Pequenas Grandes Mentiras

Pequenas Grandes Mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Mey 17/07/2019

"Pequenas Grandes Mentiras" já estava na minha lista de livros que quero ler há muito tempo, a vontade de ler aumentou ainda mais com o lançamento da série baseada no livro da Liane Moriarty, com um elenco incrível. Porém eu fiquei procrastinando e ele se perdeu naquela imensidão de livros que tenho na listinha de desejados. Mas com o lançamento da segunda temporada resolvi dar uma chance para a série e foi assistir os primeiros 4 episódios de uma vez, precisei pegar o livro para ler e MEUDEUSDOCÉU que livro incrível.

O livro vai narrar os acontecimentos da cidade de Pirriwee, na Austrália, uma cidade pequena que está chocada com uma morte durante o evento da escola local. A história vai se alternar em depoimentos de algumas pessoas e a narração dos acontecimentos. Como personagens principais estão 5 mulheres, Madeline, Celeste, Jane, Renata e Bonnie, que tem filhos que estudam na mesma classe e escola. As famílias dessas mulheres são diferentes, mas um dos pontos em comum entre elas são os problemas, cada uma lida com um problema diferente. "Pequenas Grandes Mentiras" é um livro sobre problemas familiares.

A escrita da Liane Moriarty é deliciosa e viciantes, devorei o livro em uma semana, querendo descobrir quem tinha morrido no concurso de perguntas e quem fora o responsável por aquela morte. A autora conseguiu levar o mistério até o final e conseguiu surpreender até mesmo eu, que já tinha uma desconfiança sobre quem era a vítima.

As personagens do livro são bem construídas, cheias de camadas e reais. Eu como mulher consegui me identificar muito com elas, mesmo ainda não enfrentando o tipo de coisas que elas enfrentam na história. É muito interessante a maneira que a autora mostra o quanto é difícil criar os filhos, sendo você apenas dona de casa ou uma mulher que trabalha fora e claro a dificuldade dos relacionamentos amorosos também.

"Pequenas Grande Mentiras" é um livro incrível, instigante e que vai alertar muitas pessoas sobre os problemas que acontecem nas famílias. Uma leitura deliciosa que pode ser complementada vendo a série e TV que está fantástica também.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2019/07/resenha-pequenas-grandes-mentiras.html

Fabiana 09/07/2019

Amizade e abuso
Uma história sobre amizades que se formam e se fortalecem, sobre violência e abusos, sobre angústia e traições. Um livro que fala das dores e alegrias da maternidade, dos desafios enfrentados para criar os filhos e ser feliz no casamento.
Além de tudo, apresenta um mistério no primeiro capítulo, um assassinato, onde você só descobre quem é a vítima e o autor nas últimas páginas.
Leitura obrigatória para todas as mulheres e para os homens que desejam entendê-las (se isso for possível...).

Jenner Azevedo 04/07/2019

Ótimo livro
Mais um livro que leio só pelo fato de ter virado série da HBO. Uma ótima história, que deixa você querendo saber o que vem pela frente e descobrir o final, que só fica óbvio prestes à revelação. Pode ser lido em 8 horas e meia. Vejam também a série, que além de ter ótimas atrizes como Nicole Kidman como Celeste, tem uma trilha sonora fuderosa, como é de praxe em séries da HBO

Isadora| @estanteda.isa 03/07/2019

Uma história que surpreende
Que história envolvente. Todo o mistério é muito bem construído de forma que a cada revelação eu fazia uma teoria.

A história tem um formato interessante. Temos a opinião de vários personagens, como em forma de entrevista e depois a história do que aconteceu. É interessante que vemos como uma interpretação distorcida do que realmente acontece pode trazer opiniões totalmente equivocadas.

Das personagens principais, eu me apeguei em todas. Madeline é uma perua engraçada, que vive um grande dilema de lidar com uma filha adolescente de 14 anos e seu ex marido com sua família na mesma vizinhança. O que me deixou doida foi o que Madeline deixava de falar, às vezes até piorando a situação.

Jane me irritou e depois me incomodou. Ela sofreu muito porém ela não tinha voz em boa parte da história. Sem contar seus problemas de autoestima. Seu final foi esperado

Celeste é a que me marcou. Suas decisões, casamento, marido e sua forma de lidar com tudo era bem questionável. Suas mentiras a fizeram questionar coisas que são absurdas para quem lê. Sua história e mensagem são incriveis! É uma visão nova sobre problemas reais. E a mensagem do livro em si é fantástica!

