Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Bia 02/08/2015

Resenha publicada no blog Pequenos Vícios
"Pequenas Grandes Mentiras" foi uma surpresa imensa pra mim. Iniciei a leitura despretensiosamente, e não imaginava o quanto ficaria envolvida.
Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e fiquei apaixonada. Liane Moriarty é a minha mais nova diva da literatura!!
O livro se inicia nos apresentando depoimentos de personagens até então desconhecidos. Sabe-se que, na tradicional noite do concurso de perguntas para pais do jardim de infância, houve um assassinato. Alguém morrera, mas não sabemos quem e nem como.
Cada capítulo nos leva há meses antes do ocorrido, e nos permite conhecer os personagens envolvidos na trama, em especial as mães Madeline, Celeste e Jane.
Elas são tão distintas entre si, com vidas tão diferentes, que seria impossível se tornarem amigas ou até mesmo se conhecerem, não fosse o fato de terem filhos da mesma idade que cursariam o jardim de infância da mesma escola. E foi ao conhecer cada personagem e seu meio, que descobrimos que não é apenas uma história sobre um assassinato.
O livro trata de bulying, de violência doméstica, de preconceito e de dramas cotidianos.
Madeline foi a personagem que mais gostei. Criou sua filha adolescente Abigail praticamente sozinha, casou-se novamente, com um homem atencioso, paciente e apaixonado. Tivera dois filhos dessa relação. Ela é uma perua assumida, divertida e daquele tipo que enfrenta o mundo por uma amizade. Aliás é até capaz de mentir por quem ama e estima.
E foi assim que se iniciou a guerra entre os pais do jardim de infância.
Será que Ziggy, o garotinho amável, seria capaz de machucar sua colega de classe? Os pais conhecem mesmo seus filhos? E nós, somos capazes de conhecer a fundo uma pessoa que convivemos praticamente todos os dias?
É uma leitura que envolve vários temas, e juro que tinha todos os temperos para me fazer desistir, já que era frustrante não ter ideia de como as coisas iriam se desenrolar. Mas não foi bem assim. Aliás foi totalmente o contrário.
Não consegui desgrudar do livro. A cada capítulo temos mais depoimentos, e então cronologicamente vamos chegando mais perto da noite, e ao conhecermos mais a fundo cada família, levantamos mais hipóteses. Sabem o que é mais estranho? A gente acaba se prendendo aos personagens, você se sente parte do círculo de Madeline, Celeste e Jane, então, ao mesmo tempo que você quer avançar para saber quem foi morto e/ou quem matou, você não quer que a história termine pois precisa saber quem é o pai de Ziggy, ou se Madeline vai perder a cabeça com o pai de Abigail, que se casou novamente e decidiu fazer parte da vida de sua filha.
E o medo de se envolver com o possível “morto” ou “assassino” dá aquela adrenalina na leitura, diferenciando-a de tudo que já havia lido.
A autora prova que não precisa descrever detalhadamente um personagem para fazer com que o leitor se cative. E prova ainda que qualquer pessoa pode esconder muito bem uma pequena grande mentira.
Leitura super recomendada!
O livro tem um enredo tão perfeito que chamou a atenção das produtoras Blossom Films e Pacific Standart, das atrizes Reese Whiterspoon e Nicole Kidman. Elas adquiriram os direitos para adaptar uma série baseada na obra. Ainda sem data prevista, porém sabe-se que serão a dupla de super atrizes a interpretar as protagonistas, e que a série será transmitida pela HBO.

site: http://www.pequenosvicios.com.br/2015/08/pequenas-grandes-mentiras-liane-moriart.html

Lu 04/09/2015

Iniciei a leitura sem grandes expectativas, mas como é uma leitura fácil e agradável, no fim me surpreendi por gostar tanto.
Sabe-se, de imediato, que alguém morreu. Qualquer um pode ter cometido o assassinato. Qualquer um pode ter sido assassinado... Mas, houve mesmo um assassinato ou tudo não passou de um acidente?
Do presente ao passado, o livro é um convite para que essa resposta seja encontrada.

tamirisfernanda.leo 07/09/2015

Surpreendente
No começo achei o livro um pouco chato.. Mais depois amei a história muito bom!! Recomendo!

Mariana 08/09/2015

O que acontece quando pequenas mentiras são apenas um disfarce para as maiores?
(Resenha no Quick Books Reviews)

O livro conta a história de três mulheres, cada uma com seus próprios mistérios e segredos. Madeline é forte e decidida, mas não suporta ver o relacionamento da filha mais velha com o pai e sua madrasta. Ela também não suporta o fato que a filha do seu ex-marido com sua atual esposa esteja na mesma escola que sua filha mais nova. Jane é jovem e mãe do pequeno Ziggy, que é filho de uma noite que não deu certo. Por último temos Celeste, a mãe dos gêmeos Max e Josh, que é rica, bonita e seu casamento é tão perfeito que parece ser mentira.

