Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

@aangeladani 05/01/2016

Finalizei de madrugada a primeira leitura do ano! "Pequenas Grandes Mentiras" foi surpreendente. Esse é o segundo livro da autora que tenho o prazer de ler (o primeiro foi "O segredo do meu marido", que também é muito bom!), e já posso dizer que sou fã!

Uma trama muito bem elaborada, intrincada, instigante e cheia de veracidade, com personalidades inseguras, agindo com riscos calculados, comedidos, escondendo-se em aparências e fachadas perfeitas, mas que escondem podridão.

Uma história sobre bullying, mágoas, culpa, disputas veladas e infantis, famílias e padrões desajustados, que questiona as pequenas mentiras que costumamos contar, muitas vezes por questão de sobrevivência e para manter as aparências, mas que podem não ter volta.

A trama mostra outros pontos de vista, como se estivesse sempre refutando o que cada personagem pensava, como uma espécie de telefone sem fio, onde as informações são distorcidas. Há humor também, às vezes de um jeito mais leve, às vezes mais sórdido, sarcástico. Narrativa em terceira pessoa, ágil, fluente, interessante, que consegue prender nossa atenção. Vale a pena!

quote: Se exibisse no Facebook como sua vida era perfeita, talvez também começasse a acreditar.[...]

Nota: 5/5 (excelente e favorito)
Micha 08/01/2016minha estante
Adorei o segredo do meu marido e quero ler esse também.
obs.: não consigo acessar o site eu leitora. dá que não existe.

Carol 05/04/2018

Liane Moriarty, nunca te critiquei
Eu fui sem expectativa nenhuma pq eu n curti "o segredo do meu marido" e olha fui tombada com 3 tapas na minha cara. A trama me prendeu até a última página, a Liane segura o leitor com a apresentação dos fatos ate o final. Agora posso concordar q a autora bota o dedo na ferida da sociedade.

"Talvez tenha sido um acordo tácito instantâneo entre as quatro mulheres na varanda. Nenhuma mulher deve pagar pela morte acidental daquele homem. Talvez fosse uma reação automática, decorrente de milhares de anos de violência contra a mulher. Talvez tenha sido por todos os estupros, todas as bofetadas violentas, todos os Perrys que existiram antes daqueles"
Alisson.Erikles 05/04/2018minha estante
Dica: A HBO fez uma adaptação seriada, foi super premiada. Uma das atrizes que fez um dos papéis principais ganhou o Emmy de melhor atriz em série dramática, vale super a pena assistir se gosta de adaptação.

João Vitor Pereira 20/01/2019

O livro começa quando um crime que acontece durante uma festa beneficente de perguntas e respostas do colégio de Pirriwee. Não sabemos quem matou, nem quem morreu. A historia então retrocede para seis meses antes do acontecimento, onde começam a aparecer ex-maridos e segundas esposas, mães e filhos, bullying e escândalos domésticos.

Acompanhamos a vida de três mulheres, cada uma diante de seus problemas pessoais: Madeline com seu salto agulha e muito expansiva, tenta equilibrar o presente de sua vida com o passado que persiste em incomodar; Jane é uma mãe solteira e reservada que se muda para a cidade litorânea Pirriwee com o filho, na esperança de deixar o passado para trás, mas acaba se envolvendo em um incidente que a deixa junto com o filho em uma posição vulnerável; Celeste é linda, rica, tem dois filhos e um poderoso marido bem-sucedido, vida perfeita, mas ela tem um jeito esforçado de sempre ser invisível, a perfeição tem seu preço e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Paralelamente vamos conhecendo melhor cada personagem e a rotina dessas três mães que se tornam melhores amigas, e que vivem sob o manto da perfeição onde escondem pequenos e grandes segredos, mas nenhuma têm ideia de quanto essa união afetará suas paredes de vidro.

Às vezes as pequenas mentiras acabam sendo as mais letais...

Escrito em terceira pessoa, cada capítulo é focado em uma das três personagens principais e mostra eventos atuais e do passado delas, o que fazem as 400 páginas serem um banquete de fluidez, que avança entre fatos, conflitos e medos que elas escodem por trás de aparências de perfeição e aprimoramentos de mentiras que contam aos outros e para si mesmas. A narrativa oscila entre mostrar os acontecimentos e acrescentar detalhes de um interrogatório.

Ai, Calamidade

O livro me prendeu mais do que imaginei, pois já havia terminado de ver a minissérie (que vou comentar sobre logo abaixo), mas a premissa da historia é interessante e muito envolvente, criei muita empatia pelos diferentes personagens que são perfeitamente narrados por Liane que é bem detalhista e muito profunda na abordagem de assuntos, como bullying, violência doméstica, perigos da internet, violência sexual, falsas aparências. entre outros. Eu poderia falar muito mais sobre como essa historia me conquistou, mas não da pra fazer isso sem revelar uma coisinha ou outra que são pontos importantes para toda a trama.

