Pequenas Grandes Mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Marie - @marie.escritora 26/06/2019

Espetacular!
"Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty - 5

O livro que deu origem à série de sucesso, Big Little Lies, da HBO, faz jus ao seu nome e qualidade. Em meio à vida doméstica, maternidade e casamento, Liane monta um suspense sobre a morte de um homem que é conhecido por ser um ótimo pai e marido. As suspeitas? Todas mães.

Celeste, Madeline e Jane são as personagens principais. Mulheres fortes e com problemas comuns, mas que escondem muitos segredos. Elas nos mostram que a força que nós, mulheres, temos em união. E assim devemos permanecer: juntas.

Recomendo não somente o livro, mas também a série, que está em sua segunda temporada. História de tirar o fôlego! ♥

Natália | @tracandolivros 25/06/2019

Pequenas Grandes Mentiras
Era o dia do Concurso de Perguntas na Escola de Pirriewee, os pais estavam fantasiados de Elvis e Audrey Hepburn para arrecadar dinheiro. Contudo, algo deu errado e alguém terminou a noite morto. Quem matou? Quem morreu? Foi proposital? Vamos voltar seis meses antes e saber como tudo começou, na reunião escolar do início do ano letivo.

Madeline é uma mulher forte, que quando irritada arruma briga. Ela está chateada porque a filha do primeiro casamento está muito envolvida com o pai e a nova esposa dele, sendo que ele havia abandonado ela quando nasceu.

Celeste é uma mulher linda, magra, rica e casada com um homem ainda mais bonito, Perry, com quem tem os gêmeos Max e Josh. O casamento perfeito.

Madeline e Celeste são grandes amigas, e logo que conhecem Jane fazem amizade com ela. Jane é uma mãe solteira, que se mudou recentemente para a cidade com seu filho Ziggy, fruto de uma relação de uma noite só.

Na reunião uma das crianças sai chorando e diz ter sido enforcada, quando questionada sobre o culpado, ela aponta para Ziggy, que nega de prontidão. Desde esse incidente, cada pai está agindo de uma forma diferente, cada um tem sua opinião para dar e tudo vai ficando ainda mais enrolado.
••••
Mais uma vez essa autora conseguiu me surpreender com a quantidade de assuntos que ela aborda, e a forma como ela consegue trabalhar todos eles dentro de um livro só. Esse livro está repleto de assuntos como amizade, abuso, violência, bullying e até mesmo algumas críticas sociais sobre coisas que acontecem no mundo e ninguém faz nada para resolver.

Preciso dizer que todo o plot é até óbvio, não de início, mas conforme as coisas andam tudo fica bem claro. Ainda assim isso não tira nem um pouco do mérito que essa autora merece por criar histórias assim, com personagens e tramas reais e com assuntos complicados.

A forma de condução da história é incrível, ela me prendeu do início ao fim, simplesmente não conseguia parar de ler o livro. E assim que terminei já tive que vir escrever sobre ele. Essa é mais uma daquelas autoras que pretendo ler tudo que ela escrever.

site: https://www.instagram.com/p/BzJaizHjpoa/

Nina 25/06/2019

Sem palavras
Foi um livro q me fez ter várias teorias. Foi uma experiência diferente de leitura. Nossa eu amei de mais e agora quero ler todos os livros da autora, até pq esse livro me prendeu de uma maneira inesperada. Todo o mistério, eu se quer desconfiei da verdade. Amei de mais, recomendo.

Gabriel.Lopes 25/06/2019

Surpreendente
Por ter visto a série, achei que não valia a pena ler o livro, e que pensamento errado.
Que escrita fluída, gostosa, com personagens vividos que despertam uma poderosa empatia e um ódio ancestral do/dos antagonistas.
Eu só queria ter lido antes de ter assistido, as descobertas são extremamente surpreendentes na série e no livro parece que causariam mais impacto, não tenho defeito pra julgar.
Como nunca li nada da Liane Moriarty antes?

