Pequenas Grandes Mentiras

Pequenas Grandes Mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Gabriella 10/11/2018

Ai, calamidade
Minha expectativa com esse livro era enorme, e devo dizer que se superou após a leitura. Em Pequenas Grandes Mentiras somos apresentados à uma trama que envolve um jardim de infância, famílias de várias classes sociais, problemas conjugais... E um assassinato.

A autora soube construir um mistério que não é "mais do mesmo", e sim uma história surpreendente que te prende de cara pela leveza do livro, a ânsia de desvendar o mistério e personagens cativantes e engraçados com suas histórias e dramas pessoais.

Foi o primeiro que li da Liane e com certeza não será o único. A série ganhou uma adaptação da HBO e tá incrível, vale a pena conferir também (a série terá uma nova temporada com uma história original fora do livro).

Jaine Franco 28/10/2018

Em pequenas grades mentiras, a Lyane desenvolve uma história com uma narrativa despretensiosa, mas que ao longo da leitura nós vemos o quão complexo é todos os temas abordados e como a autora sabe exatamente até que ponto ela quer ir para exemplificar o que a personagem está passando sem tornar tudo muito pesado, mas não deixando leve demais para que não perca a relevância.
Aqui nós encontramos personagens tão incríveis e bem desenvolvidos que não tem como não se apegar a elas, e a gente acaba também se vendo um pouco em cada uma delas, um livro que faz com que a gente exercite um pouco da empatia e sororidade.

Ah e claro que no meio de todas as angustias dessas personagens que acabam virando nossas angustias, tem um crime a ser solucionado. O que deixa tudo mais empolgante. É praticamente impossível largar esse livro.

Eu quero ler tudo que está autora escreveu.
Ela se tornou favorita desde que li As lembranças de Alice no ano passado.
Quotes

"Ler um romance era como voltar, depois de muito tempo, a um destino de férias favorito."

Viih 22/10/2018

Liane Moriarty me ganhou por sua habilidade em construir uma história complexa a partir de acontecimentos completamente rotineiros, e por ser capaz tanto de surpreender, com uma trama envolvente e repleta de mistérios, quanto de nos levar a refletir, principalmente com relação ao universo feminino e às problemáticas diretamente relacionados a ele, sempre por meio de uma narrativa convidativa e despretensiosa. Sem dúvida alguma já a tenho na minha seleção de autores dos quais pretendo ler inclusive suas listas de supermercado.

Carol Cristina | @blogacdh 21/10/2018

Um outro nível de leitura! 😍
Nunca tinha lido nada da Liane Moriarty e fui pega de surpresa. "Pequenas grandes mentiras" é um livro excelente do início ao fim! Todo mundo precisava ler e ouvir o que essa história tem a dizer, porque é muito relevante!
A construção da narrativa, os temas abordados (entre eles bullying e violência doméstica), os personagens, os mistérios, a ambientação, o clima familiar... Todo esse conjunto entrega uma obra única, que naturalmente cativa e comove o leitor.
O final me agradou muitíssimo: não sabia que era justamente o que eu estava esperando até de fato lê-lo!
E o mais importante: foi um livro de 400 páginas que não achei chato em nenhum momento, pelo contrário, era super difícil largá-lo pra fazer outra coisa!
Vou correndo assistir a série "Big Little Lies" e procurar outras obras da autora!

taiskamozaki 20/09/2018

Um grande mistério!
Adorei essa história!

A princípio, fiquei com receio de ser "mais do mesmo", mas, ao longo da leitura percebi que esse livro seria único. Trata-se de um mistério ocorrido em uma escola, envolvendo pais e alunos. Alguém morreu - quem e por quê?

Só essa deixa já dá um bom livro, não é mesmo? E foi isso o que Liane Moriarty fez! Escreveu um bom livro! A cada capítulo eu ia mudando de opinião sobre quem morreu, quem matou, se alguém realmente morreu, se alguém realmente matou, qual o motivo de isso ter acontecido.

E o melhor? Tem série adaptada pela HBO!

Minha primeira leitura da autora - mas com certeza não será a única.

Bia 31/08/2018

Sensacional
Pequenas Grandes Mentiras é um daqueles livros que você não consegue largar. Que está no trabalho pensando: "quero que o dia acabe logo pra eu poder ir pra casa ler."
Você se identifica com todas as personagens, ao mesmo tempo que pensa, como três pessoas tão diferentes consegues criar uma amizade tão bonita? Mas afinal não é assim que a vida funciona? Não é essa a graça da nossa existência? Ter pessoas diferentes ao nosso redor, e amá-las demais?
Pequenas Grandes Mentiras, é um livro sobre amizade, sobre respeito, sobre entender e se colocar no outro. Simplesmente maravilhoso, leiam sem medo.

