Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Karoline 15/01/2023

estava com expectativas altíssimas que não foram supridas totalmente. a escrita da autora é boa, mas demorou muito para algo grandioso ser revelado. é um final realmente surpreendente, o que me fez pensar em dar outra chance para Liane ?

Gladis Klein 15/01/2023

Pequenas grandes mentiras
Um livro que inicia de forma agradável e até divertida, confunde-se com a vida real. Família, filhos, escola e casas. Onde quem está de fora pensa q somos uma família feliz e sem problemas. Só que cada família tem seus problemas, uns banais e outros nem tanto. Um alerta para que não devemos viver sob ameaça e medo de agressões

joao vitor 13/01/2023

muito bom!
mães de filhos pequenos, fofoca e suspense = tudo de bom!
gostei muito da construção dos personagens e da história. o livro aborda algumas pautas importantes que passam diversas lições, tirando o plot que é surpreendente e super bem construído. indico demais!

ps: eu PRECISO de um spin off com as crianças ja crescidas, sério.

Yasmim 11/01/2023

Foi um livro q me fez ficar muito curiosa e isso me prendeu ficar até o final, porém tbm é uma coisa q enrola muito, me orgulho de n ter desistido pq simplesmente o começo n tem nada haver com o final, e geralmente n gosto de livros assim.

marixxb 06/01/2023

amei demais
eu amei muito o desenvolvimento dos personagens, a história, o suspense. fiquei super chocada no final. geralmente não gosto de narrador em terceira pessoa, mas esse foi tão bem feito que ficou perfeito. o tom irônico dos personagens foi uma surpresa muito boa, e o fato da personalidade das três protagonistas ser tão bem pontuada também. quero muito assistir a série agora.
marixxb 06/01/2023minha estante
não tava dando nada por esse livro e saí me sentindo parente íntima das personagens

Larissa.@estantedalari22 03/01/2023

LIVRO PERFEITO ?
??PEQUENAS GRANDES MENTIRAS, UMA DAS MINHAS ÚLTIMAS LEITURAS DE 2022!

? ?Era só um pequeno problema de relacionamento de resto perfeito. Toda relação tinha pequenos problemas. Seus altos e baixos?

PEQUENAS GRANDES MENTIRAS começa logo com o suspense sobre um assa1n4t0 que acaba ocorrendo durante a festa oferecida aos pais pela escola estadual de Pirriwee, escola na qual os filhos de Madeline, Jane, e Celeste estudam.

Após isso a história retrocede em alguns meses, fazendo com que acompanhemos assim a construção de todos os eventos que nos levarão até o fatídico dia.

Achei sensacional o modo como a autora compôs a história, com o plot sobre saber se realmente foi um ass1n4t0 ou um acidente. Todo o mistério que ronda esse fatídico acontecimento nos desperta muito a curiosidade e nos faz devorar a história em uma velocidade avassaladora.
Também há todos os personagens muito bem construídos que compõe esse enredo incrível, amei demais cada um, principalmente Celeste, Jane e Madeline que se tornam amigas inseparáveis e também trazem suas lutas como mãe, mulheres trabalhadoras, donas de casa, etc. Escrito em terceira pessoa o livro nos possibilita ver o ponto de vista das três protagonistas, carregando assim suas visões de mundo, principalmente as pequenas mentiras que cada uma carrega que no final irão uni-las ainda mais de certa maneira.

Além disso a autora soube muito bem abordar temas importantes como v!olência doméstica, bullying, assédio sexu4l e mais. É um livro que trás muitas reflexões.

Essa foi uma das minhas últimas leituras de 2022, e foi incrível, amei demais essa história, por isso ficou como uma das minhas favoritas!

?Eai você conhece o livro ? Já leu algum livro da autora ? Vamos conversar ^^.