O que faz desse livro ser tão bom é o toque de realidade que a Liane, de forma sutil, colocou nele. Poderia acontecer com você ou com uma pessoa próxima a você. São personagens complexos, bem construídos e que o leitor descobre cada vez mais sobre eles ao longo dos capítulos (que são curtos e rápidos). O ideal é ler esse livro sem muita expectativa e sem ler a sinopse! Já que o maior spoiler do livro está na sinopse. O que mais chama atenção no livro é que, assim como a realidade, não existem mocinhos ou vilões. Existem apenas pessoas que agem conforme sua própria necessidade (ou porque apenas querem) em cada situação.

Leia sem moderação.

site: http://quickbooksreviews.tumblr.com/

Carol Vidal 14/02/2016

História incrível
De forma brilhante, a autora traz à tona importantes temas e que têm tudo a ver com a realidade - bullying e violência doméstica, por exemplo -, mostrando sobretudo como mentiras podem levar a consequências desastrosas e ressaltando como nem tudo é o que aparenta ser.

A leitura flui de maneira impressionante devido a habilidade da autora de contar a história sem se tornar cansativa. Um dos pontos positivos é mostrar, concomitante ao desenvolvimento da trama, a visão de diversos personagens sobre o fato que estava sendo retratado para o leitor. Dessa forma, cabe a cada um ir tirando suas próprias conclusões sobre o que realmente estava por trás da morte que dá o mote da história.

Pri 20/02/2016

Ai Calamidade!
História parece que é chata! Mas a partir do momento que você começa conhecer as personagens principais, percebe que ali há uma história densa e com conteúdo muito forte!!!

Isamara Silva 13/03/2016

A realidade de nossas vidas.
Nesta narrativa existem alguns fatos que precisam ser destacados: alguém sofre bullying e alguém o pratica, alguém morreu, houve uma grande confusão e nem tudo é o que realmente parece. A história do livro nos leva até a noite do Concurso de Perguntas da escola pública de Pirriwee a qual acontece a grande tragédia, mas antes disso a história nos conta detalhes dos 6 meses anteriores onde tudo foi levado até aquela noite. É apresentado Madeleine, Celeste e Jane, três mulheres completamente diferentes que viram amigas ao acaso, é uma história muito real, é praticamente impossível você não se identificar em algum momento da história em alguma situação, os personagens são reais, as situações, é uma narrativa moderna e contemporânea e nos mostra a nossa própria realidade, nossos medos, mentiras (mentiras contadas não só aos outros mas a nós mesmos), a falsa aparência, pensamentos infundados e estranhos, nosso lado bom e nosso lado mau. É uma história que desperta questionamentos sobre nossos conceitos mais profundos.
O único defeito do livro é não ter caprichado tanto no final, a história é boa mas poderia ter sido um pouco encurtada e o final ter sido mais trabalhado, porém ainda assim é um livro maravilhoso.

Dirlene_Tavares 27/03/2016

Os mais vulneráves são sempre os melhores alvos.
Na verdade sempre foi assim, a sociedade sempre achou mais fácil culpar os que estão em posição mais delicadas, fora do padrão, os menos favorecidos. Essa verdade sempre vai estar presente em nossas vidas. Sempre foi mais fácil "culpar o mordomo". O preconceito que aprendemos com nossos pais e ensinamos aos nosso filhos nos leva a esse tipo de escolha, quem pode desconfiar do bonitão, do bem vestido, bem educado, bem nascido. Esse livro nos mostra as armadilhas pregados por esse preconceito.