Ana 23/06/2019

Excelente
Segundo livro de Liane Moriarty e que inspirou a série Big Little Lies da HBO, ?Pequenas Grandes Mentiras? conta a história de três mulheres, seus relacionamentos com suas famílias e com a pequena sociedade onde vivem e um assassinato.
??????????????????
Madeleine é forte, decidida, segundo casamento com querido Ed, vê-se terrivelmente abalada com a filha mais velha optando por morar com o pai, que a abandonou as duas para viver a vida, e sente com a admiração da filha pela segunda esposa de seu ex marido, muito mais jovem.
??????????????????
Celeste é a belíssima é riquíssima esposa de Perry, com seus lindíssimos e louríssimos gêmeos, tem a vida que todos invejam, mas ninguém sabe os segredos que guarda.
??????????????????
Jane é a recém chegada na pequena cidade. Jovem e mãe solteira do pequeno Ziggy, fruto de uma noite infeliz e traumatizante, busca a paz em uma cidade pequena beira mar, paz que não vai encontrar.
??????????????????
Abordando temas como bullying infantil, violência doméstica, relacionamentos entre casamentos desfeitos, viver de aparências, o livro é intenso, divertido e emocionante e traz situações que todos nós já vivenciamos em algum momento da vida. A insegurança crua de estar em uma situação onde não conseguimos sair, guardar um segredo que teria muitas consequências indesejáveis se confessado, entre outros temas delicados, fazem desse livro excelente!
??????????????????
Eu amei e vou continuar lendo os demais livros da autora, que entrou para minha lista de favoritas.

Kênia Cândido 17/06/2019

Sensacional!
Conheci a história de Pequenas Grandes Mentiras, primeiramente através da minissérie exibida na HBO e gostei tanto que acabei comprando o livro para conhecer a versão literária, mas fui dando prioridade às outras leituras e o livro ficou um bom tempo na meta de leitura. Assim que assisti novamente a primeira temporada e dei início à leitura e mesmo ter achado a série sensacional e conhecendo o enredo, o livro é muito melhor.

Pequenas Grandes Mentiras começa durante uma festa, o Concurso de Perguntas, onde os pais estava fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis Presley e o ambiente com muita bebida e pouca comida promovido pela Escola Pirriwee. Essa situação resultou em adultos discutindo no portão de entrada e perante a festa, um pequeno grupo estava na varanda e aconteceu um homicídio. Então o detetive Adrian Quinlan começa a procurar pistas, no entanto o leitor é transportado para alguns meses antes, criando uma atmosfera de curiosidade em torno de quem morreu, quem matou e por qual motivo aconteceu o assassinato.

Tudo realmente inicia-se no primeiro dia de aula na Escola Pública infantil Pirriwee, quando Amabelle, filha da Renata, foi vítima de bullying por um colega e Ziggy, filha da Jane, foi acusado do suposto bullying. Acontece que o conflito entre as mães começa quando Ziggy nega pedir desculpas para Amabella, afirmando que não foi ele que machucou Amabella e Renata resolve influenciar outros pais e culpar Ziggy por qualquer acontecimento ruim com Amabella na escola. A partir deste ponto, uma série de conflitos começam tomar proporções cada vez maiores, abalando a vida de algumas mães, especialmente entre Renata, Jane, Bonnie, Madeline e Celeste.

Com uma escrita envolvente e na perspectiva de três personagens principais, a Liane Moriarty apresenta ao leitor uma história contada em forma de flashback, apontando vários fatos e conflitos misteriosos até o último momento, onde aconteceu o assassinato na escola durante a festa. Demonstrando com riqueza de detalhes o cotidiano de mulheres enfrentando relacionamento abusivo, traumas diferentes, desilusões e preconceitos.

Madeline, Celeste e Jane são as personagens que ganham maiores destaques, pois elas constroem uma amizade e se ajudam a passar por dezenas de problemas pessoais. Madeline é a personagem mais animada da história e ela proporciona momentos bem divertidos. Ela considera-se uma super mãe de três filhos e no momento está enfrentando um desafio complicado com a Abigail, sua filha mais velha e ainda precisa lidar com a presença do ex-marido e a nova esposa dele, Bonnie.

A Celeste oferece momentos angustiantes ao lado do marido Perry. Aos olhos das outras pessoas, o casal aparentemente perfeito e completamente apaixonado, carrega uma rotina abusiva e agressiva e a medida que passa, seu casamento está tornando-se cada vez mais perigoso. E Jane carrega um grande mistério no seu passado, pois ela não menciona sobre o passado do pai de Ziggy e por ser mãe solteira, é a personagem que precisa mostrar muita determinação.

