Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

andreza 06/08/2021

*gritos*
esse é o primeiro livro da Liane que eu li e eu amei, tava numa ressaca e esse livro me fez querer voltar a ler de novo. eu gostei dessa experiência de ler sem saber quem matou e quem morreu, quem faz bullying ou não, já tinha comentado antes que esse livro é tipo ?a última festa? só que bem escrito e sem personagens esquecidos

Aline 05/04/2020

Incrível
O livro prende a gente com a linguagem que a autora usa. De início fiquei perdida com tantos personagens, mas todos são construídos de forma muito marcante e única. Trás histórias engraçadas, cotidianas, trágicas e densas ao mesmo tempo, e isso é uma das coisas que mais tornam esse livro bom. Os relatos são chocantes de tanta semelhança com a realidade, e é muito sensível a isso na escrita, de forma que você se vê torcendo pelas personagens e pra que as ruins se deem mal, bom, como na vida real mesmo. A morte não me surpreendeu, mas quem cometeu o crime, sim. O rumo que as personagens tomam é confortante e acabei o livro com uma sensação de que bom que tudo deu certo. A frase que encerra o livro é o que resume o livro inteiro, a vida real e todos os fatos da existência mesmo: pode acontecer com qualquer um.

Sueli 01/02/2017

Às Vezes Fazer a Coisa Errada Também Era Certo :/
Pequenas Grandes Mentiras tem como objetivo conscientizar que todos nós estamos vulneráveis a todos os tipos de violências. E, se você tiver a oportunidade de ler esse livro, irá entender o porquê do título que escolhi para esse comentário... :(

Moriarty é uma autora criativa e traça a narrativa do presente romance em forma de um imenso quebra-cabeça, que será montado lenta e paulatinamente, palavra por palavra, capítulo por capítulo. Alternando as vozes de seus personagens e suas respectivas opiniões sobre os acontecimentos.

Um livro imperdível que eu li muito vagarosamente... Por prazer e por medo dos próximos acontecimentos, já que Madeleine, Celeste e Jane são mulheres adoráveis e estão em momentos críticos de suas vidas. Eu sofri por elas, por seus filhos, maridos, amigos, enfim... Você sabe, não é mesmo?

Apenas uma informação – A HBO comprou os direitos e produziu um seriado baseado no livro, com atrizes fantásticas. Nicole Kidman, como Celeste, Reese Witherspoon, como Madeleine, Laura Dern, entre outros. O seriado começa a ser exibido dia 19 de fevereiro, às 22 horas.

Eu não vou perder, e você?
Gaby 01/02/2017minha estante
Estava com saudades das suas resenhas! Obrigada pela dica!

Sueli 02/02/2017minha estante
Obrigada, Gaby. Eu ando meio enrolada, mas não poderia deixar "Pequenas Grandes Mentiras" sem nenhum comentário. O livro é espetacular! Bjs

Sandra99 24/02/2017minha estante
Oi Sueli , essa autora é mesmo excelente !! já leu os outros livros dela ? amei todos e torço para outras publicações aqui .

Sueli 27/02/2017minha estante
Eu li todos os que foram publicados no Brasil, Sandra! Adoro a Liane Moriarty e estou gostando da série. Já assistiu?

Sandra99 27/02/2017minha estante
Ainda não Sueli ,mas pretendo.

Sueli 01/03/2017minha estante
Ok! ;)

Helvania.Ferreira 22/03/2017minha estante
Bom ler os comentários de vocês meninas, porque este livro está na minha lista de pretensões. No momento, tô tentando por em dia a leitura de alguns clássicos que deixei pra trás. Tô começando Lavoura Arcaica. Bjos!

Sueli 22/03/2017minha estante
Helvânia, depois me conta tudo sobre Lavoura Arcaica... Sabe, depois de um tempo já não tenho coragem de sofrer por opção. E, posso até estar errada, mas acho que eu sofreria muito lendo Lavoura Arcaica.
Força, amiga!