garotadovlog 29/03/2016

Pequenas Grandes Mentiras (Liane Moriarty) | por Carol Sant.
Logo no início do livro sabemos que aconteceu alguma coisa na escola da região, onde os pais dos alunos se reuniram todos para um concurso de perguntas. Sabemos também que alguém morreu e o livro retrata sempre as mentiras, sejam elas grandes ou pequena não importa, o livro gira em torno delas. A autora faz uma sequência de capítulos que nos contam como as coisas eram e estavam antes de toda a confusão começar, por exemplo:
"Dois meses antes do concurso".
"Duas semanas antes do concurso".
Gostei bastante da maneira como a autora decidiu fazer isso e tem mais um detalhe, em todo fim de capítulo tem algumas falas dos personagens presentes quando a confusão começou (o que indica que está tendo uma investigação), nunca li um livro que tenha essa linha de tempo!
Vamos a algumas das personagens que são essenciais na história:
Jane: Jane é uma mãe solteira de 24 anos com um filho de 5 anos, ela teve um caso de uma noite só e como consequência pelo ato sem pensar, veio o Ziggy (ou seja, Jane sempre disse ao filho que ele não tinha pai).
Tirando esse fato, Jane tem seus próprios problemas, na trama ela sofre muito pelo caso de uma noite só, o cara com quem ela passou a noite não era uma das melhores pessoas que se encontram por ai. Esse homem a xingou durante o sexo com ela, o que gerou sérios problemas e traumas na vida de Jane.
Madeline: Madeline é uma mulher já com seus 40 anos, é casada com Ed e ex-esposa de Nathan com quem tem uma filha, chamada Abgail atualmente com seus 14 anos de idade.
Madeline também é mãe de Chole e Fred, que tem juntos com Ed. Ela tem sérios problemas com a filha mais velha, Nathan as abandonou quando Abgail ainda era um bebê recém nascida (ou seja, Madeline tem grande ressentimento do ex marido). Ela começa a perceber a filha velha cada vez mais distante dela e cada vez mais próxima do pai (que voltou e está querendo reconquistar a confiança de Madeline e o amor da filha), mas isso gera um grande conflito para Madeline.
Nathan se casou com Bonnie e tem uma filha de 5 anos junto com a atual esposa. Quando Abigail decide que quer ir morar com o pai, o ressentimento de Madeline só aumenta.
Obs: Há uma grande rivalidade entre Madeline e Bonnie, por que Abgail está mais próxima da madrasta e mais afastada da mãe que a criou até Nathan aparecer.
Celeste: Celeste é uma mulher la com seus 34 anos, é mãe de gêmeos, Max e Josh. Celeste é uma belíssima mulher e chama muita atenção por sua aparência. Além de se preocupar com filhos que são superativos, Celeste ainda precisa se preocupar com uma coisa mais séria que vem acontecendo dentro de sua casa.
Celeste é casada com Perry, que está sempre viajando por conta de seu trabalho. Ela tem uma vida boa, são muito bem de vida financeiramente, basicamente são a família mais bem de vida do local (em questões financeiras). O que ninguém sabe é que Celeste sofre agressões domesticas, o "engraçado" e agoniantes é que ela se culpa por sofrer as agressões, é como se ela provocasse Perry para que ele cometa as agressões (o que achei inaceitável).

Jane, Madeline e Celeste: A vida Jane se cruza com a de Madeline e Celeste quando os filhos vão para o único jardim de infância da região. Madeline e Celeste se tornam amigas de Jane que é nova na cidade e não solteira. Mas quando Ziggy é acusado de cometer bullying com os colegas, as opiniões se dividem e as tensões entre as mães começam a aumentar.
O livro tem um final surpreendente, eu nunca imaginaria como as coisas tinham acontecido naquela noite do concurso de perguntas. Grandes revelações e com muita emoção a autora sabe deixar o leitor curioso e não querer mais largar o livro!Está super recomendado, com certeza.
Beijos da Cah!

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/p/resenhas.html

Maíra Batista 08/04/2016

Preciso começar dizendo que estou hipnotizada pela escrita da autora e quero muito ler os outros livros dela.

A história foi muito bem escrita e conseguimos nos identificar um pouquinho com cada personagem. Gostei muito do toque de humor em alguns momentos e gostei do jeito que a autora consegue transformar personagens e histórias tão comuns em algo maravilhoso. O jeito que ela escreve sobre assuntos tão sérios é outro ponto muito positivo do livro.

O desfecho do livro é surpreendente, ao decorrer da leitura imaginamos mil possibilidades sobre a morte e no fim não é nada do que pensamos, admito que fiquei de boca aberta enquanto lia o desenrolar da cena.

No geral achei um livro maravilhoso, quando comecei a ler não pensei que fosse gostar tando dele. Apesar da autora não deixar nenhuma ponta solta eu senti falta de um epílogo, seria a única coisa a acrescentar na minha opinião.

Bruno 26/04/2016

Resenha: Pequenas Grandes Mentiras
Pequenas grandes mentiras é um livro agradável mas lembra muito aqueles jogos de futebol que no primeiro tempo fica no 0x0, no segundo também mas faltando 10 minutos para o juíz apitar sai um gol. Confesso que me decepcionei com a primeira metade do livro. A autora poderia ter detalhado menos os capítulos sobre o drama pessoal de Celeste e o rancor de Madeleine pelo ex-marido. Esperar mais de 70 capítulos para a tão esperada "Noite do concurso de perguntas" foi um pouco frustrante também. A impressão que dá é que ela encheu muita linguiça no começo do livro e no final, quando a história fica boa mesmo ela começa a correr demais. Mesmo assim digo que valeu a pena. Gostei do que li e deu aquela sensaçãozinha de vazio quando terminei. O livro mostra como de alguma forma o comportamento dos pais reflete tanto nos filhos e o quanto agimos como crianças às vezes e elas demonstram muito mais maturidade que nós, relevando coisas tão pequenas. É um livro divertido, um pouco diferente do que estou acostumado a ler mas que no final valeu a pena. Comprei esse livre por R$ 9,90 nas Lojas Americanas após uma recomendação e que investimento bem feito!