Fernanda631 29/12/2022

Pequenas Grandes Mentiras
Pequenas Grandes Mentiras foi escrito por Liane Moriarty e foi publicado em Julho de 2014.
Um assassinato, um trágico acidente ou apenas adultos se comportando como crianças? O fato é que alguém morreu.
Gosto da escolha da autora de criar três histórias completamente diferentes, três personagens únicas que se envolvem de alguma forma durante a narrativa. Liane criou Madeline, Celeste e Jane, personalidades tão diferentes e originais. Para alguns autores, é difícil conciliar três histórias diferentes dessa maneira, mas Liane conseguiu com simplicidade.
Liane Moriarty cria protagonistas muito bem trabalhados, eles não perdem sua essência ao longo da história. Ainda, são vários os personagens, suas histórias nunca são vividas por poucos nomes. A princípio, parece que vamos nos perder com tantas personalidades diferentes, mas a autora consegue fazer tudo se encaixar, tudo faz sentido. Não demora até estarmos familiarizados com todos os nomes, eles criam vida rapidamente.
Todos sabem, mas ainda não se elegeram os culpados. Enquanto o misterioso incidente se desdobra nas páginas de Pequenas grandes mentiras, acompanhamos a história de três mulheres, cada uma diante de sua encruzilhada particular.
Logo no início do livro nós descobrimos que está em andamento uma investigação de assassinato, mas não sabemos quem morreu e nem que matou, tudo o que sabemos é que o crime ocorreu na escola primária na noite de um concurso de soletração que estava acontecendo, mas essa trama do livro acaba ficando em segundo plano porque ficamos tão envolvidos na vida das três protagonistas, que só nos lembramos que está tendo essa investigação quando somos lembrados no começo ou no final de algum capítulo.
A história gira em torno dos acontecimentos prévios à morte ocorrida em uma festa oferecida aos pais da escola estadual de Pirriwee, na qual estudam os filhos de Madeline, Celeste e Jane. Pequenas Grandes Mentiras se inicia na fatídica noite, porém sem revelar quem foi a vítima e se sua morte foi acidental ou um homicídio. Então, a história retrocede alguns meses no tempo a fim de construir todos os eventos que desencadearão a morte ao final.
A história se baseia em banalidades. São três mães tentando se virar para criar seus filhos, para se dar bem nos relacionamentos pessoais e lidar com conflitos pessoais totalmente humanos e reais.
Madeline acabou de fazer 40 anos é forte e passional. Separada, precisa lidar com o fato de que o ex e a nova mulher, além de terem matriculado a filhinha no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline, parecem estar conquistando sua filha mais velha de 14 anos.
Celeste é dona de uma beleza estonteante. Com os filhos gêmeos entrando para a escola, ela e o marido bem-sucedido têm tudo para reinar entre os pais. Está em um casamento aparentemente perfeito com um homem rico e bonito, mas entre quatro paredes sofre violência doméstica. Mas a realeza cobra seu preço, e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo.
Por fim, Jane, tem 24 anos uma mãe solteira nova na cidade que guarda para si certas reservas com relação ao filho um garotinho de 5 anos. Madeline e Celeste decidem fazer dela sua protegida, mas não têm idéia de como isso afetará a vida de todos.
Reunindo na mesma cena ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying e escândalos domésticos, o romance de Liane Moriarty explora com habilidade os perigos das meias verdades que todos contamos o tempo inteiro.
Os pensamentos de cada uma são totalmente plausíveis e fáceis de fazer o leitor se identificar. E, mesmo narrando vidas cotidianas normais, a história entretém e prende até a última página. É como se estivéssemos na mente das personagens e fossemos sugados por suas personalidades. Até os pensamentos mais monótonos sobre coisas aparentemente sem relevância se tornam reflexões para as personagens de Liane.
O plot central de Pequenas Grandes Mentiras pode ser o mistério envolvendo o acidente ou homicídio. Porém, ainda que a curiosidade despertada no leitor acerca dessa revelação seja um grande motivador e impulsionador da leitura, é o talento de Liane Moriarty em construir suas personagens e sua forma de abordar questões importantíssimas que verdadeiramente conduz a narrativa.
Escrito em terceira pessoa, os capítulos se alternam de acordo com a perspectiva de cada protagonista e carregam suas visões de mundo, principalmente as pequenas mentiras que elas contam a si mesmas – e por isso o leitor deve estar atento para enxergar e refletir além do que é dito por elas.
Durante todo o livro, há trechos de depoimentos dos pais presentes na festa, demonstrando não só os problemas existentes entre eles, como também as inúmeras interpretações errôneas dos fatos. Além de cada questão poder receber diferentes pontos de vista, elas também são alteradas de acordo com a interpretação que recebem e ilustram a força prejudicial de boatos e fofocas, sendo também um bom exemplo de diferentes níveis de maldade inerentes ao ser humano.
Afinal, todos compartilhamos de características que, embora diferentes e próprias a cada um, nos torna complexos e imperfeitos (segundo uma visão idealizada), no sentido de carregarmos o bem e o mal em nossa personalidade.
O livro é dividido em capítulos curtos, o que faz a leitura fluir bem mais rapidamente. Em nenhum momento a narrativa se torna cansativa ou frustrante, passar as páginas é divertido e natural. Moriarty consegue entreter o leitor com maestria. Apesar de a narrativa não ter reviravoltas muito expressivas até o final e se tratar de assuntos familiares, é impossível largar o livro.
Ao começo ou final de cada capítulo, temos os testemunhos de pessoas que se envolveram de alguma forma com as protagonistas. São trechos de depoimentos para a polícia que investiga o caso de assassinato. Cada depoimento está relacionado ao espaço de tempo tratado no capítulo, completa ou intriga de alguma forma. É como se as testemunhas comentassem o que foi contado. A cada capítulo surge uma nova dúvida a respeito das três principais mulheres, a cada pensamento surge uma nova suspeita.
O livro trata de assuntos sérios de forma descontraída, mas acaba levando a algumas reflexões. As protagonistas precisam lidar com problemas particulares mais sérios relacionados ao bullying e à violência doméstica por exemplo. É uma leitura para diferentes idades e personalidades.
Pequenas Grandes Mentiras é construído por uma escrita despretensiosa, capaz de enganar a respeito do conteúdo do livro. Conforme avançamos na leitura, percebemos o quanto a autora se aprofunda nas complexidades de suas personagens e das temáticas abordadas, sem fazer dela pesada em momento algum.
Ao mesmo tempo em que ela cativa o leitor pelo mistério desenvolvido e proporciona a ele um nível de entretenimento, ela também se esbalda no universo feminino, trazendo pontos que exigem discussões e necessitam ser ilustrados para exemplicar o que é afirmado. E Moriarty faz isso com maestria, ao se aprofundar nas personalidades de suas protagonistas, demonstrando seus anseios e receios, seus traumas e dificuldades.
O livro tem uma escrita totalmente envolvente, no início a gente acha que o que vai nos despertar a curiosidade é somente a investigação de assassinato, mas também ficamos muito curiosos pra saber o que as protagonistas irão fazer para resolver seus problemas. Liane Moriarty nos apresenta personagens muito reais que podemos conhecer em nossa vida. O leitor se torna expectador de três histórias que se encaixam perfeitamente, sem pontas soltas.
Acima de tudo, o livro trata da violência contra a mulher, e foi impossível não me sentir admirada pela sua forma de desenvolver a temática em meio à narrativa. Sobretudo, senti toda a força existida na união feminina, e fiquei exultante com a cena final, na varanda, quando finalmente descrita.
Sabia que Liane Moriarty não me decepcionaria e não me decepcionou. É um livro tão fácil de ler que até assusta. Liane escreve de uma forma que nos faz mergulhar nos pensamentos das personagens e nos faz viver seus dilemas e conflitos pessoais.

Lívia 29/12/2022

Muito legal
Eu já tinha assistido a séries então sabia o que esperar. Pra quem não assistiu, o final é surpreendente e vale muito a pena

Rayanne 18/12/2022

Leitura leve e emocionante.
Leitura muito agradável e envolvente. A historia das protagonistas são tocantes e reais e o livro aborda problemáticas da vida de uma forma intensa e ao mesmo tempo leve.
É tão envolvente que você se apega as personagens e quer saber mais sobre a vida delas.
O único ponto que fez eu não dar as 5 estrelas é que o suspense, que ta desde a primeira página ali, e dura todo o livro, acaba não sendo um fato q desenrola de forma que faça jus a espera, porem o plot twist do drama faz valer a pena.
É só ler ciente que todo o drama envolto das personagens são mais interessantes do que o suspense,

JAQUEAMOLIVROS0 10/12/2022

Esse livro é muito bom!!A forma que a autora aborda o modo como vemos as coisas pelas entrelinhas !Adorei as personagens principais, suas dúvidas, questionamentos, medos.
Confesso que fiquei com muita dó da professora e da escola, como sou professora, fiquei só pensando em como esses pais fizeram a vida na escola ser quase insuportável!kkkkkk

Lais Cruz 09/12/2022

LIVRO FANTÁSTICO.

Leitura fluida e sabe criar tensão nos momentos certos, não deixando a historia massante.

Um ponto mtuiro interessante foi a construção do "vilão" do livro: ele n doi demonizado, ele era um humano ruim, mas ainda um humano, não se resumia apenas aos seus erros (e bota erro nisso).

Unica critica: achei q a pessoa que cometeu o "ato" no final do livro, foi pouco desenvolvida e não deixou espaço ao leitor para teorizar sobre ela pois nunca houveram pistas.

ViviCamacho 07/12/2022

Dramas familiares em camadas
Fico impressionada com a capacidade de Liane Moriarty em construir as histórias e os personagens em camadas. A princípio, você não se conecta muito com eles, e ela vai os apresentando aos poucos, de maneira alternada, até que chega o momento em se descobre que você já ama aquele personagem. Outro ponto da autora é apresentar a história de trás para frente. Este é o segundo livro que leio dela, e, assim como em ?até que a culpa nos separe?, Liane apresenta algo muito grave que aconteceu em determinado dia, e os capítulos fazem alusão a quantos dias do referido evento aquele ponto está.
Essa história trata muitas questões de três mulheres que têm a vida conectadas.

Binho 29/11/2022

uma miscelânia
Bem o livro começa com a ideia de que vamos falar de bullying na infância, as primeiras partes são bem arrastadas na minha percepção ...acho que autora se prendeu demais criando o estereótipos dos personagens ...mas quando chega na metade do livro é que entendemos o porquê destes detalhes e digamos é uma surpresa atras da outra ..vale apenas dar uma segunda chance como fiz...

Yoshida 16/11/2022

Precisava e não sabia
O tipo de livro que inicialmente não te prende tanto, mas que com o decorrer vai te deixando totalmente imerso e envolvido. Quando me deparei, tinha lido mais da metade dele em uma sentada.
Simplesmente incrível em todos os fatores possíveis. Os personagens são totalmente carismáticos e profundos a sua maneira. Você consegue se apegar a eles, compreendê-los, amá-los e odiá-los.
O final é algo que eu já esperava, mas confesso que me surpreendi bastante ainda assim.
Enfim, de longe uma das melhores leituras desse ano.