Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Nat 05/11/2015

O livro nos traz a história de um mistério: numa festa para pais em uma escola, um dos pais morre. Quem morreu? O que houve? Os capítulos intercalam os interrogatórios com os pais presentes na festa e a tudo o que aconteceu antes até chegar o determinado evento. No começo, falando tanto de jardim de infância e mães “dominadoras”, pensei que seria bem chato. Mas a autora soube construir o clima de mistério e a vontade de descobrir o que acontece só aumenta conforme a leitura avança. Confesso que foi fácil descobrir quem iria morrer, e até o motivo que levaria a isso, mas quem matou foi uma surpresa! Primeiro livro que li da autora Liane Moriarty e gostei muito! Recomendo.
Fabiana 23/04/2021minha estante
Que interessante, quero ler. É volume único?

Nat 23/04/2021minha estante
é sim! tds os livros dessa autora, que eu conheço, são volumes únicos

patriciagguimaraes 17/03/2021

Antes de ver a série, leiam o livro
O livro é bom, tão bom quanto a série. Até quase chegar no final estava achando totalmente igual a série porém no final tem algumas diferenças q tornam a série com um desfecho bem mais interessante. Eu recomendo que a pessoas leiam antes de assisto, pq corre o risco de achar o livro meio chatinho e cansativo.
VanessaKroline 17/03/2021minha estante
Queria tanto! Mas toda vez que vejo um livro dela me dá uma preguiça enorme ?

patriciagguimaraes 18/03/2021minha estante
Foi o primeiro que li, acho. Me deu uma leve preguicinha e por vezes me peguei distraída. Gostei, mas não amei kkkk

Zana 11/03/2017

Sinopse: Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.
Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.
Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
_______________________________________________________________________

À força de nos disfarçarmos perante os outros acabamos por nos mascarar perante nós mesmos.” FRANÇOIS DE LA ROCHEFOUCAULD

O livro trata de temas pesados como violência contra a mulher, violência doméstica, bullying, assassinato, entretanto a sua narrativa carrega uma leveza inusitada e é aí que reside o gancho do livro. Os personagens passeiam pelos capítulos prestando depoimentos, desabafando, tagarelando, fofocando, falando maledicências de forma refrescante e tipicamente humana. Tipicamente humano e bem retratado também são as máscaras e disfarces adotados nos relacionamentos e convivências sociais e as pequenas e grandes mentiras que toda alma humana intrinsecamente carrega. A amizade germinando neste contraditório contexto é gostoso de se ler. As personagens centrais são memoráveis, principalmente a Madeline. Nenhuma tensão ou tédio escoa do livro e a atenção do leitor é cativada de modo contundente.

Liane Moriarty escreveu um livro interessante e perspicaz sobre a natureza humana com personagens sobretudo críveis. Soube envolver utilizando uma narrativa inteligente e bem-humorada. A leitura é agradável e a trama bem desenvolvida. Não é a toa que o setor cinematográfico pressentiu na história um possível sucesso para as telas. Espero que o filme atenda as expectativas porque o livro atendeu positivamente. Livro recomendado!
Érica | @aquelacomlivros 11/03/2017minha estante
Ótima resenha, Zana! Vou add na lista!

Zana 12/03/2017minha estante
Obrigada. Espero que goste : )

júlia 05/10/2022

Inacreditável o que algumas sessões de terapia seriam capazes de evitar!! E o poder que histórias mal contadas carregam...

Livro fantástico, necessário e viciante! É a segunda vez que estou lendo e a segunda vez que me apaixono perdidamente pelos personagens e pela escrita da autora!!

Não há mentiras pequenas...

"Isso pode acontecer com qualquer um".
Bkunz 05/10/2022minha estante
Me interessei rs

Poliane 05/10/2022minha estante
Eu amo a série, pretendo ler o livro em breve ;)