Vale muito a pena, é envolvente do início ao fim.

Marie - @marie.escritora 26/06/2019

Espetacular!
"Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty - 5

O livro que deu origem à série de sucesso, Big Little Lies, da HBO, faz jus ao seu nome e qualidade. Em meio à vida doméstica, maternidade e casamento, Liane monta um suspense sobre a morte de um homem que é conhecido por ser um ótimo pai e marido. As suspeitas? Todas mães.

Celeste, Madeline e Jane são as personagens principais. Mulheres fortes e com problemas comuns, mas que escondem muitos segredos. Elas nos mostram que a força que nós, mulheres, temos em união. E assim devemos permanecer: juntas.

Recomendo não somente o livro, mas também a série, que está em sua segunda temporada. História de tirar o fôlego! ♥

Natália | @tracandolivros 25/06/2019

Pequenas Grandes Mentiras
Era o dia do Concurso de Perguntas na Escola de Pirriewee, os pais estavam fantasiados de Elvis e Audrey Hepburn para arrecadar dinheiro. Contudo, algo deu errado e alguém terminou a noite morto. Quem matou? Quem morreu? Foi proposital? Vamos voltar seis meses antes e saber como tudo começou, na reunião escolar do início do ano letivo.

Madeline é uma mulher forte, que quando irritada arruma briga. Ela está chateada porque a filha do primeiro casamento está muito envolvida com o pai e a nova esposa dele, sendo que ele havia abandonado ela quando nasceu.

Celeste é uma mulher linda, magra, rica e casada com um homem ainda mais bonito, Perry, com quem tem os gêmeos Max e Josh. O casamento perfeito.

Madeline e Celeste são grandes amigas, e logo que conhecem Jane fazem amizade com ela. Jane é uma mãe solteira, que se mudou recentemente para a cidade com seu filho Ziggy, fruto de uma relação de uma noite só.

Na reunião uma das crianças sai chorando e diz ter sido enforcada, quando questionada sobre o culpado, ela aponta para Ziggy, que nega de prontidão. Desde esse incidente, cada pai está agindo de uma forma diferente, cada um tem sua opinião para dar e tudo vai ficando ainda mais enrolado.
••••
Mais uma vez essa autora conseguiu me surpreender com a quantidade de assuntos que ela aborda, e a forma como ela consegue trabalhar todos eles dentro de um livro só. Esse livro está repleto de assuntos como amizade, abuso, violência, bullying e até mesmo algumas críticas sociais sobre coisas que acontecem no mundo e ninguém faz nada para resolver.

Preciso dizer que todo o plot é até óbvio, não de início, mas conforme as coisas andam tudo fica bem claro. Ainda assim isso não tira nem um pouco do mérito que essa autora merece por criar histórias assim, com personagens e tramas reais e com assuntos complicados.

A forma de condução da história é incrível, ela me prendeu do início ao fim, simplesmente não conseguia parar de ler o livro. E assim que terminei já tive que vir escrever sobre ele. Essa é mais uma daquelas autoras que pretendo ler tudo que ela escrever.

site: https://www.instagram.com/p/BzJaizHjpoa/

Nina 25/06/2019

Sem palavras
Foi um livro q me fez ter várias teorias. Foi uma experiência diferente de leitura. Nossa eu amei de mais e agora quero ler todos os livros da autora, até pq esse livro me prendeu de uma maneira inesperada. Todo o mistério, eu se quer desconfiei da verdade. Amei de mais, recomendo.

Gabriel.Lopes 25/06/2019

Surpreendente
Por ter visto a série, achei que não valia a pena ler o livro, e que pensamento errado.
Que escrita fluída, gostosa, com personagens vividos que despertam uma poderosa empatia e um ódio ancestral do/dos antagonistas.
Eu só queria ter lido antes de ter assistido, as descobertas são extremamente surpreendentes na série e no livro parece que causariam mais impacto, não tenho defeito pra julgar.
Como nunca li nada da Liane Moriarty antes?