Helvania.Ferreira 22/03/2017minha estante
hahahahaha tô muito no comecinho.
Assim que terminar te conto! Um beijo!

Sueli 24/03/2017minha estante
Vou aguardar, Helvânia. ;)
Bjks

Helvania.Ferreira 26/03/2017minha estante
Não foi fácil, Suely... Cheguei a pensar em desistir. A leitura é difícil, verborrágica. Mas como o livro é curto...Tem seus méritos, mas não dá pra emendar outro livro parecido. Muito exaustivo...

Sueli 27/03/2017minha estante
Eu imaginei que sim... Ouvi falar muito sobre Lavoura Arcaica durante a filmagem do livro e não senti que seria uma leitura aprazível... Não que eu faça apenas escolhas literária alienantes, mas tem livros que apesar de maravilhosos nos deixam muito deprimidas, concorda?
No momento, eu preciso de um pouco mais de calma na alma.
Obrigada pelo retorno. Achei você muito corajosa! ;)

Helvania.Ferreira 29/03/2017minha estante
Ai... foi doído mesmo. Ainda bem que acabou! :D Agora, sabe o que eu comecei? Não sei se você já leu... O cemitério de Praga, do Umberto Eco. Faz anos que estou curiosa por este livro. Pegue numa ótima biblioteca pública que tem aqui perto de casa. Tô bem no comecinho, mas parece bem promissor. E vc, tá lendo o que agora? Bjo!

Sueli 29/03/2017minha estante
Helvânia, eu comprei Cemitério de Praga e comecei a ler imediatamente, mas não consegui também, e, infelizmente, seguir adiante...
Nunca havia conhecido um protagonista com tanto ódio... Mas, ficarei feliz se tiver o seu retorno, ok? Caso você me diga que vale a pena prosseguir sem grandes sofrimentos, eu topo! Na Hora!
Aliás, Umberto Eco sempre é uma boa escolha, mas também abandonei Baudolino... Não superei aquela narrativa. :-(

Helvania.Ferreira 29/03/2017minha estante
Eu não sei como vai ser no avançar da história, Sueli, mas neste comecinho o fato de ele odiar a tudo e a todos indistintamente tem me feito rir, porque chega a ser cômico de tão odioso e ranzinza. Mas sabe como é, o livro tem mais de 400 páginas. Daqui a pouco a barra pesa. Baudolino também é um livro que eu sempre quis ler... Vamos ver no que vai dar... vai ser um prazer dividir com vc minhas impressões. :D

Sueli 31/03/2017minha estante
Pois é, Helvânia, para mim, pesou bastante... Eu tenho essa mania irritante de querer "linkar" com o protagonista. Foi a mesma coisa com "Chatô", que abandonei, também!
Mas, continuarei aguardando suas impressões ;)

Helvania.Ferreira 06/04/2017minha estante
Tá difícil, minha amiga... Tô me arrastando pelo Cemitério de Praga... vou tentar mais um pouco, mas não sei não... :/

Sueli 09/04/2017minha estante
Helvânia, nenhum livro é perda de tempo, mas tanto ódio junto não é agradável. Eu ando querendo ser feliz, nem que seja literariamente;)

Sandra99 09/04/2017minha estante
Verdade Sueli ,super apoiada.

Sueli 10/04/2017minha estante
Obrigada, Sandra, por entender que a vida anda muito complicada para escolhas que apesar de serem literariamente excelentes nos deixam depressivos. ;)

Helvania.Ferreira 19/04/2017minha estante
Ih, meninas. O livro é ruim mesmo. Nossa!

Sueli 21/04/2017minha estante
Ah, que pena Helvânia... Eu tinha esperança que a sua opinião me fizesse retornar ao livro.

Helvania.Ferreira 26/04/2017minha estante
Não! Nem pense nisso! Foi a custo de teimosia que cheguei ao fim! Ainda bem que não foi compra, mas um empréstimo na biblioteca aqui de perto de casa... Muito, muito chato, Sueli...