Mesmo já conhecendo o enredo através da série, a leitura de Pequenas Grandes Mentiras conseguiu reunir humor, suspense, aventura e muita emoção, além de apresentar algumas mudanças em torno da série. Gostei bastante. Recomendo para todos os leitores que conheceram a série primeiramente, assim como eu e que desejam conhecer a versão literária da história. Especialmente os leitores que gostam de histórias repleta de conflitos, bullying e escândalos domésticos.

site: https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/2019/06/resenha-pequenas-grandes-mentiras-liane.html

Maju Deolindo 10/06/2019

Big little lies
Eu confesso que fiquei muito surpreendida com a essa leitura pois pensei que fosse ser um puro drama mas é bem maior que isso, aborta muitas questões como o julgamento que a sociedade faz as milhas independente das suas escolhas (há sempre um motivo para apontar o dedo), vai falar sobre violência doméstica, abuso, bullying, carreira profissional e maternidade.
Eu pensei que não fosse me identificar com as personagens por nunca ter passado ou não estar na situação em que elas se encontram mas a escrita é muito bem feita para você se identificar ou para se colocar no lugar das protagonistas e se questionar o q fariam se fosse uma delas.
Além da temática escolar e familiar também está acontecendo a investigação de um assassinato e a construção até chegar a esse clímax é excelente.
Quem quiser saber minha crítica completa postei um vídeo falando tudo o q eu achei no YouTube.com/majudeolindo e falei um pouquinho da série que foi feita baseada nesse livro.
Rafa 10/06/2019minha estante
Assisti a 1ª temporada da série e me surpreendi com o desfecho no último episódio e quando vi do que se tratava...logo mais vou assistir a 2ª temporada. Você assistiu também? O livro traz algo novo pra quem já assistiu?

Maju Deolindo 10/06/2019minha estante
É série é maravilhosa se analisada como um produto unico mas para mim não serve como adaptação é mais uma inspiração pq eles mudam e inventam muitas coisas (com a 2 temporada então aí q não vai ter mais nada a ver com o livro).

Maju Deolindo 10/06/2019minha estante
A série é maravilhosa se analisada como um produto unico mas como adaptação não serve pois eles inventam e mudam muita coisa, para mim é mais uma inspiração (com a 2 temporada aí mesmo que não vai ter mais nada a ver).

Rafa 11/06/2019minha estante
O livro só vai até o que acontece no final da 1ª temporada?

Maju Deolindo 11/06/2019minha estante
Sim, a 1 temporada da série é baseada no nesse livro.

Luiz Carlos 31/05/2019

Adorei!!
Um final satisfatório.

Rosi C. Caleffi 31/05/2019

Muito bom!
Liane Moriarty conseguiu reunir humor, suspense, aventura e emoção, além de discutir temas como bullying, violência doméstica e dramas familiares no livro Pequenas Grandes Mentiras.

A Escola Perriwee é o centro de encontros dos pais, cenário de exibições, escândalos domésticos e muita fofoca. É onde as protagonistas Celeste, Madeleine e Jane enfrentam vários problemas. Acontece um crime e todos são envolvidos e veem suas vidas viradas de pernas pro ar. Entre verdades e pequenas mentiras, que podem se transformar em grandes, um detetive procura desvendar o caso.

Gosto muito da maneira honesta e simples que as personagens foram criadas. Não existe o verniz de heroínas e heróis, mas sim a desconstrução da vida perfeita que as pessoas fingem ter.

Um livro envolvente com uma história surpreendente. Você vai se emocionar, se revoltar e se chocar. 4,5 estrelas.

brubru 09/05/2019

acredito que possa virar um dos meus livros favoritos, li querendo saber mais e mais de cada capítulo, nenhuma parte foi entediante, praticamente todos os 8 personagens da varanda tem seus altos e baixos, Celeste minha favorita, e uma ótima adaptação da hbo, porém odiei o que fizeram com a Madelina na série, ao meu ponto de vista o final é extremamente imprevisível, incrível que a cada momento em que mudava a perspectiva de personagem parecia pensamentos completamente diferentes. Em geral eu amei tudo do livro, porém nada se compara ao momento do "assassinato" na série

Patricia Lima 02/05/2019

Pequenas Grandes Mentiras
Esse foi outro livro que eu amei e favoritei, é um Thriller incrível, no estilo garota exemplar e garota no trem no qual eu gostei muito, onde nós temos mulheres incríveis envolvidas em um mistério com muito drama.