Ana 23/06/2019

Excelente
Segundo livro de Liane Moriarty e que inspirou a série Big Little Lies da HBO, ?Pequenas Grandes Mentiras? conta a história de três mulheres, seus relacionamentos com suas famílias e com a pequena sociedade onde vivem e um assassinato.
??????????????????
Madeleine é forte, decidida, segundo casamento com querido Ed, vê-se terrivelmente abalada com a filha mais velha optando por morar com o pai, que a abandonou as duas para viver a vida, e sente com a admiração da filha pela segunda esposa de seu ex marido, muito mais jovem.
??????????????????
Celeste é a belíssima é riquíssima esposa de Perry, com seus lindíssimos e louríssimos gêmeos, tem a vida que todos invejam, mas ninguém sabe os segredos que guarda.
??????????????????
Jane é a recém chegada na pequena cidade. Jovem e mãe solteira do pequeno Ziggy, fruto de uma noite infeliz e traumatizante, busca a paz em uma cidade pequena beira mar, paz que não vai encontrar.
??????????????????
Abordando temas como bullying infantil, violência doméstica, relacionamentos entre casamentos desfeitos, viver de aparências, o livro é intenso, divertido e emocionante e traz situações que todos nós já vivenciamos em algum momento da vida. A insegurança crua de estar em uma situação onde não conseguimos sair, guardar um segredo que teria muitas consequências indesejáveis se confessado, entre outros temas delicados, fazem desse livro excelente!
??????????????????
Eu amei e vou continuar lendo os demais livros da autora, que entrou para minha lista de favoritas.

Kênia Cândido 17/06/2019

Sensacional!
Conheci a história de Pequenas Grandes Mentiras, primeiramente através da minissérie exibida na HBO e gostei tanto que acabei comprando o livro para conhecer a versão literária, mas fui dando prioridade às outras leituras e o livro ficou um bom tempo na meta de leitura. Assim que assisti novamente a primeira temporada e dei início à leitura e mesmo ter achado a série sensacional e conhecendo o enredo, o livro é muito melhor.

Pequenas Grandes Mentiras começa durante uma festa, o Concurso de Perguntas, onde os pais estava fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis Presley e o ambiente com muita bebida e pouca comida promovido pela Escola Pirriwee. Essa situação resultou em adultos discutindo no portão de entrada e perante a festa, um pequeno grupo estava na varanda e aconteceu um homicídio. Então o detetive Adrian Quinlan começa a procurar pistas, no entanto o leitor é transportado para alguns meses antes, criando uma atmosfera de curiosidade em torno de quem morreu, quem matou e por qual motivo aconteceu o assassinato.

Tudo realmente inicia-se no primeiro dia de aula na Escola Pública infantil Pirriwee, quando Amabelle, filha da Renata, foi vítima de bullying por um colega e Ziggy, filha da Jane, foi acusado do suposto bullying. Acontece que o conflito entre as mães começa quando Ziggy nega pedir desculpas para Amabella, afirmando que não foi ele que machucou Amabella e Renata resolve influenciar outros pais e culpar Ziggy por qualquer acontecimento ruim com Amabella na escola. A partir deste ponto, uma série de conflitos começam tomar proporções cada vez maiores, abalando a vida de algumas mães, especialmente entre Renata, Jane, Bonnie, Madeline e Celeste.

Com uma escrita envolvente e na perspectiva de três personagens principais, a Liane Moriarty apresenta ao leitor uma história contada em forma de flashback, apontando vários fatos e conflitos misteriosos até o último momento, onde aconteceu o assassinato na escola durante a festa. Demonstrando com riqueza de detalhes o cotidiano de mulheres enfrentando relacionamento abusivo, traumas diferentes, desilusões e preconceitos.

Madeline, Celeste e Jane são as personagens que ganham maiores destaques, pois elas constroem uma amizade e se ajudam a passar por dezenas de problemas pessoais. Madeline é a personagem mais animada da história e ela proporciona momentos bem divertidos. Ela considera-se uma super mãe de três filhos e no momento está enfrentando um desafio complicado com a Abigail, sua filha mais velha e ainda precisa lidar com a presença do ex-marido e a nova esposa dele, Bonnie.

A Celeste oferece momentos angustiantes ao lado do marido Perry. Aos olhos das outras pessoas, o casal aparentemente perfeito e completamente apaixonado, carrega uma rotina abusiva e agressiva e a medida que passa, seu casamento está tornando-se cada vez mais perigoso. E Jane carrega um grande mistério no seu passado, pois ela não menciona sobre o passado do pai de Ziggy e por ser mãe solteira, é a personagem que precisa mostrar muita determinação.