Malu 30/10/2020

Não tenho palavras pra descrever o quão bom esse livro é!
É isso! Ele é simplesmente perfeito!
Foi o tipo de leitura que me prendeu ao ponto de eu ter que me forçar a parar para ir fazer xixi pois passei horas lendo sem nem olhar para o relógio.
A escrita da Liane é cativante, Pequenas Grandes Mentiras é uma história incrível e intrigante sobre... Bom, mentiras né, mas também aborda temas delicados como violência doméstica e até mesmo problemas que muitos de nós nem iríamos pensar que existem para mães do Jardim de infância!
O livro foi escrito com tanta delicadeza mas ao mesmo tempo tanta franqueza que eu me apaixonei na história, me apaixonei pelas personagens, odiei personagens e fiquei tão apreensiva que me coloquei no lugar delas.
Liane Moriarty me fez fazer algo que eu nunca havia feito antes, dar 5 estrelas a um livro.
Esse é oficialmente um dos, se não o, livros favoritos da minha vida!
Eu com certeza vou relê-lo, depois daquele plot twist eu preciso ler de novo pois sei que vou perceber pontos na narrativa que eu nem dei atenção mas eram tão óbvios.
Enfim, leiam esse livro!
Carla 30/10/2020minha estante
maravilhossaaaa

Marcella.Martha 02/08/2018

Spoiler: A série é melhor
Enquanto thriller, Big Little Lies não me conquistou. Enquanto uma história sobre violência doméstica, me deixou bem intrigada.

A expectativa era ficar muito instigada com a situação do assassinato, que a gente já sabe logo de cara que rolou. Mas a realidade é que eu me arrastei por 75% da leitura. A maior parte da história é só um bando de mães fazendo um escarcéu desnecessário por causa do jardim de infância e vivendo suas vidinhas domésticas com seus maridinhos e seus filhos, o que é - imaginem só - TOTALMENTE NÃO INTERESSANTE. Por que eu quero saber sobre como a Madeline não suporta o ex-marido? Por que eu quero saber sobre a filha chata à lá Dana Brody dela? Por que eu quero saber das aulas de leitura da escolinha? A história realmente só começou a me ganhar um tico - e taí porque eu não desisti de ir até o fim - quando passou a abordar o drama de uma das personagens, que é espancada pelo marido e vai, aos poucos, entendendo a gravidade da sua situação.

É o clássico caso da mulher que demora/tem dificuldade de casar o cara abusivo e violento com o gentleman que todo mundo gosta, a mulher que se recusa a aceitar que o marido dela, o homem com quem ela decidiu passar a vida e constituir família, não é quem ela imaginava, que não tem cura para o problema dele, que ~~um tapinha só~~ pode virar um tapão, uma mão no pescoço, uma pancada na parede, que nada do que ela faça ou fale é justificativa para as reações desproporcionais e totalmente desprezíveis dele. A vítima que é tão humilhada, violentada e agredida, física e psicologicamente, que se sente culpada. Essa foi a única parte da história que me chamou a atenção. E quando a história efetivamente entra de cabeça nessa parte foi quando eu não consegui desgarrar mais. Até então, eram dois, três capítulos por dia com muito sacrifício. Levei umas boas duas semanas com um livro que eu esperava devorar em uns diazinhos tops. Bem decepcionada.

Decidi ler Big Little Lies antes de ver a série porque não queria ser spoileada pela série e acabar perdendo o elã pela leitura, mas já acho que deveria ter feito o contrário. Pelo que eu sei, a série é ótima. Agora é o livro que vai me spoilear para uma coisa bem melhor. :/

2.5 estrelas, mas vamos ser generosos e arredondar para cima porque o final, pelo menos, foi bom.
Téh 22/11/2018minha estante
obrigada por essa resenha, me identifiquei muito. ainda nao entendo ´pq enaltecem tanto esse livro, já li melhores.

Patricia Lima 02/05/2019

Pequenas Grandes Mentiras
Esse foi outro livro que eu amei e favoritei, é um Thriller incrível, no estilo garota exemplar e garota no trem no qual eu gostei muito, onde nós temos mulheres incríveis envolvidas em um mistério com muito drama.

E a princípio tudo parece meio bobinho, onde nós temos as mães e esposas, com problemas na criação dos filhos

A Jane é muito preocupada em como as outras mães vão ver ela, porque é nova na cidade e o filho já se mete numa confusão na escolinha no primeiro dia.

A Madeline está com aquele pensamento de eu tenho 40 anos agora, e a filha mais velha quer ir morar com o pai, e a mulher do ex-marido é uma mulher muito legal, então ela não tem motivos pra odiá-la e impedir a filha de querer isso.

E a Celeste é a mais fechada entre as três, digamos assim, você não sabe muito dela e a vida dela aparentemente é perfeita.

