de Ava, a curiosidade de Kelly em saber sobre A Outra Mulher na vida do ex-marido, inocência em relação ao primeiro amor e a dificuldade de Victor em balancear profissão e vida pessoal.
No final, muitas questões foram resolvidas rapidamente e, se Victor, Ava e Grace tivessem dialogado mais, problemas seriam evitados.
Recomendo para quem gosta de um drama familiar bem escrito e carismático.

site: https://instagram.com/p/z8de1ehbfA/?taken-by=trechosdelivros
Amanda 23/04/2015minha estante
A Ava também me irritou, me pareceu que ela usava a morte da mãe como desculpa para seus atos errados.

Amiga Leitora 04/05/2015

Um lugar no coração por Blog Amiga da Leitora
Um lugar no coração nos apresenta a três diferentes mulheres, que precisam aprender a lidar com suas dores do passado e do futuro.

Kelli é uma mulher bonita e sexy que tem a família que sempre sonhou. Um marido carinhoso e dois filhos lindos e inteligentes. Porém, tem um segredo em seu passado que não permite que ela desfrute do presente com sua família dos sonhos. É esse passado que faz com que Kelli mande Victor, seu marido, embora de casa. Decretando assim, o fim da família com que sonhou durantes muitos anos de sua vida.

Três anos mais tarde e um divorcio superado, Victor conhece Grace, uma encantadora, forte e independente mulher. Grace também tem em seu passado um fato que a incomoda bastante, e de certa maneira influencia sua vida no presente. Mas ao contrario de Kelli, ela não faz disso um cavalo de batalha.

Ava é a filha mais velha de Kelli e Victor, e apesar da pouca idade foi obrigada a amadurecer precocemente, visto que sua mãe não foi capaz de lidar com o segredo do seu passado e a dor que enfrenta no presente devido ao divorcio, sobrecarregando sim a filha com responsabilidades adultas.

A vida das três mulheres mudam drasticamente quando em uma manhã comum Kelli morre. Ava, então, precisará aprender a viver sem a mãe e Grace que nunca quis ser mãe, precisará escolher entre viver com o homem que ama e consequentemente seus filhos, ou deixar que o medo da maternidade a afaste do seu grande amor.
Um lugar no coração foi uma surpresa maravilhosa, confesso que não estava esperando muito do livro, mas me emocionei do incio ao fim.

O livro aborda temas muito reais e de certa forma até pesados, mas o jeito com que a autora trabalha com eles, de um forma sensível e verdadeira, é encantadora e torna impossível não se apaixonar pelas personagens.

Um artificio que a autora usou e eu achei extremamente inteligente, foi mesclar os pontos de vistas através dos quais a historia é contada, ou seja, temos cada capitulo contado por uma das três mulheres. Isso faz com que você perceba todas as nuances da historia e se aproxime mais das personagens.

Um lugar no coração é uma historia de dores, perdas, superações, descobertas, muita sensibilidade ao sentimento do outro e principalmente família. Acredito que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler esse livro um dia, e definitivamente ele tornou-se um dos meus queridinhos. E autora também, pois eu leria até mesmo a lista dela de compras do supermercado haha.

site: http://www.amigadaleitora.com/2015/03/resenha-um-lugar-no-coracao-veruseditora.html#.VUem-vC1SSU

Laura Mendes 09/06/2015

Pra quem gosta de estória sobre Família.
A estória é conta de três pontos de vista um de Grace uma mulher independente, confiante e com uma carreira estabelecida que namora Victo, um homem com carismático e que já esteve em um casamento com Kelli, uma mulher carente com problemas do passado , mas que deu a luz a duas crianças esplendidas, Ave e Max.Toda a trama se desenvolve em Grace, Kelli e Ava e em como construir um lar, o modo como autora soube intercalar os pontos de vista foi brilhante, o que mais prevaleceu foi o sentir , desde de rebelião, amor,sofrimento tudo tão presente que já achava que era vida real, que eu já estaria escultando as dificuldade de alguma vizinha que passava pela mesma situação.No geral este livro flui de forma tranquila, refleti muito sobre a vida de verdade e os dramas que normalmente existe em nosso meio, gostei e recomendo para pessoal que pensam em construir uma família.

lari 26/08/2016

Um livro surpreendente
Este é um livro para quem quer se emocionar. Além de ter uma trama envolvente e surpreendente este livro nos faz sentir as aflições e anseios de seus personagens.
Um dos melhores que já li.

Juliana.Galatti 25/09/2017

Uma historia legal , triste e tocante

Marli.Faveri 15/02/2020

A vida é uma caixa de surpresas diária!
Enfim ...consegui terminar o livro " um lugar no coração ", é um romance que fala da complexidade da vida, amores, perdas, filho, depressão, dores da alma, e desafios!.