Pedro.Morais 26/08/2018

Um livro pra aguçar a curiosidade.
Talvez você seja apenas uma vítima e precisa tomar uma decisão que possa te comprometer de uma maneira inesperada.
Pequenas Grandes Mentiras é um livro que retrata diversos temas polêmicos ( bullying, preconceito, traição, traumas, estupro e violência doméstica), neste cenário se desenrola uma investigação, pois houve um assassinato e o culpado precisa ser encontrado, mas pra isso a autora nos leva seis meses antes da noite fatídica.
Conhecemos três mães com suas ocupações e histórias que promovem o bom humor e a revolta.
Madeline, Celeste e Jane, são destemidas, porém cada uma vive ou já viveu uma história de dor e mágoas, agora elas unidas vão ver que mesmo com a diferença de status, todas tem algo em comum. Acredito que todos querem um verdadeiro conto de fadas, porém nem tudo é possível.
Liane Moriarty descreveu perfeitamente a sociedade como se porta diante de tais situações. É um livro rico de detalhes o que pede mais atenção durante a leitura, pois há uma mudança de cenários rápida e precisa, porém o desfecho é algo que vai "lavar sua alma".

Anderson 26/08/2018

Um dos melhores que li este ano!
Ia começar a ver Big Little Lies, série adaptada do livro, que é muito elogiada pela crítica. Mas como todo leitor comportado, primeiro fui ler o livro. E ainda bem que li antes de ver a série ! Porque entrou para a lista dos meus favoritos !

É uma trama muito bem elaborada , com doze certa de humor e drama. Um romance inteligente!
A história trata de temas que, infelizmente, são presentes na sociedade: bullying, violência doméstica, violência sexual...
A escrita da autora flui tão bem que você não quer parar de ler.
Mayara.Oliveira 11/09/2018minha estante
Depois da sua resenha até me interessei pra ler. Coloquei na minha estante virtual ?

Anderson 11/09/2018minha estante
Mayara, que bom que se interessou ! Não vai se arrepender,m; é um ótimo livro !

Anderson 26/08/2018

Um dos melhores que li este ano!

A escrita da autora flui tão bem que você não quer parar de ler.

Mayara.Oliveira 11/09/2018minha estante

Anderson 11/09/2018minha estante
Mayara, que bom que se interessou ! Não vai se arrepender,m; é um ótimo livro !

Krous 11/08/2018

Ai, calamidade.
Eu me pego surpresa com a maravilha que é este livro e nem sei por quê já que é o segundo livro que leio da Liane Moriarty e sei de sua competência.

Deve ser porque Pequenas grandes mentiras foi muito mais falado do que As lembranças de Alice ou qualquer um dos outros quatro livros que ela publicou e achei que tudo não passaria de jogada de marketing e, na realidade, este livro notoriamente o livro mais fraco dela.

Não é. E espero que ela não tenha isso jamais, pois é uma escritora excelente. Gosto de ler seus livros porque percebo sua maturidade. Elas escreve sobre adultos mesmo, e seus problemas e dilemas.

Normalmente nas resenhas eu menciono cada personagem e digo minha opinião, mas eu gostei de todos. Até dos embustes como Nathan e Perry. Liane não passou pano para eles, mas também não pesou a mão descrevendo atitudes tão nojentas do personagem que eu poderia achar difícil continuar lendo tamanho meu ódio.

Adorei as personagens principais. Tão diferentes, mas unidas e cada uma com sua personalidade. Amei os personagens secundários e, principalmente, amei as crianças. Fico tão irritada com o modo que elas são retratadas em livros e filmes. Sempre uns pentelhos mimados que deviam levar umas palmadas. Ou irritantemente inocentes e bobos. Aqui seus comportamentos são críveis.

Outra surpresa que tive ao ler o livro foi constatar que a série conseguiu fazer uma adaptação fiel e tão boa quanto o livro. Algumas coisas estão diferentes, mas ficou sensacional o trabalho da HBO.

Laissa 10/08/2018

Realmente muito bom!
Um livro que, em minha opinião, não dá para largar. No começo a história pode ser um pouco monótona, mas mesmo assim não consegui parar de ler até descobriu exatamente o que aconteceu e porquê... Incrível!

anascherk 09/08/2018

Conscientização despretensiosa
De início o livro é um pouco arrastado, mas logo a autora nos encaixa no ambiente e nos sentimos naquela península praiana e podemos até sentir o cheiro de mar e de café do Blues Blues. Com a escrita despretensiosa e fluida, criamos empatia com os personagens e entendemos cada vez mais suas motivações e atitudes, torcemos por eles, sentimos raiva de seus inimigos e criamos laços. O livro trata de assuntos importantes como bullying, violência doméstica e sexual e empoderamento de forma acessível e clara, mostrando na prática como nosso julgamento precoce pode ser injusto, até porque não sabemos o que a pessoa passou ou passa para ter determinada aparencia ou atitude. Esse livro é de utilidade pública principalmente para as mulheres. O livro apresenta uma estória divertida e caricata que aos poucos desenvolve essas reflexões e conscientização, e no fim nos surpreendemos positivamente. Recomendo!!
Que saudades vou ficar da Madeline!

