O clube da felicidade e da sorte

O clube da felicidade e da sorte Amy Tan

Resenhas - O Clube Da Felicidade e Da Sorte

Milene Wi 02/11/2023

O Clube da Felicidade e da Sorte
Lindo livro, conta a estória de quatro imigrantes chinesas nos EUA, sua dura trajetória de vida e seu delicado e, por vezes, confuso relacionamento com suas filhas. Choque de gerações agravado com choque cultural. Leitura muito boa.

Lua 07/10/2023

Na hora que eu comecei a entender acabou
O livro é bom, mas não é fácil. Quando eu finalmente estava conseguindo saber quem era quem ele acabou. Fiquei querendo ler de novo

edzlke 28/06/2023

Um livro lindo sobre o choque entre gerações e, ao mesmo tempo, sobre a compreensão que a maturidade traz.
A riqueza da cultura chinesa sobrevive em meio à busca pelo American Way Of Life e o resultado dessa mistura são jovens divididas entre ouvir a sabedoria ancestral de suas mães, ou viver a independência que a vida na América do Norte lhes proporciona desde que entendem-se como pessoas que existem.
No entanto, estas mulheres, mães e filhas, estão prestes a descobrir que tradição e modernidade não precisam estar em conflito.

ataisasb 27/11/2022

Não entendi muita coisa, mas muito bom
Então, achei meio confuso assim, não entendi muita coisa, tipo o que que a autora quis apresentar. Porém, achei todas as histórias contadas dentro do livro muito legais, não porque foram coisa boas que aconteceram (só acontece coisa ruim com os personagens), mas porque demonstra essa relação de mães chinesas e as suas filhas estadunidenses e como a realidade delas são muito diferentes, esse choque de culturas também, o sofrimento gerado por essas diferenças, a busca pelo "american way of life" que não chega nunca. Muitos elementos interessantes e que me fez ficar curiosa acerca desse tema, a imigração de pessoas, principalmente chinesas, no EUA e como isso se dá.

sheila 07/03/2021

Primeiro livro da autora que leio
O livro conta historia de mães e filhas, as mães moravam na China até a invasão japonesa, tiveram de sair fugindo de seu respetivo pais por sobrevivência, mais levaram sua história seu passado, suas dores para o estados unidos.

Um país novo com uma cultura bem diferente a delas. Na China invadida uma das personagem teve uma ideia pra um dia na semana esquecer os horrores da guerra e viver um dia diferente, lógico baixo muitas críticas, mais elas seguiram com esse dia festivo, e também ao fugir pra América esse dia festivo foi junto.

As filhas, americanas muito pouco tinham dessas mães chinesas de sua cultura sua origem, cada uma tinha seu caráter e as mães pouco podiam influenciar nelas, sentiam como se suas filhas não as pertenecera.

A história vai intercalando vocês das mães e filhas, no passado da Guerra as mães contam como era suas origens, as filhas, na nova América contam sua vida suas decepções.

Resultado e um espelho que nós faz ver que muitas vezes nossas mães por proteção a nos perdem seu eu, e sentem que fracasaram como mãe.

Muito recomendável!!

Bruna Chaves 30/12/2020

É curto, mas tem tanta história que dá pra se perder! Eu lia nos momentos curtos de tempo vago, mas recomendo fazer quando tiver mais tempo livre, pois cada capítulo é uma personagem e aí tem que lembrar o que aconteceu/de quem é filha... ficava confusa e isso atrapalhou um pouco a experiência. Apesar disso é um livro muito bom e quem puder, leia em inglês, pois eu comparava com o ebook em inglês e tinha umas escolhas de tradução que não faziam sentido!

Auri 04/09/2015

Neste livro, Amy Tan conta a historia de quatro mulheres chinesas que emigraram para os EUA na década de 40. Tentando cultivar suas tradições e sua cultura, elas fundam o Clube da Felicidade e da Sorte, onde tomam chá, jogam mahjong e compartilham suas lutas, medos, esperanças e muito mais.

Não tem como você não se identificar com algum dos personagens. Seja pela filha ou pela mãe, nos conflitos advindos dessa relação; no desgaste emocional de relacionamentos complicados; na busca pelo sentido de sua vida; na incerteza de sua escolha profissional etc. Enfim, um livro emocionante do começo ao fim. Virou filme na década de 1990, com o diretor Wayne Wong. Vale a pena ver essa adaptação e com uma caixinha de lenços do lado. :)

Katia 15/03/2013

Amei! As dificuldades das relações mães e filhas, suas delicadezas, os altos e baixos, fazem com que não se consiga largar a leitura. Empolgante!

-Shadowcat- 03/08/2010

Li esse livro durante a universidade. Conta a história de quatro imigrantes chinesas e suas filhas, cada uma com personalidade marcante e bem diferente uma das outras. O fato de ser uma história de imigrantes chinesas nos Estados Unidos não nos impede de se sentir na pele das personagens e vivenciar o que elas passaram e estão passando.

Amy Tan consegue dar caracteristicas multidimensionais para cada uma das oito mulheres do livro e foi capaz de dar um peso emocional para cada uma delas, mesmo o livro não sendo muito grande. Personagens que nos parece egoístas à primeira vista ganha profundidade depois de algumas páginas. A relação entre mães e filhas, o que elas aprendem uma com a outras e como o passado das mães podem refletir na personalidade e no relacionamento com as filhas e na própria história delas é a parte mais marcante e é esse o ponto focal do livro. É praticamente impossível nâo se emocionar com cada uma das histórias e se importar com o destino de cada uma das mulheres, embora algumas histórias sejam (bem)mais trágicas do que as outras. Não são histórias exatamente felizes mas é difícil não se sentir esperançoso no final.

Infelizmente está fora de impressão no Brasil faz alguns anos. Mas não é difícil de se encontrar em bibliotecas e sebos,
Helga Cavoli 03/04/2012minha estante
Vi o filme outro dia (de 1993) e agora estou pensando em conseguí-lo por aqui para ler. Ou seguir a sugestão da biblioteca/sebo. Realmente a história é muito boa.

-Shadowcat- 05/04/2012minha estante
O filme é muito bom também. Eu o vi quando estava lendo o livro. Achei o livro melhor, mas tem algumas partes em que o filme melhorou. Enfim, ambos são bons, rsrsrsrs. Aliás, o livro é fácil de se encontrar em bibliotecas. Em sebos também, mas é melhor tentar primeiro o estante virtual. Bjs!

Tainá 23/10/2021minha estante
Achei no Estante virtual e quase morri de alegria . Quando assisti a esse filme , eu demorei tanto pra achar qualquer coisa dele que achei que tinha surtado .