Sandra99 26/04/2017minha estante
Helvania , agora aguardo sua opiniao a respeito de Pequenas grandes Mentiras .... leia por favor e depois assista a serie que tambem foi muito boa , tirando algumas partes ...

Sueli 27/04/2017minha estante
Sandra, eu amei Pequenas Grandes Mentiras, assim como adorei o seriado da HBO. Só não concordo que haja uma segunda temporada como parece ser o desejo das produtoras e da própria autora. A trilha musical é um espetáculo à parte.
Estou ansiosa pela opinião da Helvânia, também!

Sandra99 27/04/2017minha estante
Verdade Sueli a trilha sonora é excelente!!! A música dá abertura então... Concordo com você não existe realmente a necessidade de uma segunda temporada.

Sueli 27/04/2017minha estante
;) Beijosssss

Paloma 23/05/2017minha estante
Ahhhhh to tão louca pra ler este livro ...ta na minha listinha de próximas aquisições, não assisti a serie mais ouvi muitos elogios a ela.

Helvania.Ferreira 24/05/2017minha estante
Meninas, saudades de vocês. Estou trabalhando tanto, que entrei num passo de tartaruga para terminar um livro do Milan Kundera, A imortalidade. Assim que terminar outro livro emprestado por um amiga que eu quero devolver logo, vou correr para Pequenas Grandes Mentiras. Até porque não vi a série, então o livro vai continuar inédito pra mim. Ah, ando com vontade também de ler coisas sobre futuro distópico. Vocês já ouviram falar de Todos os Nossos Ontens? A autora é Cristin Terrill. Outra dia ele me apareceu como sugestão num e-mail da Amazon e eu fiquei bem curiosa...

Sandra99 24/05/2017minha estante
Oi Helvania ... esse livro que voce esta lendo vozes de tchernobill quero muito ler , e este que voce comentou eu ja adicionei na lista , nunca li distopia ... estou me arriscando no mundo da fantasia com Golem e o genio e gostando muito ... nao vejo a hora de voce ler pequenas grandes mentiras

Sandra99 24/05/2017minha estante
Humm voce ja leu vozes ... esta lendo Milan Kundera ... voce é muito classica Helvania , nivel top de leitura ...

Helvania.Ferreira 24/05/2017minha estante
hahahaha imagina, Sandra! Eu tenho fases e fases! O Vozes, em alguns momentos é muito triste... Várias amigas não conseguiram terminar. Em certos trechos ele fica uma pouco repetitivo também, mas achei válido conhecer mais a fundo aquela história. O formato dele é todo em depoimentos.

Sueli 26/05/2017minha estante
Gente, eu estava em que planeta para não ter lido essa conversa bacana??? :O
Só para deixar uma dica - a Liane Moriarty, de Pequenas Grandes Mentiras já está com outro lançamento previsto para 26/06. E, eu estou ansiosa para ler.
Sabe, Sandra e Helvânia, eu não tenho mais disponibilidade emocional para ler livros muito sérios... Fico ansiosa demais! Coisas da idade avançada. Deixo para vocês, jovens leitoras a tarefa de me manter informada sobre a alta literatura!
Bjks

Sandra99 26/05/2017minha estante
Oi Sueli , é a Helvania que é a classica , eu tambem não leio alta literatura ...
Enfim vi sim que a Liane vai lançar outro , inclusive o nome do livro no brasil parece titulo de novela mexicana
Voce viu que vai ter filme de o segredo do meu marido ?? so achei a atriz muito jovem para o papel da cecilia ... na minha cabeça ela seria mais velha ... mas enfim

Helvania.Ferreira 28/05/2017minha estante
Imagina, meninas! Eu não sou clássica! Eu sou é franco-atiradora mesmo! hahahaha uma hora um vento vira e eu toco a ler outras coisas!!!! Agora mesmo eu tô um pouco cansada de livro sério! Vou encarar talvez 1984, que eu nunca li e dar uma parada!