Alex Nascimentto 07/08/2018

???????????????????
Olá, meus queridos! Estava muito ansioso para fazer essa leitura e já finalizei, gostei bastante do livro, pois ele é bem recheado de acontecimentos e eletrizante. Vocês já leram? ???????????????????
A história gira em torno de acontecimentos que antecedem a morte em uma festa de pais oferecida pela escola estadual de Pirriwee. É nessa escola que estudam os filhos da Madeline, Celeste e Jane. Não sabemos de imediato quem é a vítima nem o motivo que o levou a esse fim, por isso o livro é narrado de forma atemporal, em terceira pessoa pelas protagonistas. Podemos notar assim toda a rede de mentiras que elas criam para esconder a verdade. Também temos muitos depoimentos dos pais que estavam na festa que nos prendem mais ainda na narrativa. ???????????????????
Três mulheres totalmente diferentes: Celeste, a mulher com o casamento e família perfeitos, Madeline, melhor amiga de Celeste e passa longe de ter a vida perfeita, e, Jane, uma nova moradora da cidade e que traz um segredo obscuro, e que ainda tem que saber lidar com a acusação de seu filho estar praticando bullying na escola. ???????????????????
Bem, não vou falar mais para não acabar soltando um spoiler daqueles, mas posso garantir que é uma trama que prende do início ao fim. Tem umas cenas engraçadas e leves, onde podemos ler sem nenhum peso. Ainda assim podemos lembrar de vários seres humanos ao nos depararmos com as nossas protagonistas. Ainda não vi a série, mas assim que estiver com um tempinho livro vou dar uma olhada.

Camila.Palma 04/08/2018

Mentiras do Dia a Dia
Este foi o meu primeiro contato com a autora. Comecei a ler o livro para assistir a série da HBO, e não me arrependi.
Essa é a história principalmente de três mulheres que moram em uma pequena cidade dos EUA, cada uma com seu passado, seus segredos e suas mentiras.
O livro te apresenta cada uma dessas histórias, as dúvidas, os motivos...
Tudo isso tendo como base que alguém morreu. Só se sabe que foi no dia de uma festa e que os participantes estão sendo investigados.
Muito redondo, pontas bem amarradas e um final muito condizente, que eu gostei muito.
A série também foi muito boa, apesar de algumas diferenças que não impactam.
Vão lançar uma segunda temporada, só que a história do livro já se encerrou. Não sei o que está por vir, nem se foi uma boa escolha.

Marcella.Martha 02/08/2018

Spoiler: A série é melhor
Enquanto thriller, Big Little Lies não me conquistou. Enquanto uma história sobre violência doméstica, me deixou bem intrigada.

A expectativa era ficar muito instigada com a situação do assassinato, que a gente já sabe logo de cara que rolou. Mas a realidade é que eu me arrastei por 75% da leitura. A maior parte da história é só um bando de mães fazendo um escarcéu desnecessário por causa do jardim de infância e vivendo suas vidinhas domésticas com seus maridinhos e seus filhos, o que é - imaginem só - TOTALMENTE NÃO INTERESSANTE. Por que eu quero saber sobre como a Madeline não suporta o ex-marido? Por que eu quero saber sobre a filha chata à lá Dana Brody dela? Por que eu quero saber das aulas de leitura da escolinha? A história realmente só começou a me ganhar um tico - e taí porque eu não desisti de ir até o fim - quando passou a abordar o drama de uma das personagens, que é espancada pelo marido e vai, aos poucos, entendendo a gravidade da sua situação.

É o clássico caso da mulher que demora/tem dificuldade de casar o cara abusivo e violento com o gentleman que todo mundo gosta, a mulher que se recusa a aceitar que o marido dela, o homem com quem ela decidiu passar a vida e constituir família, não é quem ela imaginava, que não tem cura para o problema dele, que ~~um tapinha só~~ pode virar um tapão, uma mão no pescoço, uma pancada na parede, que nada do que ela faça ou fale é justificativa para as reações desproporcionais e totalmente desprezíveis dele. A vítima que é tão humilhada, violentada e agredida, física e psicologicamente, que se sente culpada. Essa foi a única parte da história que me chamou a atenção. E quando a história efetivamente entra de cabeça nessa parte foi quando eu não consegui desgarrar mais. Até então, eram dois, três capítulos por dia com muito sacrifício. Levei umas boas duas semanas com um livro que eu esperava devorar em uns diazinhos tops. Bem decepcionada.

Decidi ler Big Little Lies antes de ver a série porque não queria ser spoileada pela série e acabar perdendo o elã pela leitura, mas já acho que deveria ter feito o contrário. Pelo que eu sei, a série é ótima. Agora é o livro que vai me spoilear para uma coisa bem melhor. :/

2.5 estrelas, mas vamos ser generosos e arredondar para cima porque o final, pelo menos, foi bom.
Téh 22/11/2018minha estante
obrigada por essa resenha, me identifiquei muito. ainda nao entendo ´pq enaltecem tanto esse livro, já li melhores.