Então o que poderia ser um reality show de donas de casas, acaba se tornando algo muito mais complexo, com problemas mais pesados e sérios, você se surpreende muito ao longo do livro, e o final foi muito surpreendente, você vê aquilo chegando aos poucos e de repente te dá àquele tapa na cara.

Achei sensacional como esse suspense e drama foi construído, gostei muito da escrita da autora.
Eliana.RSouza 21/05/2019minha estante
Estou empolgada por essa leitura...em junho vai!

LUCIANE 29/03/2017minha estante
não aguentava de ansiedade... obrigada!

Matheus 25/12/2020

Meus amigos... que livro maravilho, história envolvente, personagens ricos (literalmente), muito bafafá.
judeaquino - @juentreestantes 25/12/2020minha estante
Aaamo essa autora!! Quero ler esse! Adoro bafafá ?

João Vitor Pereira 20/01/2019

O livro começa quando um crime que acontece durante uma festa beneficente de perguntas e respostas do colégio de Pirriwee. Não sabemos quem matou, nem quem morreu. A historia então retrocede para seis meses antes do acontecimento, onde começam a aparecer ex-maridos e segundas esposas, mães e filhos, bullying e escândalos domésticos.

Acompanhamos a vida de três mulheres, cada uma diante de seus problemas pessoais: Madeline com seu salto agulha e muito expansiva, tenta equilibrar o presente de sua vida com o passado que persiste em incomodar; Jane é uma mãe solteira e reservada que se muda para a cidade litorânea Pirriwee com o filho, na esperança de deixar o passado para trás, mas acaba se envolvendo em um incidente que a deixa junto com o filho em uma posição vulnerável; Celeste é linda, rica, tem dois filhos e um poderoso marido bem-sucedido, vida perfeita, mas ela tem um jeito esforçado de sempre ser invisível, a perfeição tem seu preço e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Paralelamente vamos conhecendo melhor cada personagem e a rotina dessas três mães que se tornam melhores amigas, e que vivem sob o manto da perfeição onde escondem pequenos e grandes segredos, mas nenhuma têm ideia de quanto essa união afetará suas paredes de vidro.

Às vezes as pequenas mentiras acabam sendo as mais letais...

Escrito em terceira pessoa, cada capítulo é focado em uma das três personagens principais e mostra eventos atuais e do passado delas, o que fazem as 400 páginas serem um banquete de fluidez, que avança entre fatos, conflitos e medos que elas escodem por trás de aparências de perfeição e aprimoramentos de mentiras que contam aos outros e para si mesmas. A narrativa oscila entre mostrar os acontecimentos e acrescentar detalhes de um interrogatório.

Ai, Calamidade

O livro me prendeu mais do que imaginei, pois já havia terminado de ver a minissérie (que vou comentar sobre logo abaixo), mas a premissa da historia é interessante e muito envolvente, criei muita empatia pelos diferentes personagens que são perfeitamente narrados por Liane que é bem detalhista e muito profunda na abordagem de assuntos, como bullying, violência doméstica, perigos da internet, violência sexual, falsas aparências. entre outros. Eu poderia falar muito mais sobre como essa historia me conquistou, mas não da pra fazer isso sem revelar uma coisinha ou outra que são pontos importantes para toda a trama.

Então fico por aqui nessa resenha, e indico muito vocês lerem esse livro fantástico. Veja a série que tem o livro como base, é maravilhosa!!!!

site: https://entretrechosecapitulos.blogspot.com/2017/08/resenha-big-little-lies.html
Edméia 07/02/2019minha estante
*Fiquei curiosa ! Vou colocar este livro na minha lista de leituras !!! Obrigada pela resenha !!!

Our Brave New Blog 25/02/2016

RESENHA PEQUENAS GRANDES MENTIRAS - OUR BRAVE NEW BLOG
Desde o princípio, ao ler a sinopse nós já sabemos o que nos aguarda no final: alguém morreu quando caiu da varanda na noite do concurso de perguntas da Escola Pirriwee, mas o fato de não sabermos quem é a vítima, como isso ocorreu, se foi um acidente ou se foi proposital, quem poderia ter jogado a pessoa lá de cima, e por qual motivo, é o que nos instiga durante toda a leitura e nos faz elaborar várias teorias enquanto conhecemos as três protagonistas: Madeline, Jane e Celeste.