Então fico por aqui nessa resenha, e indico muito vocês lerem esse livro fantástico. Veja a série que tem o livro como base, é maravilhosa!!!!

site: https://entretrechosecapitulos.blogspot.com/2017/08/resenha-big-little-lies.html
Edméia 07/02/2019minha estante
*Fiquei curiosa ! Vou colocar este livro na minha lista de leituras !!! Obrigada pela resenha !!!

Vivs | vivsbookshelf 30/05/2021

Me envolveu demais, não consegui parar de ler
Já tinha começado a série da HBO, mas não tinha finalizado. Sabia de boa parte do enredo, mas mesmo assim não estragou a experiência desta leitura.

O suspense é muito bom, mas não ficamos preso somente a isso. Já que existe uma concentração maior sobre os dramas familiares. Além do livro tratar muito bem de temas delicados. Adorei a escrita da autora, já quero ler os outro livros dela.
Caio Dantas Cabral 30/05/2021minha estante
???

Malu 30/10/2020

Não tenho palavras pra descrever o quão bom esse livro é!
É isso! Ele é simplesmente perfeito!
Foi o tipo de leitura que me prendeu ao ponto de eu ter que me forçar a parar para ir fazer xixi pois passei horas lendo sem nem olhar para o relógio.
A escrita da Liane é cativante, Pequenas Grandes Mentiras é uma história incrível e intrigante sobre... Bom, mentiras né, mas também aborda temas delicados como violência doméstica e até mesmo problemas que muitos de nós nem iríamos pensar que existem para mães do Jardim de infância!
O livro foi escrito com tanta delicadeza mas ao mesmo tempo tanta franqueza que eu me apaixonei na história, me apaixonei pelas personagens, odiei personagens e fiquei tão apreensiva que me coloquei no lugar delas.
Liane Moriarty me fez fazer algo que eu nunca havia feito antes, dar 5 estrelas a um livro.
Esse é oficialmente um dos, se não o, livros favoritos da minha vida!
Eu com certeza vou relê-lo, depois daquele plot twist eu preciso ler de novo pois sei que vou perceber pontos na narrativa que eu nem dei atenção mas eram tão óbvios.
Enfim, leiam esse livro!
Carla 30/10/2020minha estante
maravilhossaaaa

brubs 08/09/2021

Me surpreendeu
Esse livro foi indicação, e eu não poderia ter amado mais, ele já entrou na minha lista como um dos favoritos de 2021, me deixou intrigada e o enredo é interessantíssimo. Todos os personagens são muito bem construídos, o livro é narrado em três pontos de vista, no da Madeleine, Celeste e Jane, o que é ótimo porque dá pra conhecer mais a fundo a história de cada uma. É um livro viciante e eu realmente fiquei chocada com o final e todo o plot eu não esperava de jeito nenhum.
Limbo 08/09/2021minha estante
Falou tudo, esse livro é muito booom

LUCIANE 29/03/2017minha estante
não aguentava de ansiedade... obrigada!

Geovana 10/05/2022

Achei tão bobo
Comecei o livro achando que ia amar leitura, mas o livro não me prendeu hora nenhuma. Demorei muito para terminar, tem uma premissa boa mas achei muito desnecessário algumas partes, muita descrição e algumas coisas nos personagens que os deixaram vagos. O Plot Twist foi bom mas esperava mais, não achei o livro um suspense bom. Espero que a série seja melhor
Mallu Drugovich 23/05/2022minha estante
Quando que a história começa a pegar fogo? Já passei da página 100 e nada acontece

jjablg 29/01/2022

Queridinho né...
Nesse maravilhoso livro, maravilhosamente bem escrito, com personagem com um desenvolvimento perfeito, com temas realísticos, angustiantes, revoltantes e lindos. Livro que fala sobre maternidade, crime, casamento, amizade e mais. Super abrangente. Muito bom, obrigada deus, vulgo Liane Mariarty.
amelemour 02/02/2022minha estante
Lacre

yeahjuliia 30/05/2021

INCRÍVEL!
Eu já sabia que iria gostar desse, vi a série da HBO e era muito fã. O livro é tão incrível quanto a série! Me senti super conectada com os personagens e ainda estou apegada na história. Vai ser difícil escolher a próxima leitura de tanto que amei essa! ??

Quem ainda não viu a série: leia o livro primeiro, e depois assista. Você vai amar!
Larissa.Franco 09/06/2021minha estante
A série não é boa kkkkkk já assisti fiquei bem decepcionada ?? depois me conta o q vc achou

Drica 24/01/2016

... As aparências enganam...

EXCEPCIONAL! O melhor livro lido até hoje!

A autora aborda e conduz com maestria, questões importantes presentes no nosso cotidiano como relacionamento familiar, bullying e violência doméstica. A história é envolvente e surpreendente.
Depois do excelente "O Segredo do Meu Marido", não esperava nada menos da autora, que é especialista em mostrar os defeitos do que parece ser perfeito.