Helvania.Ferreira 28/05/2017minha estante
Fui me meter a ler um livro de sociologia de uma amiga e ai... não vingou, gente! Muito cabeçudo! Agora vou encarar 1984 como eu falei e acho que a direção do vento vai mudar! Adoro trocar ideias com vocês sobre livros! Um grande beijo!

Sueli 28/05/2017minha estante
Pois é, Sandra, a Liane está fazendo a cabeça dos produtores e atrizes americanas... Eu gosto disso, apesar de assistir e ficar reclamando das discrepâncias entre livros e a obra filmada... Vai entender!
Helvânia, eu li "1984", mais ou menos em 1975, e não deu outra... Fiquei altamente depressiva. Aquela atmosfera opressiva, o olho que tudo vê, a falta de liberdade, enfim, tudo a ver com com o Brasil da ditadura militar. Foi complicado, mas eu era uma leitora "séria", não conhecia os romances que hoje invadiram meus dias e me ajudam a esquecer os dramas políticos que vivemos. Sandra, Helvânia, eu acho que não voltarei a ler alta literatura nunca mais... Mas, acompanho o YouTube do "Livrada" com muita curiosidade. Então, aproveito para deixar a dica para vocês. Vale a pena! ;)

Opa! Dica anotada!

giselle.almeida 26/10/2015

Ai Calamidade!!!
Ai Calamidade!!!
Só quem já leu entenderá...super indico,leitura cheia de graça,amor,suspense,segredos e mentiras,um romance viciante cheio de humor e de mulheres fortes ! Me diverti muito!. Liane Moriarty arrasou com certeza está entres meus 10 escritores favoritos.Super indicado top da lista os 20 melhores livros que já li em 2015!!

30/03/2022

Muito bom!
Eu não fazia ideia desse final! Fiquei em Choque simplesmente! Adoro a escrita da autora e com certeza esse foi muito mais interesse do que "o segredo do meu marido" a historia das três personagens principais são muito interessantes o que não deixou a história ficar arrastada, porém eu sou um pouco impaciente com livros que deixam todo o mistério para o final.

Aylana Almeida 14/01/2021

Liane fazendo jus a sua fama de excelente autora de dramas!!
Eu ainda estou impactada com tudo que li neste livro! A trama é envolvente e te prende de um jeito único, mantendo o seu interesse até a última página! Com certeza entrou na lista dos favoritos do ano! Recomendo muito!!!

laura.correa 21/01/2021

Isso pode acontecer com qualquer um.
Eu já havia assistido a série antes de ler o livro. Porém, mesmo já sabendo o final, achei surpreendente o modo como a história foi exposta pela autora e a maneira como foi apresentado a vida dos personagens, fazendo com que nós, leitores, sentíssemos parte do cotidiano da comunidade.

Além disso, o livro traz temáticas bem delicadas e acho que todas mulheres deviam ler. É uma história envolvente e triste de violência, mas também de sororidade, fraternidade e amizade.

Lucas Brandão 05/05/2020

O Poder da Persuasão
A historia do livro é dividida em 3 personagens. Sendo elas: Madeline, Celeste e Jene.
Cada uma delas passa por uma situação bem estressante e estão aprendendo a lidar com isso.
Achei interessante a personalidade de cada uma e como a autora desenvolveu isso entre a leitura e não fazendo ficar chato e nem cansativo.
Aquela frase "quanto mais dinheiro mais problemas" casa bem aqui. A autora foi b surpreendente e abordou e tratou assuntos com profundidade e respeito e sendo bem real.
Amei esse final. Recomendo muito o livro.
Tirei meia estrela porque demorei muito pra ler e esse desinteresse veio da obra e por isso minha decisão foi classifica-lo assim.

Bella 16/11/2020

Um livro muito necessário
Quando comecei a ler este livro não achei que teria o significado que tem quando finalizamos e refletimos sobre todas as situações propostas.
Um livro sobre mulheres fortes que representam muitas mulheres reais, situações reais.