O livro é narrado em terceira pessoa do ponto de vista das três, cada uma cheia de personalidade. Madeline adora um "barraco" e é muito divertida, por conta dela surgem umas nuances cômicas durante a obra. Jane é mais reservada, bem tímida e insegura por conta de situações que ocorreram no passado. Já Celeste é linda, riquíssima e super invejada, mas não está nem aí para essas coisas e ninguém pode imaginar as questões que realmente cercam a vida dela, que vão muito além de jóias e dinheiro.

Eu confesso que quando me deparei com a descrição das personagens na sinopse, fiquei um pouco receosa, com medo de caírem em clichês ou de serem muito superficiais, mas graças a Deus (na verdade, graças a Liane) nada disso ocorreu. Gostei muito delas e de tudo que representaram na trama. Madeline traz algo mais leve, embora ainda tenha seus problemas, já Jane e Celeste serviram para abordar assuntos importante em um nível que eu jamais esperava ver neste livro. Foi um bônus inacreditável, queria abraçar a autora.

Começamos seis meses antes da noite do concurso de perguntas, e a cada mês, semana, dia e hora diminuídos, meu coração ia batendo mais forte por estar tão próxima de descobrir o que havia ocorrido naquele dia. Além dessa narração, podemos acompanhar pequenos trechos de depoimentos das testemunhas do evento. Todos eles são pais e mães dos alunos do jardim de infância da escola e estavam presentes na festa quando a confusão ocorreu. Nessas partes, encontramos muitos boatos, especulações, fofocas e comentários ácidos, coisas que possivelmente aconteceriam na vida real, conhecendo assim um pouquinho mais da personalidade de cada um. O mais interessante disso tudo é que, embora eles estejam falando diretamente sobre o que ocorreu e o que possa ter levado àquilo, em nenhum momento a autora entrega as pessoas que de fato estavam envolvidas naquela situação, aumentando mais ainda o mistério ao mesmo tempo que a tensão nesses diálogos cresce.

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/pequenas-grandes-mentiras-por-liane-moriarty
Izabel.Kaline 28/02/2016minha estante
Simplesmente amei esse livro. muito divertido e final surpreendente.

vitoria 05/10/2019

Sensacional
Me fez de boba, adorei
Natália @corujareads 05/10/2019minha estante
"Me fez de boba, adorei" eu toda kkkkkkkkk louca pra ler esse livro

Roberto.Proença 16/01/2019

O Imponderável
A vida é cheia de surpresas. Ora, e daí. Todo mundo sabe disso. Convivemos diariamente com o imponderável. Mas nesta história tudo se encaixa e desencaixa com facilidade e recorrência.
Os caminhos dos personagens parecem que os conduzem para um caminho meio torto, meio antagônico, meio sem sentido, mas ao mesmo tempo compreensível.
As escolhas que fazemos na vida, as oportunidades que aproveitamos ou deixamos passar, se refletem e muitas vezes nos assombram no futuro. O passado as vezes é uma grande arma, contra ou a nosso favor.
Escolhas... Caminhos... Acertos... Erros... Imponderável... Não esqueça: Fazem parte desta grande construção que chamamos de EU !
Hadassa 16/01/2019minha estante
Amei esse livro !

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 28/04/2020

GORDOFOBIA em alta
42% do livro : "Você é só uma gorda feiosa, não é?"
"Você nunca vai ser bonita, mas pelo menos não vai ser gorda "
LEMBRANDO QUE EM MOMENTO NENHUM TEM PORCARIA NENHUMA DIZENDO O QUANTO ISSO É ERRADO, NUNCA VI ALGUEM TAO IRRESPONSÁVEL
Jeane Nunes 08/08/2020minha estante
Também fiquei incomodada com isso no livro O segredo do meu marido.Não gostei do livro, achei muito ruim.Ainda não li esse,mas pelo visto tb não irei gostar...Não entendo o sucesso dessa autora.

Bella 16/11/2020

Um livro muito necessário
Quando comecei a ler este livro não achei que teria o significado que tem quando finalizamos e refletimos sobre todas as situações propostas.
Um livro sobre mulheres fortes que representam muitas mulheres reais, situações reais.

O livro consegue te prender do início ao fim, é misterioso e tem um plot twist bem legal!
Achei incrível como a autora conseguiu escrever um livro super interessante e que te prende e , de forma sútil, inserir uma discussão importantíssima do mundo real.
Thamires 16/11/2020minha estante
Até agora eu li três livros dela e todos eles tem essa característica de discussões importantes do mundo real ??