Recomendadíssimo!!!!!!!!!!
Dri 16/04/2017minha estante
Fiquei super interessada. Anotando também O segredo do meu marido. Vou conferir, Drica. Bjs

Adainara 14/01/2018

Superou minhas expectativas
Um livro que aborda temas tão importantes ao mesmo tempo que te entrete com algumas cenas engraçadas. Me pegou de surpresa o fato do mesmo não girar em torno apenas do misterioso acidente, muito pelo contrário, foi apenas um toque a mais. A narrativa é ótima, com personagens cativantes que dá vontade de abraçar e chamar pra tomar um café no Blue blues hahaha (que lugar maravilhoso).
Ah, não consigo comentar sobre o desenvolvimento maravilhoso da Jane e Celeste sem lembrar das palavras de Ed sobre o clube de livro da Madeline: "Se alguém usar as palavras 'imagens maravilhosas' ou 'desenvolvimento do personagem', dê uma bofetada na pessoa por mim" kkkkkkkkk Mas é impossível, pois foi realmente um perfeito desenvolvimento...
E por falar em Madeline, quero ressaltar que ela é de longe minha personagem favorita, talvez até de todos os livros que já li.

É isto, adorei o livro e acho que isso é óbvio levando em consideração que eu nunca paro para fazer resenha kkkkk
Jackswell | @leitoresfajutos 14/01/2018minha estante
Kkkkk
Que bom que tbm amou.
Madeline, melhor personagem, siiiim!

Our Brave New Blog 25/02/2016

RESENHA PEQUENAS GRANDES MENTIRAS - OUR BRAVE NEW BLOG
Desde o princípio, ao ler a sinopse nós já sabemos o que nos aguarda no final: alguém morreu quando caiu da varanda na noite do concurso de perguntas da Escola Pirriwee, mas o fato de não sabermos quem é a vítima, como isso ocorreu, se foi um acidente ou se foi proposital, quem poderia ter jogado a pessoa lá de cima, e por qual motivo, é o que nos instiga durante toda a leitura e nos faz elaborar várias teorias enquanto conhecemos as três protagonistas: Madeline, Jane e Celeste.

O livro é narrado em terceira pessoa do ponto de vista das três, cada uma cheia de personalidade. Madeline adora um "barraco" e é muito divertida, por conta dela surgem umas nuances cômicas durante a obra. Jane é mais reservada, bem tímida e insegura por conta de situações que ocorreram no passado. Já Celeste é linda, riquíssima e super invejada, mas não está nem aí para essas coisas e ninguém pode imaginar as questões que realmente cercam a vida dela, que vão muito além de jóias e dinheiro.

Eu confesso que quando me deparei com a descrição das personagens na sinopse, fiquei um pouco receosa, com medo de caírem em clichês ou de serem muito superficiais, mas graças a Deus (na verdade, graças a Liane) nada disso ocorreu. Gostei muito delas e de tudo que representaram na trama. Madeline traz algo mais leve, embora ainda tenha seus problemas, já Jane e Celeste serviram para abordar assuntos importante em um nível que eu jamais esperava ver neste livro. Foi um bônus inacreditável, queria abraçar a autora.

Começamos seis meses antes da noite do concurso de perguntas, e a cada mês, semana, dia e hora diminuídos, meu coração ia batendo mais forte por estar tão próxima de descobrir o que havia ocorrido naquele dia. Além dessa narração, podemos acompanhar pequenos trechos de depoimentos das testemunhas do evento. Todos eles são pais e mães dos alunos do jardim de infância da escola e estavam presentes na festa quando a confusão ocorreu. Nessas partes, encontramos muitos boatos, especulações, fofocas e comentários ácidos, coisas que possivelmente aconteceriam na vida real, conhecendo assim um pouquinho mais da personalidade de cada um. O mais interessante disso tudo é que, embora eles estejam falando diretamente sobre o que ocorreu e o que possa ter levado àquilo, em nenhum momento a autora entrega as pessoas que de fato estavam envolvidas naquela situação, aumentando mais ainda o mistério ao mesmo tempo que a tensão nesses diálogos cresce.

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/pequenas-grandes-mentiras-por-liane-moriarty
Izabel.Kaline 28/02/2016minha estante
Simplesmente amei esse livro. muito divertido e final surpreendente.

Roberto.Proença 16/01/2019

O Imponderável
A vida é cheia de surpresas. Ora, e daí. Todo mundo sabe disso. Convivemos diariamente com o imponderável. Mas nesta história tudo se encaixa e desencaixa com facilidade e recorrência.
Os caminhos dos personagens parecem que os conduzem para um caminho meio torto, meio antagônico, meio sem sentido, mas ao mesmo tempo compreensível.
As escolhas que fazemos na vida, as oportunidades que aproveitamos ou deixamos passar, se refletem e muitas vezes nos assombram no futuro. O passado as vezes é uma grande arma, contra ou a nosso favor.
Escolhas... Caminhos... Acertos... Erros... Imponderável... Não esqueça: Fazem parte desta grande construção que chamamos de EU !
Hadassa 16/01/2019minha estante
Amei esse livro !

Matheus 25/12/2020

Meus amigos... que livro maravilho, história envolvente, personagens ricos (literalmente), muito bafafá.
judeaquino - @juentreestantes 25/12/2020minha estante
Aaamo essa autora!! Quero ler esse! Adoro bafafá ?