Lucas 16/05/2016

sensacional
me falta palavras para expressar o quanto amei esse livro, me fez sentir algo único, nao tinha como ser melhor, surpreendente.

Ana Lima 10/06/2016

O livro se passa na Austrália, país de origem de Liane, em uma cidadezinha com uma única escola pública de ensino fundamental, que é todo o pano de fundo da história. Três mulheres são as personagens principais: Madeline, que atualmente sofre com a escolha de sua filha adolescente em ir morar com a nova família do pai; Celeste, mãe de gêmeos e num relacionamento muito conturbado com seu marido; e Jane, mãe solteira que acabou de se mudar para a região.

Tudo começa quando Jane se muda para a cidade e, no primeiro dia de seu filho da escola nova, ele é acusado de agredir uma das suas colegas de sala. A partir daí, todos os pais da escola se dividem. Alguns, apoiando Jane, outros, acusando-a de não educar corretamente seu filho e apontando outros aspectos de sua vida pessoal, como o fato de ser mãe solteira.

A coisa piora a partir do momento em que Ziggy, seu filho, é acusado de cometer bullying com a garotinha agredida no primeiro dia de aula. O menino nega, assim como negou a agressão, mas os pais seguem furiosos e organizam até mesmo um abaixo-assinado para que Ziggy seja expulso da escola.

Jane estava decidida a deixar a cidade, apesar das suplicas das amigas Madeline e Celeste, até que em um evento para pais da escola, um acidente acontece. Uma pessoa cai da varanda e morre. Todos afirmam ter sido um acidente, porém, a polícia acredita na hipótese de assassinato, e passa a investigar todos os presentes no evento e no local onde o suposto crime ocorreu.

A fórmula da autora e sua narrativa seguem o mesmo que em O Segredo do Meu Marido: uma cidade pequena na Austrália, pessoas muito próximas e que conhecem pequenos detalhes das vidas pessoais das outras. O que me chamou atenção de verdade foi a forma como a história foi conduzida.

Desde a primeira página do livro o leitor sabe que alguém morreu. O mistério que fica no ar é: quem morreu? Em quais circunstâncias? Foi realmente um acidente, ou a polícia tem razão ao cogitar um assassinato?

Todas essas perguntas vão se emaranhando ainda mais na cabeça do leitor ao passo que a história avança. Cada capítulo é dividido entre o que acontecia na cidade e nas casas meses, semanas e dias antes da tragédia e trechos dos depoimentos dados ao delegado que investiga o caso. Tudo isso contribui para que seja impossível soltar o livro enquanto todas as perguntas não são devidamente respondidas.

Além de todo o mistério que ronda a vida dos personagens, muitos segredos são revelados ao longo da trama. Assuntos pesados e importantes como abuso sexual e violência doméstica são tratados da forma mais real possível. Dói no leitor a dor das mulheres que sofreram o que é relatado, e dói mais saber que isso não acontece somente na ficção.

Mesmo em seu segundo livro traduzido para o Brasil, já é possível reconhecer uma história de Liane Moriarty sem saber que foi escrita por ela, tão fortes e únicos são os pequenos detalhes que contribuem para seu estilo de narrativa. Com certeza recomendo, e aguardo ansiosa por mais títulos da autora publicados no Brasil!

site: www.poesiadestilada.com

Luciana Souto de Oliveira 17/02/2017

Ai Calamidade
"Ai calamidade". Eu precisava ler este livro antes da série passar aqui no Brasil, no canal da HBO, que estreia próximo domingo, dia 19/02, pois adoro visualizar as personagens e ver a história tal qual eu havia imaginado. Adorei o livro! A história trata da vida entrelaçada de três amigas em uma pequena cidade da Austrália. Celeste é linda e rica, casada com um belo homem e dona de uma vida aparentemente perfeita; Madeline é descolada e temperamental, fala o que pensa e parece não ter esquecido o ex-marido, apesar de ser casada pela segunda vez; Jane, a mais jovem das três, é a mais simples das amigas, mãe solteira, que se mudou para a pequena cidade a fim de obter respostas sobre o seu passado. As três amigas possuem filhos no jardim da infância e, por isso, dei boas risadas, pois me vi em muitas situações junto com minhas amigas na escola dos nossos filhos. Um fato surpreendente ocorre na história, mas só conseguimos desvendar nas últimas páginas do livro. Importantes assuntos são abordados como o bullying e a violência doméstica escondidos atrás das pequenas grandes mentiras que rodeiam a vida das personagens. Vale a pena ler o livro antes de assistir à série!