O livro consegue te prender do início ao fim, é misterioso e tem um plot twist bem legal!
Achei incrível como a autora conseguiu escrever um livro super interessante e que te prende e , de forma sútil, inserir uma discussão importantíssima do mundo real.
Thamires 16/11/2020minha estante
Até agora eu li três livros dela e todos eles tem essa característica de discussões importantes do mundo real ??

Lisa 15/03/2020

Mesmo tendo assistido a série primeiro, me surpreendeu!
Incrível como a autora Liane Moriarty consegue me surpreender mesmo quando já conheço a história. Os mínimos detalhes postos no livro, deixaram a já conhecida trama ainda mais interessante. Se você gosta de suspense, é uma leitura essencial!

site: https://www.instagram.com/surtoentrepaginas/

lets 25/04/2021

Li por causa da lc do geefe e acabei gostando muito! Algumas coisas me incomodaram mas eu recomendo! Muito bom mas não é fav kkkkkk

Myllena.Silva 05/11/2023

Excelente livro pra quem gosta de uma fofoca bem contada e fatos curiosos sobre a vida alheia. Super importante a abordagem sobre violência doméstica, além de questões corriqueiras da vida de casal, pais e filhos... adorei a leitura!

samuelmarquesu 05/06/2021

Essas mentiras de pequenas não tem nada!
Sempre tive vontade de ler esse livro, e não sei o porquê de ter demorado tanto!

O livro já começa de uma forma cômica/ alguém ali morreu. A história é contada pelo ponto de vista das três personagens principais- Celeste, Jane e Madeline (minha preferida), que contam além da história central, suas próprias narrativas que vão no final fazer toda a diferença.
Apesar de ser um livro que vai te arrancar boas gargalhadas, também deixa uma grande e importante reflexão à respeito de relacionamentos abusivos e como suas vítimas não percebem que estão em um, assim como acontece com uma das personagens do livro, que após uma surra ganhava flores como pedido de "desculpa", virando um ciclo de agressão disfarçada de "amor".Infelizmente, isso é o que acontece na maioria dos casos e a falta de um pedido de ajuda pode ser fatal.

É um livro que vale muito a pena ser lido, e o final é chocante!!

Lady Bridgerton 10/04/2021

sensacional, incrivel, perfeito, uma obra maravilhosa
sem duvidas ta nos meus melhores do ano, eu ja tinha visto a serie e tirando uma alteração aqui e ali, é uma das obras que mais teve uma adaptação fiel em tudo desde da trama que te prende muito bem ate a personalidade das personagens eu real so conseguia ver a shailene como jane, a reese como maddie e a nicole como celeste, é pesado os assuntos não vou negar , tem horas que você tem que respirar um teco mas ainda sim e muito viciante, aquele livro pra você ler em um dia ou dois se brincar, recomendo muito. a autora foi super responsavel em abordar temas aqui e explorar novos pontos ou sub assuntos que não são muito falados, ai so sei que deu muita vontade de rever a serie agora

biblio.livy 17/05/2022

"pequenas" mentiras, grandes consequências
Um thriller policial, um drama familiar, uma comédia, um drama. Um livro sobre a vida de três mães com diversas problemas, e que precisam descobrir como enfrentá-los, e também tem um assassinato no meio de tudo isso.

Uma coisa a se deixar bem claro: Madeline meu xodó, Abigail não merece a mãe que tem. No começo demorei bastante pra decorar quem era filho de quem, quem era amigo de quem, mas depois que a história se desenvolve, fica mais fácil se situar nela.

Os dramas se tornam bastante complexos, e temas bem pesados são tratados no livro, como violência doméstica, abuso verbal, bullying, e mesmo a história sendo narrada em 3ª pessoa, é muito fácil entender o que cada uma das protagonista pensa sobre esses problemas e como lidam com eles.

O toque de comédia que o livro traz, deixa tudo mais "real", pois nem tudo no cotidiano é tragédia, e mesmo quando é, é possível rir um pouco em algum momento.