E a princípio tudo parece meio bobinho, onde nós temos as mães e esposas, com problemas na criação dos filhos

A Jane é muito preocupada em como as outras mães vão ver ela, porque é nova na cidade e o filho já se mete numa confusão na escolinha no primeiro dia.

A Madeline está com aquele pensamento de eu tenho 40 anos agora, e a filha mais velha quer ir morar com o pai, e a mulher do ex-marido é uma mulher muito legal, então ela não tem motivos pra odiá-la e impedir a filha de querer isso.

E a Celeste é a mais fechada entre as três, digamos assim, você não sabe muito dela e a vida dela aparentemente é perfeita.

Então o que poderia ser um reality show de donas de casas, acaba se tornando algo muito mais complexo, com problemas mais pesados e sérios, você se surpreende muito ao longo do livro, e o final foi muito surpreendente, você vê aquilo chegando aos poucos e de repente te dá àquele tapa na cara.

Achei sensacional como esse suspense e drama foi construído, gostei muito da escrita da autora.
Eliana.RSouza 21/05/2019minha estante
Estou empolgada por essa leitura...em junho vai!

Jaqueline 16/04/2019

Surpreendete
Eu adorei a escrita do livro, muito leve e instigante. Li com calma pois estou mais nessa vibe no momento, porem em vários momentos foi bem difícil deixar a leitura de lado. O foco da historia é mostrar a adaptação de Jane e de seu filho numa nova cidade, numa nova escola, porem para mostrar essa adaptação, são colocados inúmeros outros personagens e situações, os personagens são peculiares e cada um do seu jeito tem sua própria vida, e isso é muito legal pra historia também, pois nos da um parecer melhor de como é a vida de outras pessoas nessa pequena cidade. O filho de Jane é acusado de bullying na escola, e é ai que o furdunço começa, acontecem várias situações e em cada momento nós temos que juntar as teias dessa trama, pra entender quem nem tudo que parece é. Eu achei o lvro super bem escrito e ja estou doida pra ler mais livros da autora. Essa foi minha primeira experiência com ela e ja me apaixonei.

amorfati 16/04/2019

Nunca fiquei tão confusa em que nota dar pra um livro. (queria dar 3.5, mas não consegui, acho que no pc não dá pra dar nota quebrada)
Enfim, adorei as personagens e adorei a união das mulheres nesse livro, acho que é uma das mensagens que a autora quis passar, inclusive. ótimas criticas, bem feminista. Porém, algumas coisas me incomodaram, por exemplo, metade do livro parece não ter história, acho que a autora quis mostrar as personagens por isso não aconteceu nada de interessante metade do livro todo, tanto que eu demorei um pouco pra ler quando tava assim.. depois da metade do livro a autora planta a "semente" da história e depois disso as coisas vão se encaixando e a história começa a fazer sentido, mas ela poderia ter feito de outra forma, pois assim ficou chato e meio dificil de continuar a leitura. A leitura continua e as coisas vão se encaixando e vai começando a ficar bom, mas o final é meio decepcionante. Não vou dar spoiler, mas eu esperava mais, por causa que, como eu disse, metade do livro não acontece nada, então esperava um final maravilhoso, mas não curti tanto assim. Eu gosto de histórias que contam sobre coisas da vida mesmo, que super poderiam acontecer, mas a autora pecou e deu um final muito fantasioso. As coisas boas foram que eu consegui me apegar às personagens, eu demorei pra conseguir, mas no final eu gostei de ler o livro por causa disso e por causa das criticas também, realmente gostei disso. Enfim, essa foi minha opinião: o livro é bom, mas não gostei tanto do final e também não gostei tanto do inicio.

Je Beca 27/03/2019

Surpreendente, o dia a diante famílias as quais lendo vc pode se identificar com algum personagem. Mentiras tão pequenas, porém letais. Até que ponto uma pequena mentira pode mudar uma vida?