Mesmo já conhecendo o enredo através da série, a leitura de Pequenas Grandes Mentiras conseguiu reunir humor, suspense, aventura e muita emoção, além de apresentar algumas mudanças em torno da série. Gostei bastante. Recomendo para todos os leitores que conheceram a série primeiramente, assim como eu e que desejam conhecer a versão literária da história. Especialmente os leitores que gostam de histórias repleta de conflitos, bullying e escândalos domésticos.

site: https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/2019/06/resenha-pequenas-grandes-mentiras-liane.html

Maju Deolindo 10/06/2019

Big little lies
Eu confesso que fiquei muito surpreendida com a essa leitura pois pensei que fosse ser um puro drama mas é bem maior que isso, aborta muitas questões como o julgamento que a sociedade faz as milhas independente das suas escolhas (há sempre um motivo para apontar o dedo), vai falar sobre violência doméstica, abuso, bullying, carreira profissional e maternidade.
Eu pensei que não fosse me identificar com as personagens por nunca ter passado ou não estar na situação em que elas se encontram mas a escrita é muito bem feita para você se identificar ou para se colocar no lugar das protagonistas e se questionar o q fariam se fosse uma delas.
Além da temática escolar e familiar também está acontecendo a investigação de um assassinato e a construção até chegar a esse clímax é excelente.
Quem quiser saber minha crítica completa postei um vídeo falando tudo o q eu achei no YouTube.com/majudeolindo e falei um pouquinho da série que foi feita baseada nesse livro.
Rafa 10/06/2019minha estante
Assisti a 1ª temporada da série e me surpreendi com o desfecho no último episódio e quando vi do que se tratava...logo mais vou assistir a 2ª temporada. Você assistiu também? O livro traz algo novo pra quem já assistiu?

Maju Deolindo 10/06/2019minha estante
É série é maravilhosa se analisada como um produto unico mas para mim não serve como adaptação é mais uma inspiração pq eles mudam e inventam muitas coisas (com a 2 temporada então aí q não vai ter mais nada a ver com o livro).

Maju Deolindo 10/06/2019minha estante
A série é maravilhosa se analisada como um produto unico mas como adaptação não serve pois eles inventam e mudam muita coisa, para mim é mais uma inspiração (com a 2 temporada aí mesmo que não vai ter mais nada a ver).

Rafa 11/06/2019minha estante
O livro só vai até o que acontece no final da 1ª temporada?

Maju Deolindo 11/06/2019minha estante
Sim, a 1 temporada da série é baseada no nesse livro.

Luiz Carlos 31/05/2019

Adorei!!
Um final satisfatório.

Rosi C. Caleffi 31/05/2019

Muito bom!
Liane Moriarty conseguiu reunir humor, suspense, aventura e emoção, além de discutir temas como bullying, violência doméstica e dramas familiares no livro Pequenas Grandes Mentiras.

A Escola Perriwee é o centro de encontros dos pais, cenário de exibições, escândalos domésticos e muita fofoca. É onde as protagonistas Celeste, Madeleine e Jane enfrentam vários problemas. Acontece um crime e todos são envolvidos e veem suas vidas viradas de pernas pro ar. Entre verdades e pequenas mentiras, que podem se transformar em grandes, um detetive procura desvendar o caso.

Gosto muito da maneira honesta e simples que as personagens foram criadas. Não existe o verniz de heroínas e heróis, mas sim a desconstrução da vida perfeita que as pessoas fingem ter.

Um livro envolvente com uma história surpreendente. Você vai se emocionar, se revoltar e se chocar. 4,5 estrelas.

brubru 09/05/2019

acredito que possa virar um dos meus livros favoritos, li querendo saber mais e mais de cada capítulo, nenhuma parte foi entediante, praticamente todos os 8 personagens da varanda tem seus altos e baixos, Celeste minha favorita, e uma ótima adaptação da hbo, porém odiei o que fizeram com a Madelina na série, ao meu ponto de vista o final é extremamente imprevisível, incrível que a cada momento em que mudava a perspectiva de personagem parecia pensamentos completamente diferentes. Em geral eu amei tudo do livro, porém nada se compara ao momento do